Total de visualizações de página

sexta-feira, dezembro 17, 2010

PORTAL DA AMAZÔNIA E MACRODRENAGEM DA ESTRADA NOVA

Levantamento socioeconômico garante retomada das obras de Macrodrenagem
Está em fase de conclusão o levantamento socioeconômico das áreas que serão usadas para construção da bacia de detenção e acumulação de água, trabalho necessário para que sejam feitos novos remanejamentos de famílias de forma a garantir que as obras do projeto de Macrodrenagem da Estrada Nova da Sub-Bacia II tenham prosseguimento.
A bacia terá 25 mil metros quadrados e será formada pela Aavenida Fernando Guilhon, no trecho entre a Doutor Moraes e Generalíssimo Deodoro; bem como pela avenida Bernardo Sayão, no trecho da Fernando Guilhon até a Quintino. A bacia deverá comportar um volume estimado em 70 mil metros cúbicos de água, proveniente dos canais da Dr. Moraes e 14 de Março.
Águas que atormentam moradores serão destinadas ao Rio Guamá
 Da bacia de detenção as águas pluviais serão escoadas para o canal da Quintino e, consequentemente, direcionadas ao Rio Guamá através do sistema de comporta, que permite a entrada e saída das águas do rio, quando for necessário. Com o projeto, o sistema de drenagem vai recuperar e adequar os lançamentos existentes, incluindo as redes de drenagem, os poços visitas e as bocas de lobos. O levantamento está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), que atua em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), que é quem gere as obras.
96 famílias serão remanejadas com urgência
As obras da Sub-Bacia II estão a todo vapor. No canal da Quintino, com a Av. Bernardo Sayão, a Seurb realiza a demolição das primeiras 28 casas construídas irregularmente sobre o canal da Quintino, de forma a prejudicar o devido escoamento das águas pluviais das Travessas Doutoras Moraes e 14 de Março, o que tem sido determinante para os alagamentos ocorridos nas áreas. Ao todo, 96 famílias devem sair do local, mas a retirada será feita conforme assinatura dos contratos firmados entre as famílias e a prefeitura de Belém.
As famílias tiveram como opções para o remanejamento, a indenização pelas benfeitorias no terreno ou a contemplação com uma unidade habitacional. Quem optou pelas unidades habitacionais tem direito ao auxílio-moradia no valor de R$ 400 mensais, a ser pago durante o período de construção dos conjuntos residenciais, que contarão com toda infra-estrutura necessária para uma vida com dignidade.
Entre os serviços previstos estão:
Drenagem, pavimentação, tratamento de água e esgotamento sanitário, além de obras de urbanização, como iluminação pública e construção de áreas de incentivo à prática de esportes e de lazer. Ainda na Quintino, nos trechos da Tupinambás e Roberto Camelier e Roberto Camelier e Honório de Caldas Brito, estão sendo executados serviços de fundação, como o cravamento de estacas, assentamento de placas para revestimento do canal  e dragagem. No trecho da Apinagés e Tupinambás todos esses serviços já foram concluídos. Atualmente, estão sendo instaladas as longarinas sobre as estacas cravadas, como forma de garantir o não recalque da estrutura montada.
Canal da Bernardo Sayão
No canal da Bernardo Sayão, entre Quintino e Radional, estão sendo dispostas as placas de revestimento, as longarinas e as transversianas. Nos canais da 14 de Março (entre Mundurucus e Caripunas) e Doutor Moraes ( entre Pariquis e Fernando Guilhon), a macrodrenagem já foi concluída, faltando apenas os serviços de acabamento na pavimentação e urbanização das vias que margeiam ambos.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...