Total de visualizações de página

domingo, novembro 18, 2012

Depois de um feriadão, a vida retoma sua trajetória






Uepa promove I Semana da Saúde Indígena do Oeste do Pará
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) promove, entre terça (20) e sexta-feira (23), no horário de 10 horas ao meio-dia, no campus de Santarém, a I Semana da Saúde Indígena do Oeste do Pará, que tem como objetivos reforçar o papel do índio como um ser integrante da sociedade e propor discussões relevantes para a saúde desses povos.
O coordenador geral da programação, Petrônio Lauro Teixeira, diz que a semana aborda um assunto que merece atenção. ”Tínhamos vários eventos relacionados aos indígenas no oeste do Pará e em nenhum momento foi citada a saúde. O discurso ocorre de maneira muito fragilizada. Diante disso, entendemos a necessidade da discussão e teremos várias mesas temáticas sobre a saúde indígena”, explica.
Serão abordados os temas “Política nacional e regional da saúde indígena”; “Formação profissionalizante e agentes de saúde indígenas”; “Medicina tradicional indígena e foco no oeste do Pará”; “A casa e a saúde indígena no oeste do Pará’’ e “Academia e o debate da saúde indígena nos projetos políticos pedagógicos nos cursos da Uepa’’.
Representantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Secretaria de Saúde Indígena e outras instituições ligadas à qualidade de vida dos índios comporão as mesas de debate e discussões. A inscrição é gratuita e está aberta ao público interno e externo da universidade, até 200 vagas. Os interessados podem procurar a coordenação de pós-graduação e Parfor do campus Santarém, na avenida Plácido de Castro, 1.399. Comissões de divulgação e inscrição, formadas por alunos, também estão visitando as salas de aula para fazer inscrições.
Mostras de trabalhos acadêmicos e filmes com temáticas indígenas também serão exibidos. Ao final, os participantes serão distribuídos em três grupos de trabalho. Os participantes produzirão documentos baseados nos temas dos grupos, no qual deverão apontar melhorias, soluções e alternativas. As sugestões serão encaminhadas às secretarias municipal e estadual de saúde e aos coordenadores de curso da Uepa.
A I Semana de Saúde Indígena do Oeste do Pará está sob a responsabilidade do Grupo de Estudo e Pesquisa em Meio Ambiente e Saúde Coletiva (Gepemasc), existente há quatro anos e formado por professores e alunos do campus XII.

Texto:
Ize Sena-Uepa
Fone: (91) 3244-5201 (91) 3299-2221 / (91) 8112 0744
Email: ascom.uepa@gmail.com / ascom@uepa.br



Vila de Beja terá cursos de primeiros-socorros e brigada de incêndio
A comunidade da Vila de Beja, zona rural do município de Abaetetuba, no Baixo Tocantins, receberá os cursos de primeiros-socorros e de brigada de combate a incêndios promovidos em parceria pela Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. A previsão é que as aulas sejam ocorram até o fim do mês.
Os cursos atendem a uma das solicitações feitas pela comunidade em reunião ocorrida no último dia 8, entre moradores da região e representantes da área de segurança pública. Ao todo, 189 pessoas estiveram presentes no encontro no salão comunitário “Ferdinando Vignato”, em Beja. A representante da Polícia Civil, assessora de Relações Interinstitucionais Waldenize Braga, disse que o objetivo era ouvir as solicitações da comunidade por melhorias estruturais e ações sociais no distrito.

Texto:
Walrimar Santos-Polícia Civil
Fone: (91) 4006-9036 / (91) 9941-3490

 


Sejudh lança campanha pelo fim da violência contra a mulher
A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) lança nesta segunda-feira (19), às 8h30, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, a campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”. O objetivo é envolver a população contra esse tipo de ocorrência, promovendo uma cultura de paz.
A programação terá uma série de atividades, até 10 de dezembro. A campanha visa estimular ações nos 144 municípios paraenses, para favorecer o debate e o engajamento na luta pelo fim da violência contra a mulher. A iniciativa foi criada em 1991, por feministas e movimentos de mulheres ligados ao Centro para Liderança Global das Mulheres, o Center for Womens’s Global Leadership.
A campanha ocorre atualmente em 159 países, no período de 25 de novembro – Dia Internacional pela Não Violência contra as Mulheres – a 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos –, contemplando ainda outras datas importantes neste período, que são: 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, e 6 de dezembro, dia da Campanha Mundial do Laço Branco/ Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
No Brasil a campanha é desenvolvida no período de 20 deste mês, quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, até 10 de dezembro. A Sejudh promove o evento em parceria com a Coordenadoria da Mulher de Belém.

Texto:
Leba Peixoto-Sejudh
Fone: (91) 4009-2708 / (91) 8141-7110


Novos serviços facilitam atendimento a contribuinte
Consultar, negociar e parcelar dívidas, além de imprimir guias de pagamento do Imposto Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre Serviços Pessoa Física (ISS/PF) e Taxa de Licenciamento para Localização (TLPL) agora são atividades mais fáceis em Belém. A Secretaria Municipal de Finanças acaba de lançar novas ferramentas para regularização tributária através do site da Sefin.
A novidade faz parte de um novo conceito de atendimento: o SEFIN SEM PAPEL, que libera o contribuinte de enfrentar filas e entrar com processos e pedidos de informações e parcelamentos de tributos. Agora ele poderá escolher livremente quais exercícios negociar, com benefícios de até 90% de redução nos juros e multas. Além disso, no próprio site da Sefin, poderá optar por pagamento à vista ou em até 03 parcelas.
O secretário de Finanças Aurelino Santos Junior, afirma que a intenção é desburocratizar a prestação dos serviços ao cidadão. “Esse é apenas o primeiro passo de uma tendência iniciada pela prefeitura, de modernizar o atendimento e buscar maior interatividade entre o fisco e o contribuinte”, explica.
As novidades no atendimento ao contribuinte de Belém já podem ser conferidas no site da Sefin, no portal da prefeitura. O endereço é www.belem.pa.gov.br/sefin. Mas, o secretário de finanças ressalta que paralelamente aos serviços na internet, as unidades de atendimento continuarão a disposição do contribuinte para esses os outros serviços da secretaria.
E um alerta, os benefícios de redução de até 90% nas multas e juros para pagamentos à vista ou parcelados em até 03 vezes, valerão somente para negociações efetuadas até o dia 21 de dezembro. Os interessados em regularizar a situação tributária, devem acessar o site da Sefin ou procurar os postos de atendimento nos endereços: Central Fiscal de Atendimento ao Contribuinte (Avenida Presidente Vargas, nº 180), Agência Distrital de Icoaraci (Rua Manoel Barata, nº 900) e em Mosqueiro, na Praça Matriz e no Espaço Cosmorama (Rua Manoel Barata, 563).
Serviço:
Unidades: Central Fiscal de Atendimento ao Contribuinte – Av. Presidente Vargas nº 180, Fone: (091) 3073 – 5311 /Agência Distrital de Icoaraci – Rua Manoel Barata, 900 – Fone: 3227 – 0518 / Mosqueiro – Praça da Matriz ao lado do Banpará – Fone: 3771-1916 / 1100
e Espaço Cosmorama – Rua Manoel Barata, 563 – Fone: 3346 – 4805.
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

NOTÍCIAS DE BRASÍLIA
Brasília, 16 de novembro de 2012

Feldman cobra ações concretas do governo para reduzir caos dos presídios brasileiros

Após o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ter declarado que prefere morrer a cumprir pena em um presídio brasileiro, o Planalto se viu obrigado a criar uma força-tarefa para melhorar o sistema penitenciário do país, segundo informações do “Correio Braziliense” desta sexta-feira (16). Na avaliação do deputado Walter Feldman (SP), a gestão petista reconhece a dramática situação, mas teve vergonha durante os oito anos de Lula no poder de assumir publicamente o caos dos presídios brasileiros. Leia mais



Para Duarte Nogueira, Executivo federal não quer transparência na nota fiscal

Celebrado como instrumento de transparência por deputados do PSDB, o detalhamento dos impostos pagos pelo cidadão nas notas fiscais foi criticado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. A proposta que obriga os comerciantes a colocarem no cupom o valor dos tributos incidentes sobre produtos e serviços foi aprovada na última terça-feira (13) pela Câmara e depende da sanção da presidente Dilma Rousseff para entrar em vigor. Leia mais



Vaz de Lima destaca investimento de R$ 1 bilhão em habitação popular em São Paulo

O deputado Vaz de Lima (SP) comemorou o marco histórico alcançado pelo governo de São Paulo nesta semana: mais de R$ 1 bilhão em investimentos diretos em habitação popular. Segundo ele, a medida é um exemplo para a gestão federal. A aplicação possibilitará a construção de mais de 13 mil moradias em 17 municípios do estado. As obras serão viabilizadas a partir do aporte de subsídios pela Casa Paulista, criada em 2011 pela administração tucana. Leia mais



Sistema elétrico está se transformando em enorme vaga-lume, afirma Thame

Em pronunciamento, o líder da Minoria na Câmara, deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP), disse que os apagões acontecem no Brasil porque os governos petistas têm sido incapazes de gerenciar os projetos de complementação das linhas de transmissão. Da tribuna, o tucano lembrou que durante a campanha eleitoral a candidata Dilma Rousseff prometeu que, com ela no poder, não haveria mais apagões. Leia mais



Em nota, PSDB saúda Supremo e diz que julgamento do mensalão honra as instituições do país

No feriado da Proclamação da República, o PSDB divulgou nota na qual saúda o trabalho do Supremo Tribunal Federal. Para a legenda, o o órgão máximo da Justiça brasileira vem cumprindo o seu papel e tem contribuído enormemente para o fortalecimento das nossas instituições e da democracia no Brasil. “O PSDB reconhece o papel do STF e o apoia, em qualquer hipótese, no cumprimento de seu papel institucional. Estaremos sempre ao lado daqueles que querem um Brasil mais transparente e sem privilégios”, diz trecho da nota assinada pelo deputado Sérgio Guerra (PE), presidente nacional do partido. Leia mais



Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...