Total de visualizações de página

domingo, fevereiro 19, 2012

AS QUENTES DO CORREIO JURUNENSE NESTE FERIADÃO DE CARNAVAL (01)


Helicóptero do Estado
faz pouso forçado e
tripulantes passam bem





Um helicóptero “esquilo” (AS350 B2), do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará (Graesp), fez um pouso de emergência por volta das 10h30 desta quarta-feira (22) em um terreno próximo à rodovia BR-316, em Marituba, Região Metropolitana de Belém. O impacto com o solo provocou avarias na aeronave e ferimentos leves em seus ocupantes. Quatro pessoas estavam a bordo: o comandante, major Alessandro Zell; o delegado Éder Mauro, da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos; e dois servidores (um médico e uma enfermeira) da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Segundo diretor do Graesp, tenente coronel Arthur Moraes, mesmo sem apresentarem ferimentos aparentes, o médico e a enfermeira, identificados como Ronaldo e Chlícia, foram encaminhados ao Hospital Metropolitano de Belém, para exames de precaução. O major Zell e o delegado Éder Mauro, que sofreu um pequeno ferimento na perna, ainda se mantiveram no local, a fim de colaborar com o desfecho da situação.
“Eles foram orientados a fazer a avaliação. A enfermeira, pelo fato de estar sentada na prancha de madeira, usada na remoção de acidentados, sentiu um pouco a coluna, mas ela garantiu ser um incômodo temporário que, antes mesmo de chegar ao hospital, já tinha passado. O delegado Éder Mauro, no momento do pouso, bateu a perna, na altura da tíbia, no painel da aeronave, mas também recebeu logo curativo e, inclusive, está acompanhando a situação aqui no local”, informou Arthur Moraes.
O helicóptero, operado pelo Corpo de Bombeiros, decolou por volta das 10h20 do aeroporto de Belém para fazer o patrulhamento na operação Carnaval 2012, deflagrada na quinta-feira (16) pelos órgãos de segurança do governo do Estado. A aeronave também era usada pela Sespa para o resgate e remoção de pessoas, sobretudo no interior.
Segundo o major Alessandro, o pouso forçado foi feito devido a uma pane mecânica. “Houve uma anormalidade no comportamento da aeronave”, explicou o piloto, que teve de pousar no terreno de uma empresa, no quilômetro 12 da BR-316. Operários trabalhavam no local, mas nenhum deles foi afetado.
O delegado Éder Mauro informou que a situação foi detectada com sete minutos de vôo. “Começamos a sentir a aeronave vibrar muito. Conferimos o instrumento e percebemos que a pá estava entrando em uma rotação muito alta. Não nos restava alternativa senão o pouso. Escolhemos a área e mantivemos a tranquilidade. Ao tocar o solo, devido o grande disparo de rotação, a aeronave entrou em ressonância (vibração intensa) e se quebrou toda”, explicou, acrescentando que sofreu apenas escoriações na perna e na mão.
Athrur Moraes informou que, no fim da manhã, a perícia já tinha sido solicitada. O órgão responsável pela investigação dos fatos é o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), que vai investigar a situação, com os vestígios, as testemunhas e os tripulantes, para saber qual foi a causa exata do acidente. “Pelo relato do piloto, a situação nos leva a crer que foi uma falha mecânica”, frisou.

Texto:
Amanda Engelke-Secom

Santa Casa faz 362 anos
como referência em
saúde pública no Pará

Às vésperas de completar 362 anos de existência, nesta sexta-feira (24), a Santa Casa de Misericórdia do Pará é um símbolo na área de saúde pública do Estado. Instituição que se tornou referência no atendimento oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o hospital é credenciado como Amigo da Criança pelo Ministério da Saúde e hoje é considerado o maior centro de neonatologia do Brasil e da América Latina.
Os números da Santa Casa são grandiosos. São 12,6 mil atendimentos por mês, dos quais cerca de 500 partos. Um serviço oferecido aos moradores dos 143 municípios do Pará e de outros Estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil. O hospital tem mais de 2,7 mil profissionais e 370 leitos, distribuídos nas unidades de obstetrícia, neonatologia, clínica médica, clínica cirúrgica e pediatria.
Gerenciado pela Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, o hospital também desenvolve atividades nas áreas de ensino, pesquisa e vigilância à saúde, além de desenvolver programas prioritários, como os de Atendimento às Vítimas de Escalpelamento (Paives) e o de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual (Pro Paz).
Maternidade – Com 110 leitos e uma equipe de 80 profissionais, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem, a maternidade da Santa Casa também se destaca no Brasil. Cláudia Vanessa Santiago, 24 anos, moradora do bairro da Marambaia, em Belém, que teve seu segundo filho no hospital. "Recebi mais atenção dessa vez. Este trabalho beneficia as mães e bebês, principalmente as mais carentes e com problemas na gestação", diz.
No último ano foram atendidas mais de seis mil grávidas. Além dos partos normais, cesarianas e pré-natais, a maternidade oferece ainda programas para gestação de alto risco, abortamento humanizado e legal e violência sexual. A certificação concedida pelo Ministério da Saúde à Santa Casa como Hospital Amigo da Criança traduz a preocupação em oferecer o melhor atendimento às pacientes, o que requer maior qualificação dos médicos e demais profissionais que atuam na instituição, como acontece nas áreas de obstetrícia e neonatologia.
O respeito ao Código de Ética Médica cultivado pelo corpo funcional pode ser comprovado pelos usuários da Santa Casa. A população sabe que “a responsabilidade médica é sempre pessoal e não pode ser presumida”. Segundo a conduta, o profissional não poder “afastar-se de suas atividades profissionais, mesmo temporariamente, sem deixar outro médico encarregado do atendimento de seus pacientes internados ou em estado grave”.
Em relação a pacientes e familiares, os médicos da Santa Casa atuam diariamente sabendo que não podem “deixar de atender o paciente que procure seus cuidados profissionais em casos de urgência ou emergência, quando não haja outro médico ou serviço médico em condições de fazê-lo”.
Lotação – Quanto à superlotação, uma rotina na história da instituição devido à grande demanda, o governo do Estado abriu 20 leitos no Centro Hospitalar Jean Bitar, para onde estão sendo encaminhados os recém-nascidos estáveis. Com esta medida, o espaço destinado às Unidade de Cuidados Intermediários (UCIs) pode ser melhor aproveitado. Para este novo serviço foram contratados mais médicos, para não sobrecarregar os demais.
A manutenção mensal da Santa Casa exige custos de R$ 9 milhões, dos quais R$ 1,5 milhão é oriundo do governo federal. O restante é custeado pelo Tesouro Estadual. “A fundação é mantida principalmente pela contribuição fiscal do cidadão paraense, que precisa e merece ter um atendimento de saúde digno. Este é o maior compromisso da direção do hospital”, garante a presidente da fundação, Eunice Begot.
Para manter esse compromisso, a direção da Santa Casa está sempre disposta a dialogar com as entidades representativas das categorias funcionais que atuam na instituição, por entender que esta é a melhor estratégia para avançar rumo a um SUS mais eficiente e humanizado.
Celebração – Mantendo a tradição das últimas décadas, a Santa Casa vai ter uma programação especial para marcar os 362 anos de fundação no Pará. As atividades acontecerão no auditório do hospital e começam com culto ecumênico, das 8 horas às 9h30. Em seguida, Eunice Begot fala aos presentes e entrega certificados a servidores e áreas de serviço. Um lanche será servido das 10 às 11 horas, onde haverá sorteio de brindes e uma apresentação da cantora Joelma Cláudia.
Na área externa do auditório, será feita a emissão de documentos. O médico Alfredo Pereira da Costa lança o livro “O hospital e sua evolução histórica”, numa de autógrafos. Das 15h30 às 16h30, a médica Clévia Dantas apresenta a palestra “O paradoxo do ânimo e do desânimo frente aos desafios da vida”, no auditório do hospital. A partir das 16h30, serão exibidos, numa dinâmica interativa, os filmes “Click” e “À procura da felicidade”.
A programação de aniversário da Santa Casa continua às 18 horas, com as Crias do Curro Velho e o Arraial do Pavulagem. O encerramento será com apresentação dos cantores Alcir Guimarães e Nilson Chaves.

Texto:
Samuel Mota-Santa Casa


Bloco Rabo do Peru leva
100 mil às ruas de Icoaraci
A animação de milhares de foliões tomou conta do distrito de Icoaraci, distrito de Belém, na tarde desta Quarta-feira de Cinzas (22). Ao som das marchinhas de carnaval e dos mais variados estilos musicais, quem comandou a folia foi o tradicional bloco Rabo do Peru, que este ano desfilou pelas ruas do distrito pedindo paz. Segundo a organização, cerca de cerca de 100 mil brincantes participaram do último grito de carnaval.
Um efetivo de 300 policiais militares garantiu a segurança dos brincantes. A saída do bloco aconteceu às 15 horas, na travessa Soledade. A folia percorreu cerca de quatro quilômetros, passando pelas ruas Berredos, Manoel Barata e Cristóvão Colombo. O ponto de ponto de encerramento foi entre o trapiche e o porto de Icoaraci. O esquema de trânsito teve apoio da Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel).
Segundo subcomandante do 10º Batalhão da PM, responsável pela área do distrito, capitão Marcelo Prata, o reforço na segurança mobilizou, além do efetivo fixo do batalhão, homens do 1° Batalhão, do Comando Geral, da Cavalaria e do Choque, num total de 250 policiais. “Nosso objetivo é evitar situações de risco para os participantes do bloco e para os moradores de Icoaraci”, frisou.
Além do policiamento ostensivo, segundo ele, a orientação para o efetivo também era verificar situações como a venda e consumo de bebidas alcoólicas em recipientes de vidro. “Esse é um agravante, que tem sido nosso principal problema, por isso estamos fiscalizando”, ressaltou. Ele informou ainda que 28 viaturas e oito motocicletas ajudavam na segurança pelo distrito.
Um momento que recebeu atenção especial do policiamento foi a dispersão do bloco. “As maiores situações de risco e de ocorrências acontecem na chegada, por isso este ano fizemos um planejamento prévio, que envolve homens do Choque, da Rotam e Cavalaria, justamente nesse ponto de dispersão para evitar qualquer tipo de confusão”, informou o capitão Marcelo Prata.
Para o presidente do bloco, Marco Antônio Moraes, a parceira com a Polícia Militar foi o grande diferencial desse ano. “O Rabo do Peru só é grande em virtude da cobertura da polícia, que está com tropas no meio bloco, dando cobertura com o pessoal do Comando de Policiamento da Capital e de vários batalhões. Isso é um esforço que estamos fazendo para que o carnaval da Vila Sorriso verdadeiramente volte a sorrir”, destacou.
O Rabo de Peru surgiu em 1995, quando 15 amigos resolveram sair às ruas para brincar na folia. O nome remete ao antigo bloco Rabo de Galo, que saía da casa de show Lapinha. Atualmente o bloco se transformou na Associação Beneficente e Carnavalesca Rabo do Peru. “Fazemos diversas ações sociais durante o ano. Com o bloco, queremos resgatar o verdadeiro carnaval de rua do Pará. Não tem que pagar nada para brincar. Quem pode ajudar comprando nosso abadá, compra, mas quem não tem desfila do mesmo jeito”, disse.

Texto:
Amanda Engelke-Secom

Carnaval de Cametá é
múltiplo de tradições
e muita animação







O tradicional carnaval de Cametá, no nordeste do Pará, é feito pela tradição de diversos blocos que há anos desfilam a cultura local com as histórias, ritmos, músicas e figuras peculiares do município. Com uma tradição que remonta às últimas décadas do século XIX, os cametaenses brincam ao som do Samba de Cacete, dos fofós – que na cidade ganham diferentes grupos, como os Cabeçudos e as Virgens – e nas águas, com os ribeirinhos, sem esquecer a bicharada, que geralmente abre a programação carnavalesca local. Um rico acervo do carnaval feito no Pará.
Com uma tradição que nem mesmo os mais velhos sabem dizer ao certo quando começou, o Samba de Cacete canta, principalmente no Carnaval, o cotidiano caboclo de Cametá. Uma espécie de carimbó, mas enriquecido com batidas de bastões de madeira (ou “cacetes”, daí o nome), o ritmo formou há 50 anos um tradicional grupo de carnaval na cidade, o da dona Iolanda. “Desde criança brinco o carnaval ao som do Samba de Cacete. Não sei dizer quando isso começou, mas eu era pequena e o nosso samba já existia há muito tempo”, conta a senhora, que aos 71 anos organiza o bloco com mais de 20 integrantes.
Trata-se de um tambor e dois “cacetinhos”, como explica Iolanda. “Os homens ficam responsáveis pelo ritmo. Um bate o tambor e o outro faz o ritmo com os ‘cacetinhos’ na lateral do tambor. Daí vem o nosso samba de cacete, muito parecido com o carimbó. É uma brincadeira cametaense”, diz ela, que desfilou no corredor da folia em Cametá junto com as outras senhoras, exibindo o gingado ao dançar o ritmo caboclo.
Fantasias – Além do ritmo, o carnaval cametaense é marcado pelos fofós. São inúmeros, uns bem curiosos, como o das Virgens, que na segunda-feira de carnaval faz com que boa parte dos moradores da cidade se vista do sexo oposto – os homens saem de casa de mulher e as mulheres, com trajes masculinos. É uma brincadeira que começa antes mesmo do bloco. Logo de manhã, na feira, no comércio, nos restaurantes, em toda parte, as pessoas já estão travestidas, à espera do bloco. Outros fofós que animam a cidade também fazem com que seus participantes usem fantasias peculiares, com o Fofó dos Cabeçudos.
Com roupas grandes preenchidas por balões, e grandes máscaras, que simulam enormes cabeças, os cabeçudos saem desengonçados, fazendo a festa pelas ruas da cidade há 36 anos. Cores, formas e personagens da cultura de Cametá, e alguns até conhecidos do grande público, como os super-heróis Batman e Homem-Aranha. “Os cabeçudos surgiram numa mesa de bar. Foi fruto de uma conversa entre amigos, que começaram a imaginar como seria o Carnaval em outro planeta. Fora da Terra, os brincantes seriam extraterrestres cabeçudos”, explica Ricardo Ferreira, atualmente, um dos organizadores do bloco.
Paneiros – Os Cabeçudos reúnem mais de 100 pessoas durante o carnaval. Todos saem com as máscaras, que começam a ser confeccionadas quase seis meses antes. “A gente usa material reciclado. São paneiros, sacas de cimento, papelão e goma de tapioca, além de muita tinta para dar cor ao nosso carnaval”, revela Ricardo, que mostrou toda a preparação de vestir a indumentária antes de cair na folia. “Primeiro veste-se a roupa até a cintura, preenchida de balões. Coloca-se uma luva na manga da blusa, no lugar das mãos. Depois é só colocar o cabeção”, ensina.
Se o Carnaval é uma festa democrática e para todos, o bloco do Pilin, em Cametá, é a prova desse dito popular. Eudo Corrêa da Silva tem 42 anos e desde pequeno é deficiente físico, mas para ele a festa, assim como para todos os cametaenses, precisa ser comemorada. “Foi uma brincadeira que começou. Ele ficava na cadeira de rodas desde pequeno e, na época, os coleguinhas da rua empurravam a cadeira, cantando as músicas, fazendo a maior festa e chamando-o de Pilin. Com o passar dos anos isso foi aumentando, até que começamos o bloco do Pilin, que leva o Eudo como destaque”, lembra mãe, Lúcia Corrêa.
Hoje o bloco do Pilin é um dos mais tradicionais da cidade. Já são 30 anos de folia. Pilin vai como destaque, em um carro, e os brincantes, na sua grande maioria crianças, no chão, brincando ao som das marchinhas. Lúcia explica que cada ano o bloco leva um tema para a avenida, geralmente de desenhos animados. O deste carnaval foram “Os Smurfs”, lembrando os pequeninos personagens azuis. “A gente já faz parte da tradição do carnaval, mostrando que todos podem brincar, basta querer”, ressalta ela.

Bicharada e Carnaval nas águas
As histórias de animais e da natureza também têm espaço na cultura de Cametá durante o Carnaval. O Cordão da Bicharada chama a atenção para os problemas causados pela devastação da floresta. Acompanhados de um saxofone e de um reco-reco, vários brincantes fantasiados de animais dançam as animadas músicas compostas por integrantes do grupo. As fantasias de animais impressionam pela perfeição nos gestos e aparência. Coruja, galo, tucano, araras azul e vermelha, borboletas, leão, tigre, macaco, coelho, onça e vários outros animais chamam a atenção da sociedade para a preservação ambiental.
A tradição do carnaval de Cametá também se faz presente sobre as águas dos rios da região. Nascidos pela inspiração dos caboclos nativos das localidades ribeirinhas do distrito de Juaba, os cordões de mascarados são uma espécie de “ópera cabocla”. Em seus cascos e demais embarcações saem tocando, cantando e dançando pelas “ruas” do rio Tocantins, levando alegria e fantasia aos lares ribeirinhos. É conhecido como Carnaval das Águas, uma festa bem amazônica.
Seus personagens se caracterizam com roupas e máscaras confeccionadas artesanalmente pelos brincantes. O personagem central desta ópera é o palhaço, aquele que anuncia a chegada do cordão. Os cordões de mascarados são acompanhados por um conjunto musical composto por instrumentos de sopro (saxofone, trompete e trombone) e de percussão (caixa e bumbo), garantindo a folia para os ribeirinhos, que seguem a tradição, desde o início do século XX.

Texto:
Thiago Melo-Secom

Susipe faz visita ao Centro
de Recuperação
em Paragominas





Equipe formada por representantes do Núcleo de Reinserção Social da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) fez uma visita ao Centro de Recuperação Regional de Paragominas, no nordeste do Estado, para acompanhar de perto as ações de reinserção já existentes na unidade, fazer um levantamento das necessidades e tratar da assinatura de um convênio com a prefeitura local.
Segundo o diretor do Núcleo de Reinserção Social, Ivaldo Capeloni, as visitas técnicas em unidades prisionais do interior do Estado vêm sendo feitas com frequência para traçar um diagnóstico da situação e implantar melhorias. Após a visita, os representantes da Susipe iniciaram, na Prefeitura de Paragominas, o planejamento do convênio que objetiva oferecer trabalho aos internos, na produção de frango caipirão e hortaliças que serão destinados para o consumo da merenda escolar do município.
As hortaliças já são produzidas no centro. Após a assinatura do convênio, essa produção será adaptada para um cultivo em larga escala. Quanto à criação do frango, será elaborado um projeto para a construção de um galpão para criação inicial de mil matrizes. A gerente da Divisão de Trabalho e Produção da Susipe, Emília Rijo, afirmou que também serão implantados projetos como marcenaria e fábrica de vassouras pet.
”O objetivo é oportunizar um cumprimento de pena mais digno ao preso, para podermos vislumbrar a inserção dele na sociedade”, disse. O Centro de Recuperação de Paragominas atualmente custodia 257 detentos, dos quais 41 desenvolvem atividades no cultivo de hortaliças, na cozinha, serviços gerais e manutenção predial. O trabalho é remunerado e permite, em um dia, a redução da pena em três.

Texto:
Nara Pessoa-Susipe

Sesma divulga balanço final
de atendimentos em
Belém e Mosqueiro no Carnaval

Mais de 3.000 atendimentos foram registrados nos Prontos Socorros Municipais entre os dias 17 e 20 de fevereiro. A Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), garantiu o atendimento em urgência e emergência à população belenense durante o período Carnavalesco de 2012. 
 Do dia 17 ao dia 21, o Hospital de Pronto Socorro Municipal Humberto Maradei Pereira (PSM Guamá), registrou 1671 atendimentos. No dia 17, 349 pacientes foram atendidos. No dia 18, 326 pacientes. No dia 19, 336 pacientes. E no dia 21, 320 pessoas foram atendidas. As maiores ocorrências foram agressão física, agressão por arma branca e acidentes de trânsito e casos clínicos.
 De 17 a 19/02, em Mosqueiro, entre a Unidade Municipal de Saúde de Carananduba e o Hospital Municipal, 630 atendimentos foram registrados na ilha. No domingo  de Carnaval (19), foram registrados 279 atendimentos, entre eles, quatro acidentes automobilísticos, um afogamento e um ferimento por arma branca, sem registro de óbitos. Durante os três dias de atendimento, o hospital realizou quatro transferências para os PSM’s da capital.
  Já na segunda-feira (20), no hospital de Mosqueiro, foi registrado o maior número de atendimentos, 330, entre eles duas agressões por arma branca, uma agressão por arma de fogo e 01 óbito. Na terça-feira, 21, até às 19h, o hospital de Mosqueiro atendeu 178 pacientes.
 No período de 17 a 21/02, no Hospital de Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti (PSM 14 de março) foram registrados 1.492 atendimentos. As maiores ocorrências foram no setor de clínica médica, traumatologia e pequenas cirurgias. O atendimento do dia 21, terça-feria, foi parcial e fechado até às 19h.
Na sexta-feira, 17, 312 pacientes foram atendidos. No sábado, 18, 322 pessoas receberam atendimentos.
No domingo 19, 309 pacientes deram entrada no PSM da 14. Na segunda dia 20, 358 pessoas receberam atendimento e na terça-feira, 21, 191 pessoas foram atendidas até às 19h.
 Segundo a assessora técnica do Departamento de Urgência e Emergência (Deue) da Secretaria Municipal de Saúde, Zuleide Soares, o atendimento está tranquilo e dentro das condições esperadas. “Estamos trabalhando em regime de escalas e plantões reforçados para que seja um feriado tranquilo”, falou Zuleide.
 Muitos pacientes de fora de Belém também foram atendidos nos Hospitais Municipais. Um exemplo foi na segunda-feira (20), quando o HPSM do Guamá recebeu cinco pacientes de Ananindeua, além de outros pacientes de Imperatriz, no Maranhão, e Santana, no Amapá.
 Ainda durante todo carnaval, os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Belém) realizaram 395 atendimentos. Neste período o Samu 192 recebeu mais de 2300 ligações, sendo que destas, mais 800 foram trotes feitos à Central de atendimento do Samu. Já as Unidades Municipais de Saúde que atendem casos de Urgência e Emergência, em regimes de plantão 24horas, atenderam 4702 pessoas. Somente a UMS do bairro do Tapanã atendeu mais de 1100 pacientes até a noite do dia 21 de fevereiro.
  
Secretaria Municipal de Saúde (Sesma)




DEPOIS DO CARNAVAL, 
QUE TAL LER ISSO...

Jesus Cristo faz a
diferença em
nossas vidas


Somente uma pessoa com uma vida pautada na presença de Jesus Cristo e uma visão espiritual pode ver as maravilhas e graças do Senhor em nossas vidas.
Jesus Cristo faz a diferença na vida de qualquer pessoa que o confesse como Senhor e salvador de sua vida, assim, o confessando como Senhor e crendo que Deus o ressuscitou, dentre os mortos, serás salvo Rm 10:9, assim torna-se filho e herdeiro de Jesus, participante das promessas do Altíssimo; muitas das situações que tem acontecido, no mundo em que vivemos tais quais alcoolismo, prostituição, roubo, homicídio, homossexualismo, famílias separando, pai matando filho e filho matando pai, dentre outras, tem se achado normal, pois para o homem natural, com visão apenas no dia a dia e na crise mundial é o efeito da globalização e falta de educação familiar; porém para o homem de visão espiritual e que crê e acredita nas sagradas escrituras, sabemos que tais acontecimentos são obras que satanás tem se encarregado de fazer.
Qual o homem que escolhe ser alcoólatra ou deitar-se com outro qual mulher deseja a prostituição como meio de vida, qual o pai que deseja matar seu filho ou vise e versa, tudo isto é humilhante e satanás veio para primeiro humilhar, maltratar, espedaçar, destruir e depois matar; mais Jesus veio para dar vida e vida em abundancia; ao analisarmos a passagem bíblica de Lc 8:26-39 que nos fala da cura e libertação de um endemoninhado Gadareno (significa “estranho que se aproxima”) no versículo 27 fala que veio ao encontro de Jesus um homem endemoninhado que há muito tempo não usava roupas e que há muito tempo vivia nos sepulcros (lugar onde enterra os mortos), este ato de um homem andar nu e viver nos sepulcros é humilhante, quem receberia uma pessoa em tais condições em casa? Imagino que aquela época todos repudiavam e desprezavam, enxotavam-no para longe, no versículo 29 Jesus ordena que o espírito imundo saia do corpo daquele homem, o qual muitas vezes fora levado a lugares solitários; veja a maravilha esta no versículo 35 que o homem ao qual Jesus expulsará os demônios(legião refere a 6.000) estava agora liberto e aos pés de Jesus e com roupas, com outra aparência; notem que aos cuidados de satanás o homem estava sujo, sem roupa, acorrentado, longe da família e amigos, e no sepulcro, mais JESUS trouxe a ele liberdade, vida e vida com abundância; é normal tudo que está acontecendo de mal no mundo?
 Não, amados irmãos, são obras satânicas ao quais pessoas naturais não vêem, no livro de Lc 9:37-45 relata a cura de um menino endemoninhado, o qual é lançado ao chão e espumava a boca, o pai pede a JESUS que cure seu único filho, Jesus o liberta e entrega-o ao pai, tornando esta família feliz, é a diferença do agir de Jesus, continuando no livro de Lc 8:40-56 JESUS cura uma mulher que sofria de hemorragia há 12 anos, cura e ressuscita a filha de Jairo, amados estão vendo a diferença de ter JESUS em nossa família e nossa vida, Mc 1:29-34 JESUS cura a sogra de Simão e muitos outros doentes e liberta muitos que estavam endemoninhados; Jesus fez a diferença para estas famílias.
Em Lc 5:12-16 Jesus cura um homem que estava coberto de lepra, a pessoa com lepra aquele tempo tinha que ficar longe da cidade e longe de sua família, mais Jesus o curou e devolveu-o a sua família; João 5:5-15 Jesus cura em Jerusalém no tanque de Betesda um paralitico que tinha 38 anos que não andava é o poder e autoridade Jesus, no livro de Lc 23:40-43 sobre a crucificação havia dois criminosos um de cada lado de Jesus na cruz e um deles reconhece a soberania de Deus e pede a Jesus que se lembre dele ao entrares no seu reino (céu), e Jesus lhe garante dizendo hoje você estará comigo no paraíso.
Jesse pai de Davi apresentou toda sua família a Samuel homem de Deus I Sm 16:8, para que um deles fosse escolhido, façamos o mesmo ato de apresentar nossos familiares e amigos a Jesus para que o nosso Deus possa operar milagres e maravilhas e que Jesus continue a ser a diferença e benção em nossas famílias.


Carnaval em São Caetano
de Odivelas evoca
a tradição dos bois





O Boi Tinga está entre os bois de maior tradição cultural do município de São Caetano de Odivelas, nordeste do Estado. São mais de 70 anos de existência passados de pai para filho, na terceira geração da família Zeferino. Segundo Lucival Zeferino, neto de Laudelino Zeferino, que deu início à tradição, uma cabeça de boi trazida da ilha do Marajó compôs o primeiro boi. Dessa cabeça original só os chifres se mantiveram.
Ele conta que tudo começou quando um grupo de pescadores aproveitava os domingos para lavar os barcos de pesca. Desse momento de quase descontração entre eles surgiu a ideia de criar o Boi Tinga, que desfilou no período de carnaval pela segunda vez este ano, nas ruas da cidade, no último sábado, puxado pelos músicos das duas bandas centenárias da cidade: Milícia Odivelense e Rodrigues dos Santos.
Lucival acrescenta que o forte das apresentações dos bois de São Caetano se dá durante a quadra junina, mas o período do carnaval tornou-se mais uma opção de preservação da cultura local, incentivado pelo poder público municipal, contando com a animação dos turistas que chegam à cidade para curtir os três dias de folia momesca.
A concentração do bloco acontece no bairro Umarizal, e acredita-se que cerca de cinco mil pessoas participaram do arrastão do boi no último sábado, que levou para as ruas os famosos cabeções e pierrôs, contando ainda com os participantes de outro bloco, o Cantinão.
Resgate – Outra tradição, o Boi Faceiro surgiu em 1937 e brincou durante dez anos, desaparecendo quando seu idealizador, o comerciante Epaminondas, foi embora do município. Em 1998 houve o resgate do boi pelo mestre Bené, já falecido. O Faceiro integra o cenário cultural de São Caetano por meio do trabalho da Associação Mestre Bené, entidade que luta para preservar e valorizar as atividades culturais do município.
Com seus pierrôs, cabeçudos e buchudos arrasta brincantes e foliões que circularam nesta terça-feira (21) pelas ruas, encerrando a festa na orla do município, embalado por marchinhas, sambas e marchas de boi. Há sete anos o Faceiro participa do carnaval de São Caetano de Odivelas, “com o objetivo de introduzir na festa momesca os elementos da cultura popular”, disse um dos seus coordenadores, Rondi Palha, responsável pela  mistura, para adicionar a cultura do boi como atrativo turístico e tornar o carnaval de São Caetano algo singular.
O Arrastão do Boi Faceiro consagra o carnaval odivelense e abre alas para a quadra junina, quando todos os bois de máscaras do município entram inteiramente em cena.
Bloco das Lacráias - Ele foi criado há doze anos e seu primeiro desfile contou com a participação de sete amigos, fãs da Lacráia, dançarina de funk carioca, que morreu no ano passado.
Walney Gaia Cunha, um dos organizadores do bloco, informa que para o desfile desse ano, durante o concurso promovido pela prefeitura municipal, das três alas, uma apresentará 20 integrantes vestidos de Lacráia, em homenagem a dançarina de funk, além disso, uma escultura da dançarina, confeccionada em Miriti, com cinco metros de altura, foi produzida em Abaetetuba, especialmente para o desfile deste ano.
Diversidade – Walney diz que quando o grupo surgiu, em 2000, o funk “Vai Lacráia”, estava no auge do sucesso e que a característica do bloco é justamente essa: homens vestidos de mulher, já que a dançarina era gay. “Esse é o único bloco da cidade com essa característica”, afirma, lembrando que o bloco foi campeão do carnaval nos anos de 2007 e 2008.
Hoje o bloco de arrastão chega a mobilizar cinco mil brincantes no carnaval de São Caetano de Odivelas. E seu samba-enredo, além de citar a dançarina Lacráia, também destaca as dificuldades que os pescadores enfrentam em alto mar, como ação de piratas, tema de outra ala do bloco. Waldinaldo Miranda, o Orelha, é pescador e compositor do samba-enredo, e diz que a temática tenta destacar o dia a dia daqueles que trabalham com a pesca. Uma terceira ala composta de pescadores complementa a temática do bloco.
Último bloco do desfile oficial desta terça-feira de carnaval, o bloco Pescada Amarela é uma das novidades do carnaval de São Caetano deste ano e conseguiu arrastar cerca de três mil brincantes do bairro da Cachoeira. Esse é o seu segundo ano que o bloco desfila tendo como destaques um carro alegórico e a famosa pescada amarela, que deu origem ao grupo.
“A ideia de criar o bloco surgiu a partir de uma brincadeira quando assamos um peixe”, relata Sebastião Lagóia, um de seus organizadores. Ele acrescenta que o grupo recebe diversos apoios. Um deles vem do vice-prefeito, Fortunato Pereira, que propicia um show pirotécnico durante o desfile. Sete pessoas da família Lagóia, além de agregados se dividem nas tarefas em preparação ao desfile.
O tema do samba enredo é sempre o mesmo, a pescada amarela, mas Manoel Lúcio, o Fanzinho, puxador oficial do bloco, diz que outros componentes da comunidade integram a letra como o caranguejo, o mangueizal, o turu, o mexilhão e o camarão.

Texto:
Rosa Borges-Cohab

Câmera flagra  despejo de
 lixo doméstico em
pontos críticos da cidade

 Para combater acúmulo e despejo indiscriminado de lixo doméstico em pontos críticos da cidade, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) intensificou esta semana a coleta de lixo domiciliar no entorno do Canal de São Joaquim, bairro do Barreiro - que agora também está sendo monitorado por uma câmera - e em outros canais como o Água Cristal, no bairro da Marambaia; o do Jacaré, no Telégrafo, o Canal da Pirajá, na Pedreira e o da Visconde, na Sacramenta. Além da Estrada do Bagé, da Rua Yamada no Bengui e embaixo do linhão, antigo bota fora do CDP. “A coleta de lixo que acontecia três vezes durante a semana nestes locais, agora é realizada todos os dias. Mas como não basta apenas recolher o lixo, a Secretaria também intensificou o trabalho de educação ambiental. Agentes orientam a população para os dias e horários da coleta de lixo e de entulho”, esclarece o secretário Municipal de Saneamento Ivan Santos.
 O corpo a corpo da equipe de educação ambiental da Sesan é reforçado com a distribuição de material educativo, entre eles, um imã para ser colocado na porta da geladeira lembrando os dias e horários da coleta de lixo domiciliar, seletiva e informando o 0800 095 3560, serviço gratuito, que funciona 24 horas para a população solicitar esses e outros serviços.
 Em áreas consideradas de risco viário como o entorno do Canal de São Joaquim por estar localizado entre os dois aeroportos da cidade, Val-de-Cães e Júlio César, a fiscalização da Sesan ganha o reforço da Infraero, empresa responsável pelo funcionamento dos principais aeroportos do país. Equipes volantes da Infraero também patrulham o canal.
 As feiras livres do bairro recebem a partir de agora uma atenção especial com a coleta diária de lixo. “Tudo isso é para que o bairro do barreiro, principalmente o entorno do canal, deixe de ser um ponto crítico de derrame de lixo. Mas nada disso será possível se a população não colaborar. O município pode gastar todos os seus recursos financeiros para tentar manter a cidade limpa, mas se cada cidadão não fizer a sua parte, o investimento terá sido inútil e a cidade continuará suja. Por isso peço a colaboração de todos, da criança ao adulto”, pede o secretário.
 Serviço: o Disk Sesan 0800 095 3560 recebe qualquer tipo de denúncia, sugestão ou solicitação de coleta de lixo doméstico, seletivo e de entulho.


CNBB  lança nesta quarta
campanha ‘Fraternidade
e Saúde Pública’


O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Leonardo Ulrich Steiner, abre nesta quarta-feira, às 14h, na sede da CNBB, em Brasília, a Campanha da Fraternidade-2012. O tema da campanha deste ano é “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”, tirado do livro do Eclesiástico, da Bíblia.
O ministro da saúde, Alexandre Padilha, confirmou sua presença. Além dele, participarão do ato de abertura da CF o sanitarista Nelson Rodrigues dos Santos; o Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança e membro do Conselho Nacional de Saúde, Clovis Boufleur, e o cirurgião e membro da equipe de assessoria da Pastoral da Saúde do Conselho Episcopal Latino-americano, André Luiz de Oliveira.
A CF-2012 tem como objetivo geral “refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos”, e mobilizar a administração pública e a população por uma melhoria no sistema público de saúde.
Desde 1964
Realizada desde 1964, a Campanha da Fraternidade mobiliza todas as comunidades católicas do país, e procura envolver outros segmentos da sociedade no debate do tema escolhido. São produzidos vários materiais para uso das comunidades com destaque para o texto-base, produzido por uma equipe de especialistas.
A campanha ocorre durante todo o período da Quaresma que, segundo o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, “é o caminho que nos leva ao encontro do Crucificado-ressuscitado”.
Na apresentação do texto-base, dom Leonardo explica que, com esta Campanha da Fraternidade, a Igreja quer sensibilizar as pessoas sobre a “dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de saúde pública condizente com suas necessidades e dignidade”. 

Missa marca lançamento da
Campanha da Fraternidade
no Santuário Nacional


A Campanha da Fraternidade, que tem por objetivo despertar a solidariedade de seus fiéis e de toda a sociedade em relação a um problema concreto que envolve toda a nação. O tema deste ano é “Fraternidade e Saúde Pública”.
No Santuário Nacional, a abertura oficial será na próxima quarta-feira de cinzas, durante a missa das 9h.
A celebração será presidida pelo Cardeal arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis. A Campanha da Fraternidade, inspirada no livro do Eclesiástico, retira o lema deste ano “a saúde se difunda sobre a terra” (cf. 38,8).
A doença não é fruto de pecado, nem castigo de Deus e causa de atos que praticamos irresponsavelmente. Jesus não apenas cura os doentes, mas resgata o ser humano para o meio da sociedade. O sofrimento é de difícil aceitação para a humanidade. Geralmente o sofrimento é entendido como um dos grandes entraves à jornada existencial do homem. O sentido da cruz é a realização mais perfeita das palavras de Jesus: “Meu Pai… não se faça como eu quero…faça-se a tua vontade” (cf. Mt 26,42).
O Papa Bento XVI nos lembra, que a Igreja como comunidade deve praticar o amor. São João diz: “Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei,…” (cf. Jo 13, 34). O sacramento dos enfermos é tido pela Igreja como um sacramento de cura, corporal e espiritual, é um sacramento que consagra uma situação de vida, ou seja, a situação de doença, confiando ao doente à missão de completar, no próprio corpo, o que falta à paixão de Cristo.
O Papa Bento XVI diz: “A grandeza da humanidade determina-se essencialmente na relação com o sofrimento e com quem sofre”.
A Campanha foi lançada oficialmente pela Arquidiocese de Aparecida no dia 1º de fevereiro.

5 motivos que explicam
por que fazemos sexo


De acordo com a ciência, gemidos, beijos e até o formato dos seios de uma mulher são ferramentas que permitiram a evolução da raça humana. Saiba por que o sexo nos ajuda a continuar a espécie – de uma maneira além da óbvia:

1. Os beijos funcionam como proteção contra vírus
Ao beijar outra pessoa você já se perguntou “por que, afinal, fazemos isso”? Por que não fazemos como os esquimós e esfregamos os narizes? Segundo uma pesquisa feita na Universidade de Leeds, mulheres passaram a beijar para se expor aos vírus da família do herpes.
Se a mulher desenvolve essa doença enquanto está grávida, pode perder o bebê. Mas, se for exposta ao vírus em pequenas doses nos meses que antecedem sua gravidez, ela não irá contrair uma grande infecção – quase como uma vacina.

2. Mulheres têm seios maiores para compensar
 nossos rostos achatados
Você sabia que a mulher humana é a única fêmea do reino animal que não tem seios “evidentes” apenas quando estão amamentando? Outras mamíferas ficam com os seios aparentes só quando estão em período de lactação. E a ciência explica por que: outros bichos tem a mandíbula mais "para a frente" do que o resto da face, ao contrário de nós. Logo, se o seio não fosse mais “avantajado”, os bebês não conseguiriam mamar direito.

3. Gemidos são um convite ao sexo grupal
Segundo a ciência, os gemidos de uma mulher durante o sexo não tem nada a ver com orgasmos. Ao analisarem bonobos, cientistas perceberam que as fêmeas também gritam e produzem ruídos enquanto fazem sexo – mas que esses barulhos servem apenas para chamar a atenção de outros machos que possam estar ouvindo. Como esses primatas são um de nossos parentes mais próximos do reino animal, os pesquisadores acreditam que a comparação é válida.

4. Sexo serve para combater doenças
O sexo é complicado – demanda tempo, dinheiro e é fonte de várias preocupações. Ao mesmo tempo, alguns animais têm formas muito mais simples de se reproduzir. Estrelas-vivas, por exemplo, perdem um “braço” que logo vira outra estrela viva. Então, sem questionar o prazer proporcionado pelo sexo, por que nos reproduzimos desta forma?
Por que, quando o óvulo e o espermatozóide se encontram, o material genético dos pais do futuro bebê se mistura, fazendo com que a criança tenha maiores defesas contra doenças. Animais que não têm um mecanismo parecido não apresentam diversidade genética, o que os torna alvos mais fáceis para vírus e bactérias.

5. O orgasmo feminino é um acidente
O orgasmo masculino faz sentido – ele causa a ejaculação, necessária para que o espermatozóide chegue ao óvulo e ocorra a fecundação. Mas por que mulheres tem orgasmos se elas não precisam deles para se reproduzir?
Primeiro é importante lembrar que existem dois tipos de orgasmo feminino: o clitoriano e o vaginal. E o clitoriano é o mais comum, responsável por cerca de 80% dos orgasmos delas. Mas se o prazer feminino não é necessário para a procriação, por que as mulheres têm clitóris?
Segundo pesquisadores, o clitóris existe pelo mesmo motivo que os mamilos aparecem nos homens: “sobras” evolutivas. Antes que o sexo do feto seja desenvolvido ainda dentro do útero, os bebês formam as mesmas estruturas, principalmente os nervos. Depois de um certo tempo, as mudanças que definem o sexo do bebê começam e o desenvolvimento ou dos seios ou do pênis é interrompido.
Simplificando, o clitóris seria um pênis que não se desenvolveu, mas que tem terminações nervosas que, como o órgão masculino, podem causar prazer e são programadas para fazer o indivíduo chegar ao orgasmo.


OS músicos ranchista na concentração antes do desfile de sábado. A novidade foi a apresentação por Hugo do Cavaco, do seu filho, futuro componente do grupo, ele que é neto do vovô coruja Rafa, Chefe de Operações do DP do Jurunas. 







Destaque também para o puxador oficial Escola, Xaxá
 que não aparece na foto ainda
na concentração, mas já no domingo, em
 Mosqueiro, ao lado
do juiz de Direito, Mailson Carneiro e sua
 irmã, quando puxou a conceituada 
UNISAM (Universiade de Samba de Mosqueiro).
 Xaxá foi a grande contratação
do Rancho depois de Balalayka, Dominguinhos
Estácio e até mesmo Gogó de Ouro

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Hospital Regional do Oeste
Faz sua primeira
captação de órgãos




A manhã da segunda-feira (20) de Carnaval entrou para a história do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará por ter sido feita a primeira captação de órgãos para transplantes na região oeste do Estado. A doadora foi uma mulher de 40 anos, que teve morte encefálica decorrente de um aneurisma cerebral. Ela dera entrada na unidade de terapia intensiva (UTI) do hospital encaminhada pelo Hospital Municipal de Santarém, na última sexta-feira (17).
A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital Regional foi acionada pelos médicos intervencionistas da UTI na manhã de domingo (19), para fazer a identificação de morte encefálica da paciente. Exames neurológicos específicos deram a confirmação, segundo a avaliação de vários médicos de diferentes especialidades. Após a identificação, os membros da comissão, com acompanhamento de profissionais da assistência social e psicológica, comunicaram os familiares e receberam a autorização para fazer a doação dos órgãos.
Seguindo os procedimentos de transplantes do Brasil, a equipe de médicos da Central de Transplantes do Pará só foi acionada após o cumprimento de todos os requisitos iniciais locais. Na noite de domingo, a equipe formada pelos médicos cirurgiões Maurício Iasi e André Rodrigues, coordenador da Central de Transplantes do Pará, chegou a Santarém, por volta das 20 horas, para coletar material para exame de sorologia. Na madrugada de segunda-feira (20), o resultado do exame confirmou a paciente como apta a ser uma doadora de órgãos.
Os médicos iniciaram o procedimento cirúrgico para retirada dos órgãos na manhã de segunda-feira, acompanhados de vários médicos cirurgiões de Santarém, dentre eles o neurocirurgião e diretor técnico do Hospital Regional, Erik Jennings; o cirurgião e coordenador de Urologia do hospital, Alberto Tolentino; e o nefrologista e coordenador da Hemodiálise e da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, Emanuel Espósito.
Captação – Os principais órgãos, como os rins, fígado, córneas e o coração, para retirada das válvulas cardíacas, foram captados para beneficiar mais de oito pacientes da fila de espera por um transplante no Brasil. Segundo André Rodrigues, os rins e as córneas serão transplantados em Belém, o coração segue para Curitiba e o fígado deverá seguir para São Paulo ou Fortaleza, de acordo com a Central Nacional de Transplantes.
“Primeiro externamos nossas condolências aos familiares da doadora pela perda de um ente querido, mas também queremos confortá-los com a informação de que o ato de solidariedade que eles tiveram aqui vai beneficiar mais de oito famílias pelo Brasil que vivem a luta por um transplante de órgãos. Depois queremos parabenizar a sociedade da região oeste do Pará pelo grande hospital e uma fantástica equipe de cirurgiões altamente capacitada para os procedimentos de alta complexidade”, destacou o médico.
Para Emanuel Espósito, essa primeira captação é a comprovação de que o Hospital Regional está preparado para em breve fazer transplantes em Santarém e beneficiar diretamente os próprios pacientes locais. “Os primeiros transplantes que serão feitos aqui no hospital, no segundo semestre deste ano, serão os renais e os de córneas. Temos uma fila de espera com 100 pacientes, principalmente pacientes renais que hoje fazem hemodiálise aqui e no Hospital Municipal de Santarém”, explicou.
Segundo Erik Jennings, a equipe da Central de Transplantes do Pará ficou muito satisfeita com a estrutura do Hospital Regional e com a qualidade técnica dos médicos que acompanharam esta primeira captação de órgãos. “Sem dúvida temos uma equipe competente e altamente capaz de fazer em breve os transplantes em Santarém. Estamos trabalhando para cumprir com a programação de ampliação do número de leitos das UTIs, que irão nos dar o suporte necessário para as grandes cirurgias, inclusive as cardíacas”, enfatizou.
Para o diretor geral do Hospital Regional de Santarém, Hebert Moreschi, que acompanhou todo o procedimento, a conscientização da população para o ato de doar é fundamental. “Hoje é realmente um dia muito especial. Primeiro quero agradecer a família da paciente doadora. Mesmo num momento difícil de perda, eles tiveram uma atitude de valorização da vida. A doação de órgãos representa esperança e vida para muitas pessoas que estão na lista de espera para transplantes. A implantação dos transplantes no Hospital Regional é uma meta do governo do Estado, executada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa)”, disse.
“Não posso deixar de parabenizar nossa equipe pela demonstração de competência e qualidade. Sem isso, seria impossível viabilizarmos os procedimentos de alta complexidade que estamos implantando. O hospital cresce a cada dia, tornando-se uma referência no Estado e trazendo mais qualidade, segurança e humanização para a população do oeste do Pará”, concluiu Hebert Moreschi. O Hospital Regional do Baixo Amazonas é administrado pela Pró-Saúde.

Texto:
Roberta Vilanova – Sespa

Sespa leva bloco da prevenção
para o Carnaval de Abaetetuba







O bloco Unidos pela Prevenção esteve presente no Carnaval do município de Abaetetuba, nordeste do Pará, neste domingo (19) à noite, abordando foliões para alertar sobre prevenção da dengue, DST/ Aids e hepatites virais. O trabalho foi desenvolvido, no corredor da folia, por uma equipe de técnicos da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), juntamente com promotores fantasiados de mosquito da dengue e super camisinha.
Enquanto os blocos desfilavam, técnicos e promotores faziam a abordagem ao público, lembrando que mesmo num momento de descontração, brincadeira e lazer é preciso não relaxar a vigilância, principalmente com as doenças sexualmente transmissíveis. Também foi pedido cuidado com o lixo, como garrafas, latas e copos descartáveis, que podem acumular água e se tornar um potencial criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
O “mosquito” da campanhia interagiu com todos, inclusive crianças, simulando uma picada. A super camisinha buscava maior aproximação com os jovens e adultos, distribuindo um postal com preservativo e informações sobre como se pega e se evita a aids. Pela manhã, a equipe participou de uma carreata promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Abaetetuba, em parceria com o 6º Centro Regional de Saúde da Sespa.
A carreata percorreu diversas ruas da cidade, levando informação e distribuindo preservativos. Durante o percurso, também foi tocado o samba-enredo do bloco Muiraquitã, que recebeu apoio da Sespa por desenvolver o tema de combate à dengue no desfile desta segunda-feira (20), na Aldeia Cabana, em Belém.
A técnica da Diretoria de Vigilância à Saúde Mariana Moraes disse que o trabalho foi bem aceito pelos moradores e visitantes de Abaetetuba. Segundo a também técnica Socorro Mota, no sábado, técnicos da Sespa também fizeram atividade educativa no município de Barcareana, principalmente no terminal rodoviário, supermercados da Vila dos Cabanos e Vila do Conde.
Ainda em Barcarena, materiais educativos e preservativos foram colocados nas bolsas de abadás de um bloco mantido por uma organização não governamental (ONG) que desfilaria no sábado à noite. No domingo, pela manhã, a ação aconteceu na praia do Caripi, e nesta segunda vai para a praia de Itupanema. “A aceitação foi muito grande”, afirmou.
Com o slogan “Dengue, hepatites virais, DST e aids não se brinca”, a Campanha de Carnaval 2012 da Sespa começou dia 18 e se estende até o dia 22 deste mês, em todo o Estado, especialmente nos locais mais procurados pelos foliões, como balneários de Belém, Bragança, Salinópolis, Soure, Salvaterra, Vigia, Marapanim, Cametá, Abaetetuba e Barcarena, contando com 2,3 milhões de preservativos masculinos.
Os objetivos principais da campanha são viabilizar o acesso às informações sobre aids, dengue e hepatites virais, com ênfase na prevenção; reduzir a incidência desses agravos no Pará; e otimizar a relação de cooperação entre o Nível Central da Sespa, seus Centros Regionais de Saúde, Secretarias Municipais de Saúde e sociedade civil.

Texto:
Roberta Vilanova-Sespa

Sespa distribui 24 mil
preservativos durante o
carnaval de Cametá

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) está distribuindo desde a última sexta-feira (17) 24 mil preservativos no Carnaval de Cametá, no nordeste do Estado. A ação do governo do Estado segue a campanha nacional do Ministério da Saúde. No Pará, o governo adotou também neste período ações para promover a prevenção contra a dengue e as hepatites virais.
Segundo a coordenadora da operação em Cametá, Marília Magalhães, do Departamento Estadual de Combate às DSTs e Aids da Sespa, o foco da campanha são os jovens entre 15 e 24 anos de idade. “O Ministério da Saúde definiu essa faixa etária como o foco da prevenção contra aids e DSTs neste carnaval. Nos últimos quatro anos essa população foi a mais infectada com essas doenças no Brasil, por isso a conscientização”, explicou.
Em Cametá as ações se concentram no centro da cidade, pela manhã, quando equipes percorrem bares, restaurantes e praças distribuindo material informativo e camisinhas. À tarde, as ações são na praia da Aldeia, onde boa parte dos visitantes e moradores da cidade se concentra para a saída de alguns blocos de carnaval e também para aproveitar o local. Durante a programação oficial de carnaval no corredor da folia no centro da cidade, à noite, equipes também percorrem o trecho fazendo o trabalho de conscientização.
O diferencial da campanha paraense, ressaltou Marília, é o trabalho de equipes da Sespa em relação à prevenção contra a dengue e as hepatites virais, no que a Sespa considera um momento oportuno de conscientização, com o objetivo de reduzir os registros de casos. “O objetivo principal é fazer com que as pessoas tenham acesso à informação e saibam como se prevenir dessas doenças sexualmente transmissíveis, além, é claro, da dengue, neste período de fortes chuvas no Estado, e das hepatites virais”, alertou a coordenadora.
Ao longo do Carnaval, a Sespa faz atividades educativas nos municípios mais procurados pelos foliões, como os balneários de Belém e municípios de Bragança, Salinópolis, Soure, Salvaterra, Vigia, Marapanim, Abaetetuba e Barcarena, além de Cametá. Este ano, a campanha distribui 300 mil preservativos masculinos, com orientação da equipe técnica, juntamente com outros materiais educativos, como porta-celular e sacos de lixo para carro.
O Estado também abasteceu as regionais de saúde com dois milhões de preservativos para uso em atividades educativas na quadra carnavalesca nos 143 municípios paraenses. A campanha também usa outdoors, mídia de rádio e ônibus e cartazes adesivos, que são afixados em banheiros.

Texto:
Thiago Melo-Secom

Susipe promove cursos de
capacitação
profissional a detentos

Durante os meses de janeiro e fevereiro deste ano, 180 detentos e egressos da Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe) e seus familiares participam de nove cursos de qualificação profissional nas mais diversas áreas de atuação do mercado. O objetivo é capacitar essas pessoas para reinseri-las no mercado de trabalho.
Os participantes se dividiram em nove turmas, formadas por 20alunos cada, distribuídos nos cursos de mecânica de autos, mecânica de motos, eletricista, pintura predial, culinária de restaurante, informática avançada, assistente administrativo, doces e salgados e cabeleireiro. A iniciativa faz parte do Programa Estadual de Capacitação, do Governo do Pará, efetivado pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) e Susipe.
“Além de qualificarmos essas pessoas, estamos formando cidadãos que vão contribuir com o comércio paraense e gerar renda para ajudar no sustento da família”, disse a professora do curso de doces e salgados, Alba Vieira. Os cursos oferecem, além da prática, aulas teóricas com material didático apostilado, momento em que os alunos são instruídos sobre técnicas de venda, leis trabalhistas, ética e tratamento ao público.
Na Fábrica Esperança, onde a turma recebeu orientações sobre o curso de culinária de restaurante, cinco alunos foram contratados para trabalhar no restaurante da empresa. “É a primeira vez na vida que tenho um emprego. Só tenho a agradecer a Deus e à Susipe por esta grande oportunidade”, disse Maria Helena Almeida, 41 anos, uma das contratadas.
No curso de informática avançada, ministrado na Escola Estadual Magalhães Barata, os alunos aprenderam os conceitos básicos e específicos acerca dos programas de computador e da internet. Segundo o professor Marcello Palheta, “o intuito foi fazer com que eles perdessem o medo de usar o computador, visto que é uma ferramenta tão essencial atualmente no mercado de trabalho”.
Ao final do projeto, todos os participantes receberão certificados de conclusão do curso. A gerente da Divisão de Assistência Integrada da Susipe, Silvina Cunha, disse que a iniciativa cria novas perspectivas de vida para estas pessoas, pois além de capacitá-las, promove a reinserção delas na sociedade e no mercado de trabalho.

Texto:
Nara Pessoa-Susipe

Desfile de escolas de samba
empolga público em Cametá

O desfile das escolas de samba do grupo especial do carnaval de Cametá, no nordeste do Estado, empolgou o público que foi até o corredor da folia, no centro da cidade, na noite deste domingo (19). Seis escolas se apresentaram com temas diferentes, em busca do título de campeã do carnaval cametaense de 2012.
O desfile começou com uma hora e meia de atraso. Ajustes técnicos no som da avenida e na organização da primeira escola prejudicaram o início das apresentações. Logo que começou o desfile, o público das arquibancadas, que estavam lotadas, foi contagiado pelo ritmo do samba.
A primeira escola a entrar na avenida foi a Unidos de Brasília. Com o tema “Belle Epóque cametaense”, a agremiação apresentou um rico desfile que contava a história do período áureo da borracha na cidade. Os casarões e outros traços históricos da época foram retratados no samba-enredo, nas sete alas e nas três alegorias. A escola teve a participação de 400 brincantes.
Outra escola que mereceu destaque na noite de desfiles foi a Verde e Rosa. Com o tema “Bela época, bela arte e bela folia”, a agremiação levou para a avenida do samba um verdadeiro passeio pelo tempo. Pierrôs, colombinas e até Carmem Miranda estiveram presentes nas alas e alegorias, representando a evolução da arte ao longo dos anos. A escola, com 450 brincantes, empolgou o público com a bateria.
Além da Unidos de Brasília e da Verde e Rosa, o desfile das escolas de samba de Cametá teve ainda a apresentação das agremiações Amor e Samba, Império do Samba A Favela, Embaixada do Samba Não posso me Amofiná e a grande campeã do carnaval 2011, Academia de Samba A Chaleira.
O resultado oficial do concurso 2012 das escolas de samba de Cametá será divulgado quarta-feira (22), a partir das 10 horas. Os jurados, a maioria profissionais convidados de Belém, avaliaram os grupos a partir de oito quesitos, como bateria, harmonia, samba-enredo, mestre-sala e porta-bandeira, evolução, comissão de frente, alegoria e fantasia.

Texto:
Thiago Melo-Secom

Em Cametá as crianças caem
na folia nos blocos infantis

O domingo de Carnaval foi animado para milhares de crianças em Cametá, no nordeste do Estado. Dois blocos infantis fizeram a festa para os pequenos, que, acompanhados dos pais, seguiram trios elétricos no corredor da folia, no centro da cidade. A festa começou no início da noite, com o bloco Timbal Kids.
Marcos Farias, 12 anos, estava acompanhado da tia, Selma, e do primo, Kevin Gonçalves, de 9 anos. Para ele, o bloco foi uma grande diversão. “Gosto de sair no bloco e brincar com a espuma. A música também é muito boa”, disse o menino, que mora em Cametá e estava com o primo e a tia de Belém.
Layane Rodrigues se divertia no Timbal Kids com a filha, Beatriz, de 5 anos. Ela contou que a menina desde pequena adora festa. “É muito legal a gente poder aproveitar o Carnaval com os filhos. É uma diversão vê-los brincando”, disse.
O outro bloco, Jabaculê Kids, entrou no corredor da folia com chuva, mas isso não atrapalhou os pequenos. Muitos pais, prevenidos, levaram sombrinhas para garantir a folia dos filhos. O bloco foi aberto por palhaços perna-de-pau e cuspidores de fogo. Um pequeno trio elétrico carregava vários personagens de desenhos animados, que faziam a alegria da criançada.
A pequena Jamile dos Santos, 7 anos, fantasiada com asas de borboleta, revelou por que gosta de carnaval. “Brinco, danço, pulo e me divirto com os desenhos que eu vejo na televisão”.

Texto:
Thiago Melo-Secom

Sespa leva campanha de
saúde para conscientizar
foliões na Vigia




As ações da campanha de Carnaval da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) seguem simultaneamente em várias localidades do Estado. No município de Vigia, nordeste paraense, com o apoio do 2° Centro Regional de Saúde, equipes da secretaria percorrem até terça-feira (21) os principais pontos de concentração de foliões da cidade.
Este ano, a campanha é voltada para os jovens de idade entre 15 e 24 anos. Com o slogan “Blocos unidos pela prevenção”, o foco é a prevenção da aids, dengue e hepatites virais. Em Vigia, estão envolvidos 36 profissionais de saúde fazendo o trabalho de orientação, distribuição de preservativos e materiais educativos.
Segundo a coordenadora das atividades, Maria Lúcia Melo, as ações foram elaboradas de maneira estratégica para alcançar os foliões e moradores da cidade, visando também a prevenção da dengue. “Iniciamos os trabalhos corpo-a-corpo de olho nas residências para orientar a população sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue", explicou.
Alem disso, equipes da Coordenação Estadual de Hepatites Virais também visitaram as unidades de saúde do local para orientar e colher informações dos profissionais. Durante as atividades, a Sespa ainda recebe o apoio de promotores e atores fantasiados, que de maneira dinâmica interagem com os brincantes. Para o ator Hermes Júnior, que compõe a equipe de Vigia, a campanha chama a atenção do público presente e possibilita a interação de todos.
“Percebemos uma receptividade muito grande das pessoas. Elas se aproximam e facilitam nosso trabalho de orientação e distribuição de preservativos. Com isso, acredito que podemos alcançar com sucesso nosso objetivo maior, que é mantê-los informados”, afirmou.
O universitário Felipe Alves, 27 anos, destacou a importância das ações da Sespa e também do compromisso de todos para a valorização da saúde. “Campanhas como esta servem para sensibilizar a sociedade sobre a importância da prevenção de muitas doenças. Temos de fazer nossa parte, principalmente neste período”, disse.
Maria Lúcia Melo ressaltou que nesta segunda (20) e terça-feira (21) as atividades seguem no mesmo ritmo, para garantir a prevenção de todos que participam do Carnaval de Vigia. “Que este Carnaval seja da paz, que todos brinquem com harmonia e acima de tudo com segurança. Nossa ideia é difundir a prevenção da saúde a todos os foliões e moradores desta cidade”, afirmou.
Equipes da Sespa intensificam as ações nas localidades mais procuradas durante o Carnaval para alcançar o maior número de pessoas. Durante todo este período serão distribuídos 300 mil preservativos masculinos em todo o Estado, incluindo os balneários e as cidades de Bragança, Salinópolis, Soure, Salvaterra, Marudá, Cametá, Abaetetuba e Barcarena.

Texto:
Edna Sidou-Sespa



Em Óbidos a festa fica por conta
dos fobós nesta segunda (20)

Quem comanda a folia nesta segunda-feira (20) no município de Óbidos , oeste do Estado, é o bloco Unidos do Morro, considerado o mais tradicional da cidade por levar para as ruas cerca de mil fobós, personagem mascarado que veste uma espécie de macacão colorido. A concentração é às 17 horas, no bairro do Camelo.
Conhecida pela forte influência portuguesa, Óbidos é famosa por sua arquitetura secular, com destaque para a Fortaleza Gurjão e o Forte dos Pauxís, do século XVII, além das diversas residências e comércios de arquitetura colonial portuguesa. A beleza arquitetônica e importância histórica são um complemento dos atrativos da cidade em fevereiro, quando a atração principal é o Carnapauxis, o carnaval obidense, que atrai centenas de turistas para o município.
Sem vagas disponíveis nos hotéis e pousadas, que estão lotados, alguns barcos são transformados em hospedaria para os passageiros. As casas dos moradores são tomadas por parentes e amigos que passam a festividade no município. Leonora Hamoy, 83 anos, mora com um filho, mas durante o Carnaval chega a receber 30 pessoas na casa onde mora, no centro da cidade. São filhos, netos, genros, noras e amigos que se confraternizam, relembram histórias e juntos fazem a festa.
“Conseguimos reunir mais familiares nessa época do que no Natal. Acho ótimo todo mundo vir para minha casa, me preparo para isso, organizo a comida, os quartos, e no fim todo mundo se ajeita e a casa fica uma alegria só”, conta ela, rodeada por familiares que ouviam atentamente as suas histórias de antigamente. O filho Max Hamoy, 52 anos, mora há 14 anos em Danbury City (EUA), e veio ao Brasil especialmente para passar o carnaval em Óbidos.
A marajoara Angelina Alamar mora em Belo Horizonte (MG) e, pela segunda vez, é uma das hospedes de Leonora. “Vim para Óbidos em 2009 e adorei o carnaval. Aqui não tem violência, as famílias brincam juntas num ambiente saudável, familiar”, comentou. A família Hamoy sai todos os anos no bloco Xupa Osso, e este ano não foi diferente. Às 17 horas do domingo (19) todos já estavam vestidos com o abadá na concentração, onde uma multidão esperava a saída do cortejo.
Homenagem – O Xupa Osso é um dos blocos que mais atraem foliões, com uma mistura de carnaval tradicional é moderno. Cerca de 20 mil brincantes participaram do cortejo, que teve fobós gigantes, bateria tocando marchinhas e carros alegóricos com personagens do livro infanto-juvenil “Uerê, o pequeno guerreiro Pauxis”, da escritora obidense Bella Pinto de Souza, homenageada do bloco.
A escritora acompanhou emocionada todo o percurso e disse estar feliz por passar o Carnaval em sua terra natal. “Essa homenagem em vida é o reconhecimento do meu trabalho como escritora e agradeço a minha cidade por isso. Gosto muito de carnaval, mas carnaval bonito como esse, só o obidense sabe fazer”, asseverou.
O bloco também levou mil litros de banho de cheiro do Pará para a avenida, além do banho de espuma, que fez a festa de crianças e adultos. “O obidense tem um apego às folias, às festas, foi sempre assim. O nosso carnaval é um espetáculo sem plateia, porque ninguém assiste ao desfile, todos participam dele. Tenho muito orgulho de fazer parte deste carnaval”, afirmou o diretor do Xupa Osso, Jorge Ferreira.
O trajeto de 3,5 quilômetros passou pelas ruas principais da cidade, com o apoio do Departamento de Trânsito do Pará (Detran), cuja operação de Carnaval em Óbidos começou quarta-feira (15), com checagem de veículos, habilitações, uso de capacete e cinto de segurança.
Durante a festividade, o foco principal é o combate à combinação de bebida e direção. O agente de trânsito Sidmar Oliveira disse que a operação superou positivamente as expectativas até agora. “As ocorrências caíram drasticamente em relação ao ano passado. A população está mais consciente do uso de equipamentos de segurança e não tivemos nenhuma ocorrência grave até o momento”, informou.

Texto:
Dani Filgueiras-Secom

Tradicional baile no Centur é
opção para quem ficou em Belém

As tradicionais marchinhas de Carnaval puderam ser revividas por quem decidiu ficar em Belém neste feriado. Com o baile “Quanto riso, oh! quanta alegria”, no Centur, a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves animou a noite deste domingo (19). No repertório da banda Sayonara, músicas como “Aurora”, “Jardineira”, “Cabeleira do Zezé”, e ritmos como carimbó, xote, frevo e bolero, entre outros.
Nesta segunda-feira (20), das 19 às 23 horas, a festa será comandada pela banda Paulo Pereira. “Nossa ideia ao criar o baile aqui no Centur é oferecer uma opção de um carnaval alegre e seguro para quem ficou na cidade, especialmente o público idoso”, disse o presidente da fundação, Nilson Chaves.
O folião Paulo Maceió aprovou a programação. “O baile é uma ótima opção para todos brincarem o Carnaval. É uma festa muito bonita e animada, em um local estratégico, pois atende a pessoas de vários bairros e em um ambiente muito agradável, seguro e com entrada franca, dando oportunidade também para aqueles que não dispõem de recursos para ir ao interior do Estado”, disse.
Para a foliã Suely Vidal a iniciativa é ótima. “O governo está de parabéns. Quando soube da programação fiquei muito contente e vim prestigiar. É muito bom poder reviver um baile de Carnaval, uma forma de resgate cultural, além de ser uma opção para quem não gosta do Carnaval nas ruas, que deixou de existir no Pará”, disse.
A programação faz parte da Bumbarqueira - Carnaval do Pará, programação do governo do Estado. “Este ano decidimos também fazer essa versão do baile de Carnaval, que resgata o clima dos antigos bailes e oferece outra opção para quem fica em Belém. Esperamos que o público goste e que a festa cresça a cada ano”, afirmou a coordenadora geral do evento, Fafá Pinheiro.
Cerca de 100 pessoas trabalham no evento, entre servidores da Fundação Tancredo Neves, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que mantém uma ambulância no local.a programação tem entrada franca.

Texto:
Manuela Viana-Secom

Bailinho de Carnaval da
Estação reuniu mais de
três mil brincantes

O espetáculo infantil “Amor, confete e serpentina” abriu o segundo dia de programação do 7º Bailinho de Carnaval da Estação das Docas, na tarde deste domingo (19). A festa, que se consolidou como uma das atrações para quem fica em Belém durante o feriado, reuniu mais de três mil pessoas em dois dias e ficou por conta da Banda de Fanfarra e Theo Perola Negra.
“Esta é a primeira vez que participo do bailinho da Estação. Vim sábado e hoje, domingo, voltei trazendo a minha netinha, Alana Helena, de 3 aninhos, que está vestida de joaninha e já dançou muito”, contou a foliã Sandra Gadelha.
Para a família Brandão, o baile foi nota dez no quesito segurança e tranquilidade. “Já viemos outras vezes e sempre trazemos toda a família para este bailinho porque sabemos que temos segurança. Podemos cair na folia sem confusão e despreocupado”, destacou o casal Francilene e Jean Carlos Brandão.
No primeiro dia do baile, sábado (18), cerca de 800 pessoas dançaram ao som da banda do Boi de Máscara Veludinho no cortejo pela orla da Estação. Em seguida, a Banda de Fanfarra e Theo Perola Negra comandaram a animação.
A atriz Esther Sá, que apresentou a peça “Amor, confete e serpentina”, ressaltou que o Bailinho de Carnaval na Estação é garantia de diversão saudável para todos. “Parece até que a gente está em outra época ouvindo essas marchinhas”, comentou.
“A gente percebe que na cidade, nesta época, há poucas opções para as crianças. Este baile é uma oportunidade para as famílias estarem num ambiente agradável e seguro. É uma programação que agrega todos”, disse a presidente da Pará 2000, Lúcia Penedo.

Texto:
Isa Arnour -Pará 2000

Sesma divulga balanço parcial
de atendimentos em Belém
e Mosqueiro no Carnaval

Cerca de 1.954 atendimentos foram registrados nos Prontos Socorros Municipais de Belém entre os dias 17 e 19 de fevereiro. As maiores ocorrências foram no setor de clínica médica, pediatria, traumatologia e pequenas cirurgias. No Hospital de Pronto Socorro Municipal Humberto Maradei Pereira (PSM Guamá) foram atendidos 1.011 pessoas e no Hospital de Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti (PSM 14 de março), foram registrados 943 atendimentos.
 Em Mosqueiro, entre a Unidade Municipal de Saúde de Carananduba e o Hospital Municipal, 630 atendimentos foram registrados na ilha. No domingo  de Carnaval(19), foi registrado o maior número de atendimentos, 279, entre eles, quatro acidentes automobilísticos, um afogamento e um ferimento por arma branca, sem registro de óbitos. Durante os três dias de atendimento, o hospital realizou quatro transferências para os PSM’s da capital.
 Segundo a assessora técnica do Departamento de Urgência e Emergência (Deue)da Secretaria Municipal de Saúde, Zuleide Soares, o atendimento está tranquilo e dentro das condições esperadas. “Ainda temos mais dois dias de Carnaval e estamos trabalhando em regime de escalas e plantões reforçados para que seja um feriado tranqüilo”, falou Zuleide.
 Na próxima quarta,22, depois do meio-dia, horário em que serão consolidados todos os atendimentos, a Sesma vai divulgar o balanço total da Operação Carnaval 2012.

  Texto: Anaíza Nobre Pontes – Ascom-Sesma

Carnaval das Ilhas
garante a folia em Outeiro



O Carnaval dos Povos das Ilhas 2012, realizado pela Prefeitura Municipal de Belém,atraiu um grande público à ilha de Outeiro neste domingo,19. Cerca de 50 mil pessoas prestigiaram a programação.
 No palco montado no estacionamento da Praia Grande,o DJ Edson Lima comandou a animação que teve como principais atrações a Carretilha do Bloco Alternativo Oxente Égua e o Concurso de Fantasia e Originalidade que teve como campeã, Drica de Maria,representante da Agremiação Arco-Íris.
 Outeiro também elegeu a Rainha do Carnaval Gay 2012. A grande campeã, Lara Legan, representou o Bloco Alternativo Xibelete.
 Os Blocos Alternativos Xibelete, Xiriteua, Chora no Pau e Nós na Égua encerraram a noite agitando os foliões com muita música das suas Carretilhas.
 Para o Administrador Henrique Andrade, o Carnaval dos povos das Ilhas tem sido de paz, com segurança e com muita diversão para moradores e visitantes de Outeiro.


Escolas de samba e blocos
agitam os foliões em Mosqueiro

A folia carnavalesca no distrito de Mosqueiro neste domingo, 19, começou com o desfile dos blocos alternativos que alegraram os foliões da ilha. Depois foi a vez das escolas de samba arrastarem a multidão. Os Piratas da Ilha, Os Peles Vermelhas, Estação Primeira do Maracajá e Universidade de Samba de Mosqueiro deixaram a noite ainda mais animada. Comissão de Frente, Ala das Baianas e Bateria num compasso perfeito de euforia e diversão.

UNISAM homenageou Belém 
Amazonense da Costa arrastando
mais de 2 mil pessoas em Mosqueiro











































Um dos mais empolgados foi o magistrado Mairton Carneiro, que ao lado de sua esposa Domingas e amigos, dentre os quais, o empresário Marivaldo Silva, do dr. Torquarto e familiares, do diretor das ORM’s em Paragominas, Ronaldo Leal e família, e vários outros amigos. O juiz de Direito da capital há vários anos comanda a UNISAM (Universidade de Samba de Mosqueiro) e sempre que faz a sua apresentação, homenageia uma personalidade que se destacou no cenário político paraense e que de alguma forma contribuíram e contribui para o desenvolvimento do Estado. Este ano foi ilustre homenageado, foi o cartorário Belém Amazonense da Costa, que através de seu Cartório em Belém, contribuiu para o destaque da capital e do Estado em seu pleno desenvolvimento.
A UNISAM que comanda um trabalho social na bucólica, e seus componentes, principalmente da Bateria Nota 10, são os mais esperados no desfile no Domingo Gordo de Carnaval, como aconteceu neste domingo, ida 19. O jornalista Jorge Mesquita esteve lá, ao lado do empresário Marivaldo Silva e registrou o belo desfile que levou a rapaziada e famílias que curtem o carnaval de 2012 em Mosqueiro. O samba em homenagem a Belém Amazonense da Costa, foi puxado dentre outros, por Xaxá, que no sábado fez parte do grupo de músicos que puxou o Rancho na Aldeia Amazônica, em sua grande apresentação.

Obrigações da PMB
Na programação da Prefeitura Municipal de Belém (PMB), através da Agência Distrital de Mosqueiro, o palco principal reuniu bandas de fanfarra, marchinhas de carnaval, Baile de Máscaras e concurso para escolha da melhor fantasia.
“Isso aqui é só alegria e diversão. Cheguei aqui na quinta-feira e até agora não vi briga nem confusão. Dá pra perceber que o povo de Mosqueiro veio para brincar”, comemorou o folião Moacyr Costa.
Quem também estava muito a vontade na festa da ilha de Mosqueiro era a dona Neuza Tavares, 71 anos. Assistindo com bastante atenção cada detalhe da apresentação das escolas e dos blocos, ela acompanhou toda a movimentação da arquibancada montada na avenida do samba. “Essa arquibancada está muito animada”, garantiu.
Famílias inteiras vieram aproveitar o carnaval na bucólica. Segundo levantamento feito pela Agência Distrital de Mosqueiro, a movimentação de carnaval da ilha deve movimentar aproximadamente R$ 1 milhão até o último dia de folia. “Todo o investimento que é feito para dar tranqüilidade ao brincante de carnaval em Mosqueiro, acaba se revestindo em múltiplos benefícios para a ilha. É mais gente que vem para cá e acaba contribuído para movimentar a economia local. E esse é um beneficio que permanece e gera sempre bons frutos para todos”, comemorou Ivan Santos, Agente Distrital de Mosqueiro.
Nesta segunda, tem Parada Carnavalesca na Praia do Chapéu Virado. Da Av. Beira Mar sai o desfile de Blocos “A”. Também na segunda, acontece o Concurso Musa Gay que promete animar ainda mais a ilha. Em seguida tem show musical com Bandinha de Fanfarra, Bruno Andrade & Armandinho.
Texto: Comus

FOTOS: CORREIO JURUNENSE

XODÓ DA NEGA 
ABRE SEGUNDO 
DIA DE DESFILES


Fundado em 01 de maio de 1989, organizado a partir de uma comemoração da “Malhação de Judas”, e existente há 38 anos no bairro da Cremação, como primeira atração da noite do grupo especial, A Associação Carnavalesca Xodó da Nega agitou a avenida com muito samba e emoção trazendo cultura e emoção à platéia.
Em 2011, o bloco conquistou o primeiro lugar no Grupo “A” das escolas de samba com o enredo “A Praça É Nossa” de autoria do carnavalesco Marco Antonio da Conceição Alcântara. Mil e duzentos brincantes e cento e trinta ritmistas participaram da festa. Em 2012 o tema do samba-enredo é “Todo mundo nasce nu, mas de roupa é mais bonito”, com a autoria de Marco Antonio que fez um belo trabalho no ano anterior e voltou com tudo este ano para mostrar mais beleza e vontade de vencer.
A escola traz para o carnaval mil e quinhentos brincantes, três carros alegóricos, duas colunas, cinqüenta baianas, três casais de mestre-salas e porta-bandeiras, um porta-estandarte, vinte componentes na comissão de frente e cento e setenta ritmistas.
O enredo do Xodó da Nega conta um pouco da história das vestimentas no mundo, e dá exemplos de roupas adequadas e a importância que elas têm em cada cultura.

Texto: COMUS

Escola Coração Jurunense
leva cultura junina
para a avenida



A quarta escola de samba a entrar no corredor da folia foi a Escola Coração Jurunense, com o enredo “Devaneio Junino em Noite de Folia”, que mostrou a capacidade cultural do Estado na avenida, principalmente no mês de junho, com as comidas típicas, festas folclóricas e quadras juninas.
A Associação Carnavalesca Beneficiente e Cultural Coração Jurunense foi fundada em 2002 e desde 2003 participa dos desfiles de carnaval da Prefeitura de Belém.
Janjão Rodrigues, locutor/apresentador dos desfiles da Aldeia Amazônica e também ex-apresentador do programa Clube do Samba, da Rádio Cultura, falou da importância do carnaval no Estado. “A cultura do carnaval deve ser incentivada em todo o Estado. Em Belém, os desfiles na Aldeia Amazônica são muito importantes para a população de menor poder aquisitivo que não tem a possibilidade de viajar e vem prestigiar o evento durante os três dias”, explica.
Ele diz ainda que o carnaval proporciona conhecimento, disseminação da cultura. “Tivemos hoje aqui escolas que contaram grandes histórias, como a de Guilherme Brasileiro, que trouxe a primeira medalha olímpica para o Brasil. Outra escola contou a história do Guaraná, enfim, uma oportunidade para a população conhecer essas e outras histórias da nossa cultura”, finalizou.
Ainda vão passar no corredor do samba mais duas escolas: Mocidade Olariense e Habitat do Boto. A programação do Carnaval 2012 continua neste sábado, com a apresentação das escolas de samba do 1º Grupo.

Texto: Ana Cláudia Martins Fotos: Elivaldo Pamplona

 “Rosa da Terra Firme" 
faz homenagem a 
Guilherme Paraense



A segunda escola de samba a entrar na avenida foi a “Rosa da Terra Firme”, que contou a história do brasileiro Guilherme Paraense, que nasceu em Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó e conquistou o primeiro ouro olímpico para o Brasil, na Bélgica. A escola levou muito brilho e carros alegóricos representando a tocha olímpica para a avenida.

Texto: Ana Cláudia Martins Fotos: Elivaldo Pamplona

Blocos arrastam multidão
no Carnaval de Cametá










O Carnaval de Cametá, no nordeste do Estado, anima milhares de pessoas nas ruas da cidade. Desde a noite deste sábado, 18, vários blocos desfilaram no corredor da folia, garantindo a festa para moradores e visitantes do município. E a brincadeira durou a noite toda. Depois da passagem dos blocos na avenida principal, os foliões seguiram a madrugada atrás do Galo Elétrico, que na manhã deste domingo, 19, ainda arrasta uma multidão. A festa promete seguir direto.
No corredor da folia, na noite do sábado, cada bloco tinha um horário para passar. Eles saem das suas concentrações, em várias partes da cidade, em direção à avenida, no centro. O bloco Camarão, um dos mais animados, trouxe logo na frente a aposentada Francisca Teles, de 78 anos. Esbanjando energia, ela disse que não perde o Carnaval por nada. “Eu adoro essa festa. É maravilhosa e me sinto muito bem”, disse a senhora, que há três anos participa da folia.
O Fofó do Trevo, um dos blocos tradicionais da cidade, trazia centenas de pessoas do bairro Santa Maria do Trevo. Muitas famílias fantasiadas, com os rostos pintados com amido de milho, curtiam o Carnaval ao som das marchinhas. “É tudo família aqui. Nós somos um bloco popular, feito pelos moradores do bairro. É uma grande festa de amigos e a gente se diverte muito”, contou um dos idealizadores do bloco, Adeniter Batista.
O Carnaval de Cametá é bastante democrático e tem espaço até para quem quer demonstrar a sua filosofia de vida. O bloco Shalom, organizado pela Igreja Católica, levou para o corredor da folia centenas de jovens, animados pelo trio elétrico que tocava músicas cristãs. A foliã Agda Pantoja, de 22, disse que é uma brincadeira sadia, que respeita as famílias. “É muito bom curtir o Carnaval de Jesus. A gente mostra a força da nossa juventude, caminhando com Deus”. Após a passagem dos blocos no corredor da folia, o bloco Galo Elétrico, animado por bandas no trio elétrico, arrastou milhares de pessoas durante toda a madrugada pelas ruas da cidade. De manhã, depois de horas de folias, o bloco ainda fazia a festa de muitos brincantes.
Neste domingo, 19, a partir das 17h, a festa continua no corredor da folia, com a programação oficial do município, que é apoiada pelo Governo do Estado. Além dos fofós, haverá o desfile das escolas de samba de Cametá, que disputam o título de campeã do Carnaval cametaense deste ano. O prefeito da cidade, Waldoli Valente, ressaltou que o Carnaval da cidade tem programação para todos os tipos de público e convidou os paraenses para conhecer essa festa. “O nosso Carnaval tem desde os blocos mais tradicionais, que mostram a cultura da nossa cidade, até os blocos mais recentes, que tocam todos os tipos de música. Vale a pena conhecer essa festa e visitar o nosso município, que nesta época tem animação para todos os gostos”, destacou o prefeito, que neste final de semana espera mais de 100 mil pessoas na cidade.

Fonte: Agência Pará

Bailinho de Carnaval atraiu
grande público para a 
Estação neste sábado






Super heróis, fadas, coelhinhas, Batman, Robin e várias outras fantasias foram visitas no Bailinho de Carnaval da Estação das Docas. No primeiro dia de folia, realizado neste sábado, 18, a festa começou com um cortejo pela orla puxado pelo Boi de Máscaras Veludinho. Em seguida, o Baile Infantil correu soltou no Armazém 3 com a Banda de Fanfarra e Theo Perola Negra.
Segundo a equipe da Diretoria de Marketing, Comunicação e Cultural da Estação das Docas, o tradicional Bailinho da Estação reuniu mais de 800 pessoas somente no primeiro dia. Neste domingo, 19, ainda haverá várias atrações, com teatro infantil, bailinhos e pintura facial para as famílias que ficaram em Belém e os turistas que estão na cidade. “É a primeira vez que venho e estou adorando, trouxe meus dois filhos. O clima aqui é super tranquilo, seguro, alegre e se eu estiver em Belém no próximo ano voltarei com certeza”, disse Telma Rocha. O menino Rodrigo Santos, de 7anos, estava vestido de Batman e não parava um instante. “Sempre peço para minha mãe me trazer. É muito legal”, revelou.
A programação de Carnaval 2012 da Estação das Docas continua neste domingo, a partir das 18 horas haverá teatro infantil, com espetáculo “Amor, Confete e Serpentina”. Depois as crianças e os adultos poderão fazer pintura facial. E, a partir das 19 horas, a Banda de Fanfarra e Theo Perola Negra animam novamente o Bailinho Infantil. A programação toda é gratuita.

Texto:
Isa Arnour - Pará 2000

Esquemas de tráfico de drogas
desarticulados em Breves
e em Santa Maria

A repressão ao tráfico de drogas continua em todo interior do Estado. Nos municípios de Breves, na ilha de Marajó, e em Santa Maria do Pará, nordeste do Estado, dois esquemas para venda de drogas foram desarticulados. Em Breves, a equipe da Superintendência Regional da Polícia Civil responsável pelas investigações de crimes na região, em mais um trabalho realizado por policiais civis da cidade, flagrou no centro do município em uma praça Mailson de Jesus Santos Bittencourt e um adolescente. Os dois vendiam no local pasta de cocaína. O flagrante se registrou por volta de 1 hora da manhã desta sexta-feira, 17.
A equipe, formada pelo delegado Márcio Cavalcante, o investigador Fernandes e escrivão Mauro abordou os dois. Com eles, no total, 27 "petecas" de pasta de cocaína foram encontradas. O delegado Márcio Cavalcante conta que a equipe policial ficou em campana por cerca de três horas até flagrar a venda de drogas no local. Segundo ele, os dois foram abordados no momento em que vendiam drogas para um usuário na via pública. Sob comando do delegado Jarson Silva, superintendente regional de Breves, a equipe policial cumpriu determinação da Diretoria de Polícia do Interior (DPI) para combate ao tráfico de entorpecentes na região. As ações de repressão ao crime vão prosseguir com objetivo de desarticular as bases do tráfico de drogas no município.

Santa Maria do Pará

Os irmãos Jonas da Silva Costa e Eliomar Benício da Costa Junior, e Pedro Bencio de Oliveira, foram flagrados na venda de drogas por uma guarnição da Polícia Militar e apresentados na Delegacia da Polícia Civil para lavratura do flagrante. Com eles, 20 embrulhos de petecas de pasta de cocaína. O flagrante se registrou enquanto a Polícia Militar realizava ronda no município junto com o investigador Maurício. Os policiais apuravam denúncia anônima de que que os acusados vendiam entorpecentes na rua Leonardo, próximo ao local conhecido por lombada. Os agentes passaram a observar uma casa apontada nas denúncias como o local usado para preparo da droga. Os policiais rodearam a casa e flagraram, na cozinha do imóvel, os acusados manipulando entorpecentes. No quarto, em cima da cama, a droga foi encontrada dentro de sacos plásticos. Todos foram conduzidos para a Delegacia para serem enquadrados pelo crime e permanecerão recolhidos à disposição da Justiça.

Texto:
Walrimar Santos-Polícia Civil

Fundação Tancredo Neves traz
de volta a magia dos
bailes de Carnaval

Sob as máscaras e serpentinas, o Carnaval aviva o desejo do homem de celebrar a alegria. E, ao longo da História, as festas de salão sempre foram o ambiente perfeito para colorir o alto astral. Com intuito de resgatar essa atmosfera, a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (FCPTN) realizará o baile tradicional de Carnaval “Quanto Riso, Oh! Quanta Alegria”, que contará com a banda Sayonara, no dia 19 de fevereiro, e com a Banda Paulo Pereira, no dia 20. Nos dois dias, a festa será das 19h às 23h, na Praça do Povo, no Prédio do Centur. A entrada é franca.
Carimbó, toadas de boi, marchinhas de Carnaval, xote, frevo, marchas rancho e famosas músicas “Aurora”, “Jardineira”, “Cabeleira do Zezé” farão parte do repertório das bandas durante o baile, além de diversos ritmos populares que ultrapassam gerações. “A intenção do evento é fazer um Carnaval divertido e seguro para os brincantes”, afirma a diretora de Interação Cultural Lucinnha Bastos. Segundo ela, os bailes fazem parte da essência do Carnaval em que os brincantes celebravam a alegria e tudo era menos midiatizado. “Esse é um programa diferente, é um momento de diversão e aprendizado”, diz Lucinnha.
Já Paulo Pereira diz que a sensação de participar de um baile de Carnaval é a melhor possível. “É a oportunidade de dançar, cantar e relembrar uma época gostosa em um ambiente saudável, seguro e propício para a realização de um evento deste porte”, afirma.

As bandas

O primeiro nome foi Orquestra Internacional, fundada em 1940, pelo grande maestro Orlando Pereira, autor de “Quem vai ao Pará, parou”. Depois passou a se chamar Conjunto Orlando Pereira. Agora o tradicional grupo se chama Banda Paulo Pereira e é considerada uma das bandas mais antigas do Brasil, em atividade por mais de 60 anos. O repertório é composto de músicas românticas, forró, calypso, discoteca, carimbó, lambada, flash brega, jovem guarda, anos 60, sendo regravações e composições próprias. Já a Banda Sayonara, com 51 anos de carreira, já fez shows nas cidades do Pará, Amapá e Amazonas. Além de Brasília, Maranhão, Piauí e São Paulo. São 20 álbuns, dois DVD’s e mais de 10 mil apresentações entre bailes e shows.
Atualmente, a banda está trabalhando no álbum “Romântico e Caliente”, que reunirá os 41 maiores sucessos do grupo. Além do álbum recente “Viva a Vida”, com músicas inéditas e uma música em homenagem ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré.
Serviço:
Baile Tradicional de Carnaval “Quanto Riso, Oh! Quanta Alegria” com a Banda Sayonara, no dia 19 de fevereiro, e com a Banda Paulo Pereira no dia 20, das 19h às 23h, na Praça do Povo, no Prédio do Centur. A entrada é franca.

Texto:
Hélio Granado-FCPTN

Órgãos de saúde e segurança
pública funcionam
normalmente 
durante o Carnaval

Durante o Carnaval, os órgãos de saúde e segurança pública funcionarão normalmente e, em alguns casos, com ações reforçadas nos principais locais da folia. Para quem resolver curtir o feriado visitando os museus do estado, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) informa que os espaços estarão abertos até sábado, 18, de 10 às 14h e durante a semana, voltam a abrir as portas na quarta-feira, de 13h às 18h.
A Estação das Docas fez uma programação especial para as crianças, o Bailinho de Carnaval que acontece no sábado e domingo, 18 e 19, a partir das 18h, com entrada gratuita. As atrações incluem teatro, arrastão do boi veludinho, pintura facial e bandinha de Carnaval. Na terça-feira, 14, a Estação antecipa para às 9h o horário de abertura. O Mangal das Garças mantém a programação sem nenhuma alteração durante o Carnaval.
Os hospitais funcionarão durante os feriados e dias facultados. Os plantões terão equipes de reforço, inclusive nos Hospitais Regionais. O Hospital Abelardo Santos, em Belém, funcionará em caráter de urgência e emergência 24h. O Posto de Saúde da Pedreira também irá funcionar 24 horas. A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) dará reforço com atividades educativas para as Unidades de Saúde municipais, nos locais onde terão ações de Carnaval. O Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Pará (Iasep), terá equipes de plantão para garantir atendimento ao segurado que necessitar de liberação de urgência e emergência, o atendimento será feito apenas por telefone.
As operações de segurança pública serão realizadas em conjunto pelos órgãos da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesas Social (Segup) na operação “Carnaval 2012”. A Policia Civil trabalhará em 31 localidades do Estado, no período de 18 a 22, assim como o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), que vai atuar na prevenção em praias, rios e cerca de 40 balneários, em 27 localidades, entre elas Salinas, Mosqueiro, Outeiro, Marudá, Ajuruteua, Vigia, Cametá e Cotijuba e, na Aldeia Amazônica, em Belém, por conta dos desfiles de escola de samba. O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran/PA) atuará nas vias de acesso aos principais balneários do Estado, orientando os motoristas.
O Centro de Perícias Científicas Renato Chaves atuará na Operação Carnaval 2012, que abrangerá o distrito de Mosqueiro e os municípios de Marudá, Salinópolis, Vigia, Salvaterra, Bragança e Tucuruí. A ação do CPC deste ano trará uma novidade, a Unidade Móvel de Perícia, equipada com laboratório e Maletas CSI, prontos para realizar exames clínicos de embriaguez, constatação de drogas e coleta de material biológico para fins de perícia sexológica, no local das ocorrências. A unidade terá o apoio de um Perito Criminal e um Médico Legista e ficará disponível na barreira da Policia Rodoviária Federal, no município de Benevides. O diferencial da utilização da Unidade Móvel está no tempo de resposta às ocorrências, que será imediato.
A Delegacia de Meio Ambiente (Dema) estará durante os dias do feriado de Carnaval com suas equipes móveis do Disque-Silêncio na capital e em Mosqueiro e Salinas. Os alvos da operação da Dema serão os donos de carro que utilizam aparelhagens no automóvel, trios elétricos e festas de aparelhagem. A punição para os que forem pegos com volume de som acima do permitido varia de 1 a 5 anos de reclusão e multa, sendo a fonte sonora passível de apreensão. Os foliões que quiserem utilizar a fonte sonora móvel, em cima de veículo com tração, terão que ter licença ambiental e alvará da Divisão de Polícia Administrativa (DPA). Nos demais municípios, a população pode denunciar a poluição sonora nas delegacias locais.
A Polícia Militar (PM), que operará com quase 10 mil policiais militares escalados para o serviço durante os dias 16 a 22, em 26 localidades paraenses, principalmente em Vigia, Mosqueiro e Salinópolis, que receberão os maiores efetivos de reforço. Um efetivo em mais 700 homens foi destinado para as ações nas estradas com a operação “Rumo à Folia” que iniciou quinta-feira, 16.
O Centro Integrado de Operações (Ciop) terá um Núcleo Integrado de Operações (Niop) em Salinas, que irá funcionar na delegacia daquele município. Para dar agilidade ao Serviço de Levantamento de Acidentes de Trânsito (Selatran), que realiza a perícia nos acidentes ocorridos na capital, o Ciop destacará uma equipe de atendimento para Mosqueiro, que ficará disponível durante o Carnaval. Em caso de ocorrência de qualquer natureza, o Ciop poderá ser acionado pelo 190. Para denúncias ou informações, o telefone é 181. O objetivo da operação integrada da Segup é reduzir os acidentes e a criminalidade durante o período de Carnaval.

Serviço:
Estação das Docas:
Contatos: (91) 3212 5525/ 3212 5660/ 3212 5615
Endereço: Av. Boulevard Castilho França s/n – Bairro Campina
Horário de funcionamento: Sábado (12h às 3h) e domingo à sexta (11h às 00h)
Mangal das Garças:
Contatos: (91) 3242.5052
Endereço: Passagem Carneiro da Rocha, s/n. Próximo ao Arsenal de Marinha - Cidade Velha
Horário de funcionamento: de terça à domingo (09h às 18h)
Hospital Abelardo Santos
Contatos: (91) 3204-2811
Endereço: Rod Augusto Montenegro, s/n km 13
Horário de funcionamento: 24h
Posto de Saúde da Pedreira
Contatos: (91) 32442288
Endereço: Pedro Miranda com a Mauriti
Horário de funcionamento: 24h
Dema - Disque Silêncio
Belém: (91) 3238-3132/ 3238-1225 e 9987-9712
Mosqueiro: (91) 99910090
Salinas: (91) 99877690
Centro Integrado de Operações (Ciop)
Ocorrência: 190
Denuncia ou informação: 181
Texto:
Dani Filgueiras-Secom

Denúncias anônimas levam à
apreensão de veículo
roubado em Almeirim

Os furtos e roubos de veículos, além do tráfego de veículos roubados, são alvos de investigações realizadas pela equipe da Delegacia da Polícia Civil em Almeirim, noroeste do Estado. O trabalho está sendo coordenado pela delegada Adriana Magno Barbosa, titular da Polícia Civil no município. Por meio de denúncia anônima, a equipe policial chegou ao paradeiro de um carro roubado no Estado do Amapá, que trafegava pelas ruas do município. Os policiais receberam a informação do local onde estaria o carro e foram apurar a denúncia com apoio de uma guarnição da Polícia Militar.
O escrivão João Sousa da Silva e os investigadores Carlos Eduardo Rodrigues Matos e Max Tente Lins, junto com o soldado Henildo Carlos Silva da Costa e o cabo José Benjamim Santos, abordaram o condutor do veículo, Wanderson Ferreira Águila, de 29 anos, e apreenderam o carro, modelo caminhonete Ford Ranger XLS, placa NER 1336. A caminhonete estava na casa de Wanderson, localizada na Rua Lameira Bittencourt, centro. Os policiais conduziram o veículo para a unidade policial para averiguação. Durante o levantamento, por meio de consulta ao sistema Infoseg, de informações criminais, os policiais constataram que o veículo apresentava cadastro com ocorrência de roubo. O proprietário do veículo é José Maria Soares Nunes.
Wanderson Águila foi autuado em flagrante por receptação. Ao final do procedimento, a delegada Adriana Barbosa arbitrou fiança pelo fato de Wanderson ser réu primário e ele vai responder o processo em liberdade. A delegada ressalta a importância das denúncias anônimas como forma de contribuir para o trabalho de combate à criminalidade na região. "Esse tipo de informação ajuda muito o trabalho da Polícia. Agradecemos pela colaboração da população do município", enfatizou a policial civil. As ações policiais atendem às determinações da Diretoria de Polícia do Interior (DPI) e da Superintendência da Região das Ilhas à qual a Delegacia de Almeirim está vinculada.

Texto:
Walrimar Santos-Polícia Civil

Parfor divuga pré-inscrições
deferidas para especialização
em Gestão Escolar

A lista com o nome dos candidados que tiveram suas pré-inscrições aprovadas para o curso de especialização em Gestão Escolar pelo Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica já está disponível no site do Plano de Formação Docente (Parfor). Foram deferidas 274 pré-inscrições de diretores e vice-diretores de escolas da Rede Pública Estadual de Educação. Esses servidores devem aguardar a públicação do edital de convocação que será divulgado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do site da Escola de Gestores.
Foram analisadas as informações do formulário de pré-inscrição e o documento comprobatório de exercício da função (Declaração do Gestor de URE/USE ou portaria de nomeação). Conforme orientações do Ministério da Educação (MEC), a próxima seleção considerará como candidatos prioritários aqueles que atuam em escolas com Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) abaixo da média nacional.
Também são pré-requisitos para participação no curso: ter concluído curso de graduação plena; ser gestor efetivo (pertence ao quadro permanente da rede pública), em exercício da função, de escola pública municipal ou estadual de educação básica, incluído aqueles de escolas de Educação de Jovens e Adultos, de Educação Especial e de Educação Profissional; ter disponibilidade para dedicar-se ao curso, empregando pelo menos um tempo médio de uma hora diária; estar disposto a compartilhar o curso com o coletivo da escola, evidenciando condições para construir ou (re)construir, com a comunidade escolar e local, o Projeto Político Pedagógico no estabelecimento de ensino onde atua.

Texto:
Mari Chiba-Seduc

Campanha orienta servidores
sobre DST's e distribui
preservativos na Seduc

A Gerência de Assistência ao Servidor (GAS) distribuiu nesta sexta-feira, 17, às vésperas do Carnaval, centenas de preservativos masculinos e femininos aos servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lotados na sede. A ação faz parte do projeto “Qualidade de Vida no Trabalho”, desenvolvida pela GAS, que visa a melhoria da qualidade de vida e de saúde no ambiente de trabalho, proporcionando a integração entre diversos setores e servidores, melhorando suas relações interpessoais.
A ação foi desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) que doou os preservativos e os panfletos educativos que foram distribuídos, contendo informações sobre a prevenção das DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis); Aids, Hepatite B e C; sífilis; gravidez não desejada, entre outras. Temas como alimentação saudável, bebida e direção, reposição de líquidos e cuidados com a exposição excessiva ao sol também foram abordados. Segundo a enfermeira e uma das coordenadoras do projeto, Maria José Carvalho, é importante conscientizar. “ Somos agentes educadores de saúde, por isso, temos a missão de educar, de informar os nossos servidores sobre como viver melhor e com qualidade. Para isso é preciso que respeitemos e cuidemos de nossa integridade física e mental, respeitando nossos limites e de nossos colegas”, informou.

Nota - Sesma

A Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informa que durante o Carnaval, entre os dias 18 e 22 de fevereiro de 2012, estará atendendo a imprensa em seus telefones funcionais ligados 24h. Ressaltamos que todas as demandas da secretaria, como número de atendimento nos Hospitais Pronto Socorro de Urgência e Emergência, quadro clínico de pacientes e denúncias, esta assessoria pode e deve ser acionada. Segue abaixo os números dos telefones e os assessores:
Liandro Brito (8733-2779)
Fernando Diniz (8733-2339)

Polícia Civil prende acusados
de assalto e estupro no interior

Três acusados de roubo a uma residência, na sede municipal de Ulianópolis, no sudeste do Pará, foram presos por policiais civis. Os mandados de prisão foram expedidos pelos juiz Acrísio Tajra de Figueiredo, da Comarca de Ulianópolis. O crime aconteceu no último dia 31 de janeiro. Do imóvel foram levados dinheiro, joias, telefones celulares e computadores portáteis. Os acusados, Alerino Rodrigues Amorim, Rubeilton Silva Souza e Elivaldo Torres da Silva, apelidado de "Da Gata", usaram o carro do dono da residência para fugir.
Policiais de Ulianópolis, sob o comando do delegado Joazil Serrão, com apoio da Superintendência da Região Guajarina, sediada em Paragominas (município próximo a Ulianópolis), identificaram os autores do roubo com apoio do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) de Marabá. As vítimas reconheceram os acusados, que foram  presos em Marabá e Dom Eliseu. Os objetos roubados foram recuperados. Os três também são acusados de outros roubos em Marabá e municípios da região.
Violência sexual - No município de Senador José Porfírio, na região do Xingu, policiais civis prenderam Robério Francisco da Silva, acusado de sequestrar e estuprar uma criança de 11 anos, e Walter Silva Soares, foragido da Justiça do Estado do Amapá. Robério foi preso próximo ao distrito de Belo Monte II, zona rural de Vitória do Xingu, município da mesma região. O crime aconteceu no último dia 11. Condenado por estupro, Robério estava foragido do Centro de Recuperação de Altamira, e já havia mandado de prisão expedido contra ele.
Robério também é apontado como autor de mais dois estupros, roubos e outros crimes. Segundo as investigações, o acusado retirou a criança de um igarapé, onde ela estava com familiares. A menina foi abandonada em uma casa na região conhecida por travessão, na zona rural de Senador José Porfírio. Os exames realizados em Altamira constataram a violência sexual.
Após ser identificado, ele passou a ser procurado pelo crime. Policiais civis e militares, com apoio da Polícia Rodoviária Federal, prenderam Robério. Ele disse aos policiais que, quando sair da cadeia, continuará cometendo crimes. Ele está no Centro de Recuperação Regional de Altamira.
Foragido da Justiça do Amapá, Walter Silva Soares teve sua prisão preventiva decretada em setembro de 2011. Walter foi capturado pela equipe da Polícia Civil do município. Ele está na Delegacia local, aguardando a transferência para o Amapá.

Texto:
Walrimar Santos-Polícia Civil

Seduc abre pré-matrícula
para Proeja em escolas
tecnológicas

Está aberto até 25 de março o período de pré-matrícula para as 1.830 vagas ofertadas nos cursos técnicos de nível médio do Ensino Tecnológico e Profissionalizante, da rede pública estadual de ensino, especificamente na modalidade Proeja (Programa de Educação Jovens e Adultos). A pré-matrícula é destinada a novos alunos. Já o ingresso na Educação Tecnológica nas modalidades Integrado e Subsequente será feito em Processo Seletivo, cuja data de inscrição ainda será divulgada.
O interessado deve ter a idade mínima de 18 anos até a data da matrícula e apresentar o certificado de conclusão do ensino fundamental. Para garantir uma vaga no Proeja Tecnológico, o candidato deve acessar o site da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) – www.seduc.pa.gov.br.
A pré-matrícula também pode ser feita pelo número 0800 280 0078, de segunda à sexta-feira, das 8 às 20h. Nos casos em que a demanda de matrícula for maior que o número de vagas, o critério de classificação e desempate será a idade, em ordem decrescente, priorizando aqueles com maior idade cronológica para classificação.
As vagas são oferecidas em 14 instituições de ensino - em Belém, as escolas Anísio Teixeira e Magalhães Barata, no bairro do Umarizal; Deodoro de Mendonça, em Nazaré; Paes de Carvalho, no Comércio; Colégio Integrado Francisco da Silva Nunes, na Marambaia; Instituto de Educação do Pará (IEP), no bairro da Campina; Escola de Educação Tecnológica do Estado do Pará (Eetepa), em Icoaraci. Em Marituba, a Escola Agroindustrial Juscelino Kubistcheck. No interior do Estado, a Escola Irmã Albertina Leitão, em Santa Izabel do Pará; as Eetepas de Salvaterra, Itaituba, Paragominas e Monte Alegre, e o Centro Integrado do Baixo Tocantins, em Cametá.
A duração dos cursos técnicos Integrados à Educação de Jovens e Adultos (EJA) é de três anos, segundo o projeto escolar e o plano de curso de cada escola. Os estudantes que desejarem participar de Processo Seletivo Seriado (Prise) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), para ingresso no ensino superior, precisam concluir o segundo ano do curso em que estão matriculados.

Texto:
Mari Chiba-Seduc

Começa dia 23 o pagamento
dos servidores 
públicos do Estado

Começa no próximo dia 23 (quinta-feira) o pagamento dos servidores públicos do Estado do Pará. A Secretaria de Estado de Administração (Sead) divulgou nesta sexta-feira (17) o calendário de pagamento, que começa com os pensionistas, militares e civis, e prossegue com os inativos civis e os que recebem pensões especiais. Até o dia 29 de fevereiro todos os funcionários públicos do Estado já terão recebido o salário de fevereiro.

Calendário
Dia 23 (quinta-feira) - Inativos militares e pensionistas civis e militares.
Dia 24 (sexta-feira) - Inativos civis e pensões especiais/Sead.
Dia 27 (segunda-feira) - Auditoria, Casa Civil, Casa Militar, Consultoria Geral, Defensoria Pública, Gabinete do Vice-governador, Procuradoria Geral, NAF, Secretarias Especiais, Sepaq, Secti, Sead, Sefa, Sepof, Sagri, Sema, Secult, Sedurb, Seel, Seicom, Sejudh, Seop, Sespa, Seter, Seas, Setran e Secom.
Dia 28 (terça-feira) - Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, CDI, Ceasa, Cohab, CPC Renato Chaves, Detran, Escola de Governo, Emater, Fundação Carlos Gomes, Fundação Tancredo Neves, Fundação Curro Velho, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clínicas, Hospital Ophir Loyola, Fundação Hemopa, IAP, Imep, Iasep, Igeprev, Imprensa Oficial, Iterpa, Jucepa, Paratur, Prodepa, Fundação Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor, Idesp e Loterpa.

Dia 29 (quarta-feira) - Seduc - capital e interior.

Texto:
Marcio Flexa-Secom

Banpará doa computadores
ao Centro Nova Vida

Nesta sexta-feira (17), o Banco do Estado do Pará (Banpará) entregou computadores ao Centro Nova Vida, entidade que se tornou referência no tratamento de dependentes químicos. “Ao doar estes bens ao Centro Nova Vida, o Banpará contribui para um trabalho importante realizado pelo Centro, referência não somente no Pará e no Brasil, mas internacional. Esse reconhecimento vem do trabalho incansável de seu idealizador, Luiz Veiga. Isso tudo nos leva a crer que o trabalho desenvolvido no Centro é importantíssimo para a sociedade”, ressaltou a diretora administrativa do banco, Márcia Miranda.
O Banpará, disse a diretora, "orgulha-se em aliar sua marca ao trabalho realizado pelo Centro Nova Vida". A entidade foi escolhida para receber as doações em função do  tratamento oferecido a dependentes químicos, aliado ao trabalho de prevenção e conscientização sobre os danos causados pelo uso de drogas.
Os computadores doados serão vendidos, e o dinheiro destinado ao custeio das despesas gerais da entidade, que tem capacidade para atender 60 pessoas, mas por falta de recursos tem atendido apenas. Os atendidos ficam no Centro por até quatro meses, onde recebem assistência integral.
Parceria - Ao longo de 18 anos, o Centro Nova Vida já beneficiou mais de 8 mil jovens. “Parcerias desta natureza são fundamentais para o desenvolvimento do nosso trabalho, pois esse recurso vamos transformar em sobrevivência. Agradeço ao governo e ao Banpará por esse apoio”, ressaltou Luiz Veiga, diretor do Centro.
Ainda este ano, a entidade pretende atender deficientes físicos dependentes químicos, um projeto pioneiro no Brasil. A entidade também já fechou parceria com o Instituto Helena Coutinho, para capacitar e reconduzir o dependente ao mercado de trabalho. “Com essa parceria, vamos devolver a dignidade ao dependente químico, devolvendo-o ao mercado de trabalho, a sua família e à vida”, informou Luiz Veiga.
Para ser parceiro do Centro é preciso se cadastrar pelo site www.centronovavida.org.br. Com a doação a partir de R$ 10,00 por mês, a pessoa recebe o Cartão Nova Vida e passa a integrar um grupo de amigos solidários da entidade.

Texto:
Yedda Bevilacqua-Banpará

Jucepa orienta servidores e
usuários sobre prevenção
de DSTs e hepatites

Nesta sexta-feira (17), a Junta Comercial do Pará (Jucepa) promoveu para servidores e usuários uma ação alusiva ao Carnaval, destinada a orientar sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), Aids e hepatites virais. O objetivo foi conscientizar servidores e usuários para a importância da prevenção durante a folia.
Na sede foram fixados cartazes e entregues folders educativos e preservativos. A iniciativa foi promovida pelo serviço social da Gerência de Gestão de Pessoas da Jucepa e a Coordenação Estadual de DST/Aids, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
O material também foi enviado para servidores das 15 Unidades Desconcentradas (UD's) no interior. A Jucepa se integrou à campanha realizada pela Sespa em todo o Estado, com o slogan “Blocos unidos pela prevenção”, e distribuiu 310 kits, totalizando 810 preservativos.
Responsável pela iniciativa, a assistente social Carla Seynaeve, da Gerência de Gestão de Pessoas da Jucepa, destacou que "o Carnaval é uma manifestação da cultura popular, e aproveitamos este momento para trabalhar a sensibilização para a prevenção das DSTs. Neste período, as pessoas estão muito voltadas para a diversão. Então fizemos uso de um tema sério, mas de forma lúdica".
Humor - Servidores da Jucepa contribuíram para a realização do evento, desde a elaboração da proposta até a confecção de fantasias. Gilvan Chaves, da Diretoria de Registro Mercantil, foi o grande destaque da festa, ao se fantasiar de preservativo e animar os colegas. "Esta foi a primeira iniciativa voltada para a saúde do servidor neste período do Carnaval. Usei o humor para tratar de um assunto sério. Achei muito interessante, porque abordarmos a prevenção e a conscientização usando um pouco do teatro e da música, tudo dentro do contexto do Carnaval", disse Gilvan, que já ganhou o primeiro lugar, em 2006, com a fantasia de Matinta Pereira, no Servifolia (o baile carnavalesco dos servidores do Estado).
A iniciativa foi aprovada pelos usuários. Messias Brito do Nascimento, auxiliar de contabilidade, disse que "a prevenção de DSTs não deve ser esquecida. É muito válida a atitude da Jucepa de alertar seu público". Para o contador Daniel Gomes, "ações como esta ampliam o conhecimento e melhoram a qualidade de vida. É um benefício inclusive para a economia do país, pois prevenção é sempre o melhor remédio".

Texto:
Diane Maués-Jucepa

Corpo de Bombeiros 
age rápido no resgate de 
vítimas de acidentes

Dois acidentes com seis vítimas fatais, ocorridos na quinta (16) e na sexta-feira (17), em Belém e no interior do Pará, mostraram a importância do trabalho do Corpo de Bombeiros no resgate das vítimas. Nos dois acidentes foram mobilizados cerca de 40 militares e 10 viaturas. Nesta sexta-feira, quatro operários ficaram soterrados em uma obra na Rodovia Augusto Montenegro, na capital. Dois operários acabaram não resistindo aos ferimentos. Na quinta-feira, um avião bimotor caiu ao decolar do aeródromo de Cametá, município da região do Tocantins, com quatro vítimas fatais.
No acidente na Rodovia Augusto Montenegro, o Corpo de Bombeiros foi acionado, e em nove minutos chegou ao local, com 20 militares e três viaturas. De acordo com o coordenador do resgate, coronel Moraes, no local do acidente foram tomadas as primeiras providências, com o isolamento e o escoramento dos escombros, para evitar mais deslizamentos. “Estas são medidas que devem ser tomadas para garantir também a segurança da equipe que estava trabalhando no resgate”, explicou o coronel.
Ao chegar na obra, o coronel Moraes viu que dois operários estavam parcialmente soterrados, a cerca de 3 metros e meio de profundidade, e dois estavam feridos. “A situação dos operários estava complicada por causa da forte chuva que caía na cidade”, disse ele. Para o isolamento foram utilizadas 30 escoras de metal e mais de 40 folhas de compensado.
Os operários Francivaldo Cirilo da Silva, 31 anos, e Abraão Teixeira Figueiredo, 18, morreram na chegada ao Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, para onde as vítimas foram levadas. Permanecem internados Edílson Ferreira Vieira e Gleuson Cavalcante Monteiro. Edílson está com traumatismo craniano e seu estado é grave. Gleuson passa por exames.
Acidente aéreo - Em Cametá, o avião bimotor prefixo PT-LOU, modelo Beechcraft Baron, da empresa Norte Jet Táxi Aéreo, caiu por volta das 10h de quinta-feira , após decolar do aeródromo de Cametá, em direção a Belém. A aeronave explodiu e seus quatro ocupantes morreram carbonizados.
O coordenador da operação de resgate dos corpos, major Quaresma, do 9° Subgrupamento Bombeiro Militar de Cametá, contou que foi acionado por volta de 09h40, e mobilizou 19 militares e três viaturas, que se dirigiram ao local do acidente, distante 11 quilômetros da sede do Subgrupamento.
Para chegar ao local da queda do avião, no meio da mata, foi preciso utilizar motosserras. Os bombeiros levaram abafadores, extintores de incêndio, luvas e capacetes. “O local estava em chamas e observamos que não havia como encontrar sobreviventes”. O major informou ainda que a área foi isolada, pois um grande número de curiosos estava no local e havia o risco de mais explosões.
“Assim que chegamos, garantimos a segurança de todos que se encontravam no local do acidente”, explicou. “Nós somos preparados para este tipo de situação, mas cada ocorrência é um novo aprendizado”, disse o major Quaresma.

Texto:
Marcio Flexa-Secom

Audiências debatem sistemas
de água e esgoto em
Ananindeua e Marituba

Representantes da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) se reuniram na quinta-feira (16), no Seminário Pio X, com moradores e autoridades dos municípios de Ananindeua e Marituba, em audiência pública, para debater a implantação do Plano Diretor de Água e Esgoto da Região Metropolitana de Belém (RMB).
Com a regulamentação do serviço de saneamento, pela Lei Federal nº. 11.445 / 2007, a renovação dos antigos contratos de concessão (atual contrato de programa) da prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, entre a Cosanpa e as Prefeituras, passou a depender da aprovação da sociedade, por meio de apreciação pública do Plano Diretor de Água e Esgoto do município. O contrato de programa também deverá ser submetido à consulta pública.
O diretor de Expansão da Cosanpa, Alfredo Barros, detalhou o investimento de R$ 149 milhões em obras na RMB, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2/FGTS). O volume de recursos será aplicado na revitalização da 1ª etapa da Estação de Tratamento de Água do Bolonha, na implantação da unidade de tratamento de resíduos da ETA e na integração dos sistemas de abastecimento de água dos municípios de Ananindeua e Marituba ao sistema Bolonha, por meio de uma adutora. “Iremos complementar um trecho de 10 km de adutora, para levar água tratada do setor Ananindeua-centro para o setor Marituba-centro”, informou Alfredo Barros. 
Ele também apresentou os investimentos do PAC 2, com recursos do Orçamento Geral da União (OGU). Para Ananindeua serão liberados R$ 15 milhões, destinados a obras no bairro Águas Lindas, e para Marituba R$ 10 milhões, beneficiando o bairro Beija Flor. Os recursos garantirão, para Ananindeua, 5.554 novas ligações, por meio de captação água de poço profundo, e 1.975 novas ligações de água para Marituba, com captação de água subterrânea.
Castanhal - Em uma audiência pública realizada na Secretaria Municipal de Assistência Social de Castanhal (município do nordeste paraense), foi apresentado o Plano de Saneamento Básico de Água e Esgoto do município e o contrato de programa a ser assinado com a Cosanpa.
Gustavo Martins, gestor de Projetos da Companhia, apresentou os investimentos do PAC 1/FGTS, que foram repassados pelo Ministério das Cidades, e do PAC 2, a ser contratado pelo governo do Estado. O projeto da Cosanpa prevê a ampliação e melhoria do sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto da área urbana, com investimentos de R$ 129,7 milhões. A cobertura de fornecimento de água, que hoje é de 30,89%, ao final das obras chegará a 89%, enquanto a cobertura de esgoto, hoje inexistente, será de 10%.
Participaram da audiência o diretor de Operações da Cosanpa, Antonio Crisóstomo, o secretário Municipal de Obras, Ranilson Sena, o secretário de Infraestrutura, Roberto Luna, o procurador Administrativo de Castanhal, Márcio Figueira, e a Controladora Municipal Lady Francis.

Texto:
Milena Medeiros-Cosanpa

Santa Casa e Hospital 
Belém vão realizar 
neurocirurgias pediátricas

Agilizar os procedimentos para pacientes internados e liberar leitos para novos atendimentos é o principal objetivo da parceria entre a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará e o Hospital Adventista de Belém, para a realização de neurocirurgias pediátricas em pacientes com hidrocefalia, mielomeningocele e encefaloceli. A médica Mary Lucy, diretora assistencial da Santa Casa, informa que os primeiros 14 pacientes beneficiados com as cirurgias têm entre 0 e 13 anos.
Todos estão sendo avaliados e atendidos por uma equipe multiprofissional, formado por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e pediatras, para definir o procedimento ideal para cada paciente. As equipes também farão os acompanhamentos pós-operatórios.
Mary Lucy destaca o empenho da direção da Santa Casa e da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) para firmar a parceria com a diretoria do Hospital Belém, fundamental para a realização das cirurgias. “Inicialmente serão beneficiadas 14 crianças, mas nossa meta é zerar a fila para esses procedimentos. Já temos cirurgias marcadas para a próxima semana”, informa a médica.
Segundo Simone Rogério, neurocirurgiã pediátrica da Santa Casa, a oferta desse tipo de cirurgia se tornou possível graças à parceria com o Hospital Belém e seus neurocirurgiões, anestesiologistas e equipes multidisciplinares. “É uma medida importante, que deveremos ampliar para ofertar mais cirurgias em uma especialidade delicada e de grande demanda. O volume maior está entre os recém-nascidos e lactantes (bebês com mais de 30 dias)", diz ela.
A médica destaca ainda que a meta é atender todos os pacientes que necessitam da cirurgia. "Inicialmente, atenderemos 14 pacientes, mas 19 aguardam o procedimento, e dentro de pouco tempo poderemos zerar essa fila”, garante Simone Rogério.

Texto:
Alessandro Borges-Santa Casa

Sistema de Segurança 
tem mais de 1.500 homens 
na Operação Carnaval

A Operação Carnaval 2012, deflagrada pelos órgãos que integram o Sistema de Segurança e Defesa Social do Pará na quinta-feira (16), intensifica a fiscalização nas estradas que dão acesso aos locais mais procurados pelos foliões no feriado prolongado de Carnaval. A operação conta com mais de 1.500 homens, que trabalham de forma integrada na capital e no interior do Estado. 
Na rodovia PA-391, que liga o município de Benevides ao distrito de Mosqueiro, na Região Metropolitana de Belém, cerca de 30 homens das polícias Militar e Civil, do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e da Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), fiscalizavam a entrada do balneário na tarde desta sexta-feira (17). A barreira ainda contou com o apoio da Guarda Municipal de Belém. 
Segundo o delegado Marco Antônio Duarte, diretor da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores, que comanda a Operação Barreira, da Polícia Civil, até o início da noite um homem foi detido com 18 papelotes de cocaína e uma arma calibre 38. Na quinta-feira (16), uma mulher foi flagrada com 1,5 kg de maconha, em um ônibus que se dirigia para Mosqueiro. “A barreira funciona como um filtro. O objetivo maior é oferecer tranquilidade àquelas pessoas que vêm aproveitar o Carnaval”, ressaltou o delegado Duarte, acrescentando que os dois presos foram autuados em flagrante e apresentados na Seccional de Mosqueiro.  
Além de Mosqueiro, a Operação Barreira, nestes primeiros dias do feriadão, estará presente em Outeiro, Benevides e na BR-316, onde está instalada a base da operação. “Nós estamos com duas delegacias móveis, uma em Mosqueiro e outra na barreira da Polícia Rodoviária Federal, na BR-316. Ao invés de nos deslocarmos para outro local, na delegacia móvel já registramos a ocorrência e depois nos deslocamos, se for necessário”, explicou o delegado.   
Orientação – Na fiscalização de veículos e condutores, 15 agentes do Detran realizavam a abordagem e a orientação. Segundo o chefe de operações do Detran, Rodolfo Ferreira, as principais infrações cometidas pelos condutores são excesso de passageiros e irregularidade no licenciamento dos veículos. “A intenção não é apenas reprimir, mas orientar as pessoas, para que elas possam chegar ao seu destino, brincar o Carnaval e voltar a suas casas com segurança”, ressaltou Rodolfo Ferreira.   
Para reforçar a segurança em toda a extensão da PA-391, a PRF realiza o policiamento com três viaturas e três motocicletas. Segundo o subcomandante da PRE, capitão Roberto Ivo, cerca de 30 policiais estão distribuídos em três pontos da rodovia - a entrada, o posto da PRE (no KM-06) e o Portal de Mosqueiro.
A PRE integra a Operação Rumo à Folia, da Polícia Militar. O objetivo é a redução da criminalidade, principalmente os assaltos, e dos acidentes de trânsito. Para isto, 750 policiais trabalham desde a quinta-feira (16) em parceria com o Detran e outros órgãos parceiros. “Trabalhamos tanto a orientação quanto o policiamento ostensivo, que é feito nas 24 horas”, frisou o capitão Ivo. 
Segundo dados da PRE, das 14 às 17h, cerca de 900 carros trafegaram pela rodovia rumo à ilha. Devido à chuva que caiu durante a tarde desta sexta-feira, o movimento foi considerado tranquilo pelas equipes de segurança. A expectativa era que o tráfego se intensificasse à noite e durante o sábado (18).
Capital - Assim como no interior, a capital também conta com fiscalização reforçada. Na Região Metropolitana, cerca de 2 mil homens estão nas ruas desde quinta-feira. Além do policiamento ostensivo, eles atuarão na segurança dos blocos e no desfile das escolas de samba em Belém, na Aldeia Amazônica, e nos distritos de Mosqueiro, Icoaraci e Outeiro.
O Corpo de Bombeiros também reforça a segurança com 200 homens, equipados com viaturas de combate a incêndio e ambulâncias. A Guarda Municipal (Gbel) e a Companhia de Transportes de Belém (CTBel) também atuam na operação, garantindo a segurança em Belém, principalmente durante os eventos.

Texto:
Amanda Engelke-Secom


Virgienses e Cabraçurdos
levam 150 mil para
as ruas de Vigia

Uma animação contagiante tomou conta da cidade de Vigia, a 100 quilômetros de Belém, no nordeste paraense, nesta segunda-feira (20) de Carnaval. É o dia mais esperado pelos foliões, quando saem pelas ruas estreitas da cidade histórica os tradicionais blocos das Virgienses, em que os homens se vestem de mulher, e os Cabraçurdos, com mulheres vestidas de homem. Segundo estimativa da Polícia Militar, 150 mil pessoas participaram da brincadeira.
Somente no bloco das Virgienses, foram mais de 50 mil participantes, que fazem parte do total de 350 mil pessoas que devem passar por Vigia durante os cinco dias de festa. Os preparativos para os cortejos começam no início da tarde, quando os organizadores dos blocos preparam as doses de caipirinha – num total de dois mil litros – que serão distribuídas para os brincantes ao longo do percurso.
Enquanto a bebida é preparada, as bandas de frevo União Virgiense e 31 de Agosto afinam os instrumentos para fazer bonito na avenida. “O diferencial do Carnaval de Vigia é que durante todo o trajeto os foliões cantam e dançam as marchinhas tradicionais. As bandas que acompanham a multidão são centenárias e fazem parte da história musical do Pará”, explica o coordenador do bloco das Virgienses, Otávio Ribeiro.
Reunião – A história do bloco é simples. Começou com um grupo de amigos que, há 27 anos, saiu pelas ruas da cidade vestido de mulher e precisava de um nome para o bloco. Daí surgiu o nome Virgienses. A cada ano que passa, o número de participantes aumenta e a criatividade e animação dos brincantes tornam o carnaval de Vigia um dos mais divertidos do Pará.
O desfile feito com desembaraço provoca uma explosão de risos entre moradores e visitantes da cidade. Os homens dão um show com as fantasias mais irreverentes. É possível encontrar Lady Gaga, Os Smurfs e a Mulher Maravilha, entre outros personagens. As mulheres são um pouco mais contidas. Vestem-se com roupas masculinas, colocam um boné na cabeça e já estão prontas.
“Não existe carnaval melhor que o de Vigia. É um carnaval de paz, de alegria e muita diversão. Não troco esse lugar por nenhum outro”, diz o estudante Leandro Passos, que este ano escolheu a fantasia de noiva. A dona de casa Ana Maria Pereira, 57 anos, passou o carnaval pela primeira vez na cidade e não se arrependeu da escolha. “Trouxe minhas filhas, meu marido e minha sogra. Percebi que é um carnaval para toda a família. Está sendo maravilhoso”, conta.

Texto:
Bruna Campos-Secom

Polícia Civil, PM e Sespa
marcam presença no
carnaval em Mosqueiro

Os blocos de rua tomaram conta das ruas de Mosqueiro nesta segunda-feira (20). No fim da tarde, o bloco 3D Premier saiu da praia do Farol e arrastou brincantes até a Vila. Para garantir a tranquilidade da festa, o governo do Estado preparou um esquema de segurança na ilha, com 250 homens, das polícias Civil e Militar, trabalhando em regime de revezamento, durante três turnos. Para reforçar a ronda, a PM dispõe de viaturas, motos e cavalos. A operação prossegue até quinta-feira (23).
Até a tarde desta segunda-feira, foram registradas apenas quatro ocorrências, das quais dois furtos em casas, uma prisão por tráfico de maconha e o assalto a um táxi. A polícia capturou os autores dos furtos e recuperou o veículo que havia sido roubado. “Nossa avaliação em Mosqueiro é de um carnaval tranquilo, em que prevalecem os pequenos blocos”, disse o major Marcos Cidon, responsável pela operação da Polícia Militar, com 230 homens.
A Polícia Civil participa com um efetivo de 20 homens, três viaturas, uma delegacia móvel e uma viatura da Delegacia de Meio Ambiente, que fiscaliza se os carros, blocos e casas não estão ultrapassando o limite de som permitido por lei. Também estão de prontidão, para qualquer ocorrência, 50 guardas-vidas, em todas as praias da ilha. Além destes, 20 bombeiros estão a postos para ocorrências em terra, prontos para diversas situações, como acidentes. Uma ambulância, duas motos e uma viatura de supervisão dão suporte para o trabalho da equipe.
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) também está presente em Mosqueiro, com duas barracas, uma na praia do Farol e outra na Vila, nas quais equipes multidisciplinares orientam os brincantes sobre a importância da prevenção sexual e das doenças sexualmente transmissíveis. A Sespa faz distribuição de preservativos e exames de glicemia, tirando dúvidas sobre diabetes e hipertensão.

Texto:
Manuela Viana-Secom

Polícia Militar e Detran
garantem a segurança
dos foliões em Vigia

Ao chegar ao município de Vigia, no nordeste paraense, o visitante é logo recebido por um policiamento ostensivo, feito ainda na barreira da entrada da cidade. Homens do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e policias rodoviários estaduais e da Companhia de Policiamento com Cães fazem uma intensa fiscalização. O objetivo é garantir a segurança de quem escolhe o destino para brincar o Carnaval.
Dois cães farejadores auxiliam os militares na busca de entorpecentes dentro dos veículos que entram e saem do município. “No primeiro dia da operação os cães encontraram mais de 25 petecas de cocaína pura dentro de um táxi”, conta o sargento Rivodávio Alves, informando que é a primeira vez que os animais são usados na operação de Carnaval em Vigia.
Pelas ruas de Vigia, 190 policiais militares circulam para garantir a segurança dos foliões e moradores. “Estamos divididos na concentração dos blocos, nos percursos por onde eles passam e na dispersão dos brincantes. Até agora não tivemos nenhum registro grave, apenas pequenos furtos e discussões de pessoas alcoolizadas”, afirma o comandante do policiamento, sargento Alexsandro Baía.
Todas as ocorrências geradas no município são monitoradas e acompanhadas em tempo real pelo Comando Geral da Polícia Militar e pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, graças a um mapeamento feito pelo Centro Integrado de Comando e Controle. “As informações são coletadas e enviadas ao centro. O objetivo é ajudar na tomada de decisões e solução de problemas de forma mais rápida”, ressalta o sargento.


Texto:
Bruna Campos-Secom

PM localiza caminhonete
roubada em Conceição
do Araguaia

O Serviço de Inteligência do 22º Batalhão da Polícia Militar, em Conceição do Araguaia, sudeste do Estado, localizou uma caminhonete que havia sido roubada em Redenção e cujas peças estavam sendo vendidas de forma avulsa.
Os policiais militares confirmaram denúncia que relatava o desmonte do carro. O homem envolvido no desmanche foi preso e, juntamente com o material que usava, encaminhado à Delegacia de Polícia local.

Leno Carmo - Polícia Militar

Foragido da Justiça é
recapturado pela
PM em Anapu

Policiais militares da 16ª Companhia Independente da PM, no município de Anapu, sudoeste do Pará, recapturaram na localidade Belo Monte do Pontal um homem acusado de estupro que estava foragido da Justiça. Ele cumpria pena pelo crime após ter sido condenado, mas conseguira fugir e estava escondido. Após a prisão, o homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Altamira, de onde foi remanejado para o centro de recuperação que fica no município. A ação teve apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Leno Carmo – Polícia Militar

Condenado por tráfico é
barrado na entrada de Salinas

A Companhia Independente de Polícia Rodoviária prendeu, na barreira que fica na entrada do município de Salinópolis, nordeste do Pará, o acusado conhecido como “Alibaba”, considerado o maior traficante de drogas da região do Salgado. Com dois mandados de prisão decretados, expedidos pela Comarca de São Francisco do Pará, o homem estava em um táxi quando foi abordado por policiais militares. Ele foi encaminhado para a delegacia de Salinópolis.

Leno Carmo – Polícia Militar

Policiais militares detêm
homem acusado de
violência doméstica

Após denúncia anônima sobre um caso de violência doméstica em Redenção, sudeste do Pará, uma guarnição da Polícia Militar, do 7º Batalhão, flagrou o acusado – que já se envolvera em roubos na cidade – com um facão na mão. Ao avistar os policiais, o homem fugiu e entrou em um matagal. Com a chegada de uma guarnição do Grupamento Tático da PM, começaram as buscas na área. Em pouco tempo, o suposto agressor foi capturado e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Redenção.
A vítima, que seria sua companheira e já denunciara as agressões, compareceu ao local. Ela tinha vários hematomas no corpo, oriundos de socos, pontapés e outras formas de violência. A mulher foi encaminhada ao hospital municipal, onde foi feito o exame de corpo de delito.

Leno Carmo – Polícia Militar

PM detém envolvidos com
tráfico de drogas
na ilha do Marajó

Policiais militares do 8º Batalhão, na ilha do Marajó, localizaram na casa de um homem preso por roubo em Soure 43 unidades de pasta base de cocaína, armas brancas e material usado para confecção da droga. Ele foi detido ao lado de outros dois suspeitos de terem assaltado um idoso de 76 anos com necessidades especiais, que havia saído de casa para viajar a Belém.
Na casa do acusado, além da droga, foram encontrados os pertences do ancião, aparelhos celulares e outros objetos sem origem comprovada, que seriam fruto de outros roubos. Todo o material foi encaminhado à Delegacia de Polícia local, juntamente com os acusados do ilícito.
Também em Soure, os policiais receberam outra denúncia de tráfico de drogas. Um homem de 25 anos foi flagrado portando 130 gramas de pasta base de cocaína. Outras sete pessoas foram acusadas, entre elas um menor de idade. Todos foram encaminhados à autoridade policial. A prisão dos envolvidos ocorreu na ocupação Bom Futuro, na periferia de cidade.
No momento da prisão, o acusado – que estava sendo monitorado pela polícia –revelou que a droga era sua, mas informou aos policiais o nome de seu principal fornecedor, que já é conhecido pelo envolvimento no comércio ilegal.
Em Ponta de Pedras, também na ilha do Marajó, policiais militares receberam por telefone denúncias de tráfico de drogas. Com apoio da Polícia Civil, a guarnição fez diligências ao bairro da Estrada, localidade Mutirão, onde, após cerco policial, foi preso um homem acusado de envolvimento direto com o tráfico na região, inclusive com passagens anteriores pela delegacia de polícia do município.
Na casa do suspeito, foram encontrados 15 papelotes de pasta de cocaína, o que subsidiou a prisão do acusado e de sua companheira em flagrante. Os filhos do casal, menores de idade, que estavam na residência, foram entregues ao Conselho Tutelar para as providências cabíveis.

Leno Carmo – Polícia Militar

Tradição dos fobós
animaram o carnaval
de Óbidos, no oeste paraense

O Carnaval de Óbidos, oeste do Pará, acontece desde 1930, segundo uma foto antiga onde figuram homens vestidos de mulher sob o registro desta data. Seria o bloco precursor e/ou inspirador do atual Bloco das Virgens, que desfila no fim da tarde desta terça-feira, 21, pelo centro da cidade e promete arrastar centenas de homens vestido de mulher e mulheres vestidas de homem.
O desfile do Bloco das Virgens encerra o Carnapauxis, carnaval oficial de Óbidos, famoso pelas guerras de amido de milho e pelos fobós, personagem mascarado que veste um macacão colorido, chamado de dominó, e leva na cabeça um “capacete”, que é um cone revestido de papel laminado que tem três hastes na ponta de onde pendem fitas coloridas.
O bloco tradicional dos fobós é o bloco “Unidos do Morro” que desfilou na segunda-feira, 20. Desde cedo se percebia o movimento dos foliões em busca da vestimenta completa para sair incógnito no carnaval. Dona Francisca Correia exibia um dominó com placa de aluguel na porta da casa. Há quatorze anos a costureira aproveita o carnaval para incrementar a renda familiar.
São mais de 50 fantasias de diversas estampas e tamanhos que são vendidas e alugadas por R$45 e R$10 respectivamente. “É um trabalho que me dá prazer. Eu gosto muito de carnaval, mas não tenho mais saúde para brincar, então me realizo nos dominós que costuro e que vão para o cortejo dando uma alegria especial à festa e ajudando a manter a tradição do nosso carnaval”.
Arte – A tradição também é perpetuada através das mãos do seu Waldir Matos, 89 anos, onde jornais e revistas velhos ganham formas de rosto. Aos poucos, vão surgindo máscaras de todas as cores e formatos, que penduradas na varanda da casa, chamam a atenção de quem passa e convidam a curtir o carnaval de Óbidos da maneira mais tradicional: de fobó. O artesão começou a fazer máscaras quando tinha 8 anos e a brincadeira de criança ainda continua sendo uma grande diversão.
“Todas as caras sou eu que invento. Coloco chifre em uma, nariz de palhaço na outra, cada careta é diferente. Só paro de fazer máscaras quando eu morrer e quando isso acontecer, já avisei que não quero choro, quero que levem as minhas máscaras para o enterro”, disse sorrindo o artista que está ensinado a um dos filhos o ofício de fazer máscaras de fobó. “A tradição vai parar nas mãos do meu filho mais velho. Mas também têm outros artesãos e crianças que já fazem as máscaras, isso é muito bom”.
Seu Waldir foi um dos homenageados no cortejo do bloco Unidos do Morro, com direito a desfile em carro aberto e tudo. O cortejo partiu da sede do bloco no bairro de Fátima, também chamado de Camelo, arrastando brincantes  que vestiam abadas do bloco, fantasias dos mais diversos temas e cerca de três mil fobós que encheram de cor e irreverência, as principais ruas da cidade. O pequeno João Pedro, de dois anos, era um dos fobós. Para a professora Cristiane Barros, mãe do menino, essa é uma maneira de passar a tradição para a próxima geração. “Ele adora dançar e quero muito que ele cresça entendendo o nosso folclore e seguindo a nossa tradição”.
Identidade – Quem sai vestido de fobó quer manter o anonimato até o final. Tem gente que prepara a fantasia escondido da família para que ninguém consiga identificar. Grupos de amigos criam dominós padronizados especialmente para o desfile, mas a identidade não é revelada pra quem está fora do círculo. “Se a gente é descoberto, não tem graça. O legal é poder brincar com todo mundo, sujar de maisena os conhecidos que assistem o desfile sem que eles não façam nem idéia de quem fez isso”, contou um dos brincantes que, logicamente, não quis se identificar.
A Associação das Pessoas com Deficiência de Óbidos (APDO) também participou da brincadeira.  Devidamente paramentados, os cadeirantes acompanharam todo o percurso. “A gente não podia ficar de fora dessa diversão, além disso, aproveitamos para promover a associação”, contou Anaiza da Silva, presidente da APDO.
O cortejo do Unidos do Morro terminou na Praça da Cultura, mas a festa continuou com shows no palco central. No meio da multidão que brincava na praça, a Secretaria Municipal de Saúde de Óbidos em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), desenvolveu a campanha de prevenção à Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. Vinte mil preservativos foram enviados para o município para serem distribuídos aos brincantes. “Sem a parceria com o governo do Estado não teríamos essa quantidade de preservativos e não conseguiríamos alcançar o volume de público que estimamos. A ação está com uma boa aceitação dos foliões”, explicou Renata Albuquerque, coordenadora da equipe de saúde do carnaval 2012.
As irmãs Valdilena e Adrilene Magno, aprovaram a ação. “É bacana que aqui na Praça da Cultura, bem no meio da festa, estejam distribuindo camisinhas. No carnaval a gente tem que cair na folia com segurança”, disse Adrilene. “É bacana porque aqui no meio de todo mundo a gente não tem vergonha de pegar camisinha. Vergonha é pegar uma doença ou engravidar sem querer”, emendou Valdilena.
Segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, durante o período de carnaval, a cidade recebeu mais de 25 mil turistas. “O carnaval daqui é famoso faz tempo e somos orgulhosos disso. A cada ano aumenta o número de turistas que passam pela cidade nessa época e alavancam a economia local”, disse a titular da secretaria, Rosangela Carvalho.
Seu Altino vendeu toda a produção de geléia de cacau, iguaria típica de Óbidos, antes mesmo da chegada da terça-feira gorda. Dentro do mercado municipal onde vende seus produtos, ele comemorava o sucesso das vendas. “Os turistas vieram e levaram tudo. Isso é muito bom pra gente que tira daqui o nosso sustento”.


Texto:
Dani Filgueiras-Secom



Curuçá une folia e
preservação ambiental
 com os
Pretinhos do Mangue
















Aliando diversão e consciência ambiental, o bloco Pretinhos do Mangue, um dos mais tradicionais do Carnaval do Pará, arrastou uma multidão de foliões neste domingo (19) em Curuçá, nordeste do Estado. Os brincantes pintaram os corpos com o barro preto do manguezal para pular e cantar pelas ruas da cidade. Cerca de 15 mil pessoas participaram da folia.
O bloco, que há 23 anos chama atenção para a preservação do meio ambiente, este ano trouxe como tema o Rio +20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontece em junho, no Rio de Janeiro.
A concentração começou às 15 horas, no Porto Pretinhos do Mangue, onde os brincantes garantem suas fantasias gratuitamente, espalhando o barro do manguezal pelo corpo. A brincadeira começou há mais de duas décadas, quando um grupo de amigos resolveu entrar no mangue atrás de caranguejo e, após perceberem a escassez do crustáceo, voltaram com os corpos sujos em forma de protesto.
O grupo de Leonardo Rocha, 20 anos, Mayara Neves, 15, e Gilberto da Silva, 27, foi um dos que se despiram das roupas limpas e entraram no manguezal para se pintar com o tijuco, como é conhecido o barro do mangue. Pela terceira vez, eles repetem o rito, para desfilar com o bloco pela cidade. “Depois que você se lambuza na primeira vez, não tem como não fazer novamente”, disse Leonardo.
A dona-de-casa Shirlene Dourado Oliveira, de Belém, se lambuzou no mangue com toda a família. Até a caçula, Giovana, de apenas 1 ano, entrou no clima. “Minha sogra sempre falava, então esse ano resolvemos vir, mas não esperávamos que fosse tão divertido. Para participar tem que entrar no clima, mas isso é fácil, até a Giovana entrou”, declarou.
Animação – Por volta das 16 horas, as ruas da cidade se transformaram no corredor da folia. Animados por um trio elétrico, os foliões seguiram rumo à praça Coronel Horácio. No cortejo, por baixo do tijuco, algumas pessoas usaram a criatividade para se destacar. Foi o caso de Antônio Moraes, 45 anos, que se fantasiou de Rambo. “Faz parte da brincadeira”, afirmou.
Outros personagens já tradicionais do bloco também chamaram a atenção dos foliões, como Antônio Macêdo da Conceição, 73 anos, que desfilou com vários caranguejos vivos pendurados no pescoço. O crustáceo ainda estava representado em uma das alegorias do bloco, que trazia um caranguejo gigante.
Segundo o presidente do Pretinhos do Mangue, Edmilson Campos, o principal objetivo da festa foi mostrar a importância da preservação do meio ambiente. “Queremos chamar a atenção para o fato de que do mangue muitas famílias paraenses tiram seu sustento. Para essa festa, nada mais justo que nosso abadá seja o barro que vem desse mangue. Qualquer um pode ter e se divertir, sem pagar nada. Essa é a nossa forma de brincar um carnaval seguro, sustentável e ecologicamente correto”, frisou.
Além do Pretinhos do Mangue, a programação ainda seguiu com o desfile de vários blocos pelas ruas da cidade. Outro destaque da programação desfila quarta-feira (22). É o bloco “Ilhados”, que sai às 15 horas e promete arrastar os foliões que permanecerem no município. O evento é organizado pela Prefeitura de Curuçá, com o apoio do governo do Estado.

Texto:
Amanda Engelke-Secom

Baile de marchinhas no
Centur é opção para
quem ficou em Belém







As tradicionais marchinhas de Carnaval puderam ser revividas por quem decidiu ficar em Belém neste feriado. Com o baile “Quanto riso, oh! quanta alegria”, no Centur, a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves animou a noite deste domingo (19). No repertório da banda Sayonara, músicas como “Aurora”, “Jardineira”, “Cabeleira do Zezé”, e ritmos como carimbó, xote, frevo e bolero, entre outros.
Nesta segunda-feira (20), das 19 às 23 horas, a festa será comandada pela banda Paulo Pereira. “Nossa ideia ao criar o baile aqui no Centur é oferecer uma opção de um carnaval alegre e seguro para quem ficou na cidade, especialmente o público idoso”, disse o presidente da fundação, Nilson Chaves.
O folião Paulo Maceió aprovou a programação. “O baile é uma ótima opção para todos brincarem o Carnaval. É uma festa muito bonita e animada, em um local estratégico, pois atende a pessoas de vários bairros e em um ambiente muito agradável, seguro e com entrada franca, dando oportunidade também para aqueles que não dispõem de recursos para ir ao interior do Estado”, disse.
Para a foliã Suely Vidal a iniciativa é ótima. “O governo está de parabéns. Quando soube da programação fiquei muito contente e vim prestigiar. É muito bom poder reviver um baile de Carnaval, uma forma de resgate cultural, além de ser uma opção para quem não gosta do Carnaval nas ruas, que deixou de existir no Pará”, disse.
A programação faz parte da Bumbarqueira - Carnaval do Pará, programação do governo do Estado. “Este ano decidimos também fazer essa versão do baile de Carnaval, que resgata o clima dos antigos bailes e oferece outra opção para quem fica em Belém. Esperamos que o público goste e que a festa cresça a cada ano”, afirmou a coordenadora geral do evento, Fafá Pinheiro.
Cerca de 100 pessoas trabalham no evento, entre servidores da Fundação Tancredo Neves, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que mantém uma ambulância no local.a programação tem entrada franca.


Texto:
Manuela Viana – Secom



Complexo da Polícia 
Civil fica sem energia 
elétrica na
manhã deste sábado

A Polícia Civil do Estado do Pará informa que, em razão de desligamento temporário do fornecimento de energia elétrica no prédio do Complexo da Polícia Civil, na avenida Magalhães Barata, bairro de Nazaré, os serviços do Disque-Denúncia (fone 181) e de registro de boletim de ocorrência nas Corregedorias das Polícias Civil e Militar foram interrompidos na manhã deste sábado, 18. O desligamento aconteceu em função de manutenção na unidade consumidora de energia realizada por técnicos da empresa concessionária de energia elétrica.

Operação da Polícia 
Civil e Ibama
resulta na apreensão
de 10kg de cocaína

Investigações realizadas pela equipe da Polícia Civil de Santarém, cidade da região do Baixo Amazonas, oeste do Pará, resultaram na apreensão de aproximadamente 10 quilos de pasta de cocaína. A droga era transportada por três mulheres desde Manaus, no Amazonas, e seria levada para Belém em uma embarcação. O entorpecente foi encontrado durante revista feita por agentes do Ibama e da Polícia Civil após acionamento da Capitania dos Portos de Santarém para verificação de cargas que eram transportadas na embarcação. A droga estava escondida nos compartimentos de cargas e nos camarotes da embarcação. Ao todo, foram localizadas 26 embalagens com a droga em um dos camarotes.
A carga era transportada pelas amazonenses Thayce Gomes Alves, de 25 anos; Francyellem Rodrigues Figueiredo, 19, e Raquel Barreto da Costa, 28. As mulheres foram presas em flagrante e autuadas pelo crime de tráfico e associação para fins de tráfico de drogas pelo delegado Silvio Birro, titular do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) de Santarém. Segundo os policiais, as ações em conjunto com o Ibama têm se intensificado desde o início de janeiro deste ano. Até o momento, as operações resultaram nas apreensões de drogas e de pescado em embarcações. Denominada de "Operação Almirante”, a ação policial conta com a integração na "Operação Rios Federais I”, do Ibama, para coibir ingresso de drogas no transporte fluvial na região no período de Carnaval.
Não é a primeira vez que grupos criminosos de outros Estados são presos na região oeste do Pará. No final do ano passado, outro grupo de pessoas acusadas de integrar uma quadrilha de assaltantes de banco foi preso por policiais civis de Santarém. Oriundos do Estado do Amapá, nove homens foram capturados por policiais civis do Pará durante investigação, em 10 de dezembro. Sete deles estavam na comunidade Ipanema, entre os municípios de Prainha e Monte Alegre. Outros dois presos, Kleber Silva do Nascimento, 32, de apelido “Babuíno”, e Francideibe Gadelha da Silva, 25, conhecido por “Deibe” ou "Deive", foram encontrados na vila balneária de Alter-do-Chão, em Santarém.
Estes dois são foragidos da Justiça amapaense e considerados os bandidos mais perigosos daquele Estado, onde respondem processos criminais por formação de quadrilha, assalto a banco e a carros-fortes, latrocínio e homicídio. Outro preso é João José Barbosa, 53 anos, de apelido “Ceará Velho”, também procurado no Amapá. Além deles, foram presos João da Conceição Pimentel Filho, 24, conhecido por “Dagmar”; Marcos Batista da Silva Filho, 34, de apelido “Márcio Bala”; Benedito Madureira Gomes, 38, de apelidos “Biló” ou “Preto”; Edson Lobato, 42, conhecido por “Gordo” ou “Gago”; Luciene Raiol da Conceição, 46, e Stefani Kelly da Silva, 23. Um dos acusados, Edson Lobato, já esteve preso em Santana, no Amapá, por envolvimento com ratos d’água – roubo em embarcação. 

Texto:
Walrimar Santos-Polícia Civil

Sespa inicia campanha de
Carnaval em Mosqueiro

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) iniciou neste sábado (18) a distribuição dos mais diversos materiais educativos para a prevenção de doenças visando o Carnaval. A campanha “Blocos unidos pela prevenção” aborda foliões nas ruas e percorrerá blocos e bailes para disseminar informações sobre como evitar dengue, hepatites virais, Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, além de distribuir cerca de 300 mil preservativos.
As estratégias junto ao público começaram às 8h, quando 12 técnicos do 1º Centro Regional de Saúde da Sespa (1º CRS) se dividiam para distribuir folders e preservativos aos motoristas que passavam pelo Portal de Mosqueiro, localizado na rodovia PA-391, que liga o município de Benevides ao distrito de Mosqueiro, na Região Metropolitana de Belém. Uma ambulância da Secretaria ficou à disposição no local, com médico, enfermeiro e técnico em Enfermagem de prontidão em caso de necessidade de remoção de pacientes para hospitais de referência da capital.
Segundo o coordenador das atividades, Márcio Marinho, era o primeiro de quatro dias de trabalho no corpo a corpo com o folião. “Quando não está chovendo, as pessoas são sempre muito receptivas a receber a informação. Alguns já chegam pedindo antes mesmo de parar o veículo e temos que nos desbobrar para atender a essa demanda”, explica Márcio, que também comemorava a trégua dada pela chuva. O aposentado João Ferreira Cruz, que levava a esposa, uma filha e mais dois netos, aprovou a atitude da Sespa de se fazer presente no Portal de Mosqueiro disseminando meios de prevenção contra as doenças. “Na verdade muita gente sabe o que faz mal, o que pega e o que não pega. O que falta muito é esse ‘aperto’ do governo no povo. Acho digno”.
Márcio Marinho lembra que as mesmas ações acontecem neste domingo (19), em Icoaraci, em três locais: barreira de Outeiro, Praia Grande e porto da ilha de Cotijuba. Na segunda (20), a equipe do 1º CRS volta a Mosqueiro, a partir das 13 horas, para distribuir panfletos e preservativos aos foliões que estarão no carramanchão da praia do Chapéu Virado e na praça onde fica a igreja de Nossa Senhora do Ó. Na terça, a sequência de abordagens retorna a Outeiro, somente aos banhistas da Praia Grande. Ao todo, serão distribuídas 5 mil camisinhas e 30 mil panfletos.
Já as ações da Sespa em torno da dengue, hepatites e Aids entraram pela noite do sábado (18), na abordagem de quem passeava pelas praias do Chapéu Virado e Farol, como também aos que já se preparavam para a folia na chamada Vila de Mosqueiro. Nessas ações, tem sido distribuído um postal em que mostra o slogan da campanha “Blocos unidos pela prevenção” acompanhado do modelo de uns dos preservativos que foram disponíveis. Neste domingo, a Secretaria prossegue os trabalhos no concorrido carnaval de Vigia, pela parte da tarde. Além disso, a Sespa realizará atividades educativas em outros municípios procurados por quem gosta muito de carnaval, como Bragança, Salinópolis, Soure, Salvaterra, Marudá, Cametá, Abaetetuba e Barcarena.
A campanha dispõe de 300 mil preservativos masculinos, que serão distribuídos com orientação da equipe técnica juntamente com outros materiais educativos, como porta-celular e lixocar. A campanha também será realizada com a utilização de outdoors, mídia de rádio, busdoor e cartazes adesivos, que serão afixados nos banheiros.

Texto:
Mozart Lira-Sespa

Ministério Público e 
Polícia Civil
cumprem mandado
de busca em 
Nova Timboteua

Operação conjunta do Ministério Público do Estado (MPE) e da Polícia Civil do Pará efetivada no último dia 15, resultou em apreensões de processos licitatórios, contratos administrativos, notas de empenho e material de informática na Secretaria de Finanças e na Comissão de Licitações da sede administrativa da Prefeitura Municipal de Nova Timbotéua, nordeste do Estado. Estiveram no local a promotora de Justiça Erika Menezes e o delegado Ricardo Caçapietra, do Núcleo de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (NCCLD), da Polícia Civil, com apoio de policiais civis do GPE (Grupo de Pronto-Emprego).
A busca foi o resultado da Ação Cautelar Inominada de Busca e Apreensão e Exibição de Documentos relacionados a pessoas físicas e jurídicas envolvidas em fraudes relacionadas à licitação no município. O procedimento foi determinado pela juíza de Direito Maria Augusta Freitas da Cunha. O esquema envolvia o desvio de recursos públicos destinados à aquisição de materiais e serviços relacionados a obras de engenharia, transporte escolar e combustível.
A promotoria de Justiça do município de Nova Timboteua instaurou inquérito civil para apurar uso de “laranjas” em um esquema de direcionamento de licitações que envolvia servidores da prefeitura municipal, dentre eles o prefeito e empresários da região, entre os anos de 2005 e 2011. Nesse período, Nova Timboteua recebeu R$ 57.746.784,92 apenas em transferências constitucionais.
Segundo a promotora Erika Menezes, “a conduta do prefeito, pregoeiro e sócios das empresas envolvidas, constitui, em tese, improbidade administrativa na medida em que causa prejuízos ao erário”. Os documentos e equipamentos apreendidos na sede da prefeitura estão lacrados na sede do Ministério Público no município. "Toda a documentação e os equipamentos agora serão periciados e analisados pelos Núcleos do Ministério Público como a Câmara Técnica e o Grupo Especial de Prevenção e Repressão às Organizações Criminosas e o Núcleo de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil”, informou a promotora.

Texto:
Walrimar Santos-Polícia Civil

Reforço garante segurança
no Carnaval de Cametá



Mais de 200 homens do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Estado trabalharam no município de Cametá, no nordeste paraense, para garantir a tranquilidade dos foliões que procuram a cidade desde a última quinta-feira, 16. Com ações integradas, são realizadas barreiras em pontos estratégicos do município e incursões por todas as áreas da cidade para inibir o roubo e o tráfico de drogas.
De acordo com a Polícia Militar, além dos 120 policiais efetivos de Cametá, outros 60 foram encaminhados da capital para reforçar a segurança neste período na cidade, quando o número e visitantes supera os 100 mil, segundo estimativas da PM. O efetivo se concentra nas áreas onde ocorrem as festas de Carnaval, além da Aldeia, onde há o balneário, e nos pontos de embarque de balsas e no porto de passageiros.
As barreiras são realizadas em diversos pontos de Cametá, principalmente na entrada da cidade. Com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o Centro de Perícias Científicas (CPC) Renato Chaves e as polícias Civil e Militar, a operação verifica irregularidades nos veículos e orienta os condutores quanto aos riscos de acidentes. A fiscalização também se estende aos bares e sedes de clubes, que, conforme norma do município, devem respeitar o horário de 2h e 4h da manhã, respectivamente, para o fechamento. A PM também fiscaliza, com o apoio da Polícia Civil e do CPC, os casos de poluição sonora.
Segundo informações da Delegacia de Polícia Civil de Cametá, o número de assaltos, roubos e prisões em flagrante, principalmente por causa do tráfico de drogas, aumentou este ano, em relação aos anos anteriores. Mas o delegado titular da cidade, Manoel Luiz de Matos, explica que esta estatística é considerada positiva para a Polícia, pois é reflexo das ações de repressão e combate à criminalidade que o Sistema de Segurança Pública está desenvolvendo este ano em Cametá. “Por causa do grande número de pessoas que vêm para a cidade neste período, a criminalidade tende a aumentar.
Mas estamos com ações integradas e estratégicas para coibir essas ações. O próprio aumento de registros de quinta-feira até hoje (sábado) mostra que o trabalho está dando resultado”, esclarece o delegado, que contabilizou dez assaltos e uma prisão em flagrante por causa do tráfico desde a última quinta-feira (16).
As ações integradas dos órgãos de Segurança Pública do Estado fazem parte do plano especial desenvolvido pelo Governo para este período. Nos principais destinos dos foliões paraenses, em todas as regiões, acontecem até a quarta-feira de cinzas, dia 22, operações e fiscalizações com efetivo extra para manter a segurança dos brincantes.

Texto:
Thiago Melo-Secom

Internos do Centro de 
Abaetetuba participam 
de curso de
eletricidade básica

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) firmou parceria com a Escola Técnica Maias, localizada no município de Abaetetuba, para oferecer curso de Eletricidade Básica a 15 internos custodiados, em regime semiaberto, no Centro de Recuperação Regional de Abaetetuba (CRRAB). O objetivo da parceria é, mais uma vez, promover a capacitação profissional aos privados de liberdade, preparando-os para as exigências do mercado de trabalho.
Ari Maia, Diretor da Escola Técnica, e o professor Vicente Filho, afirmam que esse é um dos cursos mais procurados nas escolas de formação profissional e garantem que os detentos capacitados nessa área terão maiores chances, ao saírem do cárcere, de garantir um emprego.
Antes de avançar para o curso de Eletricidade Básica, os internos passam por um treinamento preparatório chamado NR-10 (Norma Regulamentadora nº 10), no qual recebem um total de seis aulas práticas de primeiros socorros e segurança no trabalho.
Para o diretor do CRRAB, capitão Jorge Augusto Melo, “A formação profissional contribui para reintegração dos detentos, auxilia na reestruturação da vida familiar, financeira e social, além de melhorar a autoestima deles (presos)”, declara.

Texto:
Nara Pessoa-Susipe

Praia é opção de lazer no
carnaval de Cametá

A Praia da Aldeia, às margens do Rio Tocantins, em Cametá, no nordeste do Estado, foi a opção de lazer na manhã deste domingo, 19, para muitos foliões que estão na cidade para curtir o tradicional Carnaval cametaense. As águas calmas do rio e o sol forte serviram para recarregar as energias daqueles que aproveitaram os blocos na noite anterior.
A família Soto Silva, que é de Cametá e brincou o Carnaval na sede de um clube no sábado à noite, estava descansando às margens do rio. Pai, mãe, tia e filhos, todos curtiam a beleza natural da Aldeia. “A gente veio desde cedo para tirar a ressaca de ontem (sábado) e, claro, curtir esse rio. Um programa de família mesmo, sem preocupação”, disse o pai, Amadeu Soto.
A enfermeira Rosana Gama é de Belém e chegou a Cametá com a família desde a última sexta-feira (17). Depois de muita festa, eles também aproveitaram a praia para descansar e renovar as energias para a folia que promete durar, para eles, até a quarta-feira de cinzas. “Isso aqui é uma beleza. A gente só encontra um rio desse aqui em Cametá. Dá para curtir o Carnaval e descansar, deixar o estresse do trabalho de lado”, afirmou a enfermeira, que passa o Carnaval em Cametá pela segunda vez.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a estimativa é que o público na Praia da Aldeia seja superior a 3 mil pessoas na tarde deste domingo e nos próximos dias do  Carnaval. A corporação atua na folia cametaense com fiscalização na praia, com salva-vidas, e no corredor da folia, por onde passam os blocos. Ao todo, 45 bombeiros do Estado trabalham na cidade neste período. Vinte e sete deles foram encaminhados da capital para reforçar o efetivo. A ação faz parte do plano estratégico do Governo para a segurança no Carnaval, que está ocorrendo de forma integrada em diversos municípios paraenses.

Texto:
Thiago Melo-Secom

Aos Associados e Capelães:
AVISO
REUNIÃO GERAL

DATA: 25.02.2012  (próximo sábado)
LOCAL: Igreja e Ong Porta da Benção (Espaço Jovem)
ENDEREÇO: Pass. santo Antônio, s/nº (Entre Padre Eutiquio e Apinagés)
Próximo: Seccional Urbana da Cremação
INÍCIO: 18:00 horas
Assuntos em Pauta:
1. Prestação de Contas de 2011.
2. Definição de trabalhos para 2012.
a) Formação de Equipes para as capelanias de:
I - Capelania Priosional
II - Capelania Hospitalar
III - Capelania Escolar
IV - Capelania Social (Moradores de Rua, Asílos e outras).
V - Capelania Ambienta

Sua participação é muito importante! Não falte.
Solicitamos a confirmação do recebimento deste e-mail.

Att. Pr. Cpl Janildo Monteiro
Presidente ABECAS


Escolas do terceiro grupo
empolgam público
 na Aldeia amazônica






Doze escolas de Samba do terceiro grupo desfilaram na Aldeia Amazônica na noite deste domingo, 19, terceiro dia da programação oficial de Carnaval de Belém, realizada pela prefeitura, por meio da Fundação Cultural do Município (Fumbel).
 Cada escola teve trinta e cinco minutos para a apresentação.Onze jurados avaliaram os quesitos: Bateria, Enredo, Samba de Enredo, Alegoria, Fantasia, Evolução, Harmonia, Comissão de Frente, Mestre Sala e Porta Bandeira, Porta Estandarte e Baianas. A escola que fizer a maior pontuação será a vencedora do terceiro grupo e ganha acesso ao segundo grupo.
 A maioria das escolas do terceiro grupo são blocos carnavalescos que ganharam destaque em seus bairros de origem e evoluíram nas apresentações ao público passando de blocos para escolas de samba. É o caso da Alegria-Alegria, do bairro da Condor, que desfilou como bloco de 1982 até 1989, quando passou para a categoria de escola de Samba e que hoje, tenta acesso ao segundo grupo, de acordo com o presidente da agremiação, Getúlio Silva.
 Para a diretora de Ação cultural da Fumbel, Lídia Albuquerque, a grande participação do público e das agremiações mostra uma afinidade da população com manifestações tradicionais. “Nós percebemos no carnaval e no período junino o perfil cultural do belenense, que aparece de todos os lugares da cidade e marca presença na programação oficial”, analisa.
 Nesta segunda-feira, 20, a programação de carnaval de Belém segue na Aldeia Amazônica com o desfile dos blocos carnavalescos. Em Icoaraci acontece o desfile oficial de Carnaval do Distrito na Rua 15 de Agosto a partir das 18h. Na terça-feira, 21, é a vez de Outeiro realizar o Desfile Oficial de Carnaval na Avenida Beira-Mar, também a partir das 18h.
 Avaliação
 Após três dias de programação oficial de Carnaval, a avaliação da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) é de dever cumprido. “Todas as agremiações carnavalescas deram retorno positivo sobre a estrutura e a organização montada para o Carnaval”, comemorou o presidente da Fumbel, Carlos Amílcar.
 Iluminação, som, pintura do chão e segurança, além de cumprimento dos horários de desfile tiveram atenção especial por parte da Fumbel para garantir um espetáculo bom para as escolas e blocos de carnaval e melhor ainda para o público, segundo Carlos Amílcar.“Tudo foi pensado e dividido com os órgãos envolvidos e com as agremiações carnavalescas que tiveram, na medida do possível, praticamente todas as reivindicações atendidas”, relatou.
 Presente nos três dias de desfile na Aldeia Amazônica, a dona de casa Beda Maria dos Santos, moradora do bairro da Pedreira e que não perde um carnaval no sambódromo de Belém, aprovou a organização e a beleza do carnaval 2012 na capital. “A gente vê policiamento, as pessoas estão tranquilas e as escolas de samba muito bonitas; então, só dá para dizer que está muito bom o carnaval da nossa cidade”, elogia a dona de casa.
 Para a agente de serviços gerais, Maria de Lourdes Coelho, que veio à Aldeia Cabana assistir a filha desfilar pela primeira vez numa escola de samba, a segurança é o quesito mais importante para a população, além da beleza da festa e os dois foram atendidos. “Não tem briga, está todo mundo feliz com essa festa tão bonita que é o carnaval”, festeja.

 Escola Alegria-Alegria abre
desfile na Aldeia Amazônica

 Um passeio pelo Marajó, suas lendas e seus encantos foi o que promoveu a Escola de Samba Alegria-Alegia, do bairro da Condor, na abertura do terceiro dia de Desfile Oficial de Carnaval de Belém promovido pela prefeitura, na Aldeia Amazônica, na noite deste domingo, 19.
 Apesar da chuva persistente, a alegria, característica principal dos brincantes da Escola de Samba Alegria-Alegria, contagiou o público estimado em cerca de dez mil pessoas, somente no início da noite, segundo a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), que coordena a programação de Carnaval.
 Em trinta e cinco minutos de desfile, a Alegria-Alegria falou do fascínio despertado pela ilha do Marajó, principalmente nos turistas que visitam o local, onde encontram, segundo o autor do samba, Carlinhos Pimentel, uma terra mágica que guarda riquezas naturais e uma culinária de dar água na boca.
 Primeira das doze escolas do terceiro grupo a desfilar na noite deste domingo, a Alegria-Alegria, não esqueceu dos vaqueiros e dos búfalos que se tornaram símbolo do Marajó. O desfile emocionou a dona de casa Maria Alcântara, que deixou a ilha há dezessete anos para trabalhar na capital. “É muito bonito a gente lembrar e ver que essa cultura é valorizada”, afirma a dona de casa.

Escola homenageia
belezas do Pará no
Carnaval de Belém








A Escola Cacareco exaltou as riquezas naturais e a cultura do Pará na Aldeia Amazônica. Segunda escola do terceiro grupo a desfilar na noite deste domingo, 19, a agremiação do bairro do Telégrafo teve problemas com o carro abre-alas que não entrou no desfile, mas empolgou o público ao destacar as comidas, as danças e a religiosidade do povo paraense.
 “Estou muito emocionado e feliz pela nossa apresentação. Mesmo sem o carro abre-alas, que quebrou no nosso barracão, estou com a sensação de dever cumprido”, afirma o presidente da Escola, Marcos Benício Martins. “Agora é só esperar o resultado para comemorar”, garante o presidente que se orgulha dos 35 anos da escola que apesar do pouco recurso, faz questão de mostrar o trabalho dos moradores do Telégrafo no Carnaval de Belém.
 Muito entusiasmado o brincante Diogo Silva, de 21 anos, não esconde a emoção com o desfile. “Essa é a primeira vez que saio e é maravilhoso. Ensaiamos por quatro meses a coreografia e tudo está lindo”, assegura Diogo que já planeja desfilar de novo em 2012.

 Bailes e festas de 
aparelhagem ganham 
espaço na avenida

 A Aquarela do Brasil do bairro do Jurunas foi a terceira escola de samba a desfilar na Aldeia Amazônica na noite deste domingo, 19, e fez literalmente uma festa na avenida. A agremiação relembra os já tradicionais bailes da saudade e as festas de aparelhagem que oferecem diversão para a população durante todo o ano, principalmente nos intervalos das grandes festividades da capital como o Círio de Nazaré, Carnaval e Festa Junina.
 “Belém tem festa o ano inteiro e quando não tem data comemorativa, tem essas programações – aparelhagens e bailes da saudade – que trazem alegria para as pessoas, principalmente da periferia”, explica o presidente da Aquarela do Brasil e autor do samba de enredo, José Maria de Lima Pacheco que garante que a intenção da agremiação é homenagear “o povo cabano e guerreiro” que trabalha e sofre, mas se recupera e se inspira nos ritmos musicais na festa.

 Portela de Belém 
homenageia
Abaetetuba





 “Abaeté, a Joia rara do Baixo Tocantins” foi destaque na Aldeia Amazônica no desfile da Sociedade Cultural Portela, quarta escola do terceiro grupo a desfilar na noite deste domingo, 19, na programação oficial da Prefeitura de Belém.
 Com quinhentos brincantes, a Portela de Belém homenageou a cultura da produção de cachaça, típica do município de Abaetetuba, e conta a história da cidade, também muito conhecida pelo artesanato feito com argila e o miriti que a cada ano ganha mais destaque nas festividades do Círio de Nazaré na capital.

 Escola comemora os
100 anos de Altamira

 Diretamente do bairro do Umarizal, a Escola de Samba Mocidade Botafoguense foi a quinta agremiação do terceiro grupo a desfilar na Aldeia Amazônica, onde entrou para lembrar os cem anos de Altamira, o maior município do mundo que fica aqui no Pará.
 A terra dos festivais, dos seringais e da pesca esportiva que é tomada pelo progresso e desenvolvimento trazidos pelos grandes projetos que se instalam no município foram cantados pelos brincantes que ganharam aplausos do público.

Mocidade Unida do Bengui
homenageia o Carnaval

O Bairro do Bengui tomou conta da Aldeia Amazônica e fez a alegria do público com uma homenagem ao carnaval. É a Escola de Samba Mocidade Unida do Bengui, sexta do terceiro grupo a desfilar neste domingo, na programação oficial do Carnaval de Belém.
 Além da mocidade, o Bengui trouxe para a avenida a criançada e também a melhor idade para cantar e dançar o enredo sobre a alegria das festas de carnaval, dos bailes de máscara, personagens como Nega Maluca e Pierrot e é claro, as escolas de samba.

Rosas de Ouro conta a
história do tecido de Chita

 Faltando poucos minutos para a meia noite deste domingo, a Escola de Samba Rosas de Ouro, do bairro do bairro da Pedreira,foi a sétima agremiação do terceiro grupo a desfilar na Aldeia Amazônica onde contou a história do tecido de chita.
 A chita, de origem na Índia, tem como característica a estampa colorida que se popularizou no Brasil, principalmente nos Estados do Norte e Nordeste, onde ganhou destaque nas roupas típicas da quadra junina, como veste do caipira.
 E depois de vestir a quadrilha de São João “a chita caiu no samba” da Rosas de Ouro que acredita que a homenagem ao tecido que ganhou brasilidade possa garantir o acesso da escola ao segundo grupo.

 Nova Mangueira defende
a preservação das florestas

 “Defender o verde é salvar vidas”. A única escola representante do bairro de Canudos, a Nova Mangueira, a oitava a entrar na avenida do samba já na madrugada desta segunda-feira, 21, chegou com um apelo pela preservação da Floresta Amazônica.
 Antes que as motosserras destruam tudo e só restem as flores artificiais, a Nova Mangueira entrou na avenida para pedir rigor do Ibama na fiscalização e conscientização da população para cobrar cuidado com a natureza.
  
 Texto:Tânia Menezes
 Fotos: Alzyr Quaresma

Sesan implanta câmera e faz
ação educativa e limpeza
no Canal São Joaquim

Depois do Ver-O-Peso e do Canal da Três de Maio serem monitorados por câmeras, chegou a vez do Canal São Joaquim. O equipamento já está em funcionamento para vai vigiar o despejo indiscriminado de lixo e entulho entorno do canal.
 Como apenas monitorar os pontos críticos de despejo de lixo e entulho não resolve o problema da falta de consciência ambiental do belenense, a Sesan, ao mesmo tempo em que instala um sistema de vigilância também implanta diversas ações integradas, entre elas a coleta de lixo domiciliar que, naquela área, acontecia três vezes durante a semana e agora passa a ser diária. Ao mesmo tempo, equipes de educação ambiental estarão orientando os moradores quanto a importância de manter o canal limpo e só despejar lixo e entulho nos horários em que o carro coletor passar.
 O novo sistema de gestão da Sesan integra os serviços de coleta de lixo, retirada de entulho, aos flagrantes registrados pelas câmeras e o Disk Sesan, (0800 0953 560). Com este novo sistema, o atendimento às solicitações do cidadão e as denúncias de despejo irregular de lixo e entulho na cidade passam a ser mais rápidos.
  Um mês após a instalação das câmeras no Ver-O-Peso, houve diminuição da sujeira no local,mas ainda se vê feirantes e consumidores jogando o lixo em valas, meio fio e na calçada, em vez de utilizarem os 37 contêineres distribuídos ao longo da feira.
 Já no Canal da Três de Maio com Antônio Baena foram registrados 22 flagrantes de caminhão e carros de passeio despejando entulhos e dejetos no local, além de 83 carrinhos e carroças. Todos os infratores foram orientados a só despejar entulho no Aterro do Aurá, sob pena de receber multa de R$ 609,00, como prevê o Código de Postura do Município.
 O entulho acumulado pelos moradores de modo geral, em volume correspondente a uma caixa d'água de mil litros, pode ser recolhido pela Sesan, mas nos dias e horários pré-estabelecidos pela secretaria, nunca à beira de canal, por exemplo. A população deve guardar seu entulho e só colocá-lo na via pública no dia previsto para  o carrro coletor de lixo passar,ou então ligar para o Disk Sesan (0800 09 53560) e fazer a sua solicitação .
 Já o lixo produzido por empresas devem ter como destino o Aterro do Aurá, com exceção o lixo hospitalar que deve ser descontaminado e incinerado por uma empresa especializada.

Texto: Ieda Ferreira.
 Ascom / Sesan

'Rancho' faz avenida
brincar de ser criança


“Pega o pião, põe pra girar, o meu Rancho vem chegando, não posso me amofiná”. Foi assim que a escola de samba Rancho Não Posso Me Amofiná entrou na avenida na manhã desse domingo, 19, com o tema “Tempo de Criança”. O tema inicial do carnaval de 2011, ano em que a escola não pôde desfilar, e tema desfilado na década de 70, trouxe para a passarela do samba mais de 2000 brincantes, para enfrentar o desafio de levar o título do Carnaval 2012.
Os temas mais diversos do universo infantil serviram de inspiração para a criação de um espetáculo encantador como só o mundo das crianças pode ser. A escola levou para a avenida três carros alegóricos e no chão, Peter Pan, Sininho, palhaços, Homem Aranha e piratas se uniram para compor o enredo atualizado dos tempos de criança da escola presidida por José Roberto Teixeira. No carro abre alas já era evidente o encanto dos palhaços e dos piões, tradicional brincadeira de rua quase esquecida pelos brinquedos tecnológicos atuais.
Entre as diferenças apresentadas no tema desfilado nos anos 70, segundo João Gama, Diretor Administrativo do Rancho, “é a tecnologia, que a gente não tinha na época do primeiro desfile. Naquele tempo não existia a divulgação de tantos desenhos animados. Nossa expectativa é a melhor”. João afirma que após 3 anos sem levar nenhum título, essa é a grande aposta da escola jurunense.
Ao longo do desfile, era notória a presença de crianças em cada carro alegórico, inclusive um, em especial, que era um perfeito parque de diversão, com carrossel e minhocão. As crianças, que se tornaram a razão de ser do carnaval 2012 da agremiação, eram as donas da festa do segundo dia de desfile. Pelo histórico, o Grêmio Recreativo e Beneficente Jurunense Rancho Não Posso Me Amofiná, desenvolve um trabalho social e cultural com as crianças da comunidade através de oficinas de danças, ballet, cursos de violão, informática e judô.
Sem dúvida, o Rancho fechou o desfile de sábado com uma aula de requinte e animação, fez uma das melhores apresentações da noite e transformou a avenida em um grande parque onde crianças e adultos falavam a mesma língua.

Império Pedreirense
homenageia os 100 anos
do bairro da Pedreira



Sendo uma das pioneiras no assunto de escola de samba no bairro do samba e do amor, Pedreira, a Embaixada Do Samba “Império Pedreirense” é a sexta escola a entrar na Aldeia Amazônica na segunda noite de desfiles do 1° grupo. Com o tema, “Nas Terras do Império o Quilombo do Samba”, a escola vem composta por cerca de 1.700 brincantes.
Segundo Andréia Beltrão, diretora da comissão de frente, a escola está preparada para trazer o titulo do carnaval 2012. “Estamos preparados para carregar o titulo. Esse ano a nossa comissão está falando sobre o orixá Maria das Almas. Nos preparamos para esse momento e mostraremos para os jurados e para todos os que estiverem nos assistindo que a Império tá linda”, afirmou.
Quem compartilha da mesma opinião é a rainha de bateria Rose Menezes. A frente da bateria pelo 3° ano consecutivo, Rose afirma que está muito ansiosa para pisar novamente na avenida. “Estou com todo o pensamento positivo para esse desfile. Tudo vai ocorrer muito bem e se Deus quiser, traremos o titulo de campeã”, concluiu.

“Deixa Falar” narra a
história da Marujada


“Estamos entrando nessa avenida com muita raça, amor, muita luta. Vamos brigar pelo titulo”. Foi assim que diretor do Grêmio Recreativo Cultural e Carnavalesco Deixa Falar, resumiu o desfile da escola. Sendo a quinta a se apresentar na segunda noite de desfile na Aldeia Amazônica, a escola traz como tema “Marujada, é Bragantina, é Paraense, é Brasileira”.
Ainda segundo o diretor, “estamos com cerca de 900 brincantes para enfeitar a Aldeia Amazônica. E o nosso diferencial esse ano são os nossos carros alegóricos. Eles estão montados com miriti, para mostrar com mais ênfase a nossa cultura”, concluiu.
Quem compartilha da mesma opinião é a porta bandeira da escola. Lucilene Dantas, 45 anos, há 17 sai a frente da escola defendendo a bandeira da agremiação. “Estou na expectativa de mais um desfile. Esse ano estamos vindo com tudo e podem ter certeza que estamos brigando pelo titulo de escola campeã”, disse.
A “Deixa Falar”, mostrará um pouco da história da Marujada. Contará a chegada do reinado de São Benedito, passando pelas misturas marujadas até chegar no setor da festa de santo tem de tudo.
“Se depender dos ensaios, da animação dos brincantes, a nossa escola já pode ser considerada campeã”, afirmou Luisinho, mestre de bateria da escola.
A agremiação foi fundada em 23 de abril de 1992 e conquistou pela última vez o titulo de campeã no ano de 2004.

“Bole Bole” vem com brilho
e alegria em busca do bicampeonato


“Quanto tempo cabe nos 50 anos da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará?”. É com essa pergunta e com o tema “Escola, Teatro, Dança & Carnaval” que a tradicional agremiação carnavalesca “Bole-Bole” homenageia os 50 anos da escola cultural e artística da Universidade Federal do Pará, e vem para o Carnaval 2012 com tudo que pode.
Em 2 de fevereiro de 1984, criada como bloco, a “Bole-Bole” se viu na obrigação de virar uma escola de samba com o passar dos anos, pois sentiu que deveria proporcionar mais uma alegria ao povo guamaense que, na década de 1980, foi muito bem representado pela grande e saudosa escola “Arco-Íris”, trazendo de volta o sentimento mais competitivo do Guamá.
Valorizando a cultura popular mais regional de bairro de beira-rio, a escola esteve, desde o início, entre os primeiros lugares nos concursos de blocos sendo cinco vezes campeã e três vezes vice, sempre com muita alegria e irreverência.
Este ano a “Bole-Bole” entra na avenida com cerca de 1500 brincantes e 200 ritmistas para mostrar novamente qual a receita de sucesso e emoção que contagia o público todos os anos no carnaval belenense, e para tentar, mais uma vez, se firmar como destaque absoluto no grupo especial.

“Piratas da Batucada” fala dos
40 anos do Grupo Experiência


“Vem ver o peso da minha experiência”. É com esse enredo que o Grêmio Recreativo Escola de Samba “Piratas da Batucada”, entra na Aldeia Amazônica. Dando continuidade a segunda noite de desfiles e sendo a terceira escola a se apresentar, a associação traz para a avenida a homenagem aos 40 anos do Grupo Experiência.
Levando cerca de 1.410 integrantes, a escola faz um paralelo entre o carnaval e o teatro, já que o Grupo Experiência contribuiu para a construção e revelação de valores como escritores, compositores, dançarinos e atores paraenses.
Para o casal que faz parte da bateria, Vânia Gomes e Carlos Cavalcante, a escola está muito emocionada por retratar na avenida a história do “Experiência”. “Estamos muito emocionados em falar um pouco da história desse grupo que é tão importante na nossa sociedade. Estamos há cinco anos na bateria e isso é muito gratificante. Porque ano após ano, vamos vendo o crescimento da escola”, afirmou Vânia.
Entre os dois atos que a agremiação irá mostrar aos jurados, estão o “abrem-se as cortinas da fantasia (teatro infantil)”, que trata das montagens de textos para o público infantil e também, “o sonho de uma noite de carnaval (o teatro adulto e clássico)” que fala das tragédias e comédias do ser humano. Desde 1974, o “Piratas da Batucada”, leva alegria e brilho para o carnaval belenense.

“Quem São Eles” homenageia
o bairro do Umarizal


Com o enredo “Umari – O ninho da águia na selva de pedra”, a Associação Cultural Recreativa e Carnavalesca “Império de Samba Quem São Eles” foi a segunda escola a se apresentar na noite deste sábado na Aldeia Amazônica. Com cerca de 1.500 brincantes, a associação fará uma homenagem ao bairro do Umarizal.
Segundo o presidente da escola, Jamil Mousinho, a associação está entrando na avenida para conquistar um titulo que não vem há mais de 10 anos. “Entraremos nessa avenida levando emoção, com garra, mostrando a história do nosso bairro. Só o nosso enredo já diz a que viemos. Com certeza vamos conquistar esse titulo”, afirmou.
Quem compartilha da mesma opinião é a dona de casa, Raimundo Silva, que há 29 anos faz parte da escola e se apresenta na ala das baianas. “Foram apenas 2 meses para a nossa ala ensaiar. Enfrentamos muitos problemas, mas nenhum deles nos desanimou. Chegamos aqui com muita luta e suor, por isso tenho a certeza que venceremos”, concluiu.
Dentre as alas que a escola apresenta aos jurados e ao público que lota as estruturas da aldeia, está a “Semente do Umari”, que fala da origem do bairro do Umarizal. A segunda ala fala sobre os “Imperadores do Povo”, que mostra as manifestações folclóricas e religiosas que circundam as comunidades do bairro e a terceira tem como sub-tema “o ninho da águia na selva de pedra”, onde trata da especulação imobiliária que castiga o bairro e o transforma em uma “Manhattan Amazônica”.
Com 66 anos de história, o “Quem São Eles”, conquistou o titulo de escola campeã pela última vez no ano 2000.

Fonte: Comus

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...