Total de visualizações de página

domingo, fevereiro 05, 2012

Representante do Ministério do Esporte qualifica agentes e coordenadores da Sejel em Belém

Qualificar agentes e coordenadores, além de avaliar a aplicação do Pelc/Pronasci, programa Federal de incentivo ao esporte e de combate à criminalidade nas grandes cidades, foi o assunto do II Módulo de Capacitação realizado neste fim de semana pelo Ministério do Esporte aos servidores envolvidos no programa em Belém.
O primeiro dia de capacitação foi aberto no último sábado, 04, pelo secretário Municipal de Esporte, Francileno Mendes. O gestor da Sejel deixou claro o compromisso do Município no desenvolvimento do programa. “Esta é a segunda edição do Pelc/Pronasci em Belém, e o Município tem sido incansável para levar o programa ao maior número de pessoas em situação de risco social nos bairros considerados territórios de paz: o Guamá, a Terra Firme e a Cremação. A partir deste mês, além dos núcleos implantados pelo programa nestes bairros, estamos instalando mais um, que é o Mestre 70, ginásio recém reformado e ampliado e que vai receber as ações do programa nos períodos da tarde e noite”, esclarece o secretário.
Segundo o representante do Ministério do Esporte José Nildo Caú, a capacitação é o momento em que agentes, coordenadores e gestão municipal refletem sobre aquilo que o programa se propões e o que vem sendo aplicado. “Esta é a hora de se ter um olhar mais crítico. Se a gente conseguiu atingir o objetivo do programa ou não e como podemos fazer para melhorá-lo”.
Alunos do Curso de Música apresentaram na prática o que já aprenderam em sala de aula. Interpretando músicas de Cássia Eller e Jimi Hendrix eles deram um show à parte. “Primeiro mostramos como os alunos do curso básico já reconhecem os acordes menores e maiores. Depois como estão os alunos dos módulos intermediários e avançados dominam o instrumento musical”, assegura o titular da Sejel.
Uma das coordenadoras do Núcleo do Pelc/Pronasci no bairro do Guamá, Regiane Mercês, diz que a capacitação foi positiva. “Nós apresentamos o quanto o programa já evoluiu nas áreas de alta periculosidade, como as comunidades do Caraparu e Monte Serrat, no Guamá, ou seja, o que alteramos na realidade deste jovem, alvo do programa, assim como também fomos orientados onde melhorar ainda mais o desenvolvimento das ações do Pelc/Pronasci”.
O representante do Ministério do Esporte fez uma visita técnica aos núcleos do programa nos bairros do Guamá e Terra Firme. O último dia de capacitação foi marcado pela apresentação do que José Nildo Caú viu nas visitas técnicas e no relato dos agentes e coordenadores do programa. “Tudo foi alvo de avaliação desde os métodos aplicados por eles na socialização dos jovens, assim como os equipamentos utilizados no desenvolvimento dos cursos até o contato dos técnicos com os usuários do programa”.
O III módulo do programa está marcado para acontecer daqui a cinco meses, quando será avaliada a conclusão do convênio do programa em Belém e a sua renovação.
Um festival esportivo e cultural marcou o encerramento da capacitação na tarde deste domingo com apresentação de duo de violão, roda de capoeira, entre outras atividades.
Em Belém, o Pelc/Pronasci tem a meta de atingir cerca de 1.600 jovens dos bairros Guamá, Terra Firme e Cremação, apontados pelos ministérios do Esporte e da Justiça como de alta criminalidade no Município. As ações do programa tem o objetivo de combater essa violência ocupando os jovens com atividades esportivas e de lazer.

 Texto: Ieda Ferreira-Ascom Sejel

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...