Total de visualizações de página

domingo, fevereiro 12, 2012

Blocos e grupos folclóricos destacam a importância da Bumbarqueira


                A Bumbarqueira – o Carnaval do Pará reuniu mais de 40 blocos carnavalescos e grupos folclóricos do Pará na Praça do Carmo, Ver-o-Peso e Praça Dom Pedro II, no bairro da Cidade Velha, centro histórico da capital paraense. Na Praça do Carmo, grupos tradicionais se apresentaram, alegrando milhares de foliões. Mesmo debaixo de chuva, a empolgação tomou conta de todos. “É a primeira vez que participamos da Bumbarqueira e estamos felizes em poder mostrar o nosso carimbó marapaniense”, disse a coordenadora do grupo folclórico Sereias do Mar, Raimunda Vieira Freire, 50 anos.
                Orgulhosa de suas tradições culturais, Raimunda contou que aprendeu a "bater tambor" com sua mãe, Júlia Freire – que hoje, aos 85 anos, é respeitada por passar às  gerações os ritmos de Marapanim -, município do nordeste do Pará considerado a terra do carimbó. “Minha mãe não veio por causa da idade, mas gostou de ver nosso grupo ser reconhecido nesta grande festa”, frisou Raimunda.
                Pintados com carvão e banha de porco, “Os Pretinhos do Mangue de Santarém Novo” chamaram a atenção dos brincantes. Com sua dança tradicional, o grupo formado por 30 homens, entre músicos e bailarinos, homenageou os escravos - primeiros habitantes do município – que segundo o coordenador do grupo, Kzam Marques Mendes, “promoviam festas no final de suas atividades como forma de divertimento”. Kzam Mendes disse ainda que não sabe o ano em que o grupo foi formado, mas afirmou que há pelo menos 40 anos esta manifestação cultural existe no município.
Reconhecimento - A Associação Comunitária Beneficente “Boi de Máscaras Vaidoso”, do município de Ananindeua, na Região Metropolitanana de Belém, também esteve na Bumbarqueira. “Antes o grupo fazia apresentações apenas no município. Hoje o governo está olhando mais para nós. Nossa participação aqui representa um grande salto”, ressaltaram as líderes comunitárias.
“O princípio da Bumbarqueira é juntar pessoas por uma causa legal, e é isto que fazemos. Trouxemos manifestações culturais de todo o Estado, pois desta maneira mostramos para os moradores de Belém o carnaval que acontece no interior, de maneira que ao conhecê-lo o público vá até este município prestigiá-lo”, frisou o coordenador geral da festa, o músico Júnior Soares, vocalista do Arraial do Pavulagem.
                Fã dos grandes carnavais, o cantor Eloy Iglesias sintetizou a Bumbarqueira como um grande evento cultural e artístico da terra. “Vivo o carnaval desde que estrelei nesta vida, e hoje com toda esta riqueza cultural fico feliz que o governo esteja dando mais atenção”, disse o cantor.

Texto:
Cora Coralina-Secom

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...