Total de visualizações de página

sábado, fevereiro 04, 2012

Dilma e Lula tentam atrair FHC para compor Comissão da Verdade

Foto: AE
Com incentivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidenta Dilma Rousseff tem incumbido emissários de sondar a possibilidade de o também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso integrar a Comissão da Verdade, encarregada de investigar os crimes da ditadura militar (1964-1985).
A comissão foi aprovada pelo Congresso a toque de caixa no final do ano passado e deve ser anunciada nas próximas semanas. Segundo pessoas próximas, Dilma e Lula consideram remota a possibilidade de Fernando Henrique aceitar o convite, mas querem aproveitar a boa relação entre o tucano e a presidenta para tentar convencê-lo.
Na avaliação do Palácio do Planalto, a participação de Fernando Henrique, ele mesmo vítima dos militares, daria credibilidade incontestável à comissão e derrubaria de vez a possibilidade de a iniciativa de passar a limpo a ditadura ser usada como munição na disputa político-eleitoral.
Caso Fernando Henrique não aceite o convite, Dilma vai procurar alguém com origem na intelectualidade paulista, histórico de defesa dos direitos humanos e que tenha bom trânsito entre os tucanos. Entre os nomes cogitados estão os dos ex-ministros da Justiça José Gregori e Luiz Carlos Dias e o ex-secretário de Segurança de São Paulo, Belisário dos Santos Jr.
Segundo interlocutores de Dilma e Lula, o principal empecilho para viabilizar o nome de Fernando Henrique é o fato de que pela primeira vez os integrantes da comissão serão remunerados e, portanto, deverão se dedicar em tempo integral ao trabalho.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...