Total de visualizações de página

segunda-feira, fevereiro 27, 2012

As primeiras desta segunda-(preguiçosa)-feira, dia 27 de fevereiro

Governador em exercício
participa das atividades
do Pro Paz no Marajó

O governador em exercício, Helenilson Pontes, esteve na manhã deste sábado (25) no município de Ponta de Pedras, no Arquipélago do Marajó, para acompanhar as atividades da Caravana do Programa Pro Paz Cidadania Presença Viva, que está na cidade desde a última sexta-feira (24).

Helenilson Pontes verificou os serviços oferecidos pela caravana. Ele foi até a balsa, onde os ônibus e as carretas do Presença Viva oferecem atendimento médico à população. Depois, seguiu para a Escola Ester Mouta, onde o Pro Paz Cidadania realiza os serviços de emissão de documentos e atendimento jurídico, entre outros disponíveis pelo governo. “O Pro Paz tem sido uma ferramenta fundamental para combater um de nossos maiores desafios, que é a desigualdade. Esta é uma operação inédita e histórica, que está priorizando uma das regiões que mais sofre com a desigualdade, que é a região do Marajó”, afirmou o governador em exercício.

Concursos - Ele também concedeu entrevista a uma rádio local, numa praça da sede municipal de Ponta de Pedras, diante de dezenas de moradores. Helenilson Pontes respondeu a perguntas da população sobre concursos públicos e o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

“No ano passado, mais de 5 mil concursados foram chamados. Agora, estamos trabalhando dentro do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal para nomear os que estão faltando. Estamos fazendo um esforço muito grande para que possamos chamar todos dentro do prazo de validade dos concursos”, afirmou.

Quanto à implantação do PCCR, ele explicou que o processo já foi iniciado. “Aprovar a lei é fácil, difícil é torná-la realidade. O governo anterior aprovou o plano mas não implantou, mas nós já iniciamos este processo. A valorização do professor e do profissional de educação é uma das prioridades deste governo”, enfatizou. Após a visita ao município, Helenilson Pontes retornou a Belém.

Texto:
Bruna Campos-Secom

População de Ponta de Pedras
recebe mais de 30 serviços
na área de saúde

A Caravana do Programa Pro Paz Cidadania Presença Viva está oferecendo mais de 30 serviços na área de saúde à população do município de Ponta de Pedras, no Arquipélago do Marajó. Neste sábado (25), primeiro dia da ação, a expectativa é que sejam feitos mais de 7 mil atendimentos, entre consultas médicas e odontológicas, exames e vacinação. Para as consultas médicas, nas especialidades Pediatria, Oftalmologia, Cardiologia, Clínica Geral e Ginecologia, foram distribuídas mais 1.000 senhas, em menos de uma hora.

A moradora Mercina Silva, 70 anos, garantiu logo sua senha. “A fila 'tava' grande, mas fui passando pela fila e me deixaram ficar”, disse ela, que conseguiu consulta com um cardiologista.

Entre as especialidades oferecidas, a mais procurada está sendo Oftalmologia. A pessoa atendida, caso precise de óculos, já os recebe após a consulta. Os óculos são confeccionados numa ótica montada em um dos ônibus. Maria Aparecida da Silva, 43 anos, disse que sentia dificuldade para ler há pelo menos 3 anos, e na manhã deste sábado conseguiu a primeira consulta com um especialista. “Aqui no posto não tem médico. Teria que ir para Belém me consultar. Como não tenho quem me leve, nunca fui a um médico. Agora, vou ter meus óculos”, contou ela.

No serviço odontológico, além das consultas há o trabalho preventivo oferecido às crianças. No escovódromo elas aprendem a manter a saúde bucal. A população também tem acesso a vacinas e exames.

Atenção básica - Rita Facundo, diretora operacional da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), informou que já esperava o grande número de pessoas que procurou atendimento neste sábado. “Isso ocorre porque a atenção  básica no município precisa ser fortalecida, já que esses serviços que estamos oferecendo nas unidades móveis são de base municipal. Mas o Estado já se comprometeu em apoiar, através da Sespa, a atenção básica do município”, acrescentou.

Para Carolina Cardoso, a caravana foi a oportunidade de consultar o filho Thiago, recém-nascido, com um pediatra. “Eu não consigo fazer o acompanhamento todo mês. Até as vacinas estão atrasadas porque aqui não tem. Vou aproveitar a ação para fazer tudo isso”, disse ela.

Devido a um problema que impediu o atracamento na rampa, as unidades móveis não desembarcaram. Para não atrasar o atendimento, os serviços estão sendo oferecidos na balsa que transporta as unidades. “Nós já tínhamos esse plano B. Nossa missão aqui é garantir o atendimento de forma segura, independentemente do local” , informou Jorge Bittencourt, coordenador do Pro Paz Cidadania. A caravana permanece em Ponta de Pedras por mais dois dias.

Texto:
Brena Moreira-Pro Paz

Patrulha de Prevenção e
Qualidade aproxima
Corregedoria da população

Agilizar a prestação de serviços e aproximar a Corregedoria da Polícia Militar do Pará dos servidores da corporação e de toda a população são objetivos da mais nova atividade da Corregedoria, a Patrulha de Prevenção e Qualidade (PPQ), implementada em 13 de fevereiro de 2012, como mais uma ferramenta de apoio ao Sistema de Segurança Pública.

“A Patrulha de Prevenção e Qualidade leva a Corregedoria para as ruas, diminuindo o tempo de resposta a um chamado. Conseguimos chegar mais rápido e evitar a alteração no local de um crime, por exemplo, além de aumentar as chances de um flagrante”, explicou na sexta-feira (24) o coronel Rolian dos Santos Silva, corregedor Geral da Polícia Militar do Pará.

Dezesseis policiais militares foram destacados para atuar no patrulhamento, em sistema de revezamento de quatro homens por guarnição, sempre com a presença de pelo menos um oficial na equipe. Os policiais passaram por um curso de abordagem e reciclagem de prática de tiro, antes de se integrarem à patrulha.

Para o trabalho da PPQ, uma viatura foi equipada com rádio transmissor em frequência múltipla, que tem acesso a todas as frequências utilizadas pelos policiais; GPS e um computador ligado ao sistema do Ciop (Centro Integrado de Operações), que monitora em tempo real as viaturas em serviço.

A atividade será ampliada ainda no primeiro semestre deste ano com a aquisição de uma segunda viatura, para atender a Região Metropolitana de Belém. No segundo semestre, o serviço atenderá os municípios de Santarém (no oeste) e Marabá (na região sudeste).

Por atuar na contenção de práticas contrárias à boa conduta do policial militar, a Corregedoria passou a ser vista como "a polícia da polícia", e ainda carrega o estigma do corporativismo, por apurar denúncias feitas pela população contra os próprios policiais.

Resultados - Os números registrados em 2011 demonstram que essa imagem negativa não condiz com a realidade. Só no ano passado foram abertos 2.880 processos de investigação, que constataram 489 irregularidades, a maioria decorrente de falta ou atraso no serviço. As punições variaram desde a repreensão à demissão do PM.

Mas a Corregedoria não atua somente na punição de policiais. Ela também trabalha na preservação de direitos do servidor militar. A viatura da PPQ facilita o recebimento de denúncias, já que o policial não precisa comparecer à sede do departamento. “Se um policial está sendo lesado ele é uma vítima, e cabe a nós investigarmos e garantirmos que tenha condições básicas de trabalho e os direitos respeitados”, ressaltou o coronel Rolian.

A  análise da qualidade dos serviços prestados à população também é feita pela Corregedoria, que recebe denúncias como a demora em um atendimento ou um telefone fora de área. Nesse caso, a população é um agente importante na avaliação dos serviços. “A Polícia Militar funciona como uma empresa de segurança a serviço da população, e a Corregedoria é como se fosse o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), que recebe as reclamações, avalia a situação e tenta encontrar a solução mais adequada ao problema. Por isso queremos nos aproximar cada vez mais da população, que é a nossa grande fonte de informação”, garantiu o  titular da Corregedoria.

Texto:
Dani Filgueiras-Secom

Uepa e Norte Energia oferecem
10 vagas para residência
médica em Altamira

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a Norte Energia S.A., empresa responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte, em Altamira, município do oeste do Pará, firmaram um Convênio de Cooperação Técnica para realização do Programa de Residência Médica, na área de Medicina de Família e Comunidade, na cidade de Altamira.

Serão oferecidas 10 vagas, com seleção feita pela própria Uepa. O início das atividades será em abril deste ano. O convênio tem duração de dois anos, com investimentos superiores a R$ 1 milhão, feitos pela Norte Energia, montante destinado às bolsas de estudos para os aprovados e a outros custos do Programa de Residência Médica.

A analista de Saúde Pública da Norte Energia em Altamira, médica Kátia Fernandes, explica que o Programa vai contribuir para a melhoria da qualidade no atendimento prestado à população na região. “Há uma carência muito grande de médicos em Altamira e nas cidades vizinhas. A residência médica é uma forma de garantir a permanência de bons profissionais na região”, diz Kátia Fernandes.

Saúde da Família - A residência médica em Altamira acontecerá em Unidades Básicas de Saúde, muitas delas construídas pela Norte Energia, ambulatórios de especialidades, núcleos de apoio, Centros de Apoio Psicossocial e outros espaços públicos, com ênfase nas ações do Programa Saúde da Família. Entre as atividades do Programa estão atendimento individual familiar, crescimento e desenvolvimento infantil, imunização, orientações de amamentação, pré-natal e educação e prevenção de acidentes de trabalho.

A formação de médicos em atenção primária à saúde, na própria região, é um grande passo na melhoria da qualidade de vida de quem mora nas cidades da área de influência de Belo Monte. No Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade a carga horária a ser cumprida pelos aprovados será de 5.760 horas, entre aulas práticas e teóricas, em dois anos de residência. (Com informações da Assessoria da Norte Energia).

Atrações culturais e muita
alegria marcam
comemorações na Santa Casa

O anúncio de novos investimentos em infraestrutura, para garantir a ampliação do atendimento à população, e na formação de profissionais da saúde, e uma animada programação cultural fizeram parte das comemorações pelos 362 anos de fundação da Santa Casa de Musericórdia do Pará, na sexta-feira (24). Durante todo o dia, servidores e pacientes da instituição participaram de atividades que destacaram a importância da Santa Casa para a saúde pública no Pará.

À tarde, foi realizada a palestra motivacional com a terapeuta ocupacional Clévia Dantas. Segundo ela, o objetivo da palestra foi elevar a auto estima dos servidores. “Trabalhar em hospital é difícil porque se lida muito com a perda, com o sofrimento. Fazer as pessoas refletirem sobre esses aspectos e mostrar caminhos para a superação dos obstáculos da vida é a intenção neste momento”, informou a terapeuta.

A animação ficou a cargo da Escola de Samba Crias do Curro Velho. Alguns integrantes percorreram os corredores do hospital, levando alegria aos pacientes da ala de Pediatria, no ritmo da bateria e com a beleza das evoluções do mestre sala, da porta bandeira e dos sambistas.

Alan Teixeira da Silva, da Gerência de Assistência Nutricional, era um dos servidores mais animados. “As comemorações quebraram a rotina. Fico muito feliz em ver a animação de pacientes e servidores. Trabalhamos numa rotina séria e dedicada, e hoje é uma data especial. Estou feliz em fazer parte de uma instituição secular, importante para o cidadão”, declarou Alan Silva.

Nascimento - Para a escriturária Maria do Carmo Coelho Garcia, 35 anos, moradora do município de Tomé-Açu, no nordeste do Pará, a data tem um significado especial. No dia do aniversário da Santa Casa ela deu à luz Maria Emanuele. Ao fazer o pré-natal, Maria do Carmo foi informada que o bebê apresentava alteração em um dos ventrículos e um quadro sugestivo de hidrocefalia.

“Fui encaminhada para a Santa Casa, onde continuei o tratamento, e desde quando cheguei aqui sempre fui bem tratada. Minha filha nasceu superando todas as expectativas, com aparência saudável, peso adequado e tamanho normal. Devo isso ao atendimento que tive aqui, feito por profissionais atenciosos. Hoje, com a minha filha nos braços, me sinto feliz e confortada, e ainda ganhando flores. Minha filha ainda fará exames, mas olho para ela e vejo uma criança normal”, contou Maria do Carmo.

Paralelamente às atrações culturais, seis mães de bebês que nasceram no dia do aniversário da Santa Casa ganharam flores da presidente da instituição, Eunice Begot.

O Grupo Arraial do Pavulagem também participou da programação, ao som das toadas que fizeram muita gente dançar. A programação foi encerrada com a apresentação dos cantores paraenses Nilson Chaves e Alcir Guimarães, no auditório do hospital.

Texto:
Alessandro Borges-Santa Casa

PM realiza prisões em
Cametá, Santarém e Itaituba

Dois homens acusados de tráfico de drogas foram presos no município de Cametá, na região do Baixo Tocantins, por uma equipe da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, comandada pelo major Roosevelt. A prisão, ocorrida no último dia 22, aconteceu após os policiais receberem uma denúncia anônima.

Os dois acusados residem no Bairro Novo, um na Rua Manoel Veiga e o outro na invasão “Portelinha”. Ambos foram flagrados vendendo drogas em via pública, por volta das 15h30. Com eles foram encontradas 52 petecas de oxi e dinheiro. Todo o material apreendido foi apresentado à Delegacia de Polícia Civil do município, para os procedimentos legais.

Em Santarém, município do oeste paraense, uma guarnição da Polícia Militar prendeu um homem na Rua Bom Jardim, no bairro Ipanema, acusado de furto. Além do flagrante, os policiais constataram que contra o acusado havia um mandado de prisão, expedido pelo juiz titular da 9ª Vara Penal, do Fórum de Santarém. A ordem foi cumprida por PMs da 16ª Zona de Policiamento.

O homem foi preso em sua residência, onde os policiais apreenderam vários objetos, incluindo uma central de ar, uma caixa amplificadora e uma bicicleta, todos sem comprovação de origem. Conduzido à 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil, o acusado foi apresentado ao delegado plantonista, que o autuou e encaminhou à Penitenciária Agrícola Silvio Hall de Moura, no Cucurunã.

Ainda no oeste do Pará, no município de Itaituba, a PM prendeu um homem de 55 anos, acusado de pedofilia e tráfico de menores. Contra ele já havia um mandado de prisão. De acordo com a polícia, os crimes foram cometidos nos anos 1990. O acusado estava escondido em sua fazenda, localizada a 110 km da sede de Itaituba, onde foi preso pela PM.

Ao chegar à Delegacia, o acusado disse acreditar que o fato de ser dono de um motel, na época dos crimes, acabou influenciando as denúncias de pedofilia. Segundo ele, tudo foi tramado para prejudicá-lo.

Além das denúncias de pedofilia e tráfico de menores, ele está sendo investigado pelo suposto envolvimento em assaltos ocorridos no município de Rurópolis e por porte ilegal de arma, uma vez que foram encontradas, em seu poder, espingardas e outras armas.

Texto:
Leno Carmo-Polícia Militar

Coque verde de petróleo
abastecerá indústria
cimenteira em Capanema

O Porto de Vila do Conde, no município de Barcarena (na região do Tocantins), receberá nesta segunda-feira (27) um navio oriundo do México com 40 mil toneladas de coque verde de petróleo (CVP). A carga está avaliada em cerca de US$ 8 milhões e será destinada às indústrias cimenteiras que atuam em Capanema (no nordeste paraense) e em Codó, no Estado do Maranhão.

A chegada deste produto ao Pará é inédita. A importação foi feita pela empresa Terminal de Combustíveis Sólidos de Barcarena (Tecop). De acordo com o vice-presidente da Tecop, Basten Ruijsenaars, das 40 mil toneladas, 25 mil serão destinadas às empresas do Pará e do Maranhão, e as 15 mil restantes serão encaminhadas ao terminal da empresa na cidade de Cabedelo, na Paraíba, de onde serão distribuídas para indústrias cimenteiras e cerâmicas situadas na Região Metropolitana de João Pessoa.

Ainda de acordo com Basten Ruijsenaars, a operação de descarregamento das 40 mil toneladas de coque verde de petróleo deve demorar cerca de quatro dias. Segundo ele, a empresa adota uma política de atuação que obedece a rígidos padrões internacionais, "especialmente no tocante ao meio ambiente”.

A segunda operação da Tecop no seu terminal, em Barcarena, está prevista para a primeira quinzena de março, quando receberá outro carregamento de coque verde de petróleo, vindo dos Estados Unidos.

Texto:
Cora Coralina-Secom

Cinema itinerante mostra
produção paraense em
Ponta de Pedras

Filmes de curta metragem produzidos no Pará foram apresentados a moradores de Ponta de Pedras, município do Arquipélago do Marajó, durante uma sessão de cinema itinerante montada na noite de sábado (25), na principal praça da cidade. A atividade faz parte da programação cultural do Instituto de Artes do Pará (IAP), que também participa da Caravana do Pro Paz Cidadania Presença Viva, presente em Ponta de Pedras desde a última sexta-feira (24).

Uma tela de cinema foi colocada em um palco montado na praça, onde os moradores assistiram à sessão. A atração agradou principalmente crianças e adolescentes. “Na minha casa não tem televisão. Quando quero ver um filme tenho que ir para a casa da vizinha. Seria muito bom se todo final de semana tivesse uma telona como essa aqui na praça”, disse a estudante Josiane Santos.

A professora Luciane Lima, 26 anos, fez questão de levar seus filhos para o momento cultural. “Eles nunca foram para um cinema, e dificilmente terão a oportunidade de ir. Essa apresentação está sendo ótima, porque assim eles passam a ter uma noção de como é um cinema”, disse ela.

Incentivo - Para o presidente do IAP, Heitor Pinheiro, o principal objetivo da programação é divulgar as produções paraenses e, ao mesmo tempo, incentivar e mapear os artistas locais. “Nós aproveitamos esse momento para conhecer a cultura local. Por exemplo, nós exibimos um curta produzido no próprio município de Ponta de Pedras”, informou.

As produções apresentadas na sessão de cinema itinerante foram: Voa Japiim, Voa (Castanhal), animação de Jhames Souza; A Festa na Pororoca (Belém), animação de Cássio Tavernard; Brega S/A (Belém), documentário de Vladimir Cunha e Gustavo Gondim, e O Menino Urubu (Belém), animação de Roberto Ribeiro e Fernando Alves.

Neste domingo (26), a programação do IAP continua às 17h com um arrastão cultural, que reunirá vários grupos musicais pelas ruas de Ponta de Pedras.

Texto:
Bruna Campos-Secom

Milhares de mídias "piratas"
são destruídas em Itaituba




A equipe da 19ª Seccional Urbana de Itaituba, município do sudoeste do Estado, vinculada à Superintendência Regional do Tapajós, destruiu milhares de mídias com gravações ilícitas, conhecidas como "piratas", apreendidas nos últimos dois anos em operações policiais na região. O material estava apreendido, por determinação judicial. Os inquéritos foram instaurados para apurar o crime de violação de Direito Autoral, previsto no Código de Defesa do Consumidor.

A ordem para destruir as mídias foi emitida pela 3ª Vara Criminal do Fórum de Itaituba. Os crimes foram apurados durante a "Operação Transparência", sob a coordenação do delegado Edinaldo Sousa, supervisão do delegado Alexandro Napoleão Sant'Ana e comando operacional do delegado José Dias Bezerra.

A equipe policial transferiu os produtos apreendidos para a Secretaria Municipal de Infraestrutura do município, onde milhares de mídias foram inutilizados com rolo compressor e incineração na usina de asfalto.

Texto:
Walrimar Santos-Polícia Civil

FELICIDADES EM SUA NOVA
MORADA AO LADO DE DEUS


Autoridades, parentes e amigos
destacam atuação de
Alessandro Novelino















Parentes, amigos e autoridades passaram pelo Palácio Cabanagem, sede da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), onde foram velados os corpos do deputado estadual Alessandro Novelino e de seu assessor parlamentar, José Augusto dos Santos, mortos em um acidente de avião na manhã de sábado (25), no município de Acará.

O governador do Pará em exercício, Helenilson Pontes, chegou ao velório por volta das 09h deste domingo (26), e ficou ao lado dos familiares das vítimas. No acidente também morreu o piloto Roberto Figueiredo. Ainda no sábado, o governo do Estado decretou luto oficial de três dias em memória das vítimas. Os corpos de Alessandro Novelino e José Augusto dos Santos foram enterrados na manhã de domingo, em um cemitério particular no município de Ananindeua (Região Metropolitana de Belém).

O deputado federal Zenaldo Coutinho (PSDB) esteve no velório e disse que o Estado perdeu um jovem político promissor. “O Alessandro era um político em ascensão, e todos nós perdemos com o desaparecimento dele. Peço a Deus que ilumine essa família, que já havia passado por uma tragédia, e nesse momento é hora de buscar consolo na esperança cristã”, declarou Zenaldo.

O presidente da Assembleia Legislativa, Manoel Pioneiro (PSDB), agradeceu pelo tempo  que Alessandro Novelino contribuiu com o Parlamento. “O Pará perdeu um grande político. O Alessandro foi pai e filho de muitos paraenses, que o consideravam assim pelo trabalho que ele desenvolvia. Com certeza ele nos fará muita falta”, afirmou.

O deputado, que morreu aos 39 anos, ganhou a admiração até de políticos de outros partidos. O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) disse que, apesar das divergências políticas, considerava Alessandro um amigo. “Nós divergíamos politicamente, mas sempre dialogamos fraternalmente. Ele era aberto para conversas. O conheci há cerca de um ano, mas já o considerava um amigo. Presto minha solidariedade à família nesse momento de dor”, ressaltou o parlamentar.

Deputado atuante - Na avaliação de Sérgio Bacuri, secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças, Alessandro Novelino sempre foi um deputado muito atuante. “Ele sempre esteve presente, brigando pelos seus projetos e pelas comunidades que apoiava, além de constantemente apoiar as iniciativas do governo. Sentimos muito por essa perda tão brusca”, acrescentou.

“É uma grande perda para a sociedade paraense, considerando que o deputado deu grandes contribuições para as políticas públicas do Pará, além de ser um empresário que muito contribuiu para o desenvolvimento do nosso Estado”, destacou Alice Viana, secretária de Estado de Administração.

O agradecimento ao trabalho do parlamentar do PMN também foi expresso por Henrique de Cristo, que saiu do município de Santa Izabel do Pará (RMB) para acompanhar o velório. “Ele ajudou muito a nossa comunidade Areia Branca. Estamos todos tristes e emocionados, mas fiz questão de vir prestar essa última homenagem”, declarou.

Alessandro Novelino era casado de pai de duas meninas. Em nome da família, a sogra do deputado, Lúcia Penedo, presidente da Organização Social Pará 2000, agradeceu as diversas manifestações de solidariedade e destacou que a perda é irreparável. “Ele foi o filho que não tive. Um pai presente e um marido amoroso e amigo, que fez minha filha muito feliz. Ele era uma pessoa simples e também destemida, e gostava muito de trabalhar. Pra gente ele vai fazer muita falta, e tenho certeza que tem muita gente sentindo a perda dele”, afirmou Lúcia Penedo.

Após a missa celebrada pelo padre Elói, o cortejo seguiu para o cemitério Recanto da Saudade. Os caixões foram levados em carro do Corpo de Bombeiros. O sepultamento aconteceu às 11h. O corpo do piloto Roberto Figueiredo será transportado ainda neste domingo para Macapá (AP), onde será sepultado.

Texto:
Dani Filgueiras-Secom

Caravana do Pro Paz já emitiu
mais de 550 Carteiras de
Identidade no Marajó




No primeiro dia de trabalho da Caravana Pro Paz Cidadania Presença Viva em Ponta de Pedras, município do Arquipélago do Marajó, a equipe da Polícia Civil emitiu 350 Carteiras de Identidade, número que se somou aos mais de 200 documentos feitos até o meio dia deste domingo (26). Em apenas dois de trabalho, mais de 550 pessoas foram atendidas. “Nós percebemos que a população do município estava carente deste serviço. Muitas pessoas estão tirando o documento pela primeira vez”, informou Ricardo Paula, diretor do setor de Identificação da Polícia Civil do Pará.

Até o final da Caravana do Pro Paz Cidadania Presença Viva, que percorrerá toda a região do Marajó, levando serviços em várias áreas, como saúde, justiça e cultura, deverão ser emitidas mais de 22 mil Carteiras de Identidade.

O acesso a um documento essencial é um dos benefícios oferecidos pela Caravana Pro Paz à população de Ponta de Pedras. No município funciona apenas um posto de emissão de Carteira de Identidade, e geralmente é preciso esperar até 15 dias para receber o documento. A dificuldade e a demora levam muitos moradores a desistir de tirar o RG. Um problema que a Caravana está ajudando a resolver na cidade.

Direito - Durante a ação do Pro Paz Cidadania, as identidades são entregues em menos de 30 minutos. Uma equipe composta por 18 profissionais da Polícia Civil trabalha interruptamente para garantir um direito fundamental aos cidadãos. A confecção das carteiras é feita pelos profissionais na Escola Estadual Ester Mouta, onde estão sendo realizadas as ações do governo. As fotos 3x4, essenciais ao RG, são tiradas e entregues na hora.

Os adolescentes Glenda Bandeira, 16 anos, Estefano Cristiano, 15 anos, e Rosinete Vieira, 14 anos, aproveitaram a oportunidade para tirar pela primeira vez a Carteira de Identidade. “Eu sou músico e precisava muito desse documento, porque me apresento pela região do Marajó e sempre me pediam a identidade nas embarcações. Uma vez, até perdi a oportunidade de me apresentar em uma cidade porque não tinha identidade. Esse documento vai ajudar muito”, disse Estefano.

A aposentada Maria de Fátima Seara, 64 anos, perdeu a Carteira de Identidade há muitos anos. Desde então, usava apenas o número do registro. Neste domingo, ela conseguiu uma nova carteira. “Eu já tinha até desistido de voltar a ter esse documento. Ainda mais assim, de forma tão rápida e sem precisar gastar com a foto”, declarou Maria de Fátima.

Texto:
Bruna Campos-Secom

Denúncias levam à prisão de
adolescente que controlava
tráfico em Altamira

A Polícia Civil em Altamira, município do oeste do Pará, flagrou neste fim de semana um adolescente responsável por um ponto de venda de drogas na cidade. Em outra situação envolvendo entorpecentes, a mulher de um detento foi flagrada tentando entrar na penitenciária com drogas escondidas no órgão genital. Ambos os casos foram registrados pela equipe da Superintendência Regional de Altamira.

No primeiro caso, os policiais civis desarticularam um ponto de tráfico de drogas no município. Sob o comando do delegado Rodrigo Leão, a equipe conseguiu o flagrante após investigar várias denúncias. No local, os policiais encontraram um adolecente que controlava a venda de drogas na área conhecida como Baixão do Tufi, na periferia de Altamira.

Com o adolescente foram encontrados pedras de crack e material para fabricação e consumo das pedras, como linhas, pedaços de plástico e cachimbos. Durante o depoimento, ele admitiu que vendia entorpecentes na área.

Drogas em preservativo - O outro flagrante envolveu Eliana Silva Mendes, que tentou entrar no Centro de Recuperação de Altamira com 25 pedras de crack e três pacotes de maconha. Ela foi presa durante a revista, na entrada da penitenciária, com as drogas escondidas na área genital, acondicionadas em um preservativo.

A mulher foi encaminhada à Superintendência Regional da Polícia Civil de Altamira, para registro do flagrante. O marido de Eliana está peso no Centro, acusado de roubo qualificado. Com 35 anos, Eliana Mendes ainda não havia sido presa. Após a manutenção do flagrante pela Justiça, ela foi levada para a cela feminina da Superintendência Regional do Xingu.

Texto:
Walrimar Santos-Polícia Civil

Combate à poluição sonora
em Soure é discutido em
audiência pública

Discutir soluções para reduzir a poluição sonora na sede do município de Soure, no Arquipélago do Marajó, foi o objetivo da audiência pública realizada na cidade, da qual participou o delegado Arilson Caetano, titular da Superintendência Regional dos Campos do Marajó. Arilson Caetano informou aos presentes que a poluição sonora é um crime previsto pelo Decreto lei n° 3.688, de 3 de outubro de 1941, que define os crimes de perturbação do trabalho ou do sossego alheios.

Também participaram da audiência o promotor José Maria Gomes Santos; o prefeito de Soure, João Luiz Oliveira de Souza Melo; o representante da Polícia Militar, major Oswaldo; representantes da Câmara Municipal; proprietários de casas de shows; donos de aparelhagens e cerca de 50 pessoas da sociedade local.

A poluição sonora é prevista ainda no Código Nacional de Trânsito, em seus artigos 227, que trata das penalidades para uso indevido de buzina; 228, que penaliza aqueles que utilizam aparelho sonoro em volume e frequência em desacordo com as normas, e 229, que define penalidades aos que usam aparelho que produza sons ou ruídos perturbadores do sossego público. A Lei Ambiental de Poluição Sonora também coíbe esse tipo de crime.

Consequências - Arilson Caetano disse que a Polícia Civil trabalha para evitar a poluição sonora, mas segundo ele é um tipo de crime que necessita da conscientização da sociedade e do apoio dos demais órgãos. “A poluição sonora traz efeitos negativos aos seres humanos, tais como insônia, estresse, depressão, perda de audição, agressividade, perda de atenção e concentração, dores de cabeça, aumento da pressão arterial, cansaço, queda de rendimento escolar e no trabalho, e problemas cardíacos”, explicou.

O superintendente ressaltou ainda que a audiência visa apontar os principais problemas que afetam o município. “A poluição sonora foi eleita por ampla maioria como a conduta que mais prejudica a sociedade local”, ressaltou.

Ele disse também que já foram tomadas medidas para conter o crime, como a habilitação de locais de festas e bares; ampla fiscalização nas sedes e bares, para reduzir o volume das aparelhagens, e controle dos carros de propaganda sonora e carros particulares em locais públicos, igrejas e residências. “Tivemos uma relevante melhora com essas ações”, afirmou o delegado na audiência pública.

Outra audiência foi marcada para o próximo dia 29 (quarta-feira), com o objetivo de continuar o debate sobre o assunto.

Texto:
Walrimar Santos-Polícia Civil

Incentivo à leitura integra
a caravana da cidadania
em Ponta de Pedras

O Ônibus Biblioteca da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves integra a Caravana do Pro Paz Cidadania Presença Viva oferecendo atividades de incentivo à leitura à população de Ponta de Pedras, no Arquipélago do  Marajó. Devido a um problema que impediu o atracamento da balsa na rampa, o ônibus não desembarcou, mas isso não prejudicou a realização das atividades.

Uma sala de leitura e contação de histórias foi montada dentro da Escola Estadual Ester Mouta, onde ocorrem as ações do Pro Paz Cidadania. No espaço foi disponibilizado para a população um acervo com mais de 200 livros, entre literatura paraense, infantil e brasileira. “Não deu para tirar todos os livros do ônibus, mas separamos aqueles que geralmente são mais lidos”, explicou Ana Rosa Ramos, coordenadora do Projeto Caravana da Leitura.

A ação tem despertado o interesse dos moradores de Ponta de Pedras. A média diária de visitação na sala de leitura é de 200 pessoas, nesses dois primeitos dias da caravana na cidade. “O que mais nos chama a atenção é que não são apenas as crianças que estão vindo ao nosso espaço. Os adultos estão gostando das atividades e mostram interesse pela leitura”, completou Ana Ramos.

A doméstica Roseli Nascimento é uma das frequentadoras da sala de leitura. “Vim no primeiro dia para trazer meus filhos e acabei ficando encantada com o que vi. Eu me divirto e aprendo junto com eles”, disse ela, que na manhã deste domingo (26) já participava das atividades pela terceira vez.

Texto:
Bruna Campos-Secom

Emater ensina técnicas de
aproveitamento de
alimentos e educação ambiental

Servidores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) promoveram ações de educação ambiental, orientação de cultivo de hortas e aproveitamento de alimentos, como parte das ações integradas da Caravana Pro Paz Cidadania Presença Viva, no município de Ponta de Pedras, no Arquipélago do Marajó.

A supervisora da Emater na Região das Ilhas, Maria Josefa dos Santos Nascimento, ressaltou a importância para a população dos conhecimentos sobre técnicas que permitem o reaproveitamento de alimentos. “Nosso principal objetivo neste programa de alimentação alternativa é resgatar os produtos da região e permitir que as pessoas saibam aproveitar o que essa região oferece. Em Ponta de Pedras, por exemplo, temos o peixe e algumas frutas, como a manga, que são abundantes. A partir destes produtos, trabalhamos para recuperar os hábitos alimentares da população e orientamos de que maneira o aproveitamento desses produtos pode gerar renda”, frisou ela.

De acordo com a técnica social Ilma Gurjão, “o trabalho da Emater visa a melhoria social e econômica dos produtores familiares, tendo como meta a sustentabilidade”. Técnicos acostumados a ministrar cursos na região acreditam que o desperdício acontece em decorrência da falta de informação da população sobre o reaproveitamento de alimentos, que em muitos casos ela produz e vende, mas não utiliza na própria alimentação.

Segundo dados da Emater, as orientações beneficiam cerca de 80% da população do município - percentual de famílias que vivem da produção rural.

Aproveitamento - A professora Nádia Silva Cabral, 36 anos, participou do curso e destacou a importância que esse conhecimento teve para a alimentação de sua família. “Participei do curso da Emater há alguns anos, e voltei desta vez pela importância que teve para minha família. Aprendi a fazer bolo de farelo de trigo e de banana. Além de ser nutritivo, meus filhos adoraram”, disse Nádia.

O trabalho também ensina o reaproveitamento de alimentos, a preservação do meio ambiente e o fortalecimento da economia familiar. “Os produtores trabalhavam de maneira isolada e, quando eram convidados a participar de feiras agropecuárias, não tinham condições de atender a demanda. A Emater mudou essa realidade ao orientá-los sobre as melhores formas de organização”, frisou a técnica Elizete Silva.

Meio ambiente – Noções de educação ambiental foram repassadas às crianças, já que a maioria acompanha os pais nas atividades no campo. Alguns cuidados, como não jogar lixo no rio ou nas ruas, foram mostrados em vídeos animados, para mais de 60 crianças.

“Buscamos ferramentas lúdicas para orientar crianças e jovens sobre as consequências de poluir o lugar onde moram. As imagens costumam atrair as crianças que, muitas vezes, ouvem falar em preservação, mas não sabem o significado da palavra”, explicou a pedagoga da Emater, Wagma Lima.

A Emater desenvolve ações voltadas para agricultores tradicionais, assentados, populações indígenas e quilombolas, pescadores, aquicultores, ribeirinhos, pecuaristas, associações, cooperativas, jovens e mulheres agricultoras. A principal missão é contribuir com soluções para a agricultura familiar e prestar serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisa em todo o Pará.


Texto:
Cora Coralina-Secom

Pro Paz oferece serviços
de saúde a quilombolas

A caravana do Pro Paz Cidadania Presença Viva levará na manhã desta segunda-feira (27) 40 profissionais da área de saúde para atender moradores da Ilha de Santana, uma comunidade quilombola distante 4 horas de barco da sede municipal de Ponta de Pedras. O objetivo é levar os serviços de Pediatria e Clínica Geral ao maior número possível de habitantes da comunidade.

Espetáculo sobre Margarida
Schivasappa reabrirá
teatro do Centur

“Dança, teatro, palestras. O Schivasappa contempla todos os segmentos de ações culturais. Eu mesmo vivi momentos importantes da minha carreira nesse palco”, declarou Nilson Chaves, presidente da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, ao abrir na noite de sábado (25) a programação comemorativa aos 25 anos do Teatro Margarida Schivasappa, que funciona no prédio do Centur, gerenciado pela Fundação.

Nilson Chaves - cantor e compositor -, também falou sobre a montagem do musical que revive parte da biografia de Margarida Schivasappa, considerada um dos grandes nomes do canto e das artes cênicas do Pará. “A ideia da montagem dessa produção foi bastante propícia. O espetáculo será uma das atrações da reabertura do teatro, após a reforma pela qual passará”, informou o presidente.

Realizada no hall do Centur, a programação contou com a leitura dramática da peça “Acorde Margarida”, espetáculo criado por Carlos Correia Santos, para homenagear a memória da artista que empresta seu nome à casa de espetáculos. O texto é livre, inspirado na obra do pesquisador Antonio Pantoja.

A direção geral do espetáculo é de Hudson Andrade, e a direção musical é de Reginaldo Viana. Luciana Porto é responsável pela assistência de direção, e Zé Neto pela assistência de direção musical. A realização é da Companhia Teatral Nós Outros. O elenco conta com Maíra Monteiro, Tiago de Pinho, Fernanda Barreto e Juliana Porto. A cenografia e figurinos são de Neder Charone, e a iluminação é um trabalho de Sônia Lopes. O musical tem ainda a participação especial de Leoci Medeiros.

A montagem conta com o incentivo da Fundação Tancredo Neves e apoio cultural do Grupo RBA, da empresa EKO Estratégias em Comunicação, Espaço Experimental de Dança Waldete Brito, Giostri Editora, Gráfica D´Avila, Incra e A Casa da Atriz. A estreia oficial da peça será no dia 15 de março, no teatro Cláudio Barradas.


Texto:
Hélio Granado-FCPTN

Idesp e Sinduscon
debatem rumos
da construção civil no Pará

Na próxima terça-feira (28), a partir das 8h30, o setor da construção civil será o tema central da primeira edição de 2012 da série de seminários “Diálogos Sobre Desenvolvimento”, que o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp) volta a realizar mensalmente em seu auditório.

“Perspectivas e Desafios Socioeconômicos da Construção Civil no Pará para os Próximos Anos” são os focos dos painéis que nortearão os debates sobre o setor que, em 2011, alcançou recorde absoluto e os melhores números na geração de emprego formal no Estado, registrados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho.

Dados sistematizados pelo Idesp mostram que, dentre os setores de atividade econômica, a construção civil fechou 2011 com o segundo maior saldo de empregos (10.436), apresentando variação de 133% em comparação ao ano anterior, quando foram gerados 4.466 postos de trabalho. O setor foi um dos motores do crescimento da geração de empregos no Pará.

O seminário analisará não só o aspecto do mercado de trabalho, mas ainda avaliará os cenários da construção civil no Estado, as perspectivas de investimentos em infraestrutura e logística e a gestão ambiental das empresas do setor.

As inscrições para o evento podem ser feitas gratuitamente pelo site do Instituto (www.idesp.pa.gov.br) até 27 de fevereiro. No site está disponível também toda a programação do seminário, que conta com a parceria do Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon/PA).

Texto:
Fernanda Graim-Idesp


REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...