Total de visualizações de página

terça-feira, fevereiro 07, 2012

RESUMO DAS MATÉRIAS DO DIA 07 DE FEVEREIRO

Bumbarqueira espera
15 mil pessoas no
próximo sábado
                Para os amantes do Carnaval, a folia está garantida no próximo dia 11. É a Bumbarqueira - Carnaval do Pará, que terá sua concentração na Praça do Carmo, no Ver-o-Peso e na Praça Dom Pedro II, a partir das 16h. Todo o circuito dos cortejos receberá reforço na segurança. Banheiros químicos e postos de atendimento médico também serão disponibilizados na área do evento. A diversão está garantida com blocos de Carnaval, grupos de carimbó, bandas de fanfarra e carnavalescas de vários municípios do Pará. A expectativa é que o evento reúna cerca de 15 mil pessoas.
NESTA QUARTA TEM
CURSO NO HOL
O Hospital Ophir Loyola oferece para seus funcionários, no dia 08 de fevereiro, o curso de Modelo de Excelência da Gestão Pública. O curso tem como objetivo discutir com os gerentes suas práticas administrativas como forma de obter melhores resultados.
Banpará inicia treinamento
de novos funcionários
                Começou, nesta segunda-feira, 6, a integração e capacitação para 50 novos funcionários do Banco do Estado do Pará (Banpará), sendo três cargos para nível superior e 47 para técnicos bancários. O treinamento iniciou com o tema “Excelência no atendimento”.
O Banpará, para a técnica bancária Fabianne Bergh, não é novidade, pois já estagiou durante dois anos na área de comunicação do Banco. “Gostei tanto do trabalho no Banpará que resolvi fazer o concurso, passei e hoje sou funcionária”, enfatizou. Para advogada Maíra Guimarães, o clima de trabalho e a dedicação dos funcionários é o que mais surpreende no Banco.
“Nesse pouco tempo que já passei deu pra perceber que o entusiasmo e dedicação são os mesmos de quem trabalha há dois meses ou dois anos”, ressaltou. O treinamento está previsto para terminar no dia 15 de Fevereiro. Os novos funcionários vão ter noções de todas as áreas do Banco.
Feira do Peixe Popular
confirmada para
sábado, no Centur
                Uma nova edição da Feira Popular do Peixe está confirmada pela Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará (Sepaq) para o próximo sábado, dia 11 de fevereiro. A Feira já caiu no agrado da população paraense, sobretudo do consumidor de baixa renda, diante dos preços que são oferecidos, em média 50% abaixo daquele que habitualmente é comercializado nas feiras, mercados e supermercados da capital. Por isso, cada edição desta Feira Popular atrai centenas de consumidores.
                A Feira de sábado será no Centur, na travessa Rui Barbosa, a partir das 8 horas, e as espécies de peixes que serão comercializados deverão ser liberadas até amanhã pela indústria pesqueira do Pará, mas a maioria das espécies que sempre são comercializadas, como xaréu, pescada branca e amarela (filé), gó, dourada, pargo e o camarão rosa estão garantidos.
Cena musical paraense
será apresentada
para todo o Brasil
                O músico Charles Gavin, ex-baterista da banda Titãs, passou a semana passada toda em Belém, pesquisando a cena musical paraense para um projeto que resultará em cinco programas para a série de TV denominada "Brasil Adentro: A Música do Pará", que será veiculada pelo Canal Brasil e apresentada por ele. A ideia, segundo o projeto, é mostrar um mosaico sobre o Pará em toda sua complexidade, apresentando além da música, a cultura, economia, história e geografia da região, por meio de entrevistas, apresentações acústicas exclusivas, imagens documentais, stock shots das paisagens, gravadas com câmeras HD Full, com apoio de profissionais da TV Cultura do Pará.
                Como resultado da parceria, a TV Cultura vai ficar com os direitos para exibir a série na emissora local, que abordará os vários gêneros musicais do Pará, como o carimbó, tecnobrega, guitarrada, MPB, choro e música erudita. A série vai incluir artistas da região de Santarém, Marabá e da ilha de Marajó.
                O músico disse que depois de ouvir tantos discos de música paraense, “eu fiquei convencido de que o mínimo que nós poderíamos fazer é lançar um olhar preciso e com fidelidade sobre a cena paraense, de todos os gêneros, do erudito ao popular”, contou. Charles Gavin disse que a ideia de mostrar o que está acontecendo na cena musical do Norte do país surgiu de um certo “desconforto”, com o que a televisão brasileira mostra, focado basicamente entre Rio e São Paulo, segundo ele, “feita pra si mesmo”.
Gavin acredita que a cabe a TV a cabo contemplar toda essa diversidade que é o Brasil. “É como se isso aqui (o Pará) fosse um outro país”, pondera. “Nós somos um país com muita diversidade, muita riqueza e acho que o Brasil não tem olhado o Pará da forma que deveria. (A cena musical paraense) merece um olhar maior, mais atento, mais preciso. Daí a nossa pretensão de vir até aqui entender a música paraense desse momento e de décadas passadas, e produzir programas pras pessoas que assistem o Canal Brasil conhecer essa cena tão rica que tem aqui”, informou.
                O músico disse que dos artistas que ele teve contato, gostou muito das músicas da cantora e compositora Dona Onete. “Fiquei muito impressionado com o trabalho dela”, contou. Ele também ouviu o novo CD da Gaby Amarantos que, segundo ele “está um trabalho de primeiro mundo”. “Eu fiquei muito impressionado com a figura dela, com as ideias, a coerência, com a lucidez”, pontuou. Charles Gavin ainda conversou e ouviu as músicas de artistas como Felipe Cordeiro e Félix Robatto.
“Uma coisa que me chamou bastante atenção foi o pensamento deles sobre a música paraense, e a maneira como eles se relacionam com a música das décadas passadas”, disse. “Outra coisa, foi a dimensão do universo brega, que aqui é um gênero de música, enquanto no sul a palavra é empregada como sinônimo de mau gosto, de algo que já passou da hora. É um painel tão diversificado que é difícil optar por um ou por outro. Todos são interessantes. Espero que a gente consiga retratar toda essa diversidade que a gente está entrando em contato agora”, completou.
                Charles Gavin ainda falou sobre os 30 anos do Titãs, que será comemorado com uma turnê pelo Brasil, juntando os músicos que já deixaram a banda. “A gente tem obrigação de comemorar”. O músico disse também que já estava com saudades de tocar bateria, o que deve acontecer no segundo semestre deste ano. “É algo que me faz muita falta, sinto vontade de tocar bateria. Eu gosto de ficar tocando sozinho no estúdio”, contou.

Texto:
Ronaldo Quadros-Funtelpa
Governo do Pará negocia
empréstimo de R$ 320 mil
para o projeto “Ação Metrópole"
                Começou nesta segunda-feira (6), em Brasília, a negociação oficial entre o governo do Pará, Governo Federal e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), para o acordo de empréstimo de R$ 320 milhões que serão investidos na segunda etapa  do “Ação Metrópole”, projeto que cria um sistema integrado de transporte público na Região Metropolitana de Belém. Os recursos vão garantir as obras no corredor da BR-316,  avenida Almirante Barroso e centro, além da construção de um terminal de integração e estação de transbordo, melhorando o serviço e a qualidade do transporte público na grande Belém.
                Tendo a frente o secretário especial de Infraestrutura e Logística, Sérgio Leão, a equipe paraense, composta por técnicos, advogados e diretores do Núcleo de Gerenciamento do Transporte Metropolitano (NGTM), desembarcou em Brasília, onde deve ficar até a próxima sexta-feira, quando serão discutidas todas as cláusulas do acordo.
                A reunião é coordenada pela Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento e também conta com a participação de técnicos da Procuradoria da Fazenda Nacional. “Nesta fase, o trabalho é muito técnico, de discussão minuciosa dos termos do acordo para definir condições de pagamento, se o estado concorda ou não” explicou o secretário. E completou: “como acontece em todas as operações de crédito externo envolvendo os estados, o Governo brasileiro é o grande avalista do acordo. Fechando essa parte, vamos partir para as negociações com a Jica, já a partir da próxima quarta-feira (8)”.
Aprovado o acordo entre as partes - Governos estadual, federal e Jica - a proposta de empréstimo segue para aprovação no senado, quando será transformada em contrato. A previsão é de seja votada até o final de março.

Texto:
Marlicy Bemerguy-SEINFRA
Federações vêem futuro
próspero para o
esporte no Pará
                O Pará está na rota dos grandes eventos esportivos nacionais e internacionais. Nos últimos meses, vários investimentos possibilitaram ao Estado ser sede de competições e de treinamentos importantes, como o Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos, que ocorrerá em março, em Belém; o treinamento para a Copa do Mundo de 2014, a Copa América de 2015 e o treinamento para as Olimpíadas e Para-Olimpíadas do Rio, em 2016. Infraestrutura para o esporte local, para os grandes eventos e, claro, para a formação de novos atletas. Federações paraenses de diversos esportes comemoram os acontecimentos e aguardam ansiosos o futuro.
                Ellen Castro, presidente da Federação Paraense de Desportos Aquáticos, acompanha os últimos preparativos na obra de revitalização do Parque Aquático da Escola Superior de Educação Física, em Belém, que será sede do Sul-Americano de Desportos Aquáticos, e faz um balanço dos investimentos que o Estado está fazendo para o esporte.
“Há quatro anos nós não temos atletas participando das modalidades aquáticas por falta de treinamento. Nós não tínhamos onde treinar mais e o Pará sempre foi um Estado que sempre participou das competições. Agora estamos retomando a nossa tradição de formação de atletas”, afirma a presidente, que vê os investimentos no Parque Aquático como uma oportunidade para a realização de grandes eventos e para a formação de atletas. “Os atletas de hoje em dia vão ter uma infraestrutura que o Estado jamais teve para treinamento aqui no Parque Aquático”, diz Ellen, que nadou por dez anos, entre 1989 e 1999.
                O presidente da Federação Paraense de Futebol, Antônio Carlos Nunes, também vê de forma positiva os últimos acontecimentos na área do Esporte, no Pará. Para ele, “o Estado ganha projeção internacional, mostrando o Pará para o mundo; ganha a economia com os investimentos que são feitos para atender estes tipos de eventos e estimula a formação de novos atletas”.
A infraestrutura dos estádios, segundo Antônio, será um dos pontos que terá grande avanço com os campeonatos vindo para o Pará. O Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, será um dos utilizados para o treinamento da Copa do Mundo de 2014, assim como o Colosso do Tapajós, em Santarém, que foi avaliado pelo comitê da Fifa e é um grande candidato para ser centro de treinamento, junto com o estádio da capital. “Todos esses investimentos valorizam, também, é claro, o esporte local. Dá um fôlego a mais para a realização dos campeonatos regionais”, acredita Nunes.
Para-Atletas
                O Pará também investe na infraestrutura para atletas com deficiência física. Conhecido por ter vários campeões de basquete sobre rodas, o Estado será sede de treinamento das Para-Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. “A gente vê com muito entusiasmo todos esses investimentos, pois tudo isso valoriza o trabalho que realizamos, os professores de educação física e, claro, os atletas para-olímpicos”, destaca Wilson Caju, treinador do ALL Star Rodas, equipe de basquete sobre rodas, que coleciona prêmios e medalhas.
                Na opinião dele, o Pará é o Estado na Região Norte que mais desenvolve o esporte para os deficientes físicos. Ele diz que todos esses eventos que serão sediados no Pará é um reconhecimento para o Estado que valoriza a pessoa com deficiência e, principalmente, o atleta. “A gente precisava de tudo isso. Nós temos muita dificuldade, mas com o apoio do Estado garantimos o treinamento dos nossos atletas”, afirma o treinador, que prepara para 10 atletas paraenses que jogarão na Para-Olimpíada de Londres, em agosto. Inclusive, ele ressalta, Belém é centro de treinamento para a seleção brasileira, que, além das dez atletas paraenses, têm mais duas jogadoras paulistas.
“Agora sim estamos com uma atenção especial para o nosso esporte. Precisamos agora garantir investimentos em mais infraestrutura para sermos cada vez mais referência para o esporte nacional e internacional”, conclui Caju, que vislumbra um futuro vitorioso para os atletas do Pará.

Texto:
Thiago Melo-Secom
Sejudh inicia planejamento
de ações para a
“I Semana Estadual do Bebê”    
Na manhã desta segunda-feira (6), representantes de órgãos do estado reuniram-se com o oficial de desenvolvimento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Antônio Carlos Cabral, na Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). O titular da secretaria, José Acreano Brasil Júnior, intermediou a reunião que discutiu as atividades previstas para a “I Semana Estadual do Bebê”. A iniciativa do Unicef recebeu o apoio do Governo do Estado, e conta com a interação das Secretarias de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Assistência Social (Seas), de Saúde (Sespa), e de Educação (Seduc).
                A programação conta com oficinas de capacitação, que serão realizadas nos municípios de Altamira, Belém, Marabá, Santarém e Soure. Os seminários prevêem discursos acerca da promoção, proteção e apoio à manutenção do aleitamento materno da mulher trabalhadora; humanização ao parto e nascimento; educação sexual; e também, prevenção ao uso de álcool e outras drogas. “A nossa preocupação é fazer com que a comunidade participe de todo processo. Os temas são produtivos, extensos, e propõem discussões importantes”, revela a representante da Seas, Francirlei Oliveira.
                Criada no Estado do Rio Grande do Sul, há mais de dez anos, a “Semana do Bebê” é utilizada para promover a mobilização social quanto às necessidades de atenção para com a primeira infância, que ocorre de 0 a 6 anos. As atividades são direcionadas tanto às crianças, adolescentes e familiares quanto, profissionais da área da saúde, educação e assistência social.
                O evento busca, ainda, sensibilizar gestores municipais e a sociedade em geral quanto ao valor das temáticas abordadas nas oficinas. “O Governo do Pará convidou o Unicef para que o evento fosse realizado no estado, e com isso poderemos mostrar o porquê da importância em se investir na primeira infância, que ocorre de 0 a 6 anos”, explica a Assessora de Políticas Públicas dos Direitos da Criança e do Adolescente, Leila Silva.
                A gestão estadual pretende promover o evento no mês de maio, em cinco polos: Altamira, Belém, Marabá, Santarém e Soure. A semana pretende viabilizar mudanças de comportamento e fazer com que o público alvo atente para a importância do cuidado com o bebê desde a gestação. Isso inclui também a atenção para as necessidades da mãe e o filho, e ao papel da família no desenvolvimento da criança.
                Na oportunidade, a coordenadora responsável por ações do projeto “Pará Cidadão” comentou as articulações realizadas para a instalação de 66 Unidades Interligadas em todo o estado. Tais centros proporcionarão maior conforto aos paraenses, já que a medida visa minimizar o sub-registro no Pará. “Os espaços, locados em unidades de saúde que prestam atendimento ao (SUS), poderão emitir certidões de nascimento, para que os pais dos bebês já saiam da maternidade com o documento em mãos”, explica Fátima Gouveia.

Texto:
Ellyson Ramos-Sejudh
Governador discute
custo de energia com
diretores da Albras
                Fábricas de alumínio em todo o Brasil têm reduzido a capacidade de produção devido ao alto impacto dos custos da energia elétrica. No Pará, a situação não é diferente. Com o objetivo de discutir uma solução para o problema, representantes da multinacional norueguesa Hydro – terceira maior fornecedora mundial de alumínio e atualmente dona de outras grandes empresas, como  Albras, Alunorte e Companhia de Alumina (CAP), se reuniram na manhã desta segunda-feira (06) com o governador Simão Jatene, no gabinete do Comando Geral da Polícia Militar. “Viemos repassar ao governador a difícil situação em que nos encontramos. O valor do preço da energia elétrica triplicou desde 2004. E isso pode fazer com que fechemos as portas”, afirmou o diretor presidente da Albras, Jorge Nunes.
                O governador disse que durante seu recente encontro com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, em Brasília (DF), frisou a necessidade de uma definição sobre o assunto, e defendeu uma solução única e conjunta para resolver o problema de todas as eletrointensivas brasileiras, que enfrentam o mesmo problema.
“O custo da energia tem sido objeto de preocupação em todo o país. A mineração é interessante para o desenvolvimento regional e precisamos ser parceiros na resolução dessa situação”, ressaltou Jatene. Ele também informou que deverá se reunir, nos próximos dias, com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, para tratar sobre o mesmo assunto.
                Em decorrência do alto custo da energia, os investimentos da Albras caíram consideravelmente no Pará. No ano passado foram investidos mais de R$ 21 milhões. Atualmente, este número reduziu para cerca de R$ 2 milhões. “Estamos praticamente pagando para produzir. Caso continue nesse ritmo, todos perderão", disse Jorge Nunes.

Texto:
Bruna Campos-Secom
Guarda Municipal capacita
novos guardas para uso
de revólveres e veteranos
para uso de pistolas

A Guarda Municipal de Belém (GMB) inicia, nesta terça-feira (07), curso de capacitação para uso de revólver calibre 38 para 150 servidores das 10ª e 11ª turmas, que ingressaram na corporação no início de 2010. Além deles, mais de 100 servidores antigos começam a capacitação para uso de pistola 380. A previsão é que em abril, estes 250 guardas municipais tenham sido capacitados para uso das duas armas de fogo.
Segundo o chefe da Divisão de Ensino, inspetor Gerson Albuquerque, toda a parte teórica dos cursos é ministra da na base do Comando da Guarda Municipal de Belém, no Tapanã. Por solicitação do Comando da Guarda Municipal, a parte prática está sendo realizada nos estandes de tiros do Exército e dos Fuzileiros Navais. “Todo o material necessário para as aulas, porém, como armas, munições e instrutores são da Guarda”, explicou o inspetor.
Os cursos de pistola 380 e de revólver calibre 38 têm, respectivamente, uma carga horária de 100horas/aulas e 60 horas/aulas. Desde o dia 30 de janeiro que a Guarda Municipal de Belém também está avaliando 206 servidores na prática da pistola380. A previsão, de acordo com o inspetor Gerson, é que essa avaliação seja concluída na primeira quinzena de março.

Texto e fotos: Ascom GMB
Cohab garante retomada
de obras do PAC
em até dois meses
                Deve acontecer nos próximos 60 dias a retomada das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na área da habitação. A previsão é da presidente da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), Noêmia Jacob, após reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), com representantes do Ministério das Cidades, Caixa e Cohab.
                Após um trabalho de levantamento e diagnóstico da situação de cada contrato, a expectativa é retomar as obras o mais breve possível. "Passamos o ano de 2011 fazendo uma análise de tudo o que precisava ser feito, e esse trabalho nos dá a perspectiva de reiniciar os serviços. Olhamos obra por obra, para verificar seu estado real”, disse Noêmia Jacob. Por causa da ação do tempo, muita coisa se perdeu, o que obrigará o governo a refazer serviços, aumentando a contrapartida do Estado.
“Além disso, tínhamos boletins de medição pendentes e precisávamos acordar com as construtoras, ou seja, precisamos fazer essa reprogramação a partir da negociação com as empresas. Estamos num caminho de finalização para darmos início a essa retomada, e esperamos que até a segunda quinzena de março isso aconteça", reiterou.
                Pendências como o distrato de contrato solicitado por duas construtoras poderão atrasar o cronograma de reinício de dois projetos: Pantanal e Riacho Doce. A titular da Cohab informou, porém, que novas licitações já estão sendo encaminhadas. Ela acredita que para um dos casos (Pantanal) não haverá necessidade de um novo processo licitatório caso a construtora que ficou na terceira colocação aceite a execução dos serviços.
                Noêmia Jacob também destacou a necessidade de ouvir as comunidades envolvidas nos projetos. Ela está recebendo em seu gabinete os representantes das comissões de fiscalização de obras. "Estamos agendando os pedidos das comunidades atingidas pelos projetos inacabados para ouvi-los. Acredito que é necessário abrir um diálogo para resolver as questões". Ela anunciou que vai definir um cronograma de visitas a todos os canteiros de obras do PAC.
                Os recursos para as obras do PAC na área da habitação chegam a R$ 450 milhões, dos quais R$131 milhões são contrapartida do governo do Estado. "Isso significa 29% do valor total investido nas obras e são valores muito significativos para que os serviços fiquem parados", argumentou Noêmia Jacob. "Esperamos dar essa resposta para a sociedade e aplicar corretamente o recurso público, pois sabemos que este é o anseio da população", complementou.

Texto:
Rosa Borges-Cohab
Santa Casa incentiva mulher
a manter atualizado
calendário de vacinação
                A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará está enfatizando a suas pacientes a importância de manter atualizado o calendário de vacinação, elaborado pela Sociedade Brasileira de Imunizações. O objetivo é prevenir doenças que podem atingir a mulher em todas as fases da vida, principalmente durante o período em que está apta à reprodução.
                Segundo o setor de Ginecologia e Obstetrícia da instituição, as vacinas protegem a mulher de doenças infecciosas, por isso devem ser inseridas no tratamento ginecológico e obstétrico, com o mesmo grau de importância da assistência global.
                Bruno Palhares, ginecologista da Santa Casa, informou que o calendário de vacinação da mulher, tanto na adolescência quanto na fase adulta, é uma continuidade do calendário da infância. “É preciso atualizar a vacinação daquelas que na infância não foram imunizadas, até porque grande parte das vacinas hoje disponíveis para crianças não existia há poucos anos. Aplicar os reforços necessários e incluí-los nos novos programas de vacinação deve ser uma preocupação do ginecologista”, ressaltou o médico.
                Além de proteger a mulher, a vacinação ajuda a prevenir complicações por doenças infecciosas durante a gravidez, aborto, parto prematuro, malformação fetal, morte do bebê ou óbito neonatal, em decorrência de doenças como rubéola e hepatite A, e doenças que podem ser transmitidas pela mãe não vacinada, como a coqueluche.
Alteração - O ginecologista explicou ainda que, ao engravidar, a mulher deve entrar em contato com o médico a fim de atualizar a vacinação, porque o sistema imunológico da gestante é alterado, deixando-a mais suscetível a doenças infecciosas e suas complicações. Além disso, a passagem dos anticorpos maternos pela placenta e pelo leite materno é fundamental para a prevenção de doenças.
“Vacinar a mulher permite uma proteção ampliada, pois a mãe imunizada não adoece, não transmite a infecção para o feto e impede o contágio durante o parto, além de transferir maior quantidade de anticorpos para o bebê, gerando imunidade no primeiro ano de vida”, concluiu Bruno Palhares.

Texto:
Alessandro Borges-Santa Casa
Uepa prorroga inscrições
para licenciatura
intercultural indígena
                A Universidade do Estado do Pará (Uepa) prorrogou até quinta-feira (9) as inscrições, para os povos indígenas Gavião e Tembé, ao curso de licenciatura intercultural indígena. A graduação oferta 100 vagas, 50 para cada grupo, e será desenvolvida em regime presencial e modular. Para o povo Gavião, as inscrições devem ser feitas entre 8 e 18 horas, no campus da Uepa em Marabá; para os Tembé, a inscrição será no campus da universidade em São Miguel do Guamá, no mesmo horário.
                No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar cópia do registro administrativo ou a declaração de índio expedida pela Fundação Nacional do índio (Funai) e a Declaração de Apoio da Comunidade Indígena. Os candidatos concluintes do magistério indígena ou professor indígena com ensino médio completo devem apresentar declaração original emitida pela direção da escola ou declaração de concluinte ou de egresso do magistério.
                A homologação das inscrições será até o dia 2 de março e divulgada no site www.uepa.br, na Reitoria e nas escolas das aldeias Tembé e Gavião. Também a partir dessa data, o candidato deve acessar os sites www.uepa.br ou www.prodepa.psi.br/uepa e imprimir o cartão de confirmação de inscrição. O candidato que não tiver a inscrição homologada deve entrar em contato com a Uepa até 15 de março, pelo endereço eletrônico correto@uepa.br ou diretamente no Núcleo de Formação Indígena, na rua do Una, 156, bairro do Telégrafo, em Belém, de 8 às 14 horas.
                O curso vai abordar os conhecimentos tratados na área de ciências humanas e sociais, ciências da natureza e matemática e linguagens e arte. Todos estarão articulados aos saberes indígenas, na perspectiva de formar professores nessas três áreas, para atuar na educação escolar indígena.
                A coordenadora do curso, Joelma Alencar, explica que desde a Constituição de 1988 foi reconhecida aos povos indígenas uma educação escolarizada que respeite a afirmação e reafirmação da cultura em todos os níveis de ensino, além da presença do professor indígena na escola. Os futuros professores indígenas poderão atuar em uma das três áreas de formação, possibilitando suprir a demanda por esse tipo de profissional nas escolas indígenas.
“De certa forma, isso impulsionou a oferta da licenciatura intercultural indígena nas universidades brasileiras. Todo esse processo foi uma conquista do movimento indígena, que começou na década de 1970. Desde 2007, com a implantação do primeiro curso pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), a demanda é crescente. O Pará era o único Estado da região Norte que não oferecia o curso”, diz.
Seleção –O processo seletivo específico será dividido em três etapas. Na primeira, será feita a análise dos documentos. Na prova escrita, a segunda etapa, o candidato deverá desenvolver uma redação em língua portuguesa. A terceira fase será uma entrevista. Cada fase vale dez pontos, totalizando 30 ao final da seleção. Serão eliminados os candidatos cujos documentos apresentados forem comprovadamente falsos e quem obtiver nota menor que cinco pontos na segunda etapa.
                Nos dias de prova, o acesso aos locais dos exames ocorrerá das 8 às 9 horas. As provas começam às 9 horas. O candidato deve levar documento de identidade original, comprovante de confirmação de inscrição e caneta esferográfica com tinta azul ou preta.
                O candidato portador de necessidades especiais que precisar de tratamento diferenciado nos dias de prova pode solicitá-lo por meio de requerimento encaminhado à Uepa, de 8 às 14 horas, com até no máximo de 30 dias de antecedência da data de início das provas. Deverão ser especificadas as condições e recursos que os atendam, acompanhado de atestado médico que justifique o tratamento diferenciado e assegure as condições de a prova ser feita. As solicitações de atendimento domiciliar ou hospitalar deverão ser encaminhadas no prazo de até 24 horas antes do horário previsto para o início das provas. O resultado final da seleção sai até 31 de maio de 2012.

Texto:
Carolina Menezes-Uepa
Fone: (91) 3244-5201  / (91) 8116-7653
Uepa oferecerá curso de
Medicina no
campus de Marabá
                O campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Marabá (município do sudeste paraense), começa ainda em 2012 o seu processo de expansão, que deve permitir, entre outros avanços, a implantação do curso de Medicina, prevista na Agenda Mínima do governo do Estado. Nesta terça-feira (7), às 8h30, antes da Aula Magna que marca o ingresso dos calouros no ensino superior, a Prefeitura de Marabá oficializará a doação de um terreno anexo ao prédio da Uepa, para abrigar o novo Polo de Formação em Saúde.
                A iniciativa, que terá laboratórios, salas de aula e um Posto Saúde Escola, visa atender toda a região sudeste. As obras de construção do Polo devem começar ainda no primeiro semestre deste ano.
                A solenidade contará com as presenças de autoridades do município, da Secretaria Especial de Promoção Social (Sepros), da reitora da Uepa, Marília Brasil Xavier, e de outros membros da instituição. O cronograma de obras apresentado pela Universidade prevê o processo licitatório entre os meses de fevereiro e março.
                O campus de Marabá foi criado há 18 anos. Hoje, oferece seis cursos de graduação regulares - Biomedicina (com a primeira turma iniciando em agosto de 2012), Engenharia de Produção, Engenharia de Alimentos, Tecnologia Agroindustrial (com habilitações em Alimento e Madeira), Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Química. Pelo Plano de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), executado em parceria com o Ministério da Educação, são ofertados os cursos de Educação Física, Pedagogia, Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Letras e Licenciatura em Geografia.
Serviço: o campus da Uepa em Marabá fica na Avenida Marechal Deodoro, 936, bairro Centro. Telefone: (94) 3324-3400.

Texto:
Carolina Menezes-Uepa
Agropalma anuncia
instalação de nova
unidade industrial no Pará
                O governador Simão Jatene recebeu, no fim da tarde desta segunda-feira (6), diretores do grupo Agropalma, no gabinete no Comando Geral da Polícia Militar. Investimentos no Pará e possibilidades de parcerias estiveram na pauta do encontro. O óleo de palma, especialidade da empresa, já ocupa a primeira posição na produção de óleos e gorduras no mundo.
“Viemos falar das novidades e investimentos da Agropalma no Pará. Entre as novidades estão a implantação da nossa próxima indústria, no município de Tailândia”, informou o diretor de Comercial e Sustentabilidade da empresa, Marcello Brito, que estava acompanhado do gerente geral do grupo, Antônio Pereira da Silva.
                A sexta indústria da Agropalma de extração no Estado terá capacidade para produzir 160 mil toneladas de cachos de palma por hora. Cerca de 300 novos empregos diretos serão gerados com a indústria em funcionamento, que deve começar a ser construída no segundo semestre deste ano e entrar em funcionamento até o fim de 2013.
                O grupo Agropalma é composto pelas empresas Agropalma S. A. e Companhia Refinadora da Amazônia, com capital 100% nacional. A indústria iniciou suas atividades para produção e extração de óleo de palma e óleo de palmiste em 1982, em Tailândia, a 220 quilômetros de Belém. Tornou- se o maior produtor de óleo de palma da América Latina, dominando todo o ciclo produtivo, da produção de mudas ao óleo refinado, gorduras vegetais e margarinas.
                O óleo de palma e seus derivados têm diversas aplicações nas indústrias alimentícia e química, dentre elas as frituras industriais, aspersão de extrusados, chocolates, massas, margarinas, cremes vegetais, biscoitos, sorvetes, cosméticos, detergentes, sabões e sabonetes.
                Todo o óleo bruto é produzido nas fábricas de Tailândia e Acará e segue em balsas até o terminal do grupo em Belém, onde estão a refinaria e a fábrica de margarinas e gorduras. Nas quatro unidades que estão localizadas em Tailândia, Acará, Belém e São Paulo, o grupo gera cinco mil empregos.

Texto:
Manuela Viana-Secom
Confederação de Desportos
Aquáticos faz visita
técnica em Belém

                Representantes da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e o secretário de Estado de Esporte e Lazer fizeram na tarde desta segunda-feira (6) uma vistoria técnica no Parque Aquático da Escola Superior de Educação Física, antes do Campeonato Sul-Americano, que acontece de 12 a 25 de março, em Belém.
                Os supervisores dos esportes envolvidos na competição (natação, saltos ornamentais, polo aquático, nado sincronizado e maratonas aquáticas) e o presidente da CBDA, Coaracy Nunes, acompanharam as obras e vieram a Belém a fim de ajustar os últimos detalhes das provas. “Observamos a parte técnica do evento, como os camarins dos atletas, que materiais especificados serão usados de acordo com a modalidade e as salas onde os vão ficar árbitros. Aqui tudo está perfeito. A piscina está linda. O Pará está de parabéns pelo investimento para este campeonato”, disse a supervisora dos saltos ornamentais, Alice Kohler.
                Segundo a organização do campeonato, mais de 600 atletas de 12 países estão confirmados. “Será um marco na história esportiva de Belém e do Pará. Teremos a participação de importantes atletas da natação brasileira, incluindo Thiago Pereira e César Cielo, os nadadores de ouro do Brasil. As obras estão dentro do calendário e está ficando tudo perfeito. Essa semana vamos ajustar o que ainda falta para o campeonato”, enfatizou Coaracy Nunes.
“Estamos com a melhor impressão dessa parque aquático. Temos certeza que será um excelente campeonato. Estamos listando as últimas necessidades, já que cada esporte tem uma característica diferente. São detalhes básicos para realização do evento”, explicou a supervisora do nado sincronizado, Sônia Hercowitz.
                Segundo Marcos Eiró, as obras já estão em fase de conclusão, e até o dia 20 deste mês estará tudo pronto para o grande evento esportivo. “Esperamos lotar o parque aquático. Será mais um marco para o esporte paraense, e o público poderá assistir a um belo espetáculo dos esportes aquáticos”. Todo o campeonato será transmitido ao vivo para vários países pelo canal Sport TV. A entrada será gratuita.

Texto:
Bruna Carvalho-Seel
Simão Jatene recebe
jovens que integram a
"Turma do Chapéu"
                O governador Simão Jatene recebeu, na noite desta segunda-feira (6), no gabinete no Comando Geral da Polícia Militar, a “Turma do Chapéu”, um grupo do Estado de Minas Gerais que fala sobre política com uma linguagem direcionada ao jovem. O encontro foi marcado por um descontraído bate-papo sobre esporte, cultura, educação, economia, inclusão social e, claro, política.
“Fico feliz em ver essa iniciativa de vocês. Estou contente em saber que muitos dos sonhos de vocês são também os meus sonhos. Acredito que muitos ingredientes podem sair dessa caminhada pelo país”, disse o governador, que falou aos jovens sobre sua origem, sua forma de fazer política, sobre o Pará e os desafios do Estado. O Pacto Federativo, a inclusão do Pará na rota dos grandes eventos esportivos, o sentimento histórico de perda do Pará, as exportações paraenses e as mídias sociais estiveram na pauta do encontro.
                A estudante de 18 anos, Guilhermina Abreu, falou ao governador sobre a formação da “Turma do Chapéu”. “Sempre gostei de política, mas não do jeito que se fala sobre o tema. Tive contato com outros jovens que falam sobre o assunto com uma outra proposta, mais divertida e mais acessível a quem é jovem. Assim é a ‘Turma do Chapéu’, um grupo de jovens que gosta e discute sobre política com uma linguagem própria, que tem como finalidade a construção de políticas públicas”, disse.
                Para construir essas ideias, o grupo percorreu o país conhecendo os Estados e trocando experiências. Nas viagens eles fizeram seminários, conversas e festas com outros grupos de jovens locais. O Pará é o 26º Estado a ser visitado. O roteiro termina nesta terça-feira (7), no Amapá. “Ficamos encantados ao conhecermos o projeto Pro Paz, que é sem dúvida uma das boas experiências que levamos conosco aqui do Pará e que pretendemos mostrar para tantos outros jovens”, destacou Guilhermina.
                No Pará, os jovens visitaram vários pontos turísticos de Belém, acompanhados pela Juventude Tucana paraense, ouvindo a população e políticos em busca de informações sobre a realidade local. Todas as viagens e as experiências serão reunidas e culminarão em um documentário sobre juventude e ideias para o país. O grupo é formado por jovens entre 18 e 24 anos.


Texto:
Manuela Viana-Secom
Desfile do bloco
PEGA O LENÇO E VAI
No próximo dia 11 de fevereiro de 2012 vamos colocar o bloco na Rua para exaltar Luíza Mahin e a Revolta dos Malês. Este é o tema que trazemos para este ano com o objetivo de assim como no ano passado contar a história do negro no Brasil.
Venha brincar no bloco, traga sua família.
Não tem fantasia nem abadá.
"PEGA O LENÇO E VAI"
A concentração está agendada para as 15:00 horas no Centro Cultural Dona Leonor. Vamos chegar cedo para entrar no clima e depois descer o morro cantando em harmonia.
Centro Cultural Dona Leonor, Rua San Juan, 121 - Parque das Américas , Mauá
Sepaq promoverá nova
Feira do Peixe Popular
                A Secretaria de Pesca e Aquicultura (Sepaq), vai promover uma nova edição da Feira do Peixe Popular para consumidor de baixa renda, no próximo sábado, 11, no Centur, a partir das 8 horas. Peixe e Camarão a preços 50% (às vezes, mais baratos ainda) do preço praticado em feiras, mercados e supermercados.
Sepaq apoia vendedores
de peixe salgado
do Ver-o-Peso
                O Secretário de Pesca e Aquicultura do Pará, Henrique Sawaki, acompanhado dos diretores do órgão, Jossandra Pinheiro, de Pesca e Logística, e Alan Pragana, de Estatística, fizeram vistoria nesta segunda-feira, 6, no recém criado espaço para os vendedores de peixe salgado do Ver-o-Peso, conhecendo mais de perto seu funcionamento e informações sobre o atendimento/satisfação do consumidor.
                Participaram do encontro José Amarildo Negrão, representando o setor de peixe salgado do Vero-o-Peso, e Basiléu Pinheiro dos Santos, um dos proprietários das Câmaras de Refrigeração do Peixe. No total, o novo Espaço é composto por seis câmaras, sendo que apenas duas ainda não foram instaladas, com capacidade superior a 10 toneladas do produto, sendo que por dia a venda média é de duas a três toneladas. O espaço funciona desde as 2 horas da madrugada até as 8 horas da manhã, dando condições de trabalho para 30 vendedores. "Este espaço nós passamos 22 anos para conseguir e foi uma das grandes obras alcançadas por nós. Só temos a agradecer à Secretaria de Pesca, ao secretário Sawaki, que aqui está com sua equipe", declarou Amarildo Negrão.
                Na entrada do espaço funciona a Feira do Camarão (fresco e frito), uma grande opção para o consumidor que desde cedo procura o Ver-o-Peso. O local também possui dois tanques inox, permitindo a correta comercialização do produto. Este espaço faz parte de um projeto da Sepaq para ajudar a enquadrar os comerciantes no padrão de higiene do produto à venda.
                Uma das lideranças da Associação de Vendedores de Peixe Salgado do Ver-o-Peso (em processo de criação), Antonio Negrão, solicitou o apoio da secretaria para estender o serviço ao interior do Estado. No momento, o espaço já possui quatro câmaras de refrigeração em pleno funcionamento, das seis já adquiridas, segundo informaram os sócios-proprietários Basiléu dos Santos Pinheiro e Benedito dos Santos Pinheiro.
                O secretário Henrique Sawaki mostrou tecnicamente como proceder no acondicionamento do peixe, uma forma de evitar a degradação ou perda parcial do produto. Ainda nesta semana, a diretora de pesca da Sepaq, Jossandra Pinheiro, vai acompanhar a forma como o peixe é descarregado das embarcações. Os vendedores do espaço, em torno de 30, ficaram agradecidos ao apoio que recebem da Sepaq.

Texto:
Sérgio Noronha-Sepaq
Produtores de Aurora do
Pará se preparam para
fornecer farinha
para o Fome Zero
                Ainda neste semestre, cerca de 100 produtores de mandioca de Aurora do Pará, no nordeste do estado, devem começar a fornecer farinha para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e parte do Fome Zero, do governo federal. A previsão é que, por mês, mais de duas toneladas do alimento passem a compor refeições de asilos, hospitais, creches e abrigos públicos.
A ideia começou a se estruturar no fim de janeiro, quando o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) reuniu 80 agricultores familiares, que representam 10 comunidades, para propor estratégias que superem um dos piores gargalos da mandiocultura no município: a comercialização.
                A principal proposta foi que, a princípio, a Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar do Estado do Pará (Fecap) assuma o contrato com a Conab, repassando a produção dos agricultores, ao mesmo tempo em que, com o apoio da Emater, as famílias se organizem para constituir uma cooperativa.  “Porque, no nível de organização social em que os produtores se encontram, eles ainda não atendem aos requisitos exigidos pela Conab”, explica o chefe do escritório local da Emater, o técnico em agropecuária Antônio Corrêa.
                Dessa primeira reunião, além do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), participaram o sindicato patronal, o secretário municipal de Agricultura, Leandro Santos, e representantes das empresas Tramontina, que desenvolve um projeto de apoio à agricultura familiar em Aurora, e Ouro Branco, de beneficiamento da mandioca.
                De acordo com Corrêa, o plantio de mandioca é uma dos carros-chefes da agricultura familiar no município, que se destaca também pela pecuária de corte e de leite. Dados da Emater em Aurora indicam a existência de quase mil hectares de mandioca, cultivados por 300 famílias. Alguns dos outros desafios da cadeia, diz Corrêa, são a falta de mecanização, adubação e agroindustrialização. “Mas a venda do produto é o maior problema, porque os agricultores acabam dependendo de atravessadores, que oferecem uma negociação com lucro mínimo, que não chega a 5%”, conta.
                Segundo ele, ainda, com um contrato com a Conab, o lucro dos produtores será o dobro. “Fora o mercado da merenda escolar, que também vai se abrir, com o impulso da diversificação das atividades: percebendo com a farinha o quão vantajoso é o processo, o agricultor vai se interessar por criar galinha, por fruticultura, entre outros, o que trará ganhos econômicos, sociais e ambientais para todos”, espera. Uma nova reunião, com lideranças de 15 comunidades, está marcada para o dia 14 de fevereiro, na comunidade Jabuti, a 24 km da sede do município. Na ocasião, a Emater esclarecerá dúvidas dos agricultores e debaterá a proposta da Fecaf.

Texto:
Aline Miranda-Emater
Emater implanta projeto
de horta escolar
em Curralinho
                Alunos da Escola Municipal São Sebastião, localizada na Reserva Extrativista Terra Grande Pracuúba, Município de Curralinho, no Arquipélago do Marajó, terão a oportunidade de uma alimentação melhorada graças ao projeto de implantação de hortas escolares realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e parceiros. Um mutirão foi montado para que em quatro dias as instalações físicas fossem concluídas, ainda no início deste mês.
                No período de 31 de janeiro a 3 de fevereiro deste ano aconteceu uma ação integrada envolvendo a Emater, presente no município, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a prefeitura municipal, Conselho Nacional dos Extrativistas (CNS), Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a comunidade local para implantação de uma horta orgânica na escola. Neste processo, cada entidade, além do apoio técnico, foi responsável por parte da logística necessária para a atividade: alimentação, combustível equipamentos para a implantação da horta na escola, desde a semente até o sistema de hidráulico para irrigação.
                A iniciativa partiu uma provocação do diretor da Escola São Sebastião, Emanoel Cardoso, ao chefe do escritório local da Emater em Curralinho, o engenheiro agrônomo Sandro Pinheiro, para que algo fosse feito em prol da complementação da merenda escolar e ainda fomentar junto às comunidades, através dos alunos da escola, o hábito de cultivar, produzir e consumir hortaliças orgânicas. “Nós do escritório de Curralinho abraçamos a causa”, lembrou o chefe local.
                O sistema de implantação a horta seguiu a técnica de aproveitamento de matéria orgânica produzida na própria localidade, ficando a horta pronta com todo o sistema organizado, leiras, sementeira, sistema de irrigação e ainda com orientações técnicas referentes aos tratos culturais.
                Ainda segundo o engenheiro agrônomo Sandro Pinheiro, esta atividade servirá também como incentivo para que outras escolas, considerando a carência de hortaliças produzidas no próprio município, adotem práticas como esta. “A nossa ideia é expandir também para outras localidades. Com parcerias estamos prontos para realizar a extensão rural. Mas para que isso ocorra é necessário que as comunidades se mobilizem, pois a nossa proposta é oferecer alternativas viáveis a partir das necessidades e demandas das mesmas”, ressaltou o chefe local que ainda considerou, “devido à grandiosidade geográfica do arquipélago do Marajó, se não houver parceria entre as instituições fica mais difícil realizar uma atividade como essa, pois o custo é muito alto”, enfatizou Sandro Pinheiro.

Texto:
Kenny Teixeira-Emater
Governador comparece
ao velório de Antônio
Leão, irmão do
secretário Sérgio Leão
                O governador Simão Jatene interrompeu sua agenda na manhã desta terça-feira, 7, para comparecer ao velório do administrador Antônio Carlos de Souza Leão, irmão do secretário Especial de Infraestrutura e Logística, Sérgio Leão. Antônio, que tinha 58 anos, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) há 12 dias e sofria de câncer no intestino. Ele deixa sua esposa e três filhos. Além do governador, vários secretários de estado compareceram ao velório, que aconteceu na capela "Dona Nubia", na Igreja de Capuchinhos. O enterro foi realizado às 10h no cemitério Max Domini.
Procon inicia “Operação
Carnaval” nesta quarta
                A Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Pa) inicia nesta quarta-feira, 8, a “Operação Carnaval” em Belém. Vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), o órgão enviará uma equipe às ruas do centro da capital paraense para fiscalizar estabelecimentos comerciais.
                A série de inspeções de artigos carnavalescos ocorrerão de 9h às 13h. Formada por nove profissionais, a equipe pretende verificar se os produtos ofertados possuem venda liberada, ou seja, possuem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A precificação e validade dos produtos também serão analisadas pelo grupo.
“O consumidor deve entrar em contato com o Procon e registrar a denúncia. Diversos casos são resolvidos pelo telefone mesmo, mas, caso o fornecedor não solucione o problema, vamos enviar uma equipe até o local e verificar se há infração, caso alguma irregularidade seja constatada, autuaremos o local”, explica o chefe de fiscalização, Jadson Sanches.
                Vale lembrar que o atendimento à comunidade não será esquecido. Das 14h às 16h, a coordenadoria responsável pela fiscalização atenderá aos consumidores, que por sua vez, poderão efetuar denúncias relacionadas à temática. Para isso, basta entrar em contato com a Coordenadoria de Fiscalização de Serviços e Produtos, pelo fone: (91) 3073 - 2820, ou dirigir-se à sede do órgão, situada na TV. Castelo Branco, 1029, Bairro de São Braz.

Texto:
Ellyson Ramos-Sejudh
Convênio com o Ministério
dos Esportes vai equipar
Parque Aquático
                O presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Coaracy Nunes, confirmou na manhã desta terça-feira, 7, que um convênio com o Ministério dos Esportes irá equipar o Parque Aquático da Escola Superior de Educação Física, em Belém. Segundo Nunes, mais de R$ 500 mil devem ser investidos na compra de trampolins, câmeras e telões. Com os novos equipamentos, que devem ser instalados até março, o Pará terá o mais moderno Parque Aquático das regiões Norte e Nordeste, podendo realizar competições nacionais e internacionais, além de ter um centro de treinamento completo para os atletas locais.
“Nós conseguimos junto ao Ministério dos Esportes um convênio que vai beneficiar três parques aquáticos no Brasil. Um está no Rio de Janeiro, outro na Paraíba e o outro é este, em Belém. Esse investimento se deve ao empenho do Governo do Pará para a realização do Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos, reformando totalmente o parque, investindo no esporte. Com a reforma e os novos equipamentos, o Parque poderá realizar qualquer evento e, inclusive, ser um centro de treinamento para os atletas”, ressaltou Coaracy.
                O anúncio do convênio foi feito durante visita técnica ao Parque Aquático, que contou com a presença do presidente da Confederação Sul-Americana de Desportos Aquáticos, Javier Lopez, e do secretário de Estado de Esporte e Lazer, Marcos Eiró. A visita verificou os últimos detalhes para o Campeonato Sul-Americano que será sediado no parque entre os dias 12 e 25 de março.
“O parque está praticamente pronto. As piscinas olímpica e de saltos ornamentais já estão sendo finalizadas. Serão instaladas as cabinas para a imprensa nacional e internacional. Os banheiros, vestiários e arquibancadas estão em reforma e devem ficar prontos até o dia 20. Nós estamos acompanhando tudo de perto para que a infraestrutura obedeça a todos os padrões”, explicou Marcos Eiró, que acompanhou a visita técnica junto com os presidentes das confederações.
                A infraestrutura que está sendo preparada no Parque Aquático surpreendeu o presidente da Confederação Sul-Americana. Ele lembrou que Belém já foi sede deste campeonato em 2002 e que não deixou a desejar a nenhuma outra sede, e destacou que agora o Governo investiu ainda mais em tecnologia. “O espaço é magnífico. A obra já está nos últimos detalhes, está tudo dentro do cronograma. Observamos que desde a última realização do evento aqui, o Governo investiu ainda mais na infraestrutura do Parque. Sabemos dos esforços que estão sendo feitos para este campeonato e agradecemos o Estado em nos apoiar na organização, estrutura e na vinda dos atletas para a capital do Pará”, disse.
O Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquático será realizado entre os dias 12 e 25 de março. Javier confirmou a presença de pelo menos 800 atletas de 12 países diferentes, sendo 500 internacionais e 100 brasileiros, incluindo os medalhistas César Cielo e Thiago Pereira, que devem mostrar seu favoritismo para as competições das Olimpíadas de Londres.
                Todo o campeonato, que envolve cinco competições (nado sincronizado, salto ornamental, natação, polo aquático e maratona aquática), será transmitido ao vivo para vários países pelo canal Sport TV. A organização do evento acredita que a realização do campeonato pode gerar à capital paraense cerca de cinco milhões de empregos diretos e indiretos.

Texto:
Thiago Melo-Secom
III Festival de Marchinhas
do Estado do Pará
                O III Festival de Marchinhas do Estado do Pará realiza sua primeira eliminatória amanhã, dia 8 de fevereiro, no anfiteatro do Instituto de Artes do Pará (IAP). Com 38 inscritos, a disputa começa as 19h. Na primeira eliminatória serão 7 escolhidos que se somarão aos outros 7 do dia 9 de setembro. A grande final será no dia 10, com 14 músicas e músicos disputando o prêmio de R$ 3.000,00 para o primeiro colocado. Além deste, serão premiados o segundo e terceiro colocados, e também o melhor intérprete.
                A competição conta com diversos cantores paraenses já consagrados pelo grande público, como Maria Lídia, Pedrinho Cavalero, Hélio Rubens e Gigi Furtado. A apresentação do Festival será de Eloy Iglesias, que também fará um show no final da premiação.
                Ingresso: R$ 1,00 mais 1kg de alimento não perecível.
                Informações: (91) 4006-2920
UIPP intensifica combate
às drogas para conter
criminalidade na Terra Firme

                Desde a inauguração da Unidade Integrada Pro Paz (UIPP), na Terra Firme, em Belém, no mês de dezembro, mais de 30 flagrantes de tráfico de drogas já foram realizados pelos policiais civis e militares que trabalham na área. Segundo a delegada Tânia Nascimento, o dado é resultado de um trabalho estratégico que o sistema de Segurança Pública do Estado está desenvolvendo, buscando combater o comércio das drogas para conter a criminalidade.
                De acordo com Tânia, a repressão ao tráfico de drogas é o principal objetivo da unidade, pois a Polícia acredita que os demais crimes são resultado do comércio de entorpecentes. “Já verificamos que combatendo do tráfico a gente consegue reduzir os outros crimes. Por isso as rondas especiais em viaturas e motocicletas, inclusive, e o monitoramento por câmeras em pontos estratégicos”, ressaltou.
                Os dados da UIPP mostram a redução, principalmente, nos crimes considerados mais violentos, como o homicídio. Em janeiro de 2010, o bairro da Terra Firme registrou 13 casos. No ano passado, o número reduziu para três homicídios. Em janeiro deste ano, o registro se manteve o mesmo. A delegada afirma que este dado é considerado positivo, mas acredita que, a partir do trabalho que está sendo desenvolvido de repressão às drogas, os índices da criminalidade serão cada vez menores na área.
“A delegacia funciona 24 horas por dia, com atendimento especializado à população. Antes a delegacia da Terra Firme funcionava até às 18h e só abria novamente às 8h. Enquanto isso a população tinha que ir a alguma seccional fazer sua queixa. Hoje nós estamos em tempo integral aqui na Unidade Integrada Pro Paz, com rondas especializadas, monitoramento por imagem a partir de sete câmeras instaladas em pontos estratégicos do bairro, buscando combater, principalmente, o tráfico de drogas”, explica a delegada, que destacou também que, com a nova estrutura da Polícia no bairro, o efetivo policial também está maior.
                Tânia ressaltou a importância de o cidadão realizar denúncias pelo número 181, conhecido como “Disk Denúncia”. Segundo ela, a partir das ligações, que são monitoradas diariamente, a Polícia pode realizar operações e incursões pelo bairro, combatendo a criminalidade.

Texto:
Thiago Melo-Secom
Detentos aprendem
técnicas de produção de vídeo
                Até o dia 10 deste mês, as ONG’s Crias do Futuro e Central Única das Favelas (Cufa) estão realizando no Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC) uma oficina de produção de filme documentário, na qual cerca de 20 internos aprendem técnicas de roteiro, filmagem, corte e edição de vídeo para a produção de um média-metragem. A iniciativa faz parte do projeto Cine Periferia Pai D’égua, uma mostra de cinema que busca incentivar e fomentar a cultura da periferia, exibindo produções nacionais de relevância social;conta com o apoio da empresa de telefonia Oi.
                Durante as aulas, os detentos têm a chance de produzir um roteiro de documentário das atividades que cada um realiza diariamente no cárcere, e das ações de reinserção social promovidas pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe). Ao final da oficina, os internos poderão assistir ao filme feito por eles, que futuramente será apresentado na 2ª edição do Cine Periferia Pai D’égua, prevista para acontecer em setembro de 2012, no Cinema Olympia.
                A oficina já foi realizada em Dezembro de 2011, no Centro de Reeducação Feminino (CRF), ocasião em que 20 detentas participaram e produziram o documentário denominado “A vida no cárcere”.
Coletiva de Imprensa
sobre o Desfile das
Crias do Curro Velho
                Nesta quinta-feira, 9 de fevereiro, às 10h, a coordenação do Carnaval 2012 das Crias do Curro Velho, crianças e além de ritmistas da bateria show recebem a imprensa para dar detalhes sobre o desfile da Escola de Samba Crias do Curro Velho, marcado para o sábado, dia 11 de fevereiro. Cerca de 500 crianças e adolescentes atendidos pelo Governo do Estado por meio da Fundação Curro Velho vão levar às ruas o enredo “Nas Asas da Vovó”, um samba que remete aos antigos carnavais, quando a batalha de confete e serpentina, as marchinhas e o gorila faziam a alegria da criançada.
                "Crias do Curro Velho" é o nome dado às crianças e adolescentes que participam das atividades de iniciação artística durante o fim de semana. As crianças são moradoras do bairro do Telégrafo e da Vila da Barca e convivem com arte desde os primeiros anos da infância, muitos levados por irmãos maiores, primos, vizinhos, que vem à Fundação Curro Velho para assistir às aulas e acabam trazendo os irmãos menores.
                Há 21 anos a instituição proporciona a essas crianças e adolescentes, muitos oriundos de comunidades de baixa renda, um desenvolvimento sócio-ambiental e educativo, abordando temas ambientais, sociais e de reaproveitamento de material que poderia ser descartado. São eles que, através de seus desenhos, frases e ideias, inspiram os sambas enredos de cada Carnaval e que passeiam por temas como a Amazônia, o meio ambiente, contos de fadas, brincadeiras de criança, os 15 anos da Escola e a piracema. A coletiva nesta quinta-feira, dia 9 de fevereiro, às 10h, será na sede da Fundação Curro Velho, localizada na rua Professor Nelson Ribeiro, nº287 esquina com a travessa Djalma Dutra.
                O Desfile das Crias do Curro Velho integra a Bumbarqueira – Carnaval do Pará, realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria Especial de Promoção Social e Fundação Curro Velho.
Representação das ONGs
ambientalistas no Coema
será definida este mês
                O Secretário de Estado de Meio Ambiente e presidente do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema), José Alberto Colares,  divulgou o resultado do edital publicado no Diário Oficial do Estado, em dezembro de 2011, para escolha da representação no Coema, das Organizações Não Governamentais (ONGs) ambientalistas do Pará. As entidades habilitadas foram a Associação dos Mineradores de Ouro do Tapajós (Amot) e o Instituto Socioambiental dos Garimpeiros do Brasil (ISGB).
                Para interposição de recurso contra o resultado da habilitação, as ONGs terão o prazo de quatro dias, contados a partir desta terça-feira (7), dirigido à Assembleia das entidades que o julgará conforme o regulamento de eleição. A data da Assembleia de escolha da representação das ONGs ambientalistas, para integrar o Coema, no biênio 2011/2013, será o dia 15 de fevereiro, às 8h30, em primeira convocação, e às 9h, em segunda convocação, quando a assembleia acontecerá com qualquer número de associações presentes no auditório da Secretaria e Estado de Meio Ambiente (Sema), na travessa Lomas Valentinas, 2717, bairro do Marco.
Gestores e produtores
do Polo Joalheiro
planejam ações
para os próximos anos
                Planejar as ações que nortearão o Programa de Desenvolvimento do Setor de Joias e Metais Preciosos do Pará (Polo Joalheiro) e elaborar estratégias de aprimoramento da gestão do Espaço São José Liberto são os principais objetivos do workshop “Avanços, Desafios e Proposições para o Segmento Joalheiro do Pará – 2012-2015”, que acontece nesta terça-feira (7), das 14 às 19h, no mezanino do São José Liberto. O workshop reunirá gestores do Espaço, produtores vinculados ao Polo Joalheiro e a pesquisadora e designer de joias e produtos Maíra Paiva Pereira, de Minas Gerais.
                Durante o evento serão debatidos temas como “As tendências e o panorama da produção joalheira no Pará e no restante do Brasil”, “A inovação e a tecnologia na produção de joias: entre o artesanal e o industrial”, “Os Caminhos do mercado para as joias do Pará” e “O Espaço São José Liberto e sua transversalidade na promoção da joia do Pará: turismo, cultura, design e artesanato”.
Graduada em Design de Produtos pela Universidade do Estado de Minas Gerais, mestre em Engenharia de Materiais pela Redemat/UEMG e com formação em Ourivesaria pela Escola Mineira de Joalheria, Maíra Paiva Pereira abordará o tema “Os desafios da lapidação no Brasil, e em particular no Pará”, um dos setores que requer mais investimentos e adequação às novas tecnologias no setor joalheiro.
                Pesquisadora do Centro de Estudos em Design de Gemas e Joias da UEMG, ela também é professora do curso de graduação em Design de Produtos e da pós-graduação em Design de Joias e Gestão do Design. Como designer de joias, Maíra Paiva já conquistou o 1° lugar no Prêmio IBGM de Design de Joias, em 2010, na categoria Lapidação Diferenciada, foi finalista do concurso de joias em ouro Anglogold Ashanti em 2004 e a criadora da medalha comemorativa dos 10 anos do evento de moda São Paulo Fashion Week.
Novas etapas
                A diretora executiva do Espaço São José Liberto, Rosa Helena Neves, abrirá o workshop, enfatizando a importância da definição das novas etapas do Polo Joalheiro – programa de incentivo à produção de gemas e joias artesanais implantado pelo governo do Pará em 1998 – e do planejamento de ações que atendam aos estágios dos diversos segmentos da cadeia produtiva de gemas e joias, enfatizando principalmente o aumento do número de profissionais especializados e a manutenção do Espaço São José Liberto como um complexo comercial, turístico e cultural.
                Os demais palestrantes serão as professoras Rosângela Gouvêa, da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Bernadete Almeida. Após as palestras, os participantes serão divididos em grupos, para a construção de painéis sobre os temas abordados. O workshop será encerrado com a apresentação dos desafios e proposições para os próximos anos.
Curso de capacitação
oferece palestra
motivacional aos usuários
         A Fundação Papa João XXIII (Funpapa) até o final de abril capacitará 1.200 usuários dos programas de renda do Governo Federal, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Bolsa Família. Nos dias 9 e 10, às 9h, no Centro de Inclusão Produtiva (CIP), haverá palestras motivacionais para os alunos sobre projetos, metas para auto realização e inserção no mercado de trabalho. A capacitação acontecerá em três etapas, capacitando 400 usuários cada uma, em oito cursos: culinária, cabeleireiro, corte e costura, manicure e pedicure, operador de caixa, garçom e garçonete, depilação, banho de lua e estética facial, recepcionista e telefonista com informática básica.
Desde 2004, já foram capacitados aproximadamente 6 mil usuários. Além do embasamento teórico e prático, a capacitação oferece um diferencial: ao final do curso, todos os alunos são encaminhados com carta de emprego e cerca de 80% são inseridos no mercado de trabalho por meio de parcerias entre a Funpapa e empresas particulares.
Biblioteca Avertano
Rocha oferece
oficinas e diversão
Aspectos da cultura amazônica resgatados por meio de um projeto carnavalesco cultural é a proposta da Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha (BPMAR), em Icoaraci, que desde 2008 desenvolve e organiza o Bloco Carnavalesco Rabo da Cutia. Oficinas e ensaios antecedem o cortejo cultural do bloco, que acontecerá no dia 17 de fevereiro, às 18h, pelas ruas da Vila Sorriso.
Criado pela Biblioteca Avertano Rocha em 2008, o Projeto Rabo da Cutia, ao longo destes anos, vem resgatando os aspectos da cultura amazônica por meio de marchinhas carnavalesca, que utilizam a literatura paraense como fonte de inspiração. As marchinhas são compostas pelos moradores de Icoaraci e, também, por funcionários da biblioteca.
Em 2012, o bloco sairá pelas ruas da Vila Sorriso dando início às comemorações pelos 40 anos da Avertano Rocha, destacando a história e a importância da BPMAR para a comunidade local.
O bloco “Rabo da Cutia” é composto por crianças, jovens e adolescentes de Icoaraci, que são frequentadores da biblioteca. O objetivo do bloco é aprofundar os conhecimentos sobre o carnaval enquanto manifestação cultural como sua origem, as variações sofridas ao longo do tempo, as influências culturais regionais, os bailes de máscara, as fantasias, os adereços, os cortejos e os carros alegóricos da época de Momo.
Antecedendo o cortejo carnavalesco, que irá acontecer no dia 17 deste mês, a Avertano Rocha está oferecendo à comunidade três oficinas, que irão ter seus resultados expostos em uma mostra de carnaval, no próprio Chalé Tavares Cardoso.
Na oficina “Ler é crescer” a atividade será a construção de um painel para identidade visual do salão de baile. Na “Cutia Folia”, a oficina será de confecção de fantasias e adereços; e na oficina “Carnaval do Boi Paraense” serão feitos fantasias e adereços, principalmente, de material reciclado.
Para a diretora da BPMAR, Marlene Trindade, o bloco vai mostrar no cortejo o respeito ao meio ambiente. “Nas atividades que desenvolvemos sempre procuramos mostrar a importância de preservar a natureza e a possibilidade de aproveitamento de materiais usados no dia a dia”, explicou a diretora.
As oficinas carnavalescas estão com as inscrições abertas. Informações: (91) 3297-8141 ou na Biblioteca Avertano Rocha – Rua Siqueira Mendes, s/n – Icoaraci.

Texto: Vanda Duarte - Ascom Fumbel
Guardas municipais se
capacitam na
técnica do rapel
Onze guardas municipais de Belém estão participando de um curso de Operações Verticais, também conhecido como rapel, promovido pelo Corpo de Bombeiros do Pará. Duas mulheres do grupamento feminino da Guarda também fazem parte da equipe. Com o treinamento os servidores estarão preparados para dar apoio ao Corpo de Bombeiros no auxílio a salvamentos. Outros integrantes da GMB já se capacitaram na área.
A primeira aula prática da técnica em rapel ocorreu nos dias 04 e 05 fevereiro. A segunda demonstração poderá ser vista pela população no próximo sábado (11), no Instituto de Ensino em Segurança Pública do Pará (Iesp) localizado no município de Marituba. Já no domingo, 12, a apresentação será no edifício Manoel Pinto da Silva, bairro de Nazaré, centro de Belém.

Texto: Ascom/GMB
Secon cadastra
ambulantes para
o carnaval
A partir desta quarta-feira (8) os trabalhadores do mercado informal que desejam trabalhar no período de Carnaval na área da Aldeia de Cultura Amazônica Davi Miguel, já podem se cadastrar no Departamento de Vias Públicas da Secretaria Municipal de Economia (Secon).
Os desfiles, que acontecem a partir do dia 17, vão reunir milhares de pessoas que irão ao lugar para brincar carnaval. Para garantir a segurança e o conforto do folião, a Secon trabalha no cadastramento dos vendedores ambulantes e também atuará com ações de ordenamento e fiscalização nos dias de festa.
O objetivo é licenciar até 400 trabalhadores informais tanto na área da Aldeia Amazônica, como nas proximidades dos pontos onde ocorrem o Portal da Folia (Icoaraci, Outeiro, Cremação, Marambaia, Guamá e Telégrafo) e nas vias onde percorrem os blocos de rua do “Carnaval no bairro da Cidade Velha”.
Cadastro - O prazo para o licenciamento vai até a próxima sexta-feira (10). Os interessados devem procurar o posto de atendimento da Secon montado na Aldeia Amazônica. O horário de atendimento começa às 8 e vai até 16 horas. É necessário apresentar os seguintes documentos (originais e cópias): RG, CPF, Comprovante de Residência, Carteira de Saúde e uma foto 3x4.
Para os ambulantes que comercializarão alimentos, é necessário apresentar via original e cópia da Carteira de Manipulador de Alimentos.
Fiscalização – Uma vez cadastrados, os ambulantes assinarão um Termo de Compromisso a fim de que não haja descumprimento das normas estabelecidas para a comercialização durante o Carnaval. 
De acordo com o termo, não é permitido o licenciamento de atividades que ponham em risco a vida das pessoas, como por exemplo, a venda de churrasquinho na brasa. É permitido apenas churrasquinho na chapa, além de outros tipos de alimentos rápidos e cachorro-quente.
No caso das bebidas, apenas água, refrigerante e água de coco serão comercializadas em isopor.
Bebidas alcoólicas só serão vendidas nas barracas padronizadas. Está terminantemente proibida a comercialização de bebidas alcoólicas em garrafas de vidro.
Todos os ambulantes deverão exercer suas atividades nos equipamentos padronizados pela Prefeitura, localizado nos pontos definidos nas proximidades da Aldeia Amazônica.
Texto: Ascom/ Secon
Trilhas da Amazônia
apresenta show
folclórico na Estação
                O grupo folclórico Trilhas da Amazônia apresenta nesta sexta-feira (10), às 18 horas, o espetáculo “Trilhas: cantando e dançando a Amazônia”, dentro do projeto Pôr-do-Som, da Estação das Docas. “Fizemos um roupagem nova das danças e lendas. Vamos apresentar o nosso Curupira, a Matinta Pereira e a Iara. Gostamos de mesclar essas danças com as do caboclo amazônico. Preparamos ainda dois pout-pourris bem especiais”, diz o coordenador geral do grupo, Fábio Ferreira.
                Com muito carimbó e o pout-pourri do grupo Canta Pará, os 40 participantes do Trilhas da Amazônia, entre músicos e dançarinos com idade entre 17 e 36 anos, pretendem fazer mais uma apresentação de sucesso, com um show dinâmico. O figurino é especial para caracterizar cada lenda do espetáculo. “Nosso maior incentivo são os aplausos. Apesar de estarmos vivendo a época do Carnaval, é importante não se esquecer da nossa cultura regional”, completa. A entrada para o espetáculo é gratuita.

Texto:
Isa Arnour -Pará 2000
Servidores do Estado vão
festejar o Carnaval
no 7º Servifolia
                Acontece sexta-feira (10), às 21 horas, na casa de shows Cangalha, no quilômetro 1 da rodovia BR-316, o Servifolia, baile de carnaval destinado aos servidores do Estado, promovido pela Escola de Governo do Pará (EGPA). Entre as atrações, estão a cantora Viviane Batidão e a banda Quero Mais, que vão comandar a folia apresentando repertórios em ritmo carnavalesco.
                Os quatro mil ingressos disponíveis estão esgotados. A Escola de Governo começou a distribuição dia 30 de janeiro, mas a procura pelas entradas foi intensa. O Servifolia foi criado em 2004, com o objetivo de promover a confraternização entre os trabalhadores da rede estadual, proporcionando um momento descontraído de lazer e diversão.
                O diretor geral da Escola de Governo, Ruy Martini, diz que o objetivo do baile é levar entretenimento ao servidor. “A EGPA historicamente tem a preocupação de trabalhar a valorização do servidor público e dentro deste conceito o Servifolia é uma ação importante, que proporciona ao funcionário e sua família um momento de lazer”, sintetiza.

Texto:
Daniele Brabo-EGPA
Cantora Lene Bandeira
estará nos Palcos
Deslizantes da Estação
                A programação musical dos Palcos Deslizantes do Armazém 1 e 2 da Estação das Docas para o mês de fevereiro tem como uma das atrações a cantora Lene Bandeira, que volta ao espaço a pedido do público. "Recebemos vários elogios dos frequentadores da Estação das Docas ao repertório de Lene. Por isso decidimos convidá-la para se apresentar novamente em fevereiro, no Armazém 2”, informou a assistente cultural da Estação, Larissa Brito.
                Com uma carreira que já completou 18 anos, Lene Bandeira se apresentará a partir das 20h, um horário que ela considera "bem tranquilo, que acaba contribuindo para o clima maravilhoso que a Estação tem". Sobre o repertório, a artista disse que fará "uma releitura do início da minha carreira, com muita Música Popular Brasileira e Música Popular Paraense, de cantores como Lucinha Bastos, Fafá de Belém e Nilson Chaves”.
Acompanhada por André Lima ao violão, Lene Bandeira será a atração da próxima sexta-feira (10). “Acredito que a música compõe todo o ambiente da Estação, e para isso desenvolvo sempre um trabalho buscando agradar ao público", ressaltou a cantora.
Programação completa dos Palcos Deslizantes em fevereiro:
ARMAZÉM 1
Segunda-feira: 18h30 – Herlon Tavares
                21h15 – Adriano Reis
Terça-feira: 18h30 – Jean Gadelha
                21h15 – Naldo Júnior
Quarta-feira: 18h30 – Betinho Sousa
                21h15 – Flávio Gomes
Quinta-feira: 20h – Ronys Vale
                22h – Elvis Cover
Sexta-feira: 20h30 – Davison Romero
                22h45 – Geo Rocks

Sábado: 13h – Marquinhos Melodia
                20h30 – Carmen Piani
                22h45 – Play List
Domingo: 13h – Júnior Gonçalves
                20h – Beto Meireles
ARMAZÉM 2
Segunda-feira: 21h – Márcio Faria (voz e violão)
Terça-feira: 21h – Júnior Gonçalves
Quarta-feira: 20h – Beto Meireiles
Quinta-feira: 20h – Alvaro Drago
                22h15 – Cézar Filipe
Sexta-feira: 20h – Lene Bandeira
                22h15 – Rogério Almeida
Sábado: 12h30 – Betinho Souza e Trio
                20h – Ronys do Vale
                22h15 – Joelma Kláudia e Trio
Domingo: 12h30 – Silvio Nery e Trio
                20h – Reinaldo Moreno (voz e violão)

Texto:
Isa Arnour -Pará 2000
Simão Jatene se reunirá
com o novo representante
do Unicef no Brasil
                O governador Simão Jatene se reunirá nesta quarta-feira (8) com o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Gary Stahl. O encontro está marcado para às 8h30, no gabinete do Comando Geral da Polícia Militar. O Pará é o segundo Estado visitado pelo representante do Unicef desde que assumiu o cargo, em dezembro do ano passado. O Fundo mantém um escritório em Belém, no Prédio da Universidade da Amazônia (Unama), e representações no Amazonas e Maranhão.
                Gary Stahl estará acompanhado da representante-adjunta do Unicef no Brasil, Antonella Scolamiero, e do gerente de Mobilização de Recursos e parcerias do Fundo no Brasil, Wim Desmedt.
                Além da reunião com o governador, o representante do Unicef conhecerá o Espaço Acolher, mantido pela Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, criado em 2006 para atender as vítimas de escalpelamento e seus acompanhantes. Após receberem alta hospitalar, as pacientes precisam continuar o tratamento, que pode durar mais de um ano. O Espaço Acolher, que faz parte do Programa de Atenção Integral às Vítimas de Escalpelamento, oferece hospedagem, alimentação e atendimento integrado.
Alunos da rede pública
têm encontro com o
escritor Walcyr Monteiro

                As histórias de visagens e assombrações contadas pelo escritor Walcyr Monteiro, membro da Academia Paraense de Letras, prenderam a atenção de estudantes e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ministro Alcides Carneiro, localizada no bairro do Coqueiro, em Ananindeua, município da Região Metropolitana de Belém. A conversa com o autor de livros que narram histórias do imaginário popular paraense aconteceu nesta terça-feira (7), durante o “Encontro com o escritor da terra”, uma programação da comunidade escolar.
                Com a atividade, os alunos são incentivados a conhecer mais sobre literatura e a cultivar o hábito da leitura de obras de escritores da região. A ação é interdisciplinar e mobilizou todos os estudantes em torno do tema, por meio de pesquisas e confecção de cartazes sobre a obra “Lendas, assombrações e encantamentos da Amazônia”, de Walcyr Monteiro. Os alunos apresentaram uma performance da “Matinta Pereira”, uma das lendas narradas na obra de Walcyr. A programação contou ainda com teatro de fantoches, contadores de histórias e a participação do cantor Mário Mousinho e da Banda Marcial da escola.
Tradição - Walcyr Monteiro falou sobre a transformação da tradição oral e o conteúdo das narrativas, a partir da popularização da televisão, quando as histórias do imaginário amazônico, contadas “na porta de casa”, foram dando espaço aos comentários sobre as novelas e o restante da programação.
                Ele destacou a importância de se recuperar e valorizar o conhecimento popular e a memória das narrativas. “Estou muito feliz de estar aqui pregando a cultura da região. Nós precisamos nos conhecer um pouco melhor. Nascemos em uma região encantada e encantadora por natureza”, afirmou o escritor.
                A habilidade de Walcyr de contar histórias encantou os estudantes. Jeane da Silva, 18 anos, pesquisou a trajetória profissional do escritor, durante as aulas de letramento na sala de leitura da escola. “Eu já tinha escutado o meu irmão falar que fez uma pesquisa na escola dele. Também já tinha escutado algumas dessas histórias, como a da Moça do Táxi. Fui lendo na internet e na sala de leitura, e me interessei bastante”, relatou a jovem. Para ela, a metodologia aplicada pelos professores durante o projeto foi bastante positiva. “Achei muito válido porque a gente aprendeu em sala de aula e agora está praticando”, acrescentou.
                De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Ana Lúcia Monteiro da Cunha, a ideia é colocar em prática estratégias de ensino de forma interdisciplinar, com atividades extra classe. “Conhecer as obras de Walcyr Monteiro é desvendar a cultura amazônida, seus mistérios, tradições e crendices", afirmou a coordenadora. A ação, destacou, visa sensibilizar os alunos para a leitura e a escrita, contribuindo para sua formação como cidadãos e despertando o gosto pela leitura".

Texto:
Mari Chiba-Seduc
Governador recebe em audiência
representante do
Unicef no Brasil
                 O Pará será o segundo Estado brasileiro a ser visitado pelo novo representante do Brasil no Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Gary Stahl, desde que ele assumiu o cargo, em dezembro do ano passado. Nesta quarta-feira (8), pela manhã, ele terá um encontro com o governador Simão Jatene, no gabinete do Comando Geral da Polícia Militar.
                A exemplo do Amazonas e do Maranhão, Estado visitado por Stahl na última segunda-feira (6), o Unicef mantém um escritório em Belém, localizado no prédio da Universidade da Amazônia (Unama). Além de Gary Stahl, participam do encontro a representante-adjunta do fundo no Brasil, Antonella Scolamiero, e o gerente de Mobilização de Recursos e Parcerias do Unicef no Brasil, Wim Desmedt.
                A visita ao Pará expressa o compromisso do Unicef em fortalecer a atuação na região. A Amazônia Legal brasileira permanece como um dos territórios prioritários no novo ciclo de cooperação do Unicef com o Brasil, que começa este ano e segue até 2016.
“Para o Brasil avançar ainda mais na garantia dos direitos de cada criança e adolescente, é essencial enfrentarmos as desigualdades e valorizarmos as diferenças. Como sabemos, a Amazônia Legal brasileira é umas das regiões com os mais preocupantes indicadores sociais do país. Os meninos e meninas da Amazônia merecem nossa atenção”, diz Gary Stahl.
                Além da visita ao governador, o representante do UNICEF conhecerá o Espaço Acolher, mantido pela Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará e criado em 2006 para atender as vítimas de escalpelamento e acompanhantes que, após a alta do hospital, precisam continuar o tratamento, que pode durar mais de um ano. O espaço faz parte do Programa de Atenção Integral às Vítimas de Escalpelamento, que oferece hospedagem, alimentação e atendimento integrado.
                A Santa Casa presta atendimento às vítimas de escalpelamento, também, pelo Programa de Atendimento Integral às Vítimas de Escalpelamento (Paives), que é referência em serviços de saúde que lidam com a problemática na região Norte.

Texto:
Rose Barbosa-Secom
Procuradoria do Estado a
juiza ação contra dono
do casarão danificado
                A Procuradoria Geral do Estado (PGE) ajuizou na manhã desta terça-feira (7) Ação Civil Pública Ambiental, visando responsabilizar o proprietário a reparar os danos causados ao Palacete Vítor Maria da Silva, localizado na Praça Coaracy Nunes, mais conhecido como "Casarão do Ferro de Engomar".
                Segundo o procurador geral do Estado, Caio de Azevedo Trindade, a medida foi adotada pela Procuradoria Ambiental e Minerária (PAM), órgão da PGE responsável pelas questões que envolvem o meio ambiente, e o patrimônio cultural e arquitetônico do Pará.
                Mesmo em processo de tombamento, por iniciativa do Departamento Histórico, Artístico e Cultural (Dphac), vinculado à Secretaria de Estado de Cultura (Secult), o casarão foi alvo de vandalismo, que destruiu painéis de azulejos, em estilo Art Nouveau, criados pela empresa francesa A. Arnoux e Boulanger & Cie. No último dia 28 de janeiro alguns desses azulejos foram furtados, e outros quebrados.
                Segundo a diretora do Dphac, Thaís Toscano, já a partir do pedido de tombamento o prédio tem sua proteção assegurada, por isso não pode ser alvo de intervenções não autorizadas. Thaís Toscano ressalta ainda que toda a área de entorno do imóvel em processo de tombamento é resguardada. “Um tombamento gera entorno, ou seja, estende a proteção por toda a vizinhança. Outro imóvel que faça parte deste entorno e que não seja tombado, automaticamente estará protegido”, enfatiza a diretora.
                O palacete leva o nome do engenheiro Vítor Maria da Silva, que foi secretário de Obras no Governo de Augusto Montenegro e participou de importantes obras em Belém, no final do século XIX e início do século XX, como a reforma do Palácio Lauro Sodré, atual sede do Museu Histórico do Estado do Pará, e de reforma da mais importante casa de espetáculos da capital paraense, o Theatro do Paz.

Texto:
Selma Amaral-PGE
Divisão de Meio Amiente
da Polícia Civil apresenta
palestras educativas
                A Divisão Especializada em Meio Ambiente (Dema) da Polícia Civil promove de quarta (8) a sexta-feira (10), no horário de 15 às 18 horas, um ciclo de palestras educativas sobre poluição sonora, dentro do projeto "Virando a página", coordenado pelo programa "Sala verde: ambiente seguro". Ao todo, 60 pessoas que respondem a processos na Justiça por poluição sonora, como parte da pena aplicada pelo Poder Judiciário, participam do evento, que enfocará o tema do barulho excessivo. Também serão repassadas informações sobre as atividades desenvolvidas pela Dema e sobre a coleta de lixo domiciliar. As palestras terão coordenação da delegada Teresa Macedo, titular do programa "Sala verde”. A Dema fica na rodovia Augusto Montenegro, ao lado do posto de saúde municipal do bairro da Marambaia.
                Walrimar Santos - Polícia Civil
Simão Jatene se reúne com novo
representante do Unicef no Brasil
                O governador Simão Jatene se reunirá nesta quarta-feira (8) com o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Gary Stahl. O encontro está marcado para às 8h30, no gabinete do Comando Geral da Polícia Militar. O Pará é o segundo Estado visitado pelo representante do Unicef desde que assumiu o cargo, em dezembro do ano passado. O Fundo mantém um escritório em Belém, no Prédio da Universidade da Amazônia (Unama), e representações no Amazonas e Maranhão.
                Gary Stahl estará acompanhado da representante-adjunta do Unicef no Brasil, Antonella Scolamiero, e do gerente de Mobilização de Recursos e parcerias do Fundo no Brasil, Wim Desmedt. Além da reunião com o governador, o representante do Unicef conhecerá o Espaço Acolher, mantido pela Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, criado em 2006 para atender as vítimas de escalpelamento e seus acompanhantes. Após receberem alta hospitalar, as pacientes precisam continuar o tratamento, que pode durar mais de um ano. O Espaço Acolher, que faz parte do Programa de Atenção Integral às Vítimas de Escalpelamento, oferece hospedagem, alimentação e atendimento integrado.
Escola de Gestão Pública
abre inscrições para
cursos de capacitação
Estão abertas as inscrições para cursos de capacitação e qualificação profissional na Escola de Gestão Pública de Belém (EGP), até o dia 24 de fevereiro. São 14 cursos a disposição dos servidores municipais, uma forma de qualificá-los e incentivá-los na melhoria da prestação do serviço público.
Segundo Marlene Pereira, coordenadora geral da EGP, um dos cursos mais procurados é o de Humanização. “O curso visa a melhora do ser humano para atingir o ápice profissional e pessoal. Após participar do curso o servidor se sente valorizado, passa a se relacionar melhor e consequentemente seu trabalho fica melhor”, explica.
São ofertadas 35 vagas por curso, com duração de 20h. São gratuitos e todos que tiverem participação mínima de 75% de frequência recebem certificados. Apenas os cursos de Planejamento Estratégico e Auditoria e Controle Interno tem carga horária de 40h.
A EGP surgiu com o objetivo de capacitar e qualificar os servidores municipais, podendo firmar parcerias com outras escolas no país. São ofertadas uma média de 10 cursos por mês. Para se matricular basta ter o número de matrícula do servidor.
Para o mês de março são ofertados 14 cursos: Instrução e Gerenciamento de Folha de Pagamento; Excelência na liderança; Auditoria e Controle Interno (Módulo II); Gestão de Pessoas no Setor Público; Prestação de Contas na Gestão Pública; Noções de Direito Administrativo; Língua Portuguesa e Redação Oficial; A Importância da Inteligência Emocional; Captação de Recursos; Protocolo e Arquivamento de Documentos; Gestão de Material e Patrimônio; GFIP; Humanização e Protocolo e Etiqueta.
A instituição oferece qualificação profissional em diversas áreas, com treinamentos modulares, professores altamente preparados, material didático atualizado e certificação no término das aulas.


Texto: Ana Cláudia Martins
Fotos: Adriano Magalhães
Bumbarqueira também
será momento
para informação
Para informar a sociedade paraense sobre os crimes de violência contra crianças e adolescentes, e como denunciá-los, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) participa da Bumbarqueira, o Carnaval do Pará, que acontece sábado (11), no bairro da Cidade Velha, em Belém. Com a expectativa de reunir mais de 15 mil pessoas, o evento promovido pelo governo do Estado alia alegria e consciência social.
“É com informação que conseguimos quebrar o silêncio da sociedade para enfrentar o problema da violência sexual contra crianças e adolescentes”, diz a assessora de Políticas Temáticas dos Direitos da Criança e do Adolescente da Sejudh, Leila Silva. Cerca de 80 servidores estarão no desfile informando os brincantes sobre como detectar possíveis casos de violência e as formas de denunciar.
                Será feita a distribuição de material informativo, como folderes e cartazes. A campanha tem apoio do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes do Pará. O momento é oportuno, diz Leila Silva, pois, segundo ela, no período do Carnaval é comum pais levarem ao local de trabalho seus filhos, o que pode gerar situações de constrangimento ao menor.
“No caso das meninas, elas acabam ficando muito expostas e vulneráveis a casos de assédio. A própria exploração das crianças no trabalho é uma forma de violência”, explica a assessora, lembrando que durante a Bumbarqueira a campanha vai reforçar que a exploração é crime. A ação acontece pelo segundo ano consecutivo, graças aos resultados bem-sucedidos do ano passado.
                A campanha contra a violência a crianças e adolescentes também será levada, sábado (11), às 9 horas, ao desfile da escola de samba Crias do Curro Velho, que reúne 500 jovens atendidos pela Fundação Curro Velho. Dia 16, a ação estará no terminal rodoviário de Belém, durante todo o dia, e dia 17, a partir das 8 horas, no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Benevides e na barreira da Polícia Rodoviária Estadual na Alça Viária.
                Dia 18, a campanha, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), chega a Mosqueiro, a partir das 15 horas, em uma programaçõ de carnaval. A Sejudh lembra que os meios mais rápidos para fazer denuncias são o Disque Direitos Humanos, pelo número 100, e o Disque Denúncia, no telefone 181. É possível ainda telefonar para a secretaria, nos números (91) 4009-2730, 4009-2722 e 4009-2723.

Texto:
Manuela Viana-Secom
Policiais civis iniciam
Treinamento Básico
em Operações e Investigação
                A Academia da Polícia Civil iniciou na segunda-feira (06) a segunda turma de 2012 do Treinamento Básico em Operações Policiais e Investigação Policial. Com duas semanas de duração, o treinamento conta com a participação de 30 policiais, entre delegados, investigadores e escrivães, que trabalham na capital e no interior do Estado. Os participantes terão atividades teóricas e práticas, com o objetivo de atualizar seus conhecimentos. A solenidade de abertura aconteceu no auditório do Núcleo de Inteligência Policial (NIP), no Complexo da Polícia Civil, em Belém.
                Nesta terça-feira (7), os policiais civis deram prosseguimento ao treinamento na sede do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), no município de Marituba, Região Metropolitana de Belém. O delegado geral adjunto de Polícia Civil, Rilmar Firmino, explicou que a meta é colocar à disposição da Academia de Polícia, a cada mês, pelo menos 30 policiais civis para serem capacitados e requalificados. Os servidores terão aulas sobre Direitos Humanos e Relações Interpessoais, investigação policial moderna, sistemas operacionais, como Infoseg e SisDetran, e inteligência policial.
                Antes de passarem pelas atividades práticas, os policiais verificarão a hipertensão arterial e o índice de massa corporal. As aulas práticas contarão com treinamento de tiro, quando cada policial irá disparar 120 tiros com armamento disponível na Polícia Civil, como a pistola calibre ponto40 e a carabina Magal.
                Outras disciplinas do treinamento são Princípios básicos sobre utilização da força e de armas de fogo pelos agentes responsáveis pela aplicação da lei; Código de Conduta dos Agentes responsáveis pela aplicação da lei e Noções de sobrevivência na selva, com ênfase na comunicação, liderança e trabalho em equipe.
                O diretor da Acadepol, delegado Adonai Mota, ressaltou que, durante as aulas práticas os servidores receberão instruções sobre operações, com aulas sobre abordagens policiais em pessoas e em veículos; gerenciamento de crise; entrada em locais de confronto armado, entre outras disciplinas.
                Iniciado em 2011, o Treinamento Básico em Operações Policiais e Investigação Policial já formou sete turmas, das quais seis só no ano passado. Cada turma contou, em média, com 30 policiais. A primeira turma de 2012 concluiu o treinamento no início deste mês. A meta, frisou Mota, é capacitar até o final deste ano 330 policiais civis em operações e investigações.

Texto:
Walrimar Santos-Polícia Civil

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...