Total de visualizações de página

sábado, fevereiro 11, 2012

Desfile das "Crias" empolga centenas de pessoas nas

                O desfile da Escola de Samba Crias do Curro Velho, na manhã deste sábado (11), com o enredo “Nas Asas da Vovó”, empolgou não só as crianças e adolescentes atendidos pelo governo do Estado, por meio da Fundação Curro Velho, mas também as centenas de pessoas que assistiram a passagem da agremiação.

                Muita gente aproveitou para acompanhar o desfile, e alguns com uma motivação especial: os filhos que desfilavam na Escola. Áurea Alencar Progênio, mãe de Jéssica Progênio, 14 anos, estava atenta a cada detalhe da apresentação da filha. Com a fantasia de Colombina, Jéssica foi a porta-bandeira, ao lado de Adriano, vestido de Pierrot.

                Áurea, 32 anos, foi “cria” do Curro Velho na adolescência. Para ela, o carinho e a dedicação pela Escola é passada a cada geração. “É muito bom porque incentiva e desenvolve a criança. Eu já fui cria e fiquei 10 anos no Curro Velho. Hoje, a minha filha desenvolve várias atividades, como dança e teatro, e no futuro minha neta, Júlia, de 2 anos, também vai participar”, disse ela.

                Irlane Rocha Silva também acompanhava a filha Isabele, 4 anos. “É a segunda vez que ela participa do desfile. Quando vai chegando perto, ela sempre pergunta quando vai ser o desfile. Quando começam os ensaios, ela praticamente não quer mais sair do Curro Velho. Para ela todo dia vira carnaval”, contou a mãe, atenta ao carro alegórico Estrela D’alva, onde Isabele estava.

Diversão - A empolgação também se estendeu pela vizinhança. A dona de casa Sônia Lopes aproveitou a passagem da escola para levar sua neta, Bianca, 5 anos. “Estávamos vendo televisão e aí escutei o som da bateria. Logo ela percebeu a movimentação nas ruas e me chamou para trazê-la. Estamos aqui nos divertindo. É maravilhoso não só para as crianças. É uma diversão em família”, comentou.

                Durante o desfile, o público conferiu as fantasias, adereços e alegorias feitos a partir de doações de material reutilizável, como papel, lata, tampas de garrafas, garrafas PETs e retalhos. As fantasias das crianças relembraram personagens de antigos carnavais, como gorila, palhaço, melindrosa, pirata, bebês e vovós.

                A concentração começou às 09h, na Praça Brasil. Logo depois, a agremiação saiu às ruas, passando pela Avenida Senador Lemos e Travessa Djalma, até chegar à sede da Fundação Curro Velho, na Rua Professor Nelson Ribeiro.


Texto:

Amanda Engelke-Secom

 "Crias do Curro Velho" levam às ruas

a emoção de antigos carnavais

                Crianças, jovens e adultos cantaram o samba enredo da Escola de Samba Crias do Curro Velho na manhã deste sábado ( 11), durante o desfile por ruas do bairro do Telégrafo, abrindo a programação carnavalesca promovida pelo governo do Estado. Este ano, mais de 500 participantes brincaram a partir do enredo “Nas Asas da Vovó”, uma homenagem aos antigos carnavais.

                Por onde passava, a escola empolgava o público. Hilda Rebelo disse ter adorado o desfile das "Crias", porque relembrou os carnavais do seu tempo. Ana Caroline levou a filha de seis meses, fantasiada, para ver o carnaval realizado pela Fundação Curro Velho. Dayse Gonçalves também vestiu a fantasia para ir à Praça Brasil, local da concentração da escola de samba.

                A atriz Iracema Oliveira todo ano assiste ao desfile das Crias do Curro Velho. Para ela, o Carnaval é" maravilhoso". “Isso tem que ser revivido com muito luxo, muita alegria, muita garra e muita folia”, declarou.

                As crianças da bateria e das alas "Grande Baile" e "Blocos de Rua" mostraram toda a empolgação durante o desfile, que também levou para as ruas os carros alegóricos “Estrela D’alva” e “Fobozinho”.

Baile - O carnaval das Crias do Curro Velho prosseguiu após o desfile com o baile, realizado na sede da Fundação. A animação dos participantes foi mostrada ao vivo durante o programa "É do Pará", exibido pela  TV Liberal. O baile foi animado pela banda Los Viegas, com as tradicionais marchinhas, e pela bateria da escola, que tem à frente Pauer Martins, ex-aluno da Fundação.

                O artista plástico, Bruce Macedo, coordenador da equipe responsável pelas alegorias, participou do programa ensinando a confeccionar adereço carnavalesco com material reutilizável.

                À tarde, as "Crias" participaram da "Bumbarqueira - O Carnval do Pará", com a apresentação de integrantes da bateria na Praça Dom Pedro II, no Centro Histórico de Belém.



Texto:

Andreza Gomes-FCV


REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...