Total de visualizações de página

sábado, fevereiro 11, 2012

Estudantes da rede estadual vão à praça ajudar a combater a dengue






                Cerca de 300 estudantes e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Waldemar Ribeiro, localizada na Travessa Dom Romualdo de Seixas, bairro do Umarizal, em Belém, foram à Praça Brasil na manhã deste sábado (11), participar de uma grande campanha de conscientização, prevenção e combate à dengue. A ação integrou as atividades do projeto “Pintar e Bordar”, que desde janeiro deste ano está transformando o comportamento dos alunos e a estrutura visual da escola.
                A atividade contou com a parceria da Associação dos Amigos da Praça Brasil e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Os estudantes distribuíram aos frequentadores da praça material com orientações sobre como evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Os informativos também foram entregues nos semáforos próximos à praça. Dentro dos ônibus, os alunos e professores informaram aos passageiros sobre sintomas e riscos das dengues clássica e hemorrágica.
                Os estudantes colocaram em prática as orientações sobre o assunto. No edifício onde mora a vice-presidente da Associação dos Amigos da Praça Brasil, Glória Castro, na Avenida Dom Pedro I, eles observaram as condições da área aberta do prédio e verificaram que o local está livre de criadouros de larvas do mosquito.
                Nas lentes do microscópio do Programa Municipal de Combate à Dengue, o estudante Lucas Costa, 12 anos, observou as formas do mosquito Aedes aegypti em seu ciclo evolutivo, desde a fase de larva até a fase adulta. “Acho muito importante todos saberem qual é o mosquito transmissor dessa doença, aquele que tem as pintinhas brancas. Em casa, meu pai já teve dengue", disse Lucas.
Integração - O projeto “Pintar e Bordar” tem mudado a rotina dos estudantes durante os fins de semana. Desde janeiro, os jovens transformam a aparência da escola, das salas de aula e da fachada. A ação conta com a participação de professores, estudantes e pais de alunos, que em janeiro se reuniram para apresentar opiniões, novas ideias e projetos a serem desenvolvidos no ano letivo de 2012.
“As nossas ações estão ultrapassando os muros da escola”, afirmou um dos coordenadores do projeto, professor João Carlos Sanches. “Isso é muito importante para estimular os estudantes e integrar a 'Waldemar Ribeiro' à comunidade do bairro”, explicou, acrescentando que a revitalização da escola prosseguirá junto com outros projetos, como a TV Pavulagem e as oficinas de cinema na Vila da Barca.

Texto:
Mari Chiba-Seduc

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...