Total de visualizações de página

sexta-feira, fevereiro 24, 2012

AS QUENTES DO CORREIO JURUNENSE DESTE SÁBADO, 25 DE FEVEREIRO

Rancho Não Posso Me
Amofiná é o grande
campeão do Carnaval 2012






A escola de Samba “Rancho Não Posso Me Amofiná” é  a grande campeã do Carnaval 2012 de Belém, com 219,3 pontos. A decisão dos jurados foi conhecida nesta sexta-feira, 24, na Aldeia Amazônica. Em segundo lugar ficou a escola de samba do bairro do Guamá, “Bole Bole” com 218 pontos e em terceiro lugar ficou o “Quem São Eles” com 212,7 pontos.
O Rancho levou para a avenida do Samba o enredo “Pega o pião, põe pra girar, o meu Rancho vem chegando, não posso me amofiná”. Com o tema “Tempo de Criança" a escola levou para a passarela do samba mais de 2000 brincantes. O universo infantil serviu de inspiração para a criação de um espetáculo encantador como só o mundo das crianças pode ser.
Pelo histórico, o Grêmio Recreativo e Beneficente Jurunense Rancho Não Posso Me Amofiná, desenvolve um trabalho social e cultural com as crianças da comunidade através de oficinas de danças, ballet, cursos de violão, informática e judô. “Não tenho palavras pra demonstrar o quanto estamos felizes por sermos a escola campeã do carnaval 2012. Trabalhamos o ano inteiro, preparando os mínimos detalhes. Agora sinto a sensação de dever cumprido. Queremos agradecer a PMB pela organização e por todo o incentivo no carnaval de deste ano”, comemorou o Presidente do Rancho, José Roberto Teixeira.
Agremiação Carnavalesca Bole Bole, que buscava o tri campeonato, ficou em segundo lugar e homenageou os 50 anos da Escola Cultural e Artística da Universidade Federal do Pará (UFPA). Com a pergunta “Quanto tempo cabe nos 50 anos da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará?”, a escola teve 1500 brincantes e 200 ritmistas.
Com o enredo “Umari – O ninho da águia na selva de pedra”, a Associação Cultural Recreativa e Carnavalesca “Império de Samba Quem São Eles”, ficou com o terceiro lugar no carnaval. Com cerca de 1.500 brincantes, a associação fez uma homenagem ao bairro do Umarizal. Com 66 anos de história, o “Quem São Eles”, conquistou o titulo de escola campeã pela última vez no ano 2000.
Grupos - Das escolas do primeiro grupo a Associação Carnavalesca Xodó da Nega, foi rebaixada para o segundo grupo e o Grêmio Recreativo Escola de Samba Rosa da Terra subiu para 1º grupo. Do 2º grupo a Associação Carnavalesca Caprichosos da Cidade Nova foi rebaixada passando para o 3º grupo a partir do ano que vem e a Mocidade Unida do bairro do Benguí subiu para 2º grupo. 
Blocos – Entre os blocos a Associação Cultural e Carnavalesca Mexe Mexe foi a primeira colocada, seguida pelo Bloco Carnavalesco Sapo Muiraquitã e em terceiro lugar ficou a Associação Carnavalesca Império Jurunense. A Associação Carnavalesca Encantos do Pará foi rebaixada para o 2º grupo já que ficou em último lugar. Das escolas do segundo grupo quem subiu foi a Agremiação Carnavalesca e Cultural Unidos da Pedreira.
Carnaval de Belém – Foram quatro dias de desfiles e competição na Aldeia Amazônica, 40 agremiações carnavalescas disputaram o título de campeã do Carnaval de Belém 2012, que este ano levou para a avenida a temática “Folia, diversão e alegria pra toda gente”.
Carlos Amílcar, Presidente da Fumbel, fez um balanço do carnaval de 2012 e parabenizou os campeões “Esse ano tivemos uma evolução no carnaval em Belém, pois conseguimos iniciar e terminar no horário previsto. Deixo aqui meus parabéns, não só para a escola campeã, mas para todas. Afinal, todas se esforçaram e trabalharam o ano inteiro na preparação para dar o melhor de si no carnaval”, afirmou.
Durante a apuração houve a reclamação do componente de uma escola quanto a troca de quatro jurados feita no sábado, 18, por conta de atrasos em vôos e problemas de saúde, o jurídico da Fumbel explicou que somente uma escola não foi comunicada da troca e que todas as outras concordaram com a substituição.
Os quesitos Bateria, Enredo, Samba-Enredo, Alegoria, Fantasia, Evolução, Harmonia, Comissão de Frente, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Porta-Estandarte e Conjunto foram avaliados pelos 22 jurados durante os dias de competição.
Trinta guardas da GBel, Grupamento de Ações Táticas com Cães ‘ATAC’ e operacional  estavam na Aldeia para garantir a segurança na apuração dos votos. “O carnaval é uma festa muito bonita e cara, não só de dinheiro, mas de emoção. Então para garantir a segurança de todas as pessoas presentes estamos contando com o apoio dos guardas”,  explicou Amílcar.
Neste sábado, 25, ocorrerá a premiação dos campeões do Carnaval de 2012 na Aldeia Amazônica a partir das 19h.
Icoaraci – Ainda hoje, 24, a tarde será a vez do resultado do concurso oficial de Blocos e Escolas de Samba do Distrito de Icoaraci. A apuração do desfile realizado na última segunda-feira, 20, começa às 16 horas.

Texto: Luciana Benício e Ana Paula Azevedo
Fotos: Adriano Magalhães

Sespa divulga novo
balanço da dengue
no início de 2012

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) divulgou, nesta quinta-feira (23), o Informe Epidemiológico Nº 06/2012 da situação da Dengue no Estado. Até agora, foram notificados 3.970 casos suspeitos da doença, dos quais 1.004 casos confirmados com a seguinte classificação final: 995 casos de dengue clássica (DC), 6 de dengue com complicação (DCC), 2 de febre hemorrágica da dengue (FHD) e 1 caso de síndrome do choque da dengue (SCD).
Os municípios com maior número de casos notificados são: Parauapebas (1.088), Belém (622), Marabá (400), Ananindeua (329) e Marituba (149). Em relação aos casos confirmados, os municípios com maiores registros são Parauapebas com 367, Belém com 167 e Ourilândia do Norte com 94 casos. No que tange a óbito por dengue, existe apenas um caso confirmado em Parauapebas, porém seis ainda estão em investigação no Estado.
Com o aumento das chuvas, é importante que a população intensifique os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti em recipientes, vasilhames, calhas, piscinas e caixas d’água, por exemplo, além do cuidado com o lixo em quintais e jardins, uma vez que o mosquito da dengue pode se reproduzir até numa casca de ovo ou tampinha de refrigerante.
Para reduzir os riscos de infecção e manter a dengue sob controle, as equipes da Sespa trabalham em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde. As principais ações que vêm sendo desenvolvidas são bloqueio imediato da transmissão nas localidades ou bairros que notificam casos, atividades de educação e comunicação, visando a sensibilização da população, órgãos governamentais e não governamentais para o problema; articulação com órgãos municipais de saneamento e limpeza urbana para melhoria da coleta e destinação adequada do lixo; e manutenção das atividades de rotina no combate ao vetor.
Entre as atividades realizadas este ano, a coordenadora estadual de Controle da Dengue, Aline Carneiro, destacou a avaliação das atividades de controle da doença nos municípios de Marabá, Parauapebas, Salinópolis e Santa Luzia do Pará. “Além disso, estão sendo feitas atividades de mobilização e avaliação do Plano de Contingência em 56 municípios do Estado no período de 14 de fevereiro a 4 de abril”, acrescentou.
Serviço:
Para informações sobre dengue entrar em contato com as Secretarias Municipais de Saúde de Ananindeua (91) 3073-2220; Marabá (94) 3324-4904; Marituba (91) 3256-8395; Santarém (94) 3524-3555 e Tucuruí (94) 3778-8378. Em Belém, além do fone (91) 3277-2485, estão disponíveis os telefones dos Distritos Administrativos: Daben (3297-3275), Daent (3276-6371), Dagua (3274-1691), Daico (3297-7059), Damos (3771-3344), Daout (3267-2859), Dasac (3244-0271) e Dabel (3277-2485).

Texto:
Mozart Lira-Sespa

Sefa fará palestra em
Altamira dia 29 de fevereiro

A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefa) vai  realizar, no dia 29 de fevereiro, palestra de esclarecimento para contadores e micro empresários em Altamira. No encontro serão abordados temas como o Simples Nacional e Nota Fiscal Eletrônica (NFe). O objetivo é tirar as dúvidas dos contribuintes e assim estimular o cumprimento das obrigações principais e acessórias, explicou o coordenador da unidade fazendária em Altamira, Antonio Lobo. O evento vai acontecer a partir das 19h30, na Associação Comercial de Altamira, na Rua Coronel Porfírio,  2.800, no bairro de São Sebastião.
O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), visa a integração dos fiscos federal, estaduais, Distrito Federal e, futuramente, também dos fiscos municipais,  realizando a padronização, racionalização e o  compartilhamento das informações fiscais digitais. O SPED também vai substituir o atual documentário em papel por documento eletrônico com validade jurídica. O objetivo é  simplificar os processos e reduzir as obrigações acessórias dos contribuintes.
O Simples Nacional é um regime tributário diferenciado e  simplificado, previsto pela Lei Complementar n° 123, de 2006, destinado à Microempresas e às Empresas de Pequeno Porte, que entrou em vigor a partir de julho de 2007. No encontro com empresários haverá apresentações do fiscal Carlos Alberto Rodrigues Junior e do auditor de receitas Allan Oliveira de Souza, da Sefa. Em Altamira também será realizada a capacitação aos servidores da Coordenação Regional e demais unidades, tendo como tema o Simples Nacional, no dia 28, às 14 horas.
Para maiores esclarecimentos telefonar para a Cerat Altamira, (93) 3515-1348.

Texto:
Ana Márcia Pantoja-Sefa

Governo do Pará implanta
o "Cartão do Produtor"
a partir de março

O setor rural do Pará começa a utilizar, a partir do mês de março, o "cartão do produtor", um dispositivo único de identificação, com uma única plataforma, que recebe a base de dados completa sobre o desempenho de cada propriedade no Estado. O consultor Décio Coutinho, da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), explica que a entidade disponibilizará ao usuário uma rede de terminais espalhados no estado inteiro, cobrindo todos os municípios e estabelecimentos comerciais, sindicatos rurais, e nas associações de produtores.
Recentemente, houve uma reunião na Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) para discutir sobre o novo sistema que inclui essa plataforma de gestão agropecuária, composta pela Prodepa, empresa do Estado de processamento de dados e Agência de Defesa Agropecuária (Adepará); Secretaria de Meio Ambiente (Sema); Secretaria da Agricultura (Sagri); Instituto de Terras do Pará (Iterpa); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Secretaria da Fazenda (Sefa).
Durante o encontro, os organismos fizeram um acordo operacional, um protocolo de cooperação técnica, cujo objetivo é oferecer treinamento para a utilização desse novo sistema do cartão, aprovado pelo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A CNA fechou com a Suíte Plus, empresa que interligará todos os sistemas das secretarias e agências de defesa para ter um banco de dados único, e por meio das máquinas, facilitar ao produtor a emissão de documentos fiscais, cadastro ambiental, regularização fundiária.
O cartão terá armazenado todos os dados do proprietário e da propriedade. “Essa nova modificação envolve uma série de entidades, em que o cartão do produtor não vai servir apenas para a emissão da GTA”, diz o presidente da Faepa, Carlos Xavier. A Adepará já tem seu sistema, o Siapec, podendo recepcionar todas as informações de diversas áreas, depois, distribuir os dados para cada secretaria. “Agora não vai ser só o trabalho da Adepará com a Federação da Agricultura, agora vai ser nacional e os seis primeiros estados a emitir foram definidos: Pará, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Goiás. O cronograma foi decidido, a partir de março, estaremos com esse novo sistema do cartão do produtor”, ressalta o diretor geral da Adepará, Mário Moreira.

Texto:
Andréa Ferreira-Adepara


Divulgação do listão da
3ª Repescagem da Uepa

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulga nesta sexta-feira (24) no Diário Oficial do Estado (DOE) e no site da instituição (www.uepa.br) a relação dos candidatos convocados na terceira repescagem dos Processos Seletivos 2012. Os novos alunos devem fazer o cadastro no endereço http://siga.uepa.br/ambientecalouro/e entre a próxima segunda (27) e terça-feira (28), efetivar a matrícula de 8h às 12h e de 14h às 18h, nos campi onde serão realizados os cursos.

Aniversário da Sociedade
rtística Beneficente
Rodrigues dos Santos

A Fundação Carlos Gomes estará presente à comemoração dos 131 anos de Fundação da Sociedade Artística Beneficente Rodrigues dos Santos, mantenedora da banda homônima, nesta sexta-feira (24) em São Caetano de Odivelas, com a participação de professores do Conservatório Carlos Gomes em sua programação de aniversário, que começará às 5h, com Alvorada Musical pelas ruas da cidade.
A programação cultural começa às 20h com a solenidade de ingresso dos novos integrantes da Banda, seguida da apresentação do Ébano Quarteto (CCG) e encerrando com apresentação da Banda de Música Rodrigues dos Santos e convidados. No dia seguinte (25) os integrantes do Ébano Quarteto, grupo de clarinetas do CCG, professores Claudionor Amaral, Macio Gilberto Carvalho, Luiz Eugênio de Ribamar e João Paulo Bentes, realizarão workshop aos integrantes da Banda Afasajor, na Associação dos moradores da Ilha de São João dos Ramos naquele município.

Campeão do carnaval de
Belém será conhecido
na sexta-feira

 O campeão do carnaval de Belém será conhecido nesta sexta-feira (24), durante a apuração do Concurso Oficial de Blocos e Escolas de Samba, que acontecerá na Aldeia Amazônica Davi Miguel, a partir das 10 horas. A tarde, a partir das 16 horas, será a vez do distrito de Icoaraci conhecer o campeão do carnaval 2012.
Em Belém, foram quatro dias de desfiles e competição na Aldeia Amazônica, onde 40 agremiações carnavalescas disputam o título de campeã do Carnaval de Belém 2012, que este ano levou para a avenida a temática “Folia, diversão e alegria pra toda gente”.
Os quesitos Bateria, Enredo, Samba-Enredo, Alegoria, Fantasia, Evolução, Harmonia, Comissão de Frente, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Porta-Estandarte e Conjunto foram avaliados pelos 22 jurados durante os dias de competição.
A Associação Carnavalesca Bole-Bole, bi-campeã do Carnaval de Belém 2010/2011, disputa o tri-campeonato com o enredo “Escola Teatro e Carnaval”, uma homenagem aos 50 anos da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará.
A Festa de Premiação das Campeãs será no sábado, 25, às 19h, também na Aldeia Amazônica Davi Miguel.
Icoaraci – Na parte da tarde será a vez do resultado do concurso oficial de Blocos e Escolas de Samba do Distrito de Icoaraci. A apuração do desfile realizado na última segunda-feira, 20, começa às 16 horas desta sexta-feira.
 Os campeões do Carnaval da Vila serão conhecidos a partirr das notas atribuídas aos Blocos e Escolas de Samba pelos dez jurados que avaliaram os quesitos Bateria (Laury Garcia), Enredo (Márcia Toscano), Samba Enredo / Samba Avenida (Sebastião Braga), Alegoria (João Bento), Fantasia (Hélio Alvarez)Evolução/Empolgação (Fábio Tavares), Harmonia (Jeanne Darwich),Comissão de Frente e Grupo de Apresentação (Thays Reis), Mestre Sala e Porta Bandeira (Waldir Fernandes) e Porta Estandarte (Ana Cláudia Pinto).
 Um total de 11 blocos e escolas de samba disputam o título. São eles a Associação Beneficente Cultural Gaviões da Vila, Associação Carnavalesca Unidos do Tarumã, Associação Carnavalesca Canal 19, Associação Carnavalesca Unidos de São Roque, Mocidade Independente da Vila Sorriso, Escola Beneficente Unidos da Mangueira, Associação Carnavalesca Unidos de Vila Izabel, Associação Cultural Unidos do Paracuri, Escola de Samba Boêmios da Vila Famosa, Associação Carnavalesca Tradição da Vila, e a atual campeã do carnaval de Icoaraci 2011, Associação Carnavalesca Unidos da Baixada.

Teatro Margarida
Schivasappa comemora
25 anos com leitura dramática

A leitura dramática da peça “Acorde Margarida” marcará as comemorações pelos 25 anos de inauguração do Teatro Margarida Schivasappa, no próximo sábado (25), às 20h. Inaugurado em 26 de fevereiro de 1987, no prédio do Centro Turístico e Cultural do Pará (Centur), da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, o Teatro Margarida Schivasappa está passando por vistorias.
O ator José Leal apresentará o evento comemorativo, no hall em frente à bilheteria do teatro, no térreo do Centur. A leitura será feita pelos atores Maíra Monteiro, Tiago de Pinho, Juliana Porto e Fernanda Barreto, que serão acompanhados pelos músicos Reginaldo Viana, Zé Neto e Leoci Medeiros.
A peça, escrita pelo dramaturgo Carlos Correia Santos, foi produzida a partir do acervo do pesquisador Antonio Pantoja. A direção geral é de Hudson Andrade e a direção musical é de Reginaldo Viana. Luciana Porto assina a assistência de direção e Zé Neto a assistência de direção musical. A realização é da Companhia Teatral Nós Outros.
A estreia oficial do espetáculo será no dia 15 de março, no Teatro Cláudio Barradas. A montagem seguirá por outras salas até ser apresentada na reabertura do Teatro Margarida Schivasappa. O objetivo é fazer com que a memória de Margarida Schivasappa circule por vários palcos locais, até chegar naquele que recebe o seu nome, para marcar a revitalização da casa de espetáculos.
Reforma - O teatro funcionou normalmente até dezembro de 2011, e no início deste ano as atividades foram paralisadas. No momento, passa por análise técnica, feita por especialistas da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), para determinar os pontos que mais necessitam de reforma. Sistema de refrigeração, camarins, palco, rede elétrica, escadarias internas e demais dependências estão sendo vistoriados. Os laudos indicarão as estruturas que precisam de reparos urgentes.
Construído dentro de padrões internacionais, o teatro tem, entre outras particularidades, palco tipo italiano, cinco camarins com banheiros individuais, boca de cena de 7 x 17 m, profundidade e largura de 17 x 32 m, proscênio de 10 x 3 m e fosso para a orquestra de acordo com os padrões do palco tipo italiano. Tem sob sua guarda dois pianos, um de cauda e um de 1/4 de cauda.
Localizado no térreo do Centur, o "Margarida Schivasappa" tem capacidade para 485 pessoas, sendo 25 destinados à gratuidade e ao espaço para cadeirantes. O teatro foi criado para receber programações culturais de dança, música e artes cênicas, abrigando projetos que visam ampliar a visibilidade da produção cultural, conforme as diretrizes da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves.
Serviço: A comemoração pelos 25 anos do Teatro Margarida Schivasappa acontece neste sábado (25), às 20h, em frente à bilheteria do espaço (térreo do Centur), com a leitura dramática da peça “Acorde Margarida”, feita pela Companhia Teatral Nós Outros. Mais informações: (91) 3202 - 4369.

Texto:
Hélio Granado-FCPTN

Mais de 150 bebês
nasceram na Santa
Casa durante o Carnaval

A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará divulgou nesta quinta-feira (23) o balanço de atendimento durante o feriado de Carnaval. Cerca de 500 mulheres procuraram o hospital, 122 pessoas foram internadas e 157 crianças nasceram na maior maternidade da capital paraense até o meio-dia desta quinta. A enfermeira obstetra da Santa Casa, Carmen Angélica Peixoto, diz que o movimento foi intenso.
Ela informou que 127 profissionais trabalharam durante o feriado, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais. Eram 16 servidores por cada plantão de doze horas. "Não tivemos nenhum problema. Os pacientes excedentes que recebemos foram encaminhados para outros hospitais de referência", informou.
A enfermeira lembrou que a Santa Casa prioriza os casos de gestação de alto risco, que no feriado atingiram cerca de 80% dos atendimentos na obstetrícia. "A maioria das mulheres que recebemos estava numa faixa etária de 13 a 39 anos. Muitas delas apresentaram gestação de risco por conta de um pré-natal feito de forma incorreta", ressaltou Carmem Peixoto.

Texto:
Alessandro Borges-Santa Casa

Ecocarnaval Fluvial
de Belém é adiado

O 1º Ecocarnaval Fluvial que seria realizado no próximo domingo, 25, foi adiado. De acordo com Wady Khayat, coordenador da Companhia de Turismo de Belém (Belemtur), uma reunião será realizada na próxima semana para definir uma nova data. O carnaval fluvial é uma realização da Belemtur em parceria com órgãos náuticos da capital como Capitania dos Portos, Marinha, Associação dos ex-funcionários e prestadores de serviço do Iate Clube e Associação Náutica Marinha de Belém com o objetivo de fomentar o turismo e estimular a preservação do meio ambiente.
O 1º Ecocarnaval Fluvial terá saída do Complexo Ver-o-Rio e chegada no Portal da Amazônia. A expectativa é reunir cerca de 200 embarcações entre jet skis, veleiros, caiaques, lanchas e barcos. “Estamos procurando explorar nosso potencial e dar visibilidade para nossa cidade através de um carnaval diferente. Já temos o Círio fluvial, que reúne milhares de pessoas e embarcações, e agora queremos fazer um carnaval diferente, e principalmente com respeito ao meio ambiente”, reforçou Wady.
A concentração será na área compreendida entre o Hotel Goldmar, Restaurante Píer 47 e Praça Ver-o-Rio, com café regional para os que quiserem saborear as delícias dos permissionários da Praça e do Hotel, a partir das 8h30 até 10h00. As embarcações farão o percurso pela orla de Belém, com chegada na área do Portal da Amazônia, onde haverá um trio elétrico animando o público.
As embarcações poderão ser enfeitadas e ao final haverá premiações de melhor música, melhor decoração e outros critérios. A participação é gratuita, mas a Belemtur solicita a quem deseja participar que informe através do e-mail belemtur@belem.pa.gov.br o tipo de veículo e quantos passageiros estarão a bordo.

Texto: Luciana Benício

Governo amplia parceria
para o Congresso
Brasileiro de Magistrados

Realizado pela primeira vez na Região Norte, o Congresso Brasileiro de Magistrados acontecerá em Belém nos dias 21, 22, 23 e 24 de novembro, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O evento chega a sua 21ª edição com o tema “O Magistrado no século XXI: agente de transformação social”. O governo do Pará será parceiro do evento, que reunirá na capital paraense 1.500 juízes, representantes do Supremo Tribunal Federal (STF) e Cortes superiores.
Na tarde desta quinta-feira (23), o governador Simão Jatene foi convidado para o evento pelo desembargador Nelson Calandra, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que estava acompanhado de membros das comissões organizadoras do congresso. Durante o encontro foi definido que a parceria do governo irá além das atividades realizadas no congresso.
A ideia é que após participarem das discussões, mesas redondas e demais itens da programação, os magistrados se desloquem para as escolas estaduais, onde falarão aos estudantes sobre a importância do Poder Judiciário. “Como 90% dos juízes são professores, nós poderemos levar para as salas de aula um pouco do papel da Justiça. Além disso, queremos ouvir o que esses jovens paraenses têm a nos dizer, o que podem nos sugerir”, enfatizou o presidente da AMB.
Cidadania - Para o governador, a troca de experiências permitirá ganhos em educação, cultura e cidadania. “O congresso terá uma dimensão que irá extrapolar a questão dos debates e permitirá uma aproximação excelente dos magistrados brasileiros com a sociedade paraense”, reiterou Simão Jatene.
O presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Pará, Heyder Ferreira, também ressaltou que o fato de Belém sediar o congresso permitirá que sejam levantadas as dificuldades e os desafios enfrentados pelos juízes da Região Norte. O déficit de juízes na região é outro problema que merece especial atenção, ressaltou ele.
Segundo dados da AMB, existem no Brasil 17 mil juízes. A média nacional por cada 100 mil habitantes é de 6 juízes. No Pará, a realidade é de 4 juízes para cada 100 mil habitantes. “O encontro será ideal para que nós possamos discutir que a divisão do país não existe só no mapa. Os problemas podem mudar de endereço, mas se repetem em todo o Brasil. O momento será de união da classe para que a magistratura possa melhorar o cenário brasileiro”, finalizou.

Texto:
Bruna Campos-Secom


Cultura e religiosidade do
Pará estarão em feira
de turismo em Portugal

A riqueza cultural e a religiosidade do povo paraense serão destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que acontece em Portugal de 29 deste mês a 4 de março. Os ritmos da música e dança, sabores da culinária e, claro, a fé católica da Amazônia vão ser levados pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) ao território português junto com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, símbolo da devoção que se manifesta em outubro de cada ano no Círio de Nazaré.
Segundo o presidente da Paratur, Adenauer Góes, a ação é resultado de um esforço conjunto do governo federal, por meio da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Governo do Pará, Diretoria da Festa de Nazaré, Fundação Carlos Gomes e Clero Católico Português. Esta é a primeira vez que a Imagem Peregrina atravessa o oceano Atlântico até Portugal.
“A parceria com a Diretoria de Nazaré e com o Clero Português é muito importante, pois, além da nossa missão de promover o Círio como um produto do segmento do turismo de eventos, reconhecemos a fundamental importância de difundirmos a fé do poço católico paraense”, diz Adenauer Góes, informando que a cultura paraense terá grande espaço na programação da BTL. “Este ano temos a participação especial da cantora paraense Fafá de Belém, que vai se apresentar acompanhada do músico paraense Paulo José Campos de Melo”, antecipa.
Peregrinação –A comitiva paraense sai de Belém domingo (26), às 15 horas, levando a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré com a missão de divulgar os atrativos do Pará no continente europeu. A abertura do evento será na quarta-feira (29). Na ocasião, a imagem será colocada em posição de honra dentro da feira, para que possa ser apreciada por todo o público participante da BTL. A atuação do Pará promete repetir o sucesso no Festival de Turismo de Gramado, em novembro de 2011, em que o Círio foi um dos pontos altos do evento.
Além de Lisboa, a Imagem Peregrina visitará a cidade de Nazaré quinta-feira (1º de março). Ela será posta sobre o andor decorado com rosas naturais e conduzida por 300 metros até o Santuário de Nazaré. Na ocasião, a cantora Fafá de Belém entoará cânticos de homenagem à Virgem Maria, como “Ave Maria”, “Voz sois o Lírio Mimoso”, “Senhora da berlinda” e “Senhora de Nazaré”, acompanhada pelo pianista Paulo José Campos de Melo, superintendente da Fundação Carlos Gomes.
A imagem permanece no Santuário de Nazaré até ser conduzida, domingo (4), ao Mosteiro dos Jerônimo. Ali será rezado um terço e Fafá de Belém e Paulo José novamente se apresentam novamente. De volta à Lisboa, a música paraense invade os palcos da BTL no show de Fafá de Belém com o Trio Manari e os Mestres das Guitarradas. O repertório soma carimbó, síria, lundum e retumbão, entre outros ritmos que embalam a cultura do Pará.
Destino –Durante toda a participação do Pará na BTL, a Paratur distribuirá material de divulgação dos produtos turísticos do Estado, assim como fitinhas de Nazaré, ícones do Círio e bombons de cupuaçu. Também será feita abordagem direta ao público da feira, a maior parte composta por pessoas do mercado europeu, entre agentes de viagens, operadores e imprensa especializada. Na BTL 2011, 74 mil pessoas visitaram os 990 estandes de expositores, somando 43 destinos. A feira teve 38 mil profissionais de turismo, dos quais 2,8 mil estrangeiros.
São esperados para este ano cerca de 400 hosted buyers oriundos de 27 países, número recorde no evento e 100% que o do ano passado. A presença internacional deve somar este ano 39 destinos, com destaque para o Brasil, país convidado, e para os Emirados Árabes Unidos, que participam como estreantes. México, Peru, Venezuela e Grécia também estão de volta. É convidado nacional o Alentejo.
A participação do Pará na Bolsa de Turismo de Lisboa faz parte da execução do Ver-o-Pará – Plano Estratégico de Turismo do Para, que delineia ações promocionais mais focadas nos mercados emissores, dentre os quais Portugal, identificado como grande consumidor dos segmentos turísticos de cultura e natureza.
A BTL acontece no Parque das Nações e funciona das 10 às 20 horas, exclusivamente para profissionais na quarta e quinta-feira. Na sexta abre no mesmo horário, para profissionais, e das 18 até as 23 horas, para o público em geral. No sábado e domingo, fica aberta de meio-dia às 23 horas, no primeiro dia, e até as 20 horas, no segundo dia. A entrada custa 10 euros para profissionais e 5 euros ao público em geral. Estudantes, jovens e idosos para 2,50 euros.

Texto:
Benigna Soares-Paratur

Desarticulado esquema de
roubo e receptação
de veículos em Monte Dourado

A Polícia Civil desarticulou um esquema de roubo de motocicletas e receptação de veículos roubados no distrito de Monte Dourado, no município de Almeirim, noroeste do Pará. O crime tinha como rota a estrada que vai de Monte Dourado ao município de Laranjal do Jari, no Estado do Amapá.
A equipe da Delegacia de Monte Dourado prendeu em flagrante Wilkison Haroldo Batista e Waldir de Sousa Borges, apontados como prováveis autores de roubos de motocicletas na região. Os acusados faziam, no momento da abordagem, o transporte de uma moto, modelo Honda Biz, em um carro modelo Crossfox. Com eles também foi apreendida uma arma de fogo.
Com base em informações sobre os crimes registrados na estrada, os policiais civis foram à rodovia e interceptaram o veículo com os dois suspeitos. Durante a abordagem, o delegado Thomaz Lesbaupin, da Delegacia de Monte Dourado, deu ordem para que saíssem do carro. "Um deles obedeceu a ordem, enquanto o outro gesticulou e ficou falando. Assim, teve de ser contido para que fosse conduzido de maneira segura", informou Lesbaupin. Dentro do carro foi encontrada uma espingarda carregada e a moto, que estava no banco traseiro.
Durante a revista, os policiais recolheram documentos de vários veículos e verificaram uma alteração de número identificador de chassi na moto. "Descobrimos que esse veículo é, na verdade, um dublê que seria comercializado em Laranjal do Jari no Carnaval", disse o delegado.
Os dois homens foram conduzidos à Delegacia de Monte Dourado, onde Waldir Borges foi reconhecido como receptador de veículos roubados na região. "Ele possui histórico criminal e uma oficina mecânica na cidade de Laranjal do Jari", informou o delegado.
A dupla foi indiciada pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, receptação qualificada, uso de documento falso e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. As penas previstas no Código Penal Brasileiro, por todos os crimes, em caso de condenação, podem chegar a 20 anos de reclusão.

 Texto:
Walrimar Santos-Polícia Civil

Grupo Paranativo apresenta
espetáculo na Estação das Docas

A apresentação do grupo folclórico Paranativo nesta sexta-feira (24), no projeto Pôr-do-Som, da Estação das Docas, representa a estreia do novo espetáculo que vai contar a trajetória da cultura das danças sobre uma leitura contemporânea. A apresentação começa às 18 horas, na orla do Armazém 3, da Estação.
“Nosso passeio histórico começa com uma dança indígena, passa pela dança afro, com uma apresentação de roda de capoeira, e culmina com as danças européias, que são grande parte da nossa herança”, antecipa a coordenadora de relações públicas do grupo Paranativo, Silvia Reis.
O grupo vai retratar ainda um pouco da história do Ponto de Cultura do Benguí, fazendo referência ao passado e ao presente, com seus 30 integrantes, entre crianças, jovens e adultos. “Esperamos que o público desenvolva um olhar crítico sobre a história da cultura, antes, durante e depois, e que possam conhecer um pouco dos movimentos culturais que vêm ganhando força ao longo dos anos”, conclui.
Serviço: show do grupo folclórico Paranativo. Sexta-feira (24), às 18 horas, na orla do Armazém 3, da Estação das Docas. Entrada franca.

Texto:
Isa Arnour -Pará 2000

Pará reforça segurança
e reduz violência no Carnaval

O Carnaval de 2012 foi menos violento no Pará em relação aos dois últimos anos, de acordo com os números apresentados pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal, vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Nos municípios que receberam as ações da Operação Carnaval 2012 houve uma redução nos crimes mais violentos. O número de homicídios diminuiu em cerca de 30%, e de mortes no trânsito em 50%. Não foi registrado nenhum óbito por afogamento.
Neste ano, em todo o Estado houve 55 homicídios - em 2011 foram 63, e em 2010, 78. Os números de 2012 representam uma redução de 12,70% em relação a 2011, e de 29,49% quando comparados aos de 2010.
O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha, disse nesta quinta-feira (23) que este foi um dos carnavais mais tranquilos dos últimos anos, devido principalmente à presença ostensiva do Sistema de Segurança. Segundo o secretário, os locais que receberam maior número de foliões, a segurança foi reforçada. “Em Vigia de Nazaré (município do nordeste paraense) tinham 150 mil pessoas, e nenhuma ocorrência grave foi registrada”, citou Luiz Fernandes.
Em outros municípios onde o movimento foi intenso, como Soure, Curuçá, Bragança, Marapanim, Cametá e Salinópolis, além do distrito de Mosqueiro (pertencente a Belém), onde a Operação Carnaval 2012 esteve presente, também não houve nenhuma ocorrência policial grave associada à festa.
Efetivo - A Operação Carnaval 2012, deflagrada pelos órgãos do Sistema de Segurança e Defesa Social do Pará, contou com um reforço de mais de 1.500 homens, que trabalharam de forma integrada na capital e no interior. Além da capital, a Operação Carnaval esteve presente em Abaetetuba, Ananindeua, Bragança, Cametá, Curuçá, Marabá, Marapanim, Marituba, Parauapebas, Salinópolis, Salvaterra, Soure, Tucuruí e Vigia de Nazaré.
Nas estradas paraenses também foi registrada uma redução de 50% nos casos de mortes violentas. No ano passado ocorreram oito mortes, e neste ano foram registrados quatro óbitos, um na capital, um em Ananindeua, um em Marituba e outro em Parauapebas.
Neste ano, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) mobilizou mais de 200 homens, 25 viaturas, 30 motocicletas e contou com o apoio do canil da Polícia Militar nas estradas mais movimentadas.
Os índices que registraram um aumento em relação ao Carnaval de 2011 foram nos casos de roubos e furtos. Neste ano foram registrados em boletins de ocorrência, em Belém, 488 roubos, e em Ananindeua, 150. No ano passado, o número desses casos foi de 467, o que representa um aumento de 4,50% em 2012.
Praias mais tranquilas - O número de ocorrências registradas durante a “Operação Carnaval – Guarda-vidas/2012”, desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros Militar, chegou a 207, uma diminuição de 8% em relação à Operação Carnaval 2011, quando chegou a 224. Neste Carnaval não foi registrada nenhuma morte por afogamento.
Segundo o tenente coronel Reis, do CBM, a operação teve resultado positivo, principalmente por causa da ausência de morte por afogamento, tanto em 2011 quanto em 2012. Outros fatores que contribuíram para a tranquilidade nas praias foram o “aumento de efetivo e o cuidado que os Bombeiros tiveram na orientação e na prevenção de acidentes aos banhistas”, avaliou.
As principais ocorrências registradas em 2012 nos balneários foram: curativos (49); princípios de afogamento (29); crianças perdidas (25); acidentes com animais marinhos (21) e pessoas alcoolizadas (21). Houve aumento no número de ocorrências nas seguintes modalidades, em relação a 2011: princípio de afogamento (26) – aumento de 11,53%; crianças perdidas (20) – aumento de 25%, e pessoa alcoolizada (10) – aumento de 110%.
Houve também diminuição do número de ocorrências nas seguintes modalidades, em relação a 2011: acidentes com animais marinhos, 31 – redução de 32%; ferimento com objeto cortante, 35 – em 2012 foram 17, uma redução de 51%, e curativos, 58 – menos 16%.
As praias de Outeiro lideraram nas ocorrências atendidas pelos Bombeiros, com 35 casos registrados. Em segundo lugar ficou Vigia de Nazaré (26), seguido por Salinópolis (23); São João de Pirabas (15), e Marudá (praia do Crispim), com 13.
Prevenção - O Corpo de Bombeiros, no período de 17 a 22 de fevereiro, realizou ações de prevenção e proteção em 28 localidades, seis a mais que em 2011. Foram atendidos 40 balneários, entre praias de mar e de rio, nas diversas regiões.
Em todo o Estado, a operação envolveu 450 militares, entre guarda-vidas e socorristas, 60 a mais que em 2011. Outro trabalho importante, no campo da prevenção, realizado nos balneários foi a entrega de pulseirinhas de identificação para as crianças.

Texto:
Marcio Flexa-Secom

Sábado é Dia de vacinação
para cães e gatos






Cães e gatos recebem no próximo sábado (25), a vacina contra a raiva, que faz parte da campanha nacional de vacinação anti-rábica, promovida pelo Ministério da Saúde.
 Em Belém, a vacinação é realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
 A meta é vacinar pelo menos 195 mil animais.
A abertura da campanha vai acontecer na Praça da República, de 08h às 17h. A vacinação acontecerá  também em outras praças, escolas, centros comunitários, unidades de saúde, clínicas e pet shops. Há dois anos a campanha não acontece em Belém, por determinação do Ministério da Saúde, que detectou problemas na vacina que seria destinada aos animais. De acordo com o Ministério, a vacina poderia ocasionar reações não esperadas aos cães e gatos.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   
A doença: A Raiva, doença 100% letal, transmitida ao homem e animais pela saliva e secreções de mamíferos infectados, ainda constitui um grave problema de Saúde Pública. Um surto de raiva humana matou mais de 36 pessoas nos municípios de Portel, Viseu e Augusto Correa, nos anos de 2003 e 2004.

Caravana do Pro Paz
aporta em Ponta de Pedras






Mais de 200 servidores que integram os programas de proteção e promoção social do governo do Estado embarcaram na madrugada desta sexta-feira (24), rumo ao município de Ponta de Pedras, no Arquipélago do Marajó. No período de 25 a 27 deste mês, o município será o primeiro a receber a Caravana do Pro Paz Cidadania/Presença Viva, uma grande ação que levará diversos serviços à população do Marajó e Oeiras do Pará, durante quase três meses de programação.
O barco com a equipe de profissionais embarcou por volta das 4h30 da manhã, do Trapiche da Praça Princesa Isabel, no bairro da Condor. A balsa com as nove unidades móveis que serão utilizadas durante a ação, sendo duas carretas e sete ônibus, equipados com aparelhos de alta tecnologia, consultórios e fábrica de óculos, partiu por volta das 1h30 do distrito de Outeiro. Na balsa ainda foram transportadas viaturas e lanchas, para viabilizar o acesso a comunidades mais distantes.
Segundo o coordenador do Pro Paz Cidadania, Jorge Bittencourt, a meta é realizar pelo menos 320 mil atendimentos. Ele explica que, para isto, cada município deverá receber cerca de 20 mil atendimentos, podendo chegar até 30 mil. “Essa é a primeira ação que será feita na região de forma contínua, em que serão atendidos todos os 16 municípios e mais um da região de Cametá. Estamos com um alto nível de servidores e de infraestrutura para atender as necessidades de cada município”, ressalta.
Segundo Hebe Ripardo, coordenadora do Presença Viva, a infraestrutura permitirá que sejam ofertados serviços de saúde de média e alta complexidade, que mobilizaram cerca de 120 profissionais. "Nós estamos preparados para atender o paciente de ponta a ponta. Prestar o atendimento, fornecer o remédio e dar o encaminhamento, se for necessário", disse, informando que entre as especialidades presentes na ação estão a cardiologia, pediatria, ginecologia e oftalmologia, além de clínica geral.
Ele informa, ainda, que devido às cartcterísticas da região, serviços de apoio também foram planejados. "Como a região é toda cercada de rios, além dos atendimentos médicos, nós também iremos dar suporte em sanemaneto básico a população, instruções sobre resíduos sólidos e demais orientações", acrescentou.
Uma das inovações na programação da caravana serão os atendimentos a comunidades especiais. “A pedido do governador Jatene nós vamos montar uma equipe médica e de servidores para ir até essas comunidades. Serão atendidas aproximadamente 300 famílias quilombolas já no município de Ponta de Pedras. A ação grande se manterá na cidade e uma equipe se deslocará para fazer o atendimento nessa comunidade”, destacou Jorge Bittencourt.
A caravana será realizada durante 73 dias e contará também com serviços de emissão de documentos, assistência jurídica, atendimento e exames médicos em diversas especialidades, consultas odontológicos e atividades voltadas à área da cultura e educação. Ao todo, a população dos 16 municípios do Arquipélago do Marajó e mais Oeiras do Pará terão acesso a mais de 50 serviços. A previsão era de que a Caravana do Pro Paz Cidadania/Presença Viva desembarcasse por volta das 9 horas desta sexta-feira em Ponta de Pedras. O atendimento a população tem início no sábado e se estende até segunda-feira (27).

Confira a rota da Caravana do Pro Paz Cidadania/Presença Viva:
Ponta de Pedras: 25 a 27/02
Muaná: 29/02 a 2/03
São Sebastião da Boa Vista: 4 a 6/03
Curralinho: 8 a 10/03
Oeiras do Pará: 12 a 14/03
Bagre: 16 a 18/03
Breves: 20 a 23/03
Melgaço: 25 a 27/03
Portel: 29 a 31/03
Anajás: 2 a 4/04
Gurupá: 6 a 8/04
Afuá: 10 a 12/04
Chaves: 14 a 16 /04
Santa Cruz do Arari: 28 a 30/04
Cachoeira do Arari: 2 a 4/05
Soure: 6 a 8/05
Salvaterra: 10 a 12/05

Texto:
Amanda Engelke-Secom

Emater divulga edital de leilão

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) leiloará, em 9 de março, 235 veículos – entre carros, caminhonetes, voadeiras e um minitrator. O leilão será realizado das 10h às 17h, na sede da Vip Leilões, no Km 1 da Alça Viária, em Marituba. Fora funcionários da Emater, qualquer pessoa ou empresa pode participar, presencialmente ou online – nesse caso, pelo site da Vip (www.vipleiloes.com.br). Não é necessário pré-inscrição. O edital já foi lançado e publicado no Diário Oficial do Estado, e está disponível no portal internético da Emater (www.emater.pa.gov.br).
O leilão público será do tipo maior lance ofertado, nas modalidades “on-line e presencial”, para alienação de veículos, barcos, motores e equipamentos diversos e será realizado pelo leiloeiro público oficial do estado do Pará Vicente de Paulo Albuquerque Costa Filho.

Novos servidores públicos
tomam posse na
Defensoria Pública do Estado

A Defensoria Pública do Estado do Pará realizou, nesta quinta-feira, 23, a posse de parte dos servidores aprovados no Concurso Público C-119 da instituição, que foi decretada e publicada no dia 24 de janeiro deste ano, no Diário Oficial do Estado, pelo Governador do Estado do Pará, Simão Jatene.
Ao todo tomaram posse 36 novos servidores, que correspondem aos seguintes cargos: assistente administrativo (26 servidores); Auxiliar Operacional (5 servidores) e motorista (5 servidores). Professor por formação, Edinaldo Oliveira, que tomou posse como Assistente Administrativo espera realizar um ótimo trabalho na Defensoria Pública. “Vou me empenhar ao máximo para ajudar esta instituição a crescer ainda mais. Acredito que a minha formação acadêmica irá contribuir nas funções que me forem designadas, principalmente no atendimento ao público”, afirmou.
Josimar Moraes tomou posse para o cargo de Auxiliar Operacional. Ele é formado em Pedagogia e disse que também tem a intenção de contribuir para o trabalho que é realizado na instituição. “Confesso que tinha uma ideia diferente sobre o trabalho que é realizado aqui na Defensoria, mas o ambiente que encontrei aqui é melhor do que eu esperava. Fico muito feliz por estar fazendo parte desta instituição e somar forças para elevá-la ainda mais”, detalhou Josimar.

Para Maurício Alves, que tomou posse para o cargo de motorista, as expectativas são as melhores em relação ao trabalho que irá desempenhar na Defensoria. Ele acredita que o serviço público pode e deve ser melhorado cada vez mais, principalmente em razão da população que mais necessita dos órgãos públicos. “Certa vez precisei dos serviços que são prestados aqui na Defensoria e fui muito bem atendido e tive meu problema solucionado. Então pretendo dar continuidade ao atendimento que recebi aqui, e, na medida do possível, contribuir para que esta instituição seja cada vez mais reconhecida pela população”, acrescentou Maurício Alves.
De acordo com o Defensor Público Geral do Estado, Antônio Roberto Cardoso, esta nomeação vem garantir que os serviços da Defensoria Pública do Pará sejam realizados com mais eficiência, pois agora a instituição contará com um número maior de servidores, o que tornará mais ágil o atendimento aos assistidos. O Defensor Geral ressaltou ainda que a posse vem cumprir mais uma meta contida no Planejamento Estratégico Institucional, que já possui mais de 90% das metas executadas. “Desejamos que os novos servidores, tenham prazer em trabalhar nesta instituição, pois um bom trabalho só pode ser realizado quando é feito com dedicação. Tenham sempre como prioridade o acolhimento aos nossos assistidos, que são a verdadeira razão da nossa existência”, finalizou Cardoso.
A posse dos novos servidores foi realizada no auditório do prédio-sede do órgão. A cerimônia contou com a participação do Defensor Público Geral, Antônio Roberto Cardoso; da Corregedora Geral Florisbela Cantal; da Diretora Metropolitana, Regina Fernandes; do Diretor do Interior, Alexandre Bastos; da Diretora do Centro de Estudos, Marialva de Sena Santos; do Diretor Administrativo, Stan Machado; da Gerente do GGP, Rosângela Souza; da Presidente da Associação dos Servidores, Ana Jatene, e do Coordenador do Núcleo de Planejamento, Marcus Holanda.

Texto:
Gilla Aguiar-Defensoria Pública

Site da Sema disponibiliza
previsão do tempo
para todo o Estado

A Previsão do Tempo no Pará agora pode ser acompanhada pelo site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) www.sema.pa.gov.br/previsao. Em funcionamento há uma semana, o serviço permite saber em detalhes as condições do tempo em vários municípios do Estado, diariamente e com até três dias de antecedência.
A Gerência do Sistema de Infomações (Gesir), da Diretoria de Recursos Hídricos, é a responsável pela captação de todos os dados sobre previsões do tempo e relatos de eventos meteorológicos do Pará. “O nosso diferencial é a possibilidade de consultar a previsão pontual de alguns municípios do Estado, como por exemplo: Bragança, Santarém, Marabá, Jacareacanga, entre outros” explicou Saulo Carvalho, gerente da Gesir.
O sistema estadual de previsão do tempo é um projeto que teve suas primeiras iniciativas em julho de 2011. Em agosto do mesmo ano, a Sema realizou parceria com a TV Cultura para a transmissão dos boletins meteorológicos, e agora disponibiliza, através do site, informações relevantes para a população paraense. “Essa era uma ação que a Gesir/Direh estava almejando alcançar, e futuramente a nossa equipe pretende divulgar a previsão numérica de tempo e clima no site”, concluiu Carvalho.

Texto:
Káthia Oliveira-Sema

Unidade de Pronto
Atendimento reforça
ações do Hemopa de Capanema

O serviço de captação de doadores do Hemonúcleo de Capanema, municípío localizado a 165km de Belém, ganhou novo aliado para impulsionar as doações voluntárias de sangue com a parceria da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que tem o objetivo de fomentar de forma permanente a captação de doadores de sangue e de medula óssea. A ação deverá iniciar na próxima semana com os próprios servidores da UPA, familiares e amigos.
A proposta de parceria partiu do Serviço Social do Hemopa Capanema e foi prontamente aceito pelo diretor da unidade, o enfermeiro Rogério Gomes Pereira. Inaugurada no dia 11 deste mês, a UPA já inicia suas atividades no município com seus funcionários atuando como agentes multiplicadores da doação de sangue, cuja capacitação foi feita por técnicos do Hemonúcleo, através de palestras, envolvendo médicos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos em enfermagem e pessoal administrativo, somando 36 profissionais que atuarão junto aos trabalhadores do serviço, seus familiares, amigos e população atendida pelo serviço.
Segundo a assistente social do Hemopa, Luiza Helena Santana, por se tratar de atendimento de urgência, os profissionais da UPA são os primeiros a ter contato com pessoas vítimas de violência, acidente de trânsito e demais ocorrências que envolvam risco de morte, e que possivelmente necessitarão de transfusão de sangue nos hospitais da região, fato esse que os sensibiliza muito mais a tornarem-se captadores e atuarem junto a familiares e amigos de usuários do serviço. “Ficamos bastante satisfeitos com mais essa parceria, que com certeza renderá novos doadores de sangue ao núcleo, beneficiando centenas de pacientes internados na rede hospitalar da região”, agradeceu.
Quem pode doar sangue: candidatos com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 67 anos. Peso acima de 50 kg. Necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sanguínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. O doador deve estar bem alimentado.
Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea: Homem ou  mulher  saudáveis e com faixa etária de 18 a 55 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto.
Serviço: O Henca funciona na BR 308, Km zero, S/N (próximo ao Corpo de Bombeiros). Horário para coleta: de segunda a sexta-feira, das 07:00h às 12:30h. Mais informações: 3462-2744 /2329 – E-MAIL capanema@hemopa.pa.gov.br.

Texto:
Vera Rojas-Hemopa

Serviços foi o setor que
mais gerou postos de
trabalho em janeiro no Pará

Seis dos oito setores de atividade econômica apresentaram saldo positivo na geração de empregos formais durante o mês de janeiro de 2012 no Pará. Em números absolutos, o setor que mais se destacou foi o de Serviços com a criação de 600 postos de trabalho, seguido pela Agropecuária (409 postos), Indústria de Transformação (228 postos), Extrativa Mineral (203 postos), Serviços Industriais de Utilidade Pública (90 postos) e Administração Pública (20 postos). Na contramão, a Construção Civil e o Comércio eliminaram 611 e 309 postos de trabalho respectivamente.
De acordo com dados computados pelo Núcleo de Análise Conjuntural do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp), no setor Serviços, com expansão de 0, 26 em relação ao mês de dezembro de 2011, os subsetores que mais se destacaram foram “Serviços de Alojamento, Alimentação, Reparação, Manutenção, Redação” (263 postos), “Serviços Médicos, Odontológicos e Veterinários (169 postos) e Transportes e Comunicações (139 postos).
Já o saldo negativo do setor Comércio, com variação de -0,17%, foi puxado pelo “Comércio Varejista”, com -443 postos, reflexo, em parte, pelo desligamento de trabalhadores temporários contratados no final do ano para as vendas de Natal e Réveillon. O saldo da Construção Civil, com queda de -0,78%, ocorreu devido à diminuição no ritmo de construções públicas e privadas no Pará, reflexo da sazonalidade de janeiro (período chuvoso na região), das políticas públicas que impactaram a liberação de crédito para as obras do PAC e de investimentos e finalização de obras de terraplanagem e de construção de rodovias.
Os dados, que são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e sistematizados pelo Idesp, mostram ainda que o saldo de emprego com carteira assinada no mês de janeiro foi de 118.895 novos postos de trabalho em todo Brasil, gerando um crescimento de 0,31% em relação ao estoque do mês anterior. A região Norte e o estado do Pará registraram saldo de 478 e 630 ocupações formais, equivalente a expansão 0,03% e 0,09%, respectivamente.
Em relação aos municípios paraenses, os 10 que mais se destacaram no saldo de postos de trabalho formal foram: Belém (518), Xinguara (458), Tailândia (230), Altamira (222), Moju (179), Santarém (150), Santa Isabel (131), Castanhal (116), Santa Maria (111), São Miguel do Guamá (98). Os que tiveram maiores saldos negativos foram: Ulianópolis (-556), Marabá (-374 postos), Barcarena (370), Parauapebas (-337), Ananindeua (-119), Almerim (-90), Ourilandia (-80), Bragança (-72), Abaetetuba  (-64), Portel (-60). A região Metropolitana de Belém (RMB) foi responsável por 76% dos empregos celetistas gerados em todos o Estado (477 postos).

Texto:
Fernanda Graim-Idesp

Doadores de Capanema
atendem apelo da
campanha do Carnaval

A campanha de doação de sangue do Carnaval desenvolvida pelo Hemonúcleo de Capanema superou a meta de 120 coletas, com um saldo final de 148 bolsas de sangue que reforçaram o estoque da unidade que atende a rede hospitalar do município. Do total de doações, 41,22% foram do segmento feminino.
Assim como no hemocentro coordenador de Belém, a ação da hemorrede teve como tema “No Carnaval são muitas as fantasias. Use a de doador”. Em Capanema a campanha foi realizada de 13 a 17 de fevereiro. Os doadores do período foram brindados com kit de camiseta e material educativo sobre o tema.
O saldo positivo das coletas deu um fôlego para o atendimento satisfatório da demanda transfusional. Para a assistente social da unidade, Luiza Helena Santana, a adesão à campanha reflete o resultado concreto das ações de sensibilização à população local, que sempre atende aos apelos de mobilização da unidade. “Agradecemos todos que compareceram ao Hemopa para salvar vidas”, enfatizou.
A próxima ação desenvolvida pela hemorrede será em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, em março. Na capital, a campanha será nos dias 8, 9 e 10 de março. A hemorrede ainda está definindo calendário especifico, com data para cada unidade, de acordo com suas respectivas realidades.
Quem pode doar sangue: candidatos com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 67 anos. Peso acima de 50 kg . Necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sanguínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. O doador deve estar bem alimentado.
Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea: Homem ou  mulher  saudáveis e com faixa etária de 18 a 55 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto.
Serviço:
O Henca funciona na BR-308, Km zero, S/N (próximo ao Corpo de Bombeiros). Funcionamento para coleta: de segunda a sexta-feira, das 07:00h às 12:30h. Mais informações: 3462-2744 /2329 – e-mail: capanema@hemopa.pa.gov.br.

Texto:
Vera Rojas-Hemopa

Comércio varejista paraense
cresceu mais que o brasileiro
em dezembro de 2011

Durante o mês de dezembro de 2011, o Pará teve um crescimento de 1,36% do volume de vendas do comércio varejista, mantendo o comportamento positivo dos dois meses anteriores (outubro e novembro). A expansão é mais alta do que a brasileira, que registrou aumento de 0,32% em relação a novembro, porém mais baixa que a da região Norte (3,60%), onde ocupou a quarta posição no ranking da variação mês atual-mês anterior.
Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sistematizados pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp), que apontam ainda que o comércio varejista paraense teve um crescimento de 10,96% no volume de vendas de dezembro de 2011em relação ao mesmo período do ano anterior. Em relação aos 12 meses do ano, a taxa acumulada de 8,10% é inferior aos 12,67% de 2010.
De acordo com alguns indicadores que promovem uma leitura conjuntural da dinâmica entre oferta e demanda no comércio varejista, a variação positiva nas vendas paraenses é justificada, em parte, pela expansão na demanda por crédito pelos consumidores, observando-se também uma relação direta entre o indicador de inadimplência e o de demanda por crédito.
Já em relação ao mercado de trabalho no setor, o Pará acompanhou a tendência negativa do Brasil e da Região Norte, tendo encerrado1.023 postos de trabalho em dezembro de 2011, equivalente a uma variação de -0,67%. No acumulado do ano, porém, o saldo foi positivo com a criação de 9.680 postos, equivalente a variação de 6,62%.

Texto:
Fernanda Graim-Idesp

Agropecuária paraense
gera o maior número de
empregos formais em janeiro

De toda a Região Norte, o Pará foi o maior gerador de postos de trabalho formais no campo em janeiro de 2012. E nos últimos 12 meses (fevereiro de 2011 a janeiro de 2012), registrou quase 2.400 empregos formais na agropecuária. Estes números fazem parte de mais um estudo sobre a geração de empregos formais no setor com base em informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.
Faz parte do Observatório do Trabalho do Estado do Pará, uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Renda (Seter) e o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA). O novo mapa mostra saldo positivo de empregos formais e crescimento de 0,80%: foram feitas 2.865 admissões contra 2.456 desligamentos em todo o Pará - saldo positivo de 409 postos de trabalho. No mesmo mês de 2011, a agropecuária paraense também apresentou saldo positivo, só que menor do que o deste ano: 2.584 admissões contra 2.520 desligamentos - 64 postos de trabalho.
As análises do Dieese-PA revelam ainda que em janeiro deste ano, a maioria dos Estados da Região Norte apresentou saldos positivos de empregos formais. E o Pará, mais uma vez, obteve a maior geração (409 postos); seguido do Tocantins (142 postos); Rondônia (88 postos) e Amapá (30 postos). Já o Amazonas foi o único Estado do Norte a apresentar recuo na geração de empregos formais: saldo negativo de 24 postos de trabalho. Em janeiro deste ano, segundo o estudo, foram feitas 4.954 admissões contra 4.307 desligamentos na agropecuária de toda a região - saldo positivo de 647 postos de trabalho e crescimento de 0,74%.
Nos últimos 12 meses (fevereiro de 2011 a janeiro de 2012), o estudo revela que houve saldo positivo de empregos formais com crescimento de 4,89%. Foram feitas 35.279 admissões contra 32.890 desligamentos na agropecuária paraense - saldo positivo de 2.389 postos de trabalho. A pesquisa mostra também que todos os Estados do Norte apresentaram resultados positivos. Mais uma vez o destaque foi o Pará: 2.389 postos de trabalho. Foi seguido pelo Tocantins (727 postos), Amazonas (320 postos) e Rondônia (241 postos).
Nos últimos 12 meses, foram feitas 61.191 admissões contra 56.956 desligamentos na agropecuária de toda a região - saldo positivo de 4.235 postos de trabalho e crescimento de 5,61%. E desse saldo total gerado em todo o Norte, nos últimos 12 meses, 56% ou 2.389 postos foram gerados no Pará. Nesse período, segundo o Caged, o Norte apresentou a melhor taxa de crescimento entre todas as regiões do País, com saldo positivo de 7,95% e a criação de 125.011 novas vagas de empregos.
Ainda segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho, em janeiro de 2012, o País obteve um saldo de 118.895 postos formais de trabalho. É o quarto melhor resultado da série histórica e mostra um crescimento de 0,31% em relação ao estoque de emprego do mês anterior. Os novos dados revelam um comportamento favorável do mercado de trabalho brasileiro, que ficou 30,76% acima da média de geração de empregos para o período de 2003 a 2011.

Lavouras

O Pará foi o segundo Estado da Região Norte e um dos 15 do país entre os produtores das principais lavouras temporárias (arroz, feijão, milho e soja), de acordo com primeira estimativa de safra de 2012 realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), feita através do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), que apontou uma produção de 7. 363.245 toneladas para o Brasil em janeiro de 2012, quantidade 0,69% maior do que o mesmo período de 2011.
Os dados do Pará, sistematizados pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp), mostram que, em relação à estimativa de safra de cereais, leguminosas e oleaginosas, o Estado indica produção de 1.053.533 toneladas, em termos percentuais, é 4,73% inferior à safra de janeiro de 2011.
Entre as culturas divulgadas pelo levantamento, no Pará, as que apresentaram maiores variações absolutas foram a cana de açúcar (145. 638 toneladas) por ter apresentado melhor aproveitamento na colheita, com acréscimo de 20, 40%, e a pimenta do reino (6. 739 toneladas), pois teve ampliação da área plantada e colhida, gerando um crescimento de 7,66%. Com as maiores variações negativas ficaram o milho (-30.199) e a mandioca (28.454).

* Com informações da Ascom Idesp
Rusele Mendes-Seter

Projeto Pôr-do-Sol continua
neste domingo no
Mangal das Garças

A cultura continua sendo valorizada no Projeto Pôr-do-Sol no Mangal das Garças. Para este domingo, 26 de fevereiro, a Organização Social Pará 2000 programou o espetáculo “Amor, confete e serpentina” no Armazém do Tempo, a partir das 9h30, com apresentação da atriz Ester Sá do Grupo Teatral Desabusados e Cia.
Durante o período de chuvas da nossa cidade, a programação do Pôr-do-Sol será realizada pela parte da manhã, por isso vale lembrar que neste domingo, 26, a segunda apresentação do Projeto no Parque Mangal das Garças acontece às 9h30.
“Eu torço para que o Projeto Pôr-do-Sol se firme na programação do Mangal, pois além de ser um espaço muito bonito é acessível”, frisou Ester Sá. Aproveitando um pouco do clima de Carnaval no espetáculo “Amor, confete e serpentina”, as marchinhas ganham versões encenadas e brincadas com a plateia, nas quais os personagens das músicas, como Arlequim, Colombina e Pierrot ganham vida para contar e cantar histórias de amor de Carnaval, no Armazém do Tempo.
Serviço:
Grupo de Teatro Desabusados e Cia
“Amor, confete e serpentina”
Dia: 26/02/2012 (Domingo)
Hora: A partir das 9h30
Local: Armazém do Tempo - Mangal das Garças, Pass. Carneiro da Rocha s/n ao lado do Arsenal da Marinha, Cidade Velha.
Entrada Franca

Texto:
Isa Arnour -Pará 2000

Belém recebe mais dois
navios cruzeiros
neste fim de semana

Neste fim de semana, mais dois navios cruzeiros passam pelo Pará. Neste sábado, 25, por volta das 8 horas na Estação das Docas, o navio Aida volta a Belém com mais 1000 turistas alemães. No dia seguinte, às 10 horas, desembarcam no trapiche de Icoaraci 700 turistas americanos, através do navio Prinsendam.
Segundo João Ribeiro, da Amazon Incoming Service, principal operadora de receptivo de cruzeiros no Pará, o roteiro dos turistas em Belém inclui visitas ao complexo Ver-o-Peso, Estação das Docas, Forte do Presépio, Basílica de Nazaré e Museu Paraense Emílio Goeldi. A temporada de cruzeiros no Pará, que começou em outubro de 2011 e segue até maio deste ano, tem estimativa de receber 20 mil turistas a bordo de 25 navios, oriundos de diversos países.
A primeira passagem do navio Aida pelo Pará foi entre 11 e 12 de janeiro, com centenas de turistas que visitaram Belém em plena programação de 396 anos da cidade.  Em janeiro também passou por Belém o navio Amsterdã, com 1,6 mil turistas de procedência inglesa. O total de turistas em janeiro, segundo João Ribeiro, foi de 3,8 mil turistas e quatro navios. Em fevereiro já passaram cinco navios, totalizando mais de 5,5 mil turistas.
Em março quatro cruzeiros aportam na capital paraense, trazendo a bordo 4,1 mil turistas. Em abril serão mais dois navios (com 2,6 mil turistas) e, em maio, um navio, com 200 turistas. Os principais pontos desses desembarques são Icoaraci, Belém e Santarém (Alter-do-Chão).
Para incentivar o uso do potencial hídrico do Pará na atividade turística, tanto para o turismo de sol e praia como para os passeios pelos rios da região, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) fez, em janeiro deste ano, a Oficina Técnica de Fortalecimento de Circuito Integrado do Turismo. A programação, que de acordo com o presidente da Paratur, Adenauer Góes, segue orientações do Plano Estratégico de Turismo do Pará, lançado em novembro do ano passado, teve a participação do trade local, em especial agências de viagens do Pará.
O objetivo da oficina foi inserir o Pará na agenda da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) para a criação do circuito Amazon Water Tourism Route, com o propósito de identificar e descrever a criação dos cinco atrativos principais da Amazônia nesse tipo de rota turística que envolve aproveitamento do potencial hídrico. Os países parceiros, neste sentido, são Equador, Peru, Colômbia, Bolívia e Brasil. A OTCA está trabalhando no estabelecimento dos pré-circuitos de turismo. O Pará está participando de dois circuitos, no Amazon Tour e também no Amazon Water Tour World.

Texto:
Benigna Soares-Paratur

Santa Casa comemora 362
anos com novos
investimentos e desafios

A Santa Casa de Misericórdia do Pará completa nesta sexta-feira, 24, 362 anos de fundação. Referência em obstetrícia, neonatologia e pediatria, o hospital recebe novos investimentos na infraestrutura, que vão garantir a ampliação do atendimento à população, bem como na formação de profissionais da saúde. Uma programação, durante todo o dia, marca o aniversário da instituição com programações culturais, palestras e serviços aos cidadãos, como emissão de documentos para os pacientes e servidores.
A presidente da Santa Casa, Eunice Begot, acompanhou a programação junto com funcionários e pacientes e falou dos investimentos que estão sendo aplicados e dos desafios que a instituição possui pela frente. “Um dos nossos desafios atuais é cuidar e capacitar cada vez mais os nossos servidores. Se eles estão satisfeitos, o serviço prestado à população também será o melhor. Além disso, estamos investindo no setor de residência médica, que irá desenvolver um curso de mestrado”, adiantou.
Entre os investimentos que a Santa Casa está recebendo está a construção da nova maternidade, que, de acordo com Eunice, deverá ficar pronta até outubro. A moderna infraestrutura terá mais 180 leitos para o atendimento das gestantes, e será equipada com instrumentos de última geração. Segundo a presidente, outro desafio para o hospital de 362 anos é a sua consolidação como um centro de referência de atendimento à mulher e aos recém-nascidos. “Hoje em dia a Santa Casa atende a outros pacientes, não apenas gestantes e recém-nascidos, com cirurgias. A nossa intenção é tornar a Santa Casa um centro especializado, com todos os serviços para a saúde da mulher e da criança”, afirmou Begot.
O secretário de Saúde Pública do Pará, Hélio Franco, ressaltou, além dos investimentos que o hospital está recebendo, o trabalho da secretaria de saúde para a realização do pré-natal, responsabilidade de cada município. “É muito importante que as mães saibam a necessidade do pré-natal, pois isto facilita o atendimento na hora do parto, além de prevenir a mãe e a criança de doenças. É um desafio fazer com que os municípios disponibilizem esse direito para as gestantes, assim como a capacitação dos servidores da Santa Casa para o acolhimento das grávidas”, disse Franco, que destacou que 60% dos partos realizados na Santa Casa são da mães que moram na Região Metropolitana da capital.

Atendimentos e serviços

Com 110 leitos e uma equipe com mais de 80 profissionais, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, a Santa Casa do Pará realiza cerca de 500 partos por mês. Joelma Cordeiro, de 27 anos, passa a ser parte desta estatística. Na úlima terça-feira (21), ela teve o seu terceiro filho na Santa Casa. Joelma, que não havia feito o pré-natal, percorreu três hospitais da capital até chegar à Santa Casa, aonde recebeu o atendimento adequado. “Aqui eu fui bem atendida. Os médicos foram bem atenciosos e a gente sente o cuidado que as pessoas têm como o nosso filho. Fico tranquila quando eu vejo tudo isso”, conta a mãe, que recebeu alta e já se preparava para voltar para casa com o filho, Artur, nos braços.
No último ano foram atendidos mais de seis mil grávidas. Além dos partos normais, cesarianas, pré-natais, a maternidade oferece ainda programas para gestação de alto risco, abortamento humanizado e legal e violência sexual. A certificação concedida pelo Ministério da Saúde à Santa Casa como Hospital Amigo da Criança traduz a preocupação em oferecer o melhor atendimento às pacientes, o que requer maior qualificação dos médicos e demais profissionais que atuam na instituição, como acontece nas áreas de obstetrícia e neonatologia.
Por isso, o hospital desenvolve atividades nas áreas de ensino, pesquisa e vigilância à saúde, além de desenvolver programas prioritários, como Atendimento às Vítimas de Escalpelamento e Crianças de Adolescentes Vítimas de Violência Sexual.

Servidores

A valorização do servidor faz com que o atendimento oferecido pela Santa Casa seja referência em todo o Estado do Pará. Muitos profissionais trabalham há nos na instituição. É o caso do coordenador de diagnósticos por imagem do hospital, Raimundo Martins. Ele trabalha desde 1977 na instituição, quando chegou de Altamira a Belém. Os filhos e netos de Raimundo nasceram no hospital. “Eu sinto muito orgulho de fazer parte desta história. Cheguei na capital e foi aqui que consegui trabalho. Meus filhos e netos todos foram nascidos aqui, graças a Deus” contou o coordenador, que começou na Santa Casa como agente de serviços gerais.
A gerente da maternidade, Ana Marta Batista, está há 11 anos no hospital, que para ela é um centro de formação profissional. “A Santa Casa sempre foi para mim um local onde eu posso exercer a medicina na sua definição mais clássica, com excelência. É um bom hospital e escola para novos profissionais”, disse a médica obstetra, que lembra de um caso que marcou a sua vida profissional na Santa Casa. “Eu estava como médica da enfermaria de alto risco quando uma paciente com Lupos entrou em trabalho de parto. O bebê dela não tinha crescido o bastante, por causa da doença dela. Nasceu com 700 gramas, mas conseguiu sobreviver. Demos toda atenção a eles e conseguiram sair bem depois de alguns dias, saudáveis”, lembrou a gerente.

Texto:
Thiago Melo-Secom


Reunião define detalhes do
projeto de reestruturação
da colônia Heleno Fragoso

Reunião na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) marcou o início do projeto de reestruturação da colônia Penal Heleno Fragoso, destinada a presos do regime semiaberto. Questões como o levantamento do potencial econômico-ecológico da colônia, criação de trabalho para todos os presos do regime semiaberto e o envolvimento das comunidades do entorno da penitenciária com a regularização das áreas ocupadas foram debatidos durante o encontro.
Também estão entre as prioridades medidas como o monitoramento da colônia com imagens de satélite, incremento de atividades produtivas rurais para suprir necessidades de alimentação da população carcerária e o tratamento do esgoto despejado na nascente do rio Apeú, que corta o local, além do remanejamento do lixão existente na área.
A Sema fez um diagnóstico e detectou as características da área com fotos aéreas e georreferenciamento do local para solucionar os problemas ambientais e viabilizar o projeto com licenciamento das atividades rurais de agropecuária, piscicultura e demais ações programadas. Um sobrevoo foi realizado pela equipe de geotecnologias da Sema, para identificar esses problemas ambientais e subsidiar os estudos multidisciplinares.
O Polo Penitenciário de Santa Izabel possui sete unidades prisionais com 3 mil presos, entre elas a Colônia Penal Heleno Fragoso, que abriga 380 detentos em regime semiaberto, na Vila de Americano. O projeto prevê para a área de 150 hectares, plantios (fruticultura, agricultura, jardinocultura, viveiro de mudas, plantas medicinais e outras), criação de animais, compostagem e piscicultura, visando benefícios sociais e ressocialização dos presos, com apoio da comunidade. Atualmente, a área da colônia possui mais de dois terços do espaço ociosos.
Nesta primeira reunião sobre o projeto, o Governo do estado envolveu a Casa Civil (diretoria de Articulação e Cidadania), Sema, a Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), Secretaria de Agricultura (Sagri) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Foram convidadas, por ofício, para a próxima reunião nas dependências da Sagri, dia 2 de março, a Secretaria de Pesca e Aquicultura (Sepaq) e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará).
O secretário de Meio Ambiente, José Alberto Colares, apoia a iniciativa com o resguardo da situação ambiental, geotecnologias e licenciamento. “Podemos começar pela unidade Heleno Fragoso e continuar por outras unidades, mas as questões prioritárias são o esgoto e o lixão”, resume.
Coordenador de Geoteclogias da Sema, Vicente de Paula explicou a necessidade da emissão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), para a concessão da Licença de Atividades Rurais (LAR)  pretendidas para a Colônia. Há necessidade do tratamento do esgoto despejado pela própria colônia na nascente que corta a gleba e recomposição da mata ciliar – Área de Preservação Permanente (APP) -, e a reciclagem e aproveitamento do lixo orgânico para adubar a terra e também à alimentação dos animais.
O Superintendente da Susipe, coronel André Luiz de Almeida e Cunha, pretende economizar dinheiro com a implantação do projeto. Os custos atuais apenas com as leguminosas para a manutenção dos 3 mil presos do polo e outras 21 unidades prisionais da Região Metropolitana de Belém (RMB) atinge a cifra de R$ 1,8 milhão, por ano. “É um projeto inovador, custos e benefícios serão avaliados, queremos fazer da colônia o melhor estabelecimento semiaberto do Brasil”, diz.
Termo de Cooperação técnica entre as instituições governamentais será elaborado para definir as atribuições de cada uma delas. A Sema vai fazer um levantamento mais preciso da área através de Coordenadoria de Geotecnologia e da Gerência de Licenciamento de Obras Civis e Infraestruturais, com estimativas de viabilidade do licenciamento para as obras e ações planejadas.

Texto:
Káthia Oliveira-Sema

Imetropará reprova 82%
dos produtos coletados
na Grande Belém

O Laboratório de Pré-Medidos do Instituto de Metrologia do Pará (Imetropará) reprovou 148 dos 180 produtos coletados durante a fiscalização realizada em fevereiro, nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba. O percentual de reprovações é de 82,22%. Cerca de 60 empresas foram autuadas. A multa varia de R$ 100,00 a R$ 1 milhão, dependendo do dano ao consumidor, porte da empresa, reincidência da irregularidade, entre outros critérios.
"O Imetropará está sempre atento na defesa do consumidor. Mas nos surpreende que marcas conhecidas estejam lesando seus consumidores ao oferecer um produto que tem peso menor que o indicado na embalagem", disse Luiziel Guedes, presidente do órgão.
Outros 80 produtos foram reprovados durante exame nos próprios estabelecimentos. Isso acontece quando um supermercado, por exemplo, oferece uma mercadoria com a sua marca. Se o fabricante for outro, é dado um prazo para que um representante acompanhe o exame final no Laboratório de Pré-Medidos, sendo que a ausência dele não impede o teste.

Entre os produtos coletados estão os seguintes: charque, iogurte, azeite de oliva, leite condensado, sucos em caixa, cal, tintas, rejunte, arroz, feijão, açúcar, açúcar em sachê, pedaços congelados de frango empanado, catchup em sachê, maionese em sachê, detergentes, leite em pó, milho para galinha, alpiste, ração e arroz para cachorro, mortadela, calabresa para churrasco, entre outros.

Texto:
Adaucto Couto-Imetropará

Crias do Curro Velho participam
de festa de Carnaval
do Abrigo Especial Calabriano

Parte da bateria, porta bandeira e passistas das Crias do Curro Velho, organizado pela Fundação Curro Velho participaram da comemoração de Carnaval de crianças e adolescentes atendidas pelo Abrigo Especial Calabriano. O convite para apresentação das Crias surgiu após sua participação no desfile da escola de samba que aconteceu no último dia 11.
Cerca de 40 crianças moram no abrigo conveniado ao Governo do Estado e recebem atendimento de pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas e apoio para reabilitação e desenvolvimento psicomotor dos portadores de necessidades especiais. O evento promovido pala diretoria do abrigo buscou a interação comunitária das crianças.
A assistente social Amanda Esperano, que trabalha no abrigo, falou sobre a parceria com Fundação Curro Velho. “A importância é o direito à convivência comunitária, a inserção na comunidade, é isso que buscamos”, ressaltou a assistente social. Além das crianças que moram no abrigo, outras recebem atendimento ambulatorial especializado para a reabilitação.
As Crias do Curro Velho também participou das atividades comemorativas pelo aniversário da Fundação Santa Casa de Misericórdia. O convite partiu da presidente da Santa Casa, Maria Eunice Begot. A participação das Crias do Curro Velho é parte da comemoração da instituição que completa 362 anos nesta sexta, dia 24 de fevereiro. Além das Crias do Curro Velho, o Arraial do Pavulagem também está entre as atrações.

Texto:
Andreza Gomes-FCV

Nova Feira do Pescado
confirmada para março

A Secretaria de Pesca e Aquicultura do Estado (Sepaq) acaba de formalizar, oficalmente, a nova edição da Feira do Pescado, que oferece peixes a preços populares para os consumidores paraenses. A Feira acontecerá novamente nas dependências do Centur e os entendimentos finais foram mantidos pela diretora de pescada da Sepaq, Jossandra Pinheiro, junto ao órgão, e com a indústira pesqueira, através da Forte do Pescado. A feira terá espécies como xaréu com cabeça, a 2 reais o quilo, além de pargo, curuca, ariocó e pescada branca com e sem cabeça. Todos eles com preços variando de dois a cinco reais, o quilo.
 A pescada amarela com cabeça será vendida a 10 reais o quilo. O filé do mesmo peixe a 18 reais. A Feira será aberta às 8 horas estendendo-se até às 14 horas do dia 10 de março, oferecendo também o camarão rosa com ou sem casca, aos preços respectivamente de 20 e 30 reais.

Emater vence chamada
pública do Incra para
Marabá e Itupiranga

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) venceu os dois lotes das chamadas públicas SR-27, do Instituto Nacional da Reforma Agrária (Incra), em que concorreu. Desta vez, técnicos da empresa trabalharão com assentados dos municípios de Marabá e Itupiranga, lotes 2 e 4 respectivamente. Além de prestar assistência técnica e extensão rural (Ater) às famílias, a empresa ficará responsável pela elaboração de Planos de Desenvolvimento e de Recuperação de Assentamentos (PDAs e PRAs), nos próximos cinco meses.
Nos cinco lotes propostos nesta chamada pública está previsto o atendimento de cerca de 9 mil famílias agricultoras assentadas. Deste montante, nos lotes 2 e 4, o quantitativo a ser trabalhado pela Emater passa de 3.600 famílias. A escolha da Emater nos dois lotes que concorreu e ganhou se deu pela “experiência, qualificação da equipe e pela proposta técnica apresentada”, conforme foi divulgado no resultado da seleção.
Para o cumprimento das metas previstas em edital, além do corpo técnico efetivo da empresa, foi aberta em dezembro passado, uma captação de currículos visando a contratação de profissionais em diversas áreas. Segundo o diretor técnico da Emater, Humberto Reale, serão contratados 44 novos técnicos, sendo 17 de nível superior e 27 de nível médio. “Após a notificação dos lotes que vencemos, estaremos organizando o nosso pessoal que irá trabalhar nesta chamada pública, para assim chamarmos os selecionados e promover uma capacitação”, disse.
A Emater realizará nos próximos 12 meses atendimento nos assentamentos em Ater, referente a chamada pública 27, no lote 2, que compreende os núcleos operacionais da Vila Brejo do Meio e de Marabá e no lote 4 os núcleos operacionais da Vila Mangueira e Itupiranga. Já para elaboração dos PDAs e PRAs nesses lotes o tempo estimado pelo edital é de cinco meses para o cumprimento da meta. “Teremos muito trabalho pela frente, pois está prevista a elaboração de 34 planos em assentamento no lote 2 e 18 no lote 4”, ressaltou o diretor técnico.
Segundo a engenheira agrônoma Lidiane Silva, da coordenadoria de operações da Emater, os lotes 2 e 4, foram divididos em dois núcleos operacionais para viabilizar o atendimento das famílias assentadas. “O nosso projeto previu que essas duas bases de apoio iriam facilitar a logística de deslocamento e o diálogo entre os técnicos e trabalhadores rurais para um atendimento de qualidade, já que será uma atividade diária”, ressaltou.
Também para o diretor técnico Humberto Reale, o desafio maior está na garantia da qualidade do atendimento. “Nossa preocupação é tamanha que no início de março já deve acontecer uma reunião entre representantes da Emater e do Incra, em Marabá, para que haja um nivelamento de informações, e assim, realizarmos o melhor trabalho possível”, finalizou.

Texto:
Kenny Teixeira-Emater

Águia e Cametá disputam
Taça Cidade de Belém

Águia e Cametá disputam a grande final do primeiro turno do Campeonato Paraense, Taça Cidade de Belém. A partida será neste sábado, 25, às 16h, no Estádio Zinho Oliveira, em Marabá. O Cametá entra como favorito depois de golear o azulão por 4 a 1, no primeiro jogo, em Cametá. O Águia precisa vencer por três gols de diferença, pra poder ficar com o título, enquanto o Mapará pode até perder por dois gols que mesmo assim ainda será o campeão. A Rede Cultura (TV, Rádio e Portal) vai transmitir a partida, ao vivo, para todo o Pará.
Para tentar reverter a vantagem do Mapará, João Galvão, técnico do águia marabaense, deve optar pelo esquema tático 4-4-2, diferente do esquema com três zagueiros utilizado no jogo anterior, contra o Cametá. “Muitos já consideram uma fatura liquidada (a vitória do Cametá), mas assim como aconteceu com a Tuna e com o Remo, pode acontecer com o Cametá. Se o time entrar dizendo que já ganhou a partida pelo fato dessa vantagem, pode acabar sendo surpreendido”, ponderou o jornalista Diogo Puget.
Segundo Puget, o Cametá “é a melhor equipe do campeonato, tem o melhor aproveitamento, o melhor ataque, melhor saldo de gols, e tem o artilheiro do campeonato, o Rafael Paty. Então, está muito complicado pro Águia”, aposta. Nenhuma das equipes vai pra esse jogo decisivo com grandes desfalques. Os treinadores estão com o que eles consideram o melhor de cada equipe. Pelo lado do Águia, o destaque dever ser a volta de Analdo, que não jogou a última partida por estar cumprindo suspensão. “Apesar de estar com 33 anos, ele acaba sendo o 'cão de guarda' da equipe”, acredita Diogo Puget.
Caso seja campeão do primeiro turno, o Cametá ficará próximo da vaga da Série D deste ano e já terá presença assegurada na Copa do Brasil do ano que vem. Esta será a terceira vez consecutiva que o Cametá irá disputar uma final de turno. No ano passado, o Mapará esteve na primeira final de turno contra o Paysandu e, no segundo, enfrentou o Independente.

Texto:
Ronaldo Quadros-Funtelpa

CPC Renato Chaves conclui
identificação de vítimas
de acidente aéreo

O Centro de Perícias Científicas Renato Chaves comunica que o seu departamento responsável pelas perícias de genética forense acaba de finalizar as análises de DNA das vítimas do acidente aéreo de Cametá. Os familiares já foram informados e orientados a respeito do procedimento de liberação dos corpos, que deve acontecer ainda nesta sexta-feira, 24. O setor de DNA do Instituto de Criminalística (IC) trabalhou com cinco peritos revezando-se em escala de plantão para dar uma resposta, no menor tempo possível, aos familiares das vítimas.

Pará debate universalização
da assistência técnica
e extensão rural

A universalização da assistência técnica e extensão rural no Pará. Este é o objetivo da Lei de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) que será debatida na I Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (I Ceater) do Pará, nos próximos dias 14 e 15 de março, em Belém. O assunto foi o tema central da primeira reunião ordinária deste ano do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) do Estado do Pará, realizada nesta quinta-feira, 23, no auditório da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri).
Os conselheiros aprovaram a minuta da Lei de Ater, o regimento interno da I Ceater e os procedimentos necessários para a legalização dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). “As reuniões territoriais têm sido um sucesso. Nós já avançamos muito no debate das propostas para a Ceater”, avalia o secretário de Estado de Agricultura, Hildegardo Nunes, que preside do CDRS. Para o secretário, a proposta de Lei de Assistência Técnica e Extensão Rural elaborada por um grupo de trabalho formado por diversos órgãos que participam do CDRS “expressa a nossa expectativa e necessidade de assistência técnica e extensão rural no Estado”.
Ainda segundo Hildegardo Nunes, “a expectativa é grande” em relação à realização da Conferência Estadual que vai eleger e preparar os delegados para a Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural que será realizada em abril, em Brasília.
Para o conselheiro Manoel Libório, secretário de Agropecuária e Pesca de Moju, a lei de Ater é um avanço importante. Ele destaca o fato de, ao contrário do que foi feito no passado com as empresas estatais de telefonia que foram extintas, o governo agora está promovendo a abertura da assistência técnica suplementar para empresas privadas sem extinguir a Emater. “É uma necessidade esse debate. Eu aposto não só na assistência técnica, mas na formação dos agricultores”.
A discussão da I Ceater será em torno dos eixos: Ater para o desenvolvimento rural sustentável; Ater para a diversidade da Agricultura familiar e a redução das desigualdades; Ater e as políticas públicas, Gestão, financiamento, demanda e oferta dos serviços de Ater e Metodologia de Ater - abordagens e extensão rural. O objetivo é propor diretrizes para o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater).

Texto:
Raimundo Sena-Sagri

IAP leva arte à caravana
do Pro Paz Cidadania Marajó

Com uma grande ação artístico/cultural, o Instituto de Artes do Pará (IAP) integra a caravana do Pro Paz cidadania do Governo do Estado do Pará no Marajó. O IAP levará uma extensa programação cultural aos municípios visitados. Serão 17 cidades que terão a oportunidade de conhecer curtas metragens produzidos no estado por profissionais que militam na linguagem áudio-visual. Além de filmes, haverá grupos folclóricos, teatro, música e dança, com artistas locais, valorizando suas culturas e produtos artísticos.
Ponta de Pedras, primeira cidade do circuito, já neste sábado, 25, verá a produção de realizadores de áudio visual de Castanhal, Belém, Santarém, Marapanim, etc, sendo a primeira vez que se compõe uma mostra contendo realizações de diversos municípios do Pará. Esta ação, oportunizada pela primeira etapa de contato e identificação dos atores em toda a região do Marajó, é a concretização e implantação do Mapa das Artes do Pará, que possibilitará a identificação de artistas, técnicos e espaços da região. O circuito termina dia 12 de maio, na cidade de Santa Cruz do Arari.

Confira a programação

• Voa Japiim, Voa (Castanhal) - Animação de Jhames Sousa
Sinopse: A história de um pequeno Japiim que recebe graça da Virgem de Nazaré.
• A Festa da Pororoca (Belém) - Animação de CássioTavernard
Sinopse: Em baixo d'água, todos começam a chegar para a festada passagem da grande onda.
• Brega S/A (Belém) - Documentário de Vladimir  Cunha e Gustavo Gondin
Sinopse: Retrata o peculiar fenômeno cultural e social através de personagens como DJ Maluquinho, que se auto-pirateia e enriquece sem precisar de empresário ou gravadora.
• O Menino Urubu (Belém) - Animação de Roberto Ribeiro e Fernando Alves
Sinopse: É a história de uma criança encontrada num lixão por um casal de urubu o qual a adota e a cria no contexto da espacialidade amazônica.
• Salvaterra, Terra de Negro (Belém) - Documentário de Priscila Brasil
Sinopse: O dia a dia das comunidades, os conflitos de terra, aexpectativa da demarcação, as ameaças dos fazendeiros e a luta para manter a cultura viva estão representados de uma forma poética. Um registro de 12 comunidades tradicionais amazônicas no século XXI.

Texto:
Jeferson Medeiros-IAP

IPVA tem descontos para
placas 03 a 33, até
dia 27 de fevereiro

Dia 27 de fevereiro é o prazo final para o pagamento com descontos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os proprietários de carros com finais de placas 03 a 33, embora a data do licenciamento destes veículos, junto ao Detran, seja 20 de abril. Até a próxima segunda-feira será possível recolher o valor do Imposto com desconto. O pagamento integral do IPVA, dois meses antes do prazo final do licenciamento, para  veículos que não tenham multas de trânsito, garante o benefício do IPVA Cidadão.
Os descontos são de 15% do valor do imposto para quem está há dois anos sem multa; 10% para quem não recebeu multas no ano passado e 5% de desconto nas demais situações. O desconto não é cumulativo. O proprietário de veículo tem, ainda, a opção de antecipar o pagamento do IPVA em três parcelas, sem desconto.
No site da Secretaria da Fazenda (Sefa) o proprietário pode consultar os prazos, valores, optar pelo pagamento integral ou parcelado, e emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), acessando o Portal de Serviços (www.sefa.pa.gov.br). O pagamento do DAE é feito na rede bancária autorizada (Banpará, Basa, Bradesco, Banco do Brasil, CEF) e casas lotéricas. Quando não há antecipação do recolhimento do imposto, o IPVA é pago junto com o licenciamento anual do Detran.
Quem tem débitos vencidos até 2011 poderá parcelar o  IPVA em até 8 parcelas. Esse limite poderá ser estendido até o máximo de 36 parcelas, após análise do pedido.  O parcelamento pode ser feito na Coordenação Especial de Administração Tributária do IPVA e do ITCD na região metropolitana de Belém. No interior do Estado, as Coordenadorias Regionais de Administração Tributária e Não Tributária (Cerat). Para maiores informações ligue para o Alô Sefa, 0800-725-5533, ou acesse o site da Sefa.

Texto:
Ana Márcia Pantoja-Sefa

Moradores de Ponta de Pedras
recebem com festa a
Caravana do Pro Paz

Os moradores de Ponta de Pedras, na região do Marajó, estão entusiasmados com a chegada da Caravana do Pro Paz Cidadania Presença Viva, que aportou na manhã desta sexta-feira, 24, no trapiche da cidade. O município será o primeiro a ser atendido pelas ações do Pro Paz, que percorrerá durante quase três meses de trabalho, 16 municípios da região e Oeiras do Pará. Ponta de Pedras possui 26 mil habitantes, 35 comunidades ribeirinhas e uma área total de 68.500 quilômetros quadrados. As atividades do Pro Paz iniciam no município na manhã deste sábado, 25, às 8h, na Escola Estadual Ester Mouta.
Ao chegar à cidade, os mais de 200 servidores do governo, entre médicos, dentistas, policiais, bombeiros, defensores públicos, envolvidos na operação, foram recebidos com queima de fogos e apresentações de grupos locais de carimbó. “Nós estamos ansiosos por essa ação. É a primeira vez que estamos tendo a oportunidade de se consultar, tirar documentos, cortar cabelo, tudo no mesmo dia. Esses dias serão de festa no município”, disse Francisco Pereira, morador de Ponta de Pedras há 68 anos.
Se para a população a ansiedade é grande, para os servidores ela é ainda maior. “Cada servidor que está aqui tem uma missão a cumprir. O nosso objetivo é atender bem e com muito carinho a população deste município que espera por esses atendimentos. Temos certeza que sairemos deste desafio com a sensação de dever cumprido”, disse Jorge Bittencourt, coordenador do Pro Paz Cidadania.
A estrutura dos atendimentos está sendo montada pelos servidores e deve ser concluída ainda nesta sexta-feira. Além de usar as salas de aula da escola para os serviços de cidadania, 10 veículos, sendo oito ônibus e duas carretas do programa Presença Viva estacionaram na área externa da instituição. A meta da equipe de governo é realizar 320 mil atendimentos em toda a região do Marajó durante a programação. Cada comunidade terá acesso a mais de 50 serviços, entre eles emissão de documentos, assistência jurídica, atendimento e exames médicos em diversas especialidades, consultas odontológicos, além de atividades voltadas à área da cultura e educação.

Compromisso

Assim que desembarcou no município, um grupo de funcionários da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), seguiu imediatamente para o Hospital Municipal de Ponta de Pedras. “Viemos aqui para fazer uma avaliação de como está o hospital, já que ele está passando por uma requalificação, um compromisso firmado pelo governador Simão Jatene na Agenda Mínima”, esclareceu Rita Facundo, diretora de desenvolvimento das redes assistenciais de média e alta complexidade da secretaria. O prefeito do município, Pedro Paulo Boulhosa, acompanhou a visita e afirmou que um convênio com a Sespa que está em fase de finalização garantirá ao hospital a reativação do gerador e a construção de uma subestação de água.

Texto:
Bruna Campos-Secom

Emater fomenta criação
de pirarucu em
cativeiro no sul do Pará

Neste sábado (25) está sendo finalizada a segunda despesca de pirarucu criado em cativeiro, projeto desenvolvido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), no município de Conceição do Araguaia, sudeste do estado. Desta vez foram 14 toneladas – o dobro da primeira extração, realizada ano passado – retiradas de tanques escavados em propriedades de assentamento de dois agricultores familiares que viram na produção do pescado uma nova forma de renda.
O pirarucu, uma das espécies de peixe mais valiosas do Brasil, com importância comercial similar a do bacalhau, tem sido criado em cativeiro por agricultores de Conceição do Araguaia, no sul do Pará. A iniciativa tem o estímulo da Emater desde 2006. Os extensionistas, frente à quase extinção do pirarucu no rio Araguaia por conta da pesca predatória, vêm orientando tradicionais bovinocultores leiteiros sobre a possibilidade de diversificação das atividades dentro das propriedades, com a construção de viveiros escavados e açudes artificiais. A despesca anual é de cerca de 50 toneladas – 100% vendidos para a indústria dos estados de Tocantins e Mato Grosso cerca de R$ 10 o quilo.
Integrantes da Associação dos Aquicultores de Conceição do Araguaia (Aquicon), constituída com o apoio da Emater em 2008, os 10 piscicultores cultivam, além do pirarucu, também tambaqui, tambacu, piau, curimatã e surubim pintado. Hoje, a piscicultura se tornou o carro-chefe econômico das famílias envolvidas - e o projeto da Emater até inspirou grandes produtores do município, que também passaram a criar pirarucu.
De acordo com o engenheiro de pesca Victor Tiago Catuxo, o idealizador do projeto, um dos gargalos da atividade ainda é o alto custo de produção, sobretudo por causa da necessidade de compra de alevinos e de ração industrial. Mesmo assim, existe mercado garantido, “o que falta é - por meio de políticas, crédito rural e acesso a tecnologias - qualificarmos e expandirmos esse mercado”, explica.
Segundo o presidente a Associação dos Aquicultores de Conceição do Araguaia (Asquicom), o agricultor Eliezer de Queiroz Junior, a organização e o coletivo foi o que fortaleceu a produção dos 65 piscicultores associados. Até a possibilidade da compra de carretas fechadas de ração, com 14 mil quilos faz o custo para a criação de peixe cair e, consequentemente, mais lucro ao produtor. “Com a criação do pirarucu eu estou conseguindo um lucro liquido que está variando de 30% a 50%. Eu deixei a bovinocultura e troquei pela piscicultura e não me arrependo”, revelou Junior Queiroz.
O atendimento da Emater aos piscicultores da região iniciou em 2008 e a Asquicom foi criada apenas em 2009. Junior Queiroz ressaltou que o trabalho da empresa foi primordial para a produção pesqueira, já que as orientações passadas pelos técnicos foi o que fez alavancar a atividade. “Antes da Emater eu iniciei a piscicultura por conta própria e tive um prejuízo de mais de 80%, meus peixes morreram quase tudo”, lembrou.
A Emater estima para ainda este ano o financiamento dos dez piscicultores pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), nas linhas Agricultura Familiar (AF) e Mais Alimentos, com crédito que pode chegar a R$ 120 mil por produtor. Para o engenheiro de pesca, com o trabalho voltado para a criação do Pirarucu, espécie muito apreciada nos mercados do eixo Rio-São Paulo, considerado o bacalhau da Amazônia, é o que vai manter o município de Conceição do Araguaia no topo da lista como um dos maiores produtores deste tipo de pescado no país.
Catuxo ainda revela que na década de 90 o município era o maior exportador do Pirarucu, pescado nas águas do rio Araguaia, mas que atualmente é raro pescador conseguir fisgar essa espécie. “A pesca predatória pôs em extinção esse peixe, mas nós, técnicos da Emater, encontramos na piscicultura uma forma de oferecer para o mercado o pirarucu sem degradar o meio ambiente”, finaliza o engenheiro de pesca.

Texto:
Kenny Teixeira-Emater

Sespa reforça ações
preventivas no combate
à malária em Anajás





Com o objetivo de diminuir os casos de malária registrados no Pará, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) vem realizando, em parceria com os municípios, uma série de ações preventivas. Em Anajás, município do Arquipélago do Marajó que apresenta grande incidência de malária, o Estado envia técnicos para supervisão e acompanhamento do diagnóstico, tratamento e orientação à população, com o apoio do 8° Centro Regional de Saúde.
No Pará, dados comparativos da situação da malária apontam que, de janeiro a fevereiro, foram registradas 8.344 ocorrências, contra as 18.648 notificadas no mesmo período do ano passado, o equivalente a uma redução de 55%.
Segundo o coordenador estadual de Controle da Malária, Cláudio Cardoso, as ações em Anajás acontecem durante todo o ano. Equipes do Estado trabalham em conjunto com técnicos, secretário municipal de Saúde e coordenadores de endemias. “Avaliamos no local os trabalhos dos técnicos, para saber se estão de acordo com as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde. Isso acontece nas zonas urbana e rural de Anajás”, informou.
Para atender a população, o município dispõe de 16 laboratórios fixos espalhados só na zona rural. Na área urbana funcionam três  laboratórios, sendo um para controle de qualidade, que analisa se a leitura das lâminas apresenta resultados corretos, antes de seguirem para o Laboratório Central do Estado (Lacen). São 26 microscópios doados pelo Estado, que aceleram o serviço prestado à população.
Transporte - A Sespa também reforça a estrutura para facilitar o deslocamento de técnicos e agentes de endemias. Foram entregues ao município barcos e lanchas, que prestam outros serviços para a população dos locais de difícil acesso. Segundo Cláudio Cardoso, a maioria dos laboratórios está montada em pontos estratégicos. Segundo ele, a ideia é reforçar os serviços e evitar que as pessoas tenham dificuldades no deslocamento para a cidade.
“Estes meios de transporte funcionam como um apoio. Mesmo com unidades próximas, permite que os agentes reforcem o atendimento à população de maneira eficiente, na própria comunidade. As lanchas têm a mesma função de um laboratório, pois transportam microscópios e lâminas. Além disso, atuam na borrifação, no diagnóstico, tratamento e orientação para a população ribeirinha”, ressaltou.
Segundo o diretor do Departamento de Controle de Endemias da Sespa, Bernardo Cardoso, é fundamental a participação dos municípios no combate à malária. “Estamos unindo forças para continuarmos vigilantes, no sentido de orientar e tratar a população que mora em áreas consideradas de risco. Temos feito constantemente o trabalho de educação em saúde envolvendo outras autoridades, para chamar a atenção das pessoas sobre a importância das ações preventivas, principalmente na continuação do tratamento de forma adequada e completa”, destacou.  
Prioridades - No Pará, 15 municípios são considerados prioritários para o controle da malária: São Sebastião da Boa Vista, Bagre, Oeiras do Pará, Cametá, Breves, Portel, Anajás, Itaituba, Jacareacanga, Alenquer, Anapu, Curralinho, Goianésia do Pará, Novo Progresso e Pacajá. Destes, quatro foram contemplados com 90.900 mosquiteiros, que serão distribuídos pelo Fundo Global, organização financeira internacional que tem como objetivo captar recursos adicionais para programas de prevenção e tratamento da Aids, tuberculose e malária. Para Anajás foram destinados 17.400 mosquiteiros, impregnados com inseticida não venenoso, que serão entregues até 25 de março.
No mês de janeiro, com recursos do Estado foram distribuídos os primeiros 60 mil mosquiteiros para moradores dos municípios de Cametá, Oeiras do Pará, Portel, Curralinho, Bagre, Novo Progresso, Itaituba, Alenquer, Breves, Goianésia do Pará, São Sebastião da Boa Vista e Pacajá. Até junho, será distribuída mais uma remessa de material para os outros municípios que estão sob vigilância.
A Sespa ainda viabilizou com o Ministério da Saúde a liberação de R$ 2 milhões para reforçar as ações de vigilância e controle da malária em Anajás, Cametá, Curralinho, Itaituba, Jacareacanga e Oeiras do Pará. Os valores serão repassados mensalmente pelo Estado, e a primeira parcela sairá ainda este mês. Anajás será beneficiado com R$ 460 mil.

Texto:
Edna Sidou-Sespa

Funpapa abre vagas
para concurso público

A partir de hoje, 24, está disponível no site do Diário Oficial do Município (DOM) o edital para preenchimento de vagas em funções de níveis fundamental, médio e superior para o Concurso Público Nº01/2012 da Fundação Papa João XXIII (Funpapa).
 As inscrições, que só poderão ser feitas exclusivamente pelo site da Cetap, executora do concurso, (http://www.cetapnet.com.br) vão do dia 5 de Março a 5 de Abril. A prova ocorrerá no dia 29 de Abril e consistirá de 50 questões objetivas de múltipla escolha de caráter eliminatório e classificatório valendo de 0 a 10 pontos. O resultado final do Processo sairá no dia 24 de Maio.
 O edital também poderá ser conferido nos endereços eletrônicos do Portal da Prefeitura de Belém (http://www.belem.pa.gov.br/app/c2ms/v/?id=1) e da Cetap.
 Os cargos a serem preenchidos são para: Agente de serviços gerais, Agente de vigilância, Agente de copa e cozinha, Carpinteiro, Eletricista, Encanador, Marceneiro, Pedreiro, Telefonista/Operador de Telemarketing, Auxiliar de Administração, Motorista, Assistente de Administração, Educador social de rua, Arte educador, Educador social, Técnica em computação, Administrador, Analista de sistemas, Antropólogo, Arquiteto, Assistente social, Bacharel em Direito, Contador, Economista, Engenheiro civil, Estatístico, Nutricionista, Pedagogo, Psicólogo, Sociólogo, Técnico em Desporto e Lazer, e Terapeuta Ocupacional.

Texto: Luana Santos - Ascom Funpapa

Emprego com carteira
assinada cresceu
8% no Pará em 2011

Cresceu em 8,04% o número de empregos com carteira assinada no Pará em 2011. É o que aponta levantamento do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) sobre o cenário da criação de vagas no mercado de trabalho paraense. Segundo o estudo, 51.493 postos de trabalho foram gerados no Estado entre janeiro e dezembro do ano passado, o segundo melhor saldo da última década. Os setores econômicos com melhor resultado foram serviços, construção civil e comércio.
No mesmo período, também foi feito um monitoramento específico da geração de emprego nos 90 municípios que fazem parte do programa Municípios Verde, criado em 2011 com o intuito de mudar o quadro de devastação da Amazônia a partir do desenvolvimento econômico sustentável. O levantamento foi elaborado com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.
Apesar da tendência de queda no número de empregos – em função da extinção de postos que eram gerados pelas atividades econômicas causadoras de desmatamento – , o resultado do estudo mostrou um saldo positivo em 68 municípios participantes do programa, com 30.261novas admissões. Os postos de trabalho gerados nos municípios participantes do Municípios Verdes representam quase 59% de todos os empregos gerados no Estado ano passado.
Evolução – O estudo também mostra que a maioria dos municípios apresentou crescimento do emprego formal, com destaque para Altamira, no sudoeste do Estado, Ananindeua, na região metropolitana, e Parauapebas, no sudeste paraense. O aumento dos postos de trabalho não pode ser atribuído diretamente ao Municípios Verdes, mas os municípios conseguiram se adaptar ou substituir as atividades que devastam as florestas, segundo o secretário extraordinário de Estado para a Coordenação do Programa Municípios Verdes, Justiniano Neto.
“Precisamos quebrar o estigma de que enfrentar o desmatamento desencadeia a alta do desemprego no interior do Estado. Esse estudo mostra que muitos municípios conseguiram fazer essa transição com maestria, diminuíram o índice de desmatamento em 16% e aumentaram os postos de emprego”, avalia o secretário, informando que, levando em conta os municípios que apresentaram saldos negativos de emprego, o Estado fará uma análise nas causas para traçar um diagnóstico das condições de reabilitação ou abertura de novos modelos econômicos.
“Vamos entrar em contato com os comitês locais e gestores para termos informações reais sobre as causas desse resultado. Esses municípios serão prioridade na aplicação dos modelos produtivos, para o desenvolvimento dos chamados empregos verdes, que serão implantados pelo programa Municípios Verdes de acordo com a vocação econômica de cada município”, assevera.
O estudo é uma analise quantitativa dos dados, que este ano ganha uma versão qualitativa, para verificar a ocorrência dos “empregos verdes” resultantes das ações propostas pelo programa. Também está prevista, para o ano que vem, a implantação de uma Agência de Negócios, para atrair investidores às atividades econômicas sustentáveis no Estado. “Temos que mostrar o Estado atrativo e evidenciar as vantagens de investir aqui, como acontece em outros Estados e países”, ressalta Justiniano Neto.

Texto:
Dani Filgueiras-Secom

Site da Sead tem orientações
para prevenir lesões no trabalho

Para prevenir o aparecimento de Lesões por Esforços Repetitivos e de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT) entre seus servidores, a Diretoria de Gestão da Política de Saúde Ocupacional, da Secretaria de Estado de Administração (Sead), disponibiliza no site da instituição uma cartilha com os procedimentos que ajudam a evitar essas lesões.
Orientações ergonômicas estão disponíveis na cartilha, entre as estratégias de combate às doenças musculoesqueléticas. "As lesões por esforços repetitivos, que podem levar à incapacitação total para o trabalho, são hoje um dos principais problemas de saúde enfrentados pelos trabalhadores", informou Sandra Henderson, titular da Diretoria de Gestão da Política de Saúde Ocupacional.
"O objetivo dessa iniciativa é prestar esclarecimentos sobre o assunto, como diagnóstico, fatores de risco, tratamento e prevenção, bem como informar os direitos do servidor acometido por tal enfermidade", disse Sandra Henderson.
A Diretoria de Gestão da Política de Saúde Ocupacional atende pelos telefones (91) 3228-3282 / 3236 0804. A cartilha está disponível no site da Sead - www.sead.pa.gov.br

Texto:
Renan Malato-Sead

Sejudh faz ação de cidadania
no aniversário da Santa Casa





A Santa Casa de Misericórdia do Pará completou nesta sexta-feira (24) 362 anos de fundação. Atuando em parceria com a instituição, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) fez uma ação de cidadania aos pacientes, com a emissão de carteiras de identidade e profissional. O atendimento foi das 9 horas ao meio-dia e fez parte do programa Pará Cidadão.
“Na Santa Casa há muitos pacientes que precisam de documentação, como os que estão em tratamento fora de domicílio, por exemplo”, disse a titular da Coordenadoria Estadual de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Sofrimento Psíquico (Codesp), Roberta Guzzo.
O programa Para Cidadão busca levar à população paraense o acesso fácil à documentação básica. Na Santa Casa, a ação superou as expectativas. “Algumas crianças precisam de documentos para obter alguns benefícios, e por não poderem sair, por causa da internação, essa ação é uma ótima opção, pois facilita a garantia de direitos”, explicou a assistente social Rúbia Souza.

Texto:
Ellyson Ramos-Sejudh

Aluna do Pará integra
Seleção Brasileira de
Goaball nas Paralimpíadas

A Seleção Brasileira Feminina de Goalball, que estará nos Jogos Paralímpicos de Londres, este ano, terá uma representante do Pará. É a aluna Jéssica de Fátima Rodrigues Alves, das escolas Augusto Meira, onde a estudante cursa o segundo ano do ensino médio, e da unidade educacional José Álvares de Azevedo, que funciona com o ensino especializado.
A convocação da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais confirma o desempenho de Jéssica Alves durante a atuação nos últimos Jogos Paralímpicos em Guadalahara, no México. A aluna e a treinadora, professora de educação física Kátia Tadaiesky, viajam às 5 horas deste sábado (25).
Elas vão integrar a comissão técnica da equipe brasileira e participam, até 3 de março, da segunda fase de treinamento, em Niterói, no Rio de Janeiro, visando a preparação para os Jogos Paralímpicos, em Londres. Jéssica Alves acumula conquistas de títulos como atleta de goaball na rede estadual de ensino. Ela recebeu a convocação com muito entusiasmo e destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido na prática do esporte.
Selecionada pelo desempenho, como técnica de base pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais, a treinadora da aluna comemora a convocação, o que para ela representa a valorização dos atletas com deficiência visual.

Texto:
Izabel Cunha-Seduc

Acervo e ensaio de orquestra
são atrações do Museu do Estado






O Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP) estará de portas abertas ao público neste primeiro sábado após o Carnaval (25), a partir das 10 horas. Entre as mais de 3 mil peças expostas no espaço, a imponente tela “A Conquista do Amazonas”, de Antônio Parreiras, é uma das peças que chamam a atenção dos visitantes. A obra, de 9 metros de comprimento e 4m de altura, considerada uma das mais importantes da pinacoteca brasileira, foi reincorporada recentemente ao acervo do Museu, e atualmente está exposta na sala “A Conquista”, criada especialmente para recebê-la.
O MHEP oferece ainda 10 salas permanentes à visitação, com um repertório diversificado de pinturas, mobiliário, acessórios e telas com datações que vão desde o período colonial até a contemporaneidade. O espaço abriga ainda grande parte do acervo técnico do Sistema Integrado de Museus (SIM), ligado à Secretaria de Estado de Cultura (Secult), ao qual o MHEP está vinculado, junto com outros nove espaços. Somente entre fragmentos arqueológicos são mais de 120 mil itens.
Música - Além da visitação, o público também poderá assistir ao ensaio da orquestra de câmara Quorum. O grupo, composto por 17 integrantes, mescla música erudita e canções populares em seu repertório. A apresentação é aberta ao público a partir das 10h, na sala de música do museu.
O diretor do MHEP, Sérgio Melo, destaca que este é um dos momentos que têm cativado os visitantes. “Nossa parceria com a orquestra deu certo. Os ensaios são praticamente uma apresentação. As pessoas realmente prestigiam”, ressalta.   
Neste mês, outro importante espaço do MHEP também foi devolvido ao público: a capela de Nossa Senhora da Graça de Belém, de onde saiu o primeiro Círio de Nazaré, em 1793. A capela é um projeto do arquiteto italiano Antonio Landi e, assim como o quadro de Parreiras, também passou por um processo de restauro e foi reinaugurada no último dia 15. As missas são celebradas no local aos domingos.
Serviço: O Museu Histórico do Estado do Pará (instalado no Palácio Lauro Sodré) fica na Praça Dom Pedro II, s/n, bairro da Cidade Velha. Horário de funcionamento: de terça à sexta-feira, das 10 às 18h, e sábado e domingo, das 10 às 14h. Taxa de manutenção: R$ 2,00. Escolas e grupos podem marcar visitas pelo telefone (91) 4009-9802.

Texto:
Amanda Engelke-Secom

Sespa apoia projeto que
prevê mais recursos
da União para o SUS

Uma solenidade marcará na próxima terça-feira (28), às 11h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Seção Pará), o lançamento estadual do projeto de lei de iniciativa popular, que propõe o investimento mínimo de 10% da receita corrente bruta da União no Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto visa substituir a Lei Complementar nº 141/12, que regulamentou a Emenda Constitucional 29, mas não atendeu às necessidades de financiamento do SUS.
O projeto também propõe que os recursos sejam aplicados em conta vinculada, mantida em instituição financeira oficial, sob responsabilidade do gestor de saúde. O lançamento nacional da campanha foi no último dia 3 de fevereiro, na sede da Associação Médica Brasileira (AMB), em São Paulo, quando foi criada a Frente Nacional por Mais Recursos para a Saúde, coordenada pela AMB, OAB Nacional e Academia Nacional de Medicina (ANM).
Em Belém, a iniciativa é da Sociedade Médico Cirúrgica do Pará (SMCP), Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), Conselho Regional de Medicina (Cremepa), Conselho Federal da OAB e OAB-Seção Pará, e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Para que o projeto seja apreciado pelo Congresso Nacional, é necessária a adesão mínima de 1% dos eleitores brasileiros, mediante assinaturas recolhidas por pelo menos cinco Estados - no mínimo 0,3% dos eleitores de cada uma dessas Unidades Federativas. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o número de eleitores do Brasil em julho de 2010 era de 135,8 milhões. Portanto, o projeto precisa de pelo menos 1,5 milhão de assinaturas, que devem ser acompanhadas de nome completo e legível, endereço e dados identificadores do título eleitoral.
As listas deverão ser organizadas por município e por Unidade da Federação, e encaminhadas às sedes da AMB ou da OAB. Os formulários estão disponíveis nos sites das duas instituições.
Adequação - Segundo o secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, a Sespa apoia esse projeto porque o financiamento da saúde ainda é extremamente precário no Brasil. “Apesar de o país ser a 6ª economia do mundo, a aplicação de recursos públicos em saúde ainda é muito baixa, pois 60% são de recursos das próprias famílias e dos planos de saúde, enquanto apenas 40% são do poder público”, explicou. “Considerando que o SUS é um Sistema pautado na universalidade, equidade e integralidade, é preciso que o financiamento seja feito de forma adequada”, reiterou.
De acordo com Helio Franco, o orçamento atual da Saúde alcança R$ 72 bilhões. No entanto, seria necessário pelo menos o dobro desse montante para garantir serviços adequadamente. Além disso, conforme o secretário, a aprovação da EC-29 não atendeu às expectativas, já que os municípios e Estados têm que aplicar muito mais do que os 15% e 12% previstos, respectivamente, por conta do baixo financiamento da União.
Para o presidente da AMB, Florentino Cardoso, que já confirmou presença no evento em Belém, “este é um projeto do povo brasileiro, não só dos médicos. Precisamos mostrar para o governo federal que a regulamentação da Emenda 29 não foi como a população necessita, e que a saúde pública deste país precisa de mais recursos”.
“Esta é uma causa de toda a sociedade, independentemente da categoria profissional, pois somos todos brasileiros e queremos uma saúde melhor”, afirmou o presidente da OAB Nacional, Ophir Cavalcante Júnior.
Na opinião do presidente da ANM, Marcos Moraes, a regulamentação da EC-29 demorou a acontecer e, quando aprovada, não teve o efeito esperado. “O projeto atual repõe a ideia que vem desde a instituição do SUS, de que as ações e obrigações para com a saúde brasileira devem ser tripartites, ou seja, municípios, Estados e União”, explicou.
Os organizadores pretendem transformar o evento numa grande mobilização, por isso esperam a participação maciça de representantes de entidades de classe, conselhos de Saúde, instituições de ensino, hospitais, movimentos estudantis e outras entidades.
Serviço: A sede da OAB-Seção Pará fica na Praça Barão do Rio Branco, nº 93, bairro da Campina, em frente à Praça da Trindade. O formulário de assinatura e a instrução para preenchimento estão disponíveis no site da AMB (www.amb.org.br).

Texto:
Roberta Vilanova-Sespa

Defesa Civil começa a
Atender famílias
Atingidas por cheias de rios

A Defesa Civil do Pará está em estado de alerta em relação a dois municípios do sudoeste paraense. Nos últimos dias, o nível dos rios Tocantins, que cerca Marabá, e Xingu, no entorno de Altamira, registraram a marca dos onze metros acima do nível normal. Aos doze pontos, o estado de emergência poderá ser declarado nas duas regiões.
Para garantir o suporte à população dos municípios, desde o início do mês, equipes das regionais da Defesa Civil e demais órgãos de defesa social monitoram o nível dos rios e a previsão meteorológica, a fim de prestar pronto atendimento à população.
Segundo o coordenador adjunto da Defesa Civil do Estado, coronel José Augusto Almeida, até sexta-feira (24), cerca de 340 famílias que foram afetadas por enchentes nos dois municípios já estão sendo assistidas. “Estamos em alerta. Nossas equipes estão de prontidão para atuar no caso de emergência”, frisou, informando que o trabalho neste momento consiste em remover as famílias que moram em áreas consideradas críticas.
O coronel Almeida explica que o estado de emergência é decretado quando o município esgota suas possibilidades de atuação, e neste momento, o Estado deverá estar preparado para oferecer todo o seu aparato para atender à população. Para isto, além do efetivo dos bombeiros na capital e no interior, o governo providencia equipamentos para fazer o atendimento necessário aos municípios atingidos.
Para garantir suporte aos impactados por enchentes, alagamentos e enxurradas, desde o início do ano a Defesa Civil põe em prática um plano de ação elaborado especificamente para este período, em que as pancadas de chuva acontecem com maior frequência, ocasionando as cheias dos rios paraenses. O plano contempla ações de prevenção, preparação, resposta e reconstrução voltadas para atender a população desses municípios.
Estão previstos pelo menos R$ 9 milhões para a construção de abrigos, armazenamento de kits humanitários, de alimentos e de medicamentos, além da compra de equipamentos que devem ser usados nos municípios do interior prejudicados pelos desastres. O orçamento foi feito com base nos anos anteriores, quando, em média, 34 mil famílias, em 30 cidades, foram afetadas pelas chuvas e pelo aumento do nível dos rios.

Texto:
Amanda Engelke-Secom

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...