Total de visualizações de página

sábado, fevereiro 11, 2012

Carteiras de identidade já estão sendo emitidas aos sábados



“Por causa da correria durante a semana não tenho tempo para procurar um posto de identificação. Assim que soube pelo jornal que iria ter atendimento aos sábados procurei vir logo, para aproveitar a oportunidade”, disse o vendedor autônomo Marcelo Silva, que obteve sua quarta via da carteira de identidade no Posto de Identificação da Delegacia Geral de Polícia Civil, neste sábado (11).
                O local é um dos dois pontos que passam a atender aos sábados os cidadãos que precisam retirar a primeira via ou atualizar o RG. O outro ponto é o Posto de Identificação na Galeria BR, na Rodovia BR-316, KM-01, em Ananindeua. Em cada local são ofertadas, aos sábados, 150 senhas, por ordem de chegada. Assim como Marcelo Silva, dezenas de pessoas compareceram aos dois postos neste sábado para requisitar o documento. Antes das 09h não havia mais senhas. “O atendimento aos sábados será das 8 às 14h”, informou o papiloscopista Antônio Ricardo Paula, diretor de Identificação da Polícia Civil.
                Ele explicou que a ampliação do serviço de emissão de carteiras de identidades para os sábados objetiva atender a procura pelo documento por pessoas que não têm tempo de vir a um posto de identificação de segunda à sexta-feira. É o caso do estudante José Roberto Silva, 14 anos, que precisava tirar a primeira via do documento. “Quando soube por um tio que iria ter atendimento aos sábados procurei aproveitar a oportunidade”, informou.
                Para obter o documento o interessado deve apresentar certidão de nascimento ou de casamento originais; duas fotos 3 x 4 recentes e comprovante de residência,  como conta de água, telefone ou energia elétrica. No caso de primeira via, a emissão é gratuita. Mas da segunda via em diante é cobrada taxa de R$ 31,65. A apresentação de Boletim de Ocorrência de roubo do documento dá direito à isenção de taxa apenas para emissão da segunda via.
Postos - Durante a semana, a Região Metropolitana de Belém dispõe de nove postos de identificação. Em quatro deles, o atendimento é exclusivamente marcado por telefone ou pela internet - Posto de Identificação da Delegacia Geral; Posto do Saci (Serviço de Atendimento ao Cidadão), no Guamá; posto da Galeria BR e posto da Estação Cidadania, no bairro do Jurunas. Nos demais, o atendimento é por ordem de chegada, das 8 às 14h, de segunda à sexta-feira.
                A emissão da carteira de identidade é o serviço mais procurado na Polícia Civil, junto com o Atestado de Antecedentes Criminais. Em média, por mês são emitidas 20 mil carteiras de identidade nos postos de identificação da RMB. Segundo Ricardo Paula, a maioria das pessoas procura atualmente a emissão de documentos de identidade marcando pelo telefone ou pela internet, no site da Polícia Civil (www.policiacivil.pa.gov.br). Ano passado, os serviços marcados por telefone ou internet receberam 87 mil solicitações.
                "Do total, 48 mil atendimentos foram por telefone e outros 39 mil pela internet", informou Ricardo Paula. Ele disse ainda que foi registrado aumento de 10% nas emissões de carteiras de identidade em 2011 em comparação ao ano anterior, nos postos de identificação da Região Metropolitana de Belém e do interior do Estado. “Mais de 398,1 mil carteiras de identidade foram emitidas no ano passado. Em 2010, foram 358,3 mil documentos”, ressaltou. Segundo Ricardo Paula, a Polícia Civil adquiriu no ano passado 250 mil novas cédulas de identidade, com número de controle na parte frontal, o que reduz as falsificações.

Texto:
Walrimar Santos-Polícia Civil

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...