Total de visualizações de página

quinta-feira, julho 28, 2011

Colégio Paes de Carvalho completa 170 anos


Estatus de escola tradicional, mas atenta à ações inovadoras. Com essa definição o Colégio Estadual Paes de Carvalho chega ao seu 170º ano de atividade. Instituição pública de ensino mais antiga em funcionamento do Estado do Pará e uma das mais antigas do país, o CEPC comemora o aniversário de sua fundação nesta quinta-feira, 28, mas a programação oficial que celebra a data começou em maio, com a realização de um concurso que elegeu a logomarca a ser adotada pela escola nos próximos dez anos. As atividades prosseguem neste semestre, reunindo, além dos cerca de 1.600 estudantes e 113 funcionários, toda a comunidade do entorno.
A “Ação Social "Cepeciana" marca a retomada da programação neste semestre, oferecendo, entre outros serviços, a emissão de documentos, como carteiras de identidade, CPF e título de eleitor, além de esclarecimentos sobre o serviço militar. Atividade similar foi realizada no primeiro semestre, com a organização de um  mutirão, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA). A diretora do Paes de Carvalho, professora Maria do Socorro Maciel, destaca a necessidade de se buscar ações inovadoras para o presente e futuro da escola, que teve participação ativa de alguns de seus célebres educandos em movimentos como a abolição da escravatura, a proclamação da República e a Revolução Constitucionalista de 1932. “Hoje, observo a importância de mostrar o Colégio Paes de Carvalho com toda sua tradição, mas com uma visão inovadora. Essa é uma escola que tem respeito pelo cidadão, pela comunidade em que está inserida, e que busca o resgate da cidadania”, diz ela.
História - Fundada pelo então presidente da província do Pará, Bernardo de Sousa Franco, em 28 de julho de 1841, com denominação de Liceu Paraense, a instituição ganhou o nome de "Paes de Carvalho" durante o período da República, sendo renomeado mais tarde de "Ginásio Paraense" depois da revolução de 1930, e por último transformado em Colégio Estadual, em cumprimento à lei federal que transformou os ginásios em colégios.
Pelos bancos do CEPC passaram grandes figuras do cenário político, acadêmico, profissional e empresarial paraense que atuaram ou ainda atuam em vários segmentos, alguns com projeção nacional, como ministros de Estado, Senadores da República, deputados federais e estaduais, prefeitos, governadores, reitores e empresários. Entre esses personagens ilustres estão mais de 15 ex-governadores, incluindo o atual chefe do Executivo Estadual, Simão Jatene, o senador Jader Barbalho, Jarbas Passarinho, Alacid Nunes, Lauro Sodré, Justo Chermont, Fernando Guilhon, Augusto Montenegro, Magalhães Barata, Gama Malcher e Aluísio Chaves.
Também ilustram o panteão dos ilustres alunos formados no Paes de Carvalho o ex-Procurador Geral da República, Inocêncio Coelho; o médico patologista, cientista e professor Gaspar Vianna; o escritor e jornalista paraense Dalcídio Jurandir; Visconde de Souza Franco, que ocupou vários cargos políticos de projeção nacional entre 1839 e 1865 e foi  o responsável pela criação do Liceu Paraense, regularizando a instrução primária e secundária no Estado.
O primeiro prédio da escola era localizado no antigo Largo do Palácio, onde hoje é a Praça Dom Pedro II. Antes de ser instalado em seu endereço atual, na Praça Saldanha Marinho, bairro do Comércio, o Paes de Carvalho também funcionou na travessa Campos Sales e no Convento do Carmo.
Ascom/Seduc

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...