A praia de Ajuruteua, em Bragança, foi palco da Gincana ecológica, programação que integra do Projeto Ação Verão 2011 da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). As atividades se basearam na arrecadação de material reciclável por barracas, bares e pousadas da praia. Cada participante ficou encarregado de separar o lixo e de limpar a frente de cada estabelecimento. Auricélia Nascimento, proprietária da pousada Sabor do Beijo, conseguiu arrecadar 23 sacos cheios de material reciclável e acabou se consagrando a vencedora da competição. “Achei a idéia fantástica. Isso incentiva tanto os empreendedores locais quanto a clientela a manter o local limpo. Foi uma competição saudável, disputada com muito empenho e nobreza”, comentou.
Auricélia recebeu três cestas básicas que foram distribuídas entre seus funcionários, segundo ela grandes contribuidores da gincana. A segunda classificada, Maria de Nazaré Bandeira, dona da pousada Beiradão e organizadora da gincana, não se abalou com a segunda posição. “Como pertenço à melhor idade, uma faixa etária esquecida, fiquei feliz só pelo fato da Sema ter me envolvido nesse trabalho. Mas prometo que ano que vem serei a vencedora”, brincou.
Ao todo, foram arrecadados 30 sacos com latinhas de alumínio e garrafas pet que, reunidos, impressionaram os veranistas que passaram pelo balneário. “Isso tudo estava na praia?”, perguntou Michelle dos Anjos, administradora, ao passar diante do “Memorial do lixo”, uma técnica utilizada para despertar reflexão nos freqüentadores da praia.
As oficinas destinadas às crianças também chamaram a atenção. Karla Moura, pedagoga, levou a filha Yasmin até a barraca da Sema. “A idéia de conscientizar a garotada aqui, na praia, é bem mais eficaz. Quem está aqui vê o lixo e não quer conviver com ele. Por uma questão até de conforto próprio, passa a limpar a praia”, disse. O marido de Karla, também pedagogo, concordou: “Se não houver essa conscientização, brevemente não teremos mais nem praia, somente um lixão a céu aberto”, alarmou.
Destinação – Todo o material reciclável arrecadado tanto na dinâmica Troca Consciente quanto na Gincana Ecológica foi destinado à Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável dos Caetés (Coomarca). Éberson de Lima, responsável pela coleta e representante da entidade, agradeceu a iniciativa. “Com esse material, a Sema ajudará muita gente que vive de catar lixo. Ajudará também os veranistas, que querem uma praia limpa”, disse.
Káthia Oliveira - Ascom/Sema
Nenhum comentário:
Postar um comentário