Total de visualizações de página

sábado, julho 30, 2011

Travessia do Rio Maguari premia ribeirinhos com material de pesca

Os irmãos Josué Monteiro, 30, e Moisés Monteiro, 35, foram os vencedores da III Travesia do Rio Maguari, que aconteceu neste sábado (30), encerrando a programação esportiva do verão 2011 em Icoaraci. O evento é uma promoção da Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic) e Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel).
 O segundo lugar foi conquistado pela dupla, Jair Monteiro e Walter Monteiro, enquanto que o terceiro lugar ficou com Rui Guilherme da Silva e Cláudio Brito da Silva. A dupla campeã recebeu como premiação um motor de rabeta, o segundo lugar R$ 300,00 e o terceiro lugar R$ 100,00.
 Com a embarcação denominada "Poderoso do Jutuba", os irmãos vencedores completaram a travessia de um quilômetro e meio no tempo de 10 minutos. A largada ocorreu exatamente às 10h no Trapiche da Brasília (Outeiro), com chegada na praia do Cruzeiro. Ao todo, a disputa contou com 23 duplas de ribeirinhos em embarcações como casco e montaria a remo.
 Josué e Moisés que trabalham com pesca de peixe e camarão disseram que o motor vai facilitar o trabalho deles. “Como a gente trabalha com casco a remo, leva mais tempo pra gente chegar nos locais de pesca. O motor vai facilitar muito o nosso trabalho”, explicou Josué Monteiro.
 Já a dupla, Jair e Walter Monteiro, disseram que vão usar o dinheiro da premiação para comprar anzóis, para aumentar a captura de peixes. E os vencedores do terceiro lugar, Rui Guilherme e Cláudio Brito, disseram que vão comprar cabos para as redes de pesca que possuem. “Esse dinheiro veio em boa hora”, comemorou Cláudio Brito.
 O presidente da Associação de Pescadores Transmaguari, Ailton da Silva, mais conhecido como “Garrincha”, saudou a iniciativa da PMB de realizar a travessia. Ele disse que vai reunir com os associados para programar a travessia do ano que vem. “É muito importante ter essas atividades, pois além da premiação é um momento de lazer para os ribeirinhos também”, comentou.
 Para o diretor da Adic, Otoniel Pereira, que coordenou o evento e fez a premiação dos vencedores, a travessia é uma forma de inserir os moradores do distrito nas atividades do verão realizada pela PMB. Toda a travessia mereceu cobertura, ao vivo, da rádio Sorriso FM, que acompanhou desde a largada até a chegada na praia do Cruzeiro.
 A travessia foi acompanhada pelo Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos do Pará, Marinha do Brasil, Polícia Militar, Guarda Municipal de Belém, além de uma equipe de remo da Tuna Luso Brasileira, e um barco da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).


Texto: Ronaldo Quadros
Fotos: Adriano Magalhães

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...