Total de visualizações de página

domingo, julho 31, 2011

Talentos de várias gerações se apresentam no segundo dia de Fecam 2011

A segunda noite do XVI Festival da Canção de Marabá, neste sábado (30), revelou outras seis músicas finalistas para concorrer neste domingo (31) ao prêmio de melhor canção do Fecam 2011. Sob o olhar atento dos jurados e do público, 12 compositores e intérpretes se apresentaram no palco montado na Praça São Félix do Valois, na orla do rio Tocantins. Ao final da noite, shows da banda Pirucaba Jazz e de Antônio Coelho – Projeto Vertigem.
Terceira atração da noite, Pedrinho Callado, que já ganhou o festival em 1995, com “Arisco”, interpretada pela também premiada no ano Alba Maria, subiu ao palco com o grupo Boto Felisberto. A aposta do músico para esse ano é “Jesus Cristinho de Marambiré”, composição que fará parte do seu novo trabalho “Música na rede é peixe”, com lançamento previsto para o segundo semestre.
A composição, que faz referência ao Marambiré, manifestação cultural da comunidade quilombola,surgiu quando o músico foi fazer um trabalho em Santarém e um menino pediu-lhe para subir ao palco e cantar, dizendo saber o Marambiré. “Estava tudo atrasado e não deu pra colocá-lo. Voltei para o hotel e fiquei com aquilo na cabeça. Minha mãe costuma dizer que Jesus vem em forma de velhinho ou de criança justamente nessas horas”, recorda.
Steffany Laura, a quinta a se apresentar, é a mais jovem do festival. Com apenas 10 anos, ela soltou a voz e agradou o público. “Fiquei impressionada. Ela que é uma criança subiu no meio de ‘feras’ e mandou bem. Tomara que passe pra final”, opinou a enfermeira Gina Teixeira. Apesar de nova, Steffany já ganhou diversos festivais pelo Estado, em apenas dois anos. “Eu e a mãe dela escrevemos a música. Ela tem talento e trabalhamos nele, mas acima de tudo ela é uma criança e se diverte no palco. Como está tarde, ela está dormindo no carro, mas já vou dar a notícia”, disse o pai de Steffany, o músico e compositor Joe Machado, logo após de anunciado o resultado.
Avaliadas pelos jurados José Augusto Maneschy (avaliador de intéprete), Wilson Veloso (música), Bob Freitas (arranjo), Gilvandro Figueiredo (letra) e Ná Figueredo (letra), as seis canções finalistas foram anunciadas: Luzia, de Geovane Silva, interpretada por Jota Pê; Um e Outro, de Olivar Barreto; Diário sem final, de Leandro Dias e Floriano Santos, apresentada por Alba Maria; Coração de poeta, de Alfredo de Moraes, na voz de Ivan Cardoso; Jesus Cristinho de Marambiré, de Pedrinho Callado, e Mundo precisando de amor, de Shirley Matos e Joe Machado, na interpretação de Steffany Laura.
As músicas irão se juntar às outras seis escolhidas de sexta-feira (29) para compor a final neste domingo (31), quando as 12 canções finalistas do Fecam 2011 voltam a ser apresentadas. As quatro primeiras colocadas e melhor letra, arranjo, intérprete e aclamação popular recebem premiações. Os artistas da região ainda concorrem nas categorias melhor música e melhor intérprete marabaense. O show do cantor e compositor Oswaldo Montenegro encerra o XVI Fecam. A Rádio Cultura transmite ao vivo a final.
Amanda Elgelke – Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...