Total de visualizações de página

sábado, julho 30, 2011

Jorge Moreno Coluna Nhenhenhém/RJ

Fonte: Terra


FH
O fato político mais importante destes sete meses do governo Dilma, para mim, é esta resposta de FH à citação de seu nome na entrevista da presidente a esta coluna. Na resposta, FH pede que o PSDB apoie o governo Dilma no combate à corrupção.
"Também eu, nas conversas que tive com a Dilma, sempre a notei atenciosa, gentil e diria mesmo que simpática. Talvez tenhamos menos divergências políticas do que ela supõe.
"No caso da faxina, por exemplo, estou do lado dela e acho que seria um erro o PSDB deixar de reconhecer o esforço para conter a corrupção. Assim como a Dilma acha que cabe a ela, como presidente, ouvir a todos, penso que um ex-presidente, embora mantendo-se alinhado com seu partido, não deve usar viseira. Precisa estar aberto a conversar com quem estiver disposto a bem encaminhar os problemas do país, seja de que partido for, sem esquecer os que não pertencem a partido algum."
Lula
Lula respondeu o que repetiu ontem na Escola Superior de Guerra: "Vou dizer uma coisa definitiva aos que tentam me intrigar com a Dilma: se ela, por acaso, criticar o meu governo ou a mim, individualmente, saibam que eu estarei sempre errado, e a Dilma estará com a razão. Desistam!"
Fernanda Montenegro
Se eu não fosse modesto, repetiria o adjetivo generoso com que a Fernanda Montenegro referiu-se a mim. Fiquemos com a sua resposta a Dilma: "Estive com a presidente Dilma apenas umas três vezes no período em que ela era ministra. Vi nela uma pessoa franca, direta, forte e bonita. Como presidente, acho que ela vai muito bem. É uma mulher íntegra e consequente.
"Agradeço as referências que ela fez à minha pessoa. Quem vai ficar mais nervosa e, claro, reverente sou eu no dia em que a encontrar, agora com a investidura presidencial."
A Dilma que ‘eles’
 escondem da gente
Todos vocês já devem ter visto aquele famoso vídeo do YouTube da Dilma dando a maior bronca no Guido Mantega, com o bordão "engole o choro". Todos nós nos perguntamos: qual teria sido a reação da Dilma? Ela vê essas coisas? A própria presidente conta para vocês aqui:
— O Guido veio despachar comigo e abriu o laptop: "Quero te mostrar uma coisa." Achei que era mais um desses gráficos que ministros adoram mostrar para presidente ver que eles estão trabalhando mesmo. Mas, para minha surpresa, era esse vídeo do YouTube, que eu ainda não tinha visto. Quando comecei a ver e ouvi o "engole o choro", fiquei numa saia-justa: não sabia se ficava séria ou caía na gargalhada. Não resisti. Pessoas às vezes chegam aqui até indignadas: "Você viu sua imitação neste ou naquele programa de televisão?" Eu adoro! Chico me botando para cobrar pênaltis foi o máximo.
— Só não pode baixar o nível — ponderou a ministra Helena Chagas, a dos cabelos cacheados.
— Mas, Helena, a própria sociedade reage a isso. Não porque seja eu. Com todos a sociedade reagiria da mesma forma. Ela não aceita isso. Então, não somos nós, governos, que vamos tentar controlar isso.
Isso soa Mônica Salmaso aos ouvidos da democracia.
Caetano Veloso
"Dilma presidente é melhor que candidata. Fiquei contente de a presidente falar em mim justamente quando eu tinha mandado meu artigo para O GLOBO em que exorto meus leitores a apoiá-la nas ações anticorrupção. Eu e meus poucos acompanhantes sabemos como esse é um tema difícil de ser enfrentado. Mas preferimos confiar. Como todos sabem, não votei nela, e sim em Marina Silva. Mas disse de público que, no segundo turno, preferia que Dilma ganhasse. E gostei mais dela como presidente do que como candidata. Honra-me que ela tenha vontade de conversar comigo. Quando ela tiver um tempo calmo e puder me convidar, eu voltarei ao Alvorada: a coisa mais bonita da entrevista que ela te deu foi a história da filha de Obama dizer que esse palácio é ‘a coisa mais bonita’ que ela já viu. Que Dilma tenha se emocionado com isso, destacado isso para contar na entrevista, nos enche de esperanças."
Mariana Ximenes
Fala, Mari: "Fiquei lisonjeada de ter sido citada no jantar da presidente.
"Sobre a deliciosa entrevista, além da faxina, que me parece ter o apoio unânime da sociedade, fiquei muito feliz em ver a presidente falar que acredita na convivência dos contrários, na união e não fragmentação. Fiquei com muita vontade de tomar um café com ela para falar de Caetanos, Chicos, Mônicas, novelas, teatros..."
Chico Buarque
Chico Buarque fez jus à fama de gênio: foi no meu ego. Procurado, declarou-se leitor fiel desta coluna e de todas as outras bobagens que escrevo no jornal. Fiquei tão emocionado que me esqueci de perguntar sobre a entrevista da Dilma.
Ricardo Tozzi
"Muito bom saber que eu, através do Douglas, consigo divertir a nossa presidente."

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...