Total de visualizações de página

terça-feira, julho 26, 2011

Hemopa convoca doadores de sangue em geral

A Fundação Hemopa volta a convocar os doadores de sangue do Estado, especialmente dos tipos O Negativo e O Positivo. O novo apelo leva em consideração que a rede hospitalar já está enfrentando dificuldades para atender seus pacientes, já que o estoque de sangue está cada vez mais reduzido, devido ao período do veraneio, quando o comparecimento de doadores na sede do hemocentro reduz em torno de 30%. As doações deverão suprir as necessidades de pacientes internados em mais de 200 hospitais conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS), entre eles, grandes emergências, maternidades e UTI´s.
A diminuição do número de coletas de bolsas de sangue está sendo registrada desde o início deste mês com a chegada das férias escolares, quando boa parte da população se desloca da capital. Nem mesmo a campanha de incentivo à doação do veraneio “Verão também é estação do calor humano. Doe sangue”,  atingiu a meta de 300 coletas/dia.
A gerência de Captação de Doadores (Gecad) vem intensificando ações com a coletas externas em parcerias com instituições públicas e privadas. Para a titular do serviço, a assistente social Juciara Farias, a dificuldade na captação de doadores no mês de julho esbarra no esvaziamento de Belém. “As dificuldades são grandes, mas nossa determinação em manter o estoque é bem maior”, ressaltou, lançando convite aos que ficaram em Belém para reforçar o estoque de sangue para atendimento da rede hospitalar. Ela garantiu que a doação de sangue não dói, não vicia e não impede diversão.
A partir de agosto o Hemopa ampliará o horário da coleta de sangue aos sábados que passará de 7h30 às 12h30 para até às 17h. A assistente social também está apostando na Portaria nº 1.353, do Ministério da Saúde (MS), publicada em junho, que estabeleceu o novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos, que ampliou a faixa etária para doação de sangue de 16 até  68 anos. Com essa medida o MS acredita que aproximadamente 14 milhões de brasileiros sejam incentivados a serem doadores em potencial.
Quem pode doar sangue: Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 quilos é um doador em potencial. O candidato deve estar bem alimentado. É necessário apresentar documento oficial original e com foto. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado.
Serviço:O Hemopa espera por você na Tv. Pe. Eutíquio, 2109. Funcionamento para coleta: de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados de 7h30 às 12h30. Maiores informações pelo fone: 08002808118.
Vera Rojas - Ascom Hemopa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...