Total de visualizações de página

domingo, julho 31, 2011

EUA: líder democrata do Senado aceita acordo da dívida (porta-voz)

(AFP)

WASHINGTON — O líder da maioria democrata do Senado dos Estados Unidos, Harry Reid, apoia um acordo emergente para evitar um desastroso default, pendente de apoio das bases do partido, disse seu porta-voz neste domingo.
"O senador Reid aceitou um acordo sobre o teto da dívida, pendente de aprovação do bloco", disse Adam Jentleson em comunicado, enquanto a Casa Branca e os líderes parlamentares se apressam para chegar a um consenso antes da data limite de terça-feira.
O anúncio de Reid, amplamente esperado, o tornou no primeiro dos quatro principais líderes do Congresso a apoiar formalmente um rascunho desenhado pelo presidente Barack Obama e seus principais aliados democratas e adversários republicanos.
A Casa Branca e os parlamentares buscavam um acordo que permitisse elevar o teto de 14,3 trilhões de dólares da dívida dos Estados Unidos acompanhado de fortes cortes de gastos para conter o galopante déficit orçamentário do país.
A economia americana alcançou seu limite de endividamento em 16 de maio e usou ajustes de contabilidade, assim como receitas fiscais mais altas que o previsto, para seguir operando normalmente, mas só pode continuar dessa forma até a meia-noite de terça-feira.
Líderes empresariais e financeiros advertiram que o não cumprimento dos pagamentos se traduziria em consequências catastróficas para a frágil economia americana, que ainda luta com um persistente desemprego de 9,2% na esteira da crise global de 2008.
Sem o acordo, o governo dos Estados Unidos deverá cortar estimados 40 centavos de cada dólar que gastar, obrigando-o a tomar duras decisões entre elas abandonar ou cortar programas como os que dão ajuda aos pobres, aos inválidos e aos idosos.
Qualquer acordo ainda deverá superar as divisões no Senado, liderado pelos democratas, e a Câmara dos Representantes, onde os conservadores próximos ao movimento do Tea Party pediram um corte draconiano, enquanto os liberais democratas prometeram proteger a rede de segurança social do país.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...