Total de visualizações de página

quinta-feira, julho 28, 2011

Barraqueiros participam de Gincana Ecológica em Ajuruteua

Bragança, município do nordeste paraense, recebeu durante esta semana a Gincana Ecológica do Projeto "Ação Verão 2011" da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). A programação teve como principal atividade a arrecadação de material reciclável por barraca, bares e pousadas da praia. Cada participante ficou encarregado de separar o lixo e de limpar a frente de seu estabelecimento.
Auricélia Nascimento, proprietária da pousada Sabor do Beijo, conseguiu arrecadar 23 sacos cheios de material reciclável e foi a vencedora da Gincana Ecológica. “Achei a ideia fantástica. Isso incentiva tanto os empreendedores locais quanto a clientela a deixar tudo limpo. Foi uma competição saudável, disputada com muito empenho e nobreza”, disse.
Auricélia recebeu três cestas básicas e distribuiu a seus funcionários, segundo ela, grandes contribuidores da gincana. A segunda classificada, Maria de Nazaré Bandeira, dona da pousada Beiradão e organizadora da gincana, não se abalou com a segunda posição. “Como pertenço à terceira idade, uma faixa etária esquecida, fiquei feliz só pelo fato da Sema ter me envolvido nesse trabalho. Mas prometo que ano que vem serei a vencedora”, brincou.
Ao todo, foram arrecadados 30 sacos com latinhas de alumínio e garrafa pet que, reunidos, assustaram os veranistas que passaram pelo local. “Isso tudo estava na praia?”, perguntou Michelle dos Anjos, administradora, ao passar diante do “Memorial do lixo”, uma técnica utilizada para despertar reflexão nos frequentadores da praia.
As oficinas destinadas às crianças também chamaram a atenção. Karla Moura, pedagoga, levou a filha Yasmin até a barraca da Sema. “A ideia de conscientizar a garotada aqui, na praia, é bem menos teórica. Quem está aqui vê o lixo e não quer conviver com ele. Por uma questão até de conforto próprio, passa a limpar a praia”, disse. O marido de Karla, também pedagogo, concordou: “se não houver essa conscientização, brevemente não teremos mais nem praia, somente um lixão a céu aberto”, alarmou.
Todo o material reciclável arrecadado, tanto na dinâmica Troca Consciente, quanto na Gincana Ecológica, foi destinado à Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável dos Caetés (Coomarca). Éberson de Lima, responsável pela coleta e representante da Coomarca, agradeceu a arrecadação. “Com esse material, a Sema ajudará muita gente que vive de catar lixo. Ajudará também os veranistas, que querem uma praia limpa”, disse.
Ascom Sema

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...