Total de visualizações de página

quinta-feira, julho 28, 2011

Expo Marajó retomará modalidades esportivas típicas da região

Valorizar a cultura marajoara e aliar a produção agropecuária ao turismo são os principais objetivos da Exposição Agropecuária do Marajó e do Búfalo Fest, eventos destinados a divulgar o potencial da produção agrícola e da pecuária do Arquipélago do Marajó. Integrantes da comissão organizadora dos eventos se reuniram na quarta-feira (27) com o secretário de Estado de Agricultura, Hildegardo Nunes, para definir a programação da feira.
A programação prevê a volta da corrida rústica do cavalo marajoara, que sai de Cachoeira do Arari para Soure, em dois dias de competição. Haverá também corrida de búfalo, basquete de cavalo, rodeio, concursos, teatro e luta marajoaras, além da gincana escolar, que atrairá a atenção dos jovens para a feira.
A Expo Marajó é realizada há 47 anos, e há três acontece junto com o Búfalo Fest. Os eventos serão o centro das atenções na região, no período de 23 a 30 de outubro, no Parque de Exposições Irval Lobato, no município de Soure.
Capacitação - A novidade será a programação técnica, com a oferta de cursos, como Boas Práticas Agrícolas, Manipulação de Alimentos, e Informática e Saúde, ministrados por equipes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Está prevista também uma ação de cidadania, para emissão de documentos e outros serviços à comunidade.
Hildegardo Nunes disse que a Sagri pretende estimular a criação de pequenos animais, a fim de garantir uma fonte de renda alternativa para produtores familiares. Será montado um espaço para comercialização de porcos, carneiros, cabras e aves, que serão oferecidos pela Secretaria, obedecendo aos padrões sanitários recomendados pela Agência de Defesa Agropecuária (Adepará).
O queijo do Marajó, que passa pelo processo de padronização, é um dos temas da exposição. O produto, feito ainda de forma artesanal a partir do leite de búfala, é muito apreciado na culinária regional, na composição de pratos que serão colocados para degustação durante a Feira Agropecuária.
Leni Sampaio – Sagri

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...