Total de visualizações de página

quinta-feira, julho 28, 2011

Uepa aprova Mestrado Profissional de Ensino em Saúde

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) confirma sua expertise em formar profissionais da área da saúde e acaba da aprovar, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, o Mestrado Profissional de Ensino em Saúde na Amazônia. Este é o quinto curso de pós-graduação Stricto Sensu que será ofertado exclusivamente pela Universidade. A proposta, analisada e recomendada entre os dias 19 e 20 deste mês, durante a 127ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), em Brasília, foi divulgada na última segunda-feira, 25, no site da Capes.
Segundo a coordenadora do Curso, Márcia Bitar, no início deste segundo semestre, o corpo docente do Mestrado vai se reunir para, entre outras decisões, definir questões referentes ao edital, que deve ser publicado em setembro deste ano. Ela adianta que serão ofertadas 20 vagas, sendo 12 para a linha de pesquisa ‘Fundamentos e Metodologias em Ensino na Saúde na Amazônia’ e o restante para a linha ‘Gestão e Planejamento em Ensino na Saúde na Amazônia’.
O Mestrado irá oferecer qualificação aos profissionais de saúde que atuam como professores em cursos da área nas Instituições de Ensino Superior do Estado ou como tutores nos campos de estágios, incluindo o Estágio Rural. É destinado ainda aos que atuam como preceptores das residências dos hospitais regionais públicos do Pará, além daqueles que exercem atividades de gestão acadêmica e processos pedagógicos em Unidades de Saúde, hospitais e ambulatórios, entre outros. “A principal importância deste mestrado é a possibilidade de formação qualificada de profissionais da saúde que atuam na área de educação nos órgãos públicos de saúde do estado”, afirma Márcia.
Já o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uepa, Jofre Jacob, explica quea aprovação do Mestrado Ensino em Saúde na Amazônia tem um papel importante na diminuição das desigualdades nacionais, regionais e intrarregionais, pois a Região Amazônica só tem 4% dos mestrados e doutorados de todo o Brasil, bastante díspare da realidade do sudeste que possui mais de 50% desses cursos. Segundo ele, “no Pará temos atualmente só cerca de 1.4% de cursos de pós-graduação stricto sensu do Brasil. Nos Mestrados profissionais a situação é ainda mais dispar, pois até a última avaliação trienal da Capes só existiam sete cursos em toda a Região Norte, sendo dois no Pará.”
Jacob explica, ainda, que a aprovação de mais este mestrado, o quinto em dois anos de gestão, é resultado da ação articulada da Gestão Superior com as competências instaladas do seu corpo docente e técnico. “A Uepa tem investido fortemente com recursos próprios na capacitação de seus servidores, na renovação de seu corpo docente e técnico-administrativo através de concursos públicos e na infraestrutura de pesquisa nos últimos dois anos de gestão, assim como tem realizado as articulações com os órgãos de avaliação, demonstrando o interesse e o crescimento da instituição”, enumera o pró-reitor.
Para a reitora Marília Brasil Xavier, este Mestrado Profissional representa um salto nas conquistas que solidificam o tripé acadêmico ensino, pesquisa e extensão, na universidade. “Ao assumirmos a gestão tínhamos apenas um mestrado acadêmico. Em dois anos aprovamos quatro mestrados acadêmicos e agora mais um profissional, na área de ensino médico. Tal conquista é resultado de uma nova forma de planejar e executar o projeto de universidade que a comunidade acadêmica aprovou e o Pará anseia. Essas conquistas só são realizadas graças ao empenho, dedicação e competência de docentes e técnicos da Uepa”, afirmou Marília.
Ize Sena - Ascom/Uepa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...