Já estão abertas aos grupos de teatro, dança, músicos e artistas que queiram divulgar sua arte, as pautas do Teatro Margarida Schivasappa, gerenciado pela Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, referentes ao segundo semestre de 2011. Inaugurado em 1986, o Teatro é um espaço importantíssimo na difusão da cultura paraense, promovendo a música e as artes cênicas por meio de projetos como o "1/4 de música".
O nome escolhido para o espaço é uma homenagem à cantora, professora e folclorista Margarida Schivasappa, diplomada no Conservatório Nacional de Canto Orfeônico. A cantora estudou com Heitor Villa-Lobos e exerceu o cargo de secretária de Educação do Pará. Criou o Teatro do Estudante do Pará, o Norte Teatro Escola do Pará e o Grupo Experimental de Teatro do Pará.
“O Schivasappa marcou os melhores momentos da minha carreira, inclusive meu primeiro show em um teatro foi lá”, revela Lia Sophia. A cantora acredita que o espaço acolhe muito bem os artistas. Segundo ela, a acústica e a estrutura do Teatro são algumas das características responsáveis por fazer com que os shows apresentados no local sejam especiais.
Estrutura - A qualidade do Teatro não é expressa só em emoções, mas também em números. A sala de espetáculos conta com 524 poltronas numeradas, dois camarotes com 10 lugares cada, totalizando 544 lugares. O palco é de estilo italiano, estrutura que permite aos espectadores ficarem sentados completamente de frente para as apresentações.
“Quando me apresentei pela primeira vez no Schivasappa vivi uma sensação maravilhosa. Eu estava começando a atuar e me senti efetivamente em um grande palco. É um nervosismo a mais, muito bom”, conta o ator Leandro Oliveira. Ele afirma que o espaço é extremamente confortável, o que abrilhanta a participação do artista dentro do espetáculo e garante a satisfação do público que o prestigia.
Segundo o gerente do espaço, Fernando Dako, a procura por pautas no Margarida é intensa o ano todo. “É importante dizer que o Teatro busca produções que promovam a cultura”, enfatiza. Os artistas interessados em pleitear um espaço precisam preparar um pequeno projeto e encaminhar o material à Gerência do Teatro Margarida Schivasappa, que fica no subsolo do prédio do Centur.
Hélio Granado - Ascom/FCPTN
Nenhum comentário:
Postar um comentário