Total de visualizações de página

segunda-feira, julho 25, 2011

Terminam em 30 de julho inscrições ao concurso sobre aleitamento

Mães que amamentam ou que já amamentaram poderão compartilhar suas histórias em fotos, vídeos ou textos, participando do concurso "Conte sua história de amamentação", promovido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), para divulgar a Semana Mundial de Aleitamento Materno. O evento acontecerá entre 1º e 7 de agosto, com o tema "Comunique-se! Amamentação: uma experiência em 3D".
As inscrições terminam em 30 de julho próximo. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Sespa (www.sespa.pa.gov.br) e nos postos de coleta: Unidade de Referência Materno Infantil e Adolescente (Uremia), Unidade Básica de Saúde da Pedreira, Unidade Básica de Saúde do Marco e Banco de Leite Humano da Santa Casa.
A inscrição é gratuita. As interessadas devem apenas assinar o formulário e entregar nos postos de coleta, ou enviar pelo site. O regulamento visa uniformizar a apresentação das histórias e estabelecer critérios para a respectiva elaboração, entrega e julgamento, além de definir a premiação das melhores classificações, em cada uma das três formas de participação: redação ou relato, vídeo e fotografia de amamentação.
O tema deste ano atende a uma orientação da Word Alliance for Breastfeeding (Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno - Waba), para que para as semanas de aleitamento, em todo o planeta, busquem as redes sociais - como facebook, orkut e twitter -para disseminar informações, mensagens de apoio e adesão à campanha de incentivo à amamentação. "Isso é uma tendência virtual e, desta vez, vamos além das dimensões de tempo e lugar, da gravidez ao desmame, entre a casa e a comunidade, para ampliar nossos horizontes e aproveitar os novos meios de comunicação", explica Helio Franco, secretário de Estado de Saúde Pública.
Regulamento - Os organizadores do concurso ressaltam que as participantes devem declarar conhecer e concordar com o regulamento, no que se refere aos direitos autorais, já que nenhuma redação será devolvida e nenhum pagamento será devido às autoras, e nem reclamado por elas, pais ou responsáveis, sob qualquer pretexto. A mesma determinação se aplica aos respectivos direitos de reprodução e divulgação integral e/ou parcial das informações contidas nos textos, vídeos ou fotos, mediante a citação de autoria, seja em jornais, televisão ou internet, assim como a eventual divulgação de voz e imagem. "É importante lembrar que qualquer forma de participação no concurso deve levar em conta a importância de amamentar o bebê. E a participação pela internet reforça a orientação da Waba", esclarece Helio Franco.
Entre os critérios de apresentação, as redações ou relatos poderão ser digitados em formato “doc”, em arquivo Word, com utilização de fonte Arial 12, com margens de 2,5 cm. Também podem ser manuscritas, em no máximo duas folhas de papel A-4. A redação deverá ser clara e objetiva, com introdução, desenvolvimento e conclusão, ou ensinamentos sobre amamentação.
Os vídeos devem ter duração de no máximo três minutos ou até três megas. As fotos enviadas pelo site no momento da inscrição deverão ter imagem nítida e resolução de 640 x 480 mega pixels ou 2048 x 1536 pixels. Para as fotos entregues nos postos de coleta são exigidos formato 20x25 e imagem nítida, em cor ou preto e branco. O critério principal será a imagem da mãe e do bebê amamentando ou da mãe e do bebê, e ausência de imagens de bicos, chupetas ou mamadeiras, assim como leites industrializados.
A comissão organizadora do concurso é composta por servidores da Sespa, voluntários da Associação Amigos da Amamentação (Amemen) e do Grupo Ishtar - Espaço para Gestantes, de Belém, além do Corpo de Bombeiros, Fundação Santa Casa de Misericórdia, Sociedade Paraense de Pediatria, Universidade da Amazônia (Unama), Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Prefeitura de Belém.
O resultado será divulgado no dia 2 de agosto de 2011, durante a abertura da Semana Mundial da Amamentação, que acontecerá no auditório da Santa Casa de Misericórdia, das 15 às 19h. Quaisquer despesas efetuadas pelas mães residentes no interior, ou mesmo em Belém, para participar do concurso, serão de inteira responsabilidade das interessadas.
A redação vencedora será publicada em locais de ampla divulgação e no site da Sespa. As fotos inscritas serão expostas durante a Semana Mundial, desde que atendam aos critérios constantes do regulamento. Todos os vídeos inscritos, que atenderem ao regulamento, farão parte de um documentário, exibido no encerramento da Semana, no Cinema Olympia, e posteriormente usado pelas instituições organizadoras do concurso como vídeo educativo.
Programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno em Belém
Dia 02/08
Abertura às15h, no auditório da Santa Casa, com a apresentação do tema da campanha e de vídeos com quatro relatos de mães.
Exposição de fotos: "Amamentação - Fatos e Fotos". 
Visita informativa: "Amamentação: Vantagens e Dificuldades", na Maternidade Saúde da Criança, das 8 às 12h e das 14 às 18h
Dia 03/08
Sessões de vídeo sobre amamentação, das 09 às 10h, no auditório da Unidade de Ensino Assistência de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (UEAFTO) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Campus Almirante Barroso.
Exposição de fotos: "Amamentação - Fatos e Fotos", no Espaço Maternar, no mesmo campus, das 8 às 18h
Visita informativa: "Amamentação: Vantagens e Dificuldades", na Clínica do Bebê, das 8 às 12h e das 14 às 18h
Dia 04/08
Entrega da placa "Hospital Amigo da Criança" ao Hospital Anita Gerosa, a partir das 09h
Exposição de fotos: "Amamentação - Fatos e Fotos", nas Unidades Básicas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), das 8 às 18h
Visita informativa: "Amamentação: Vantagens e Dificuldades", no Hospital Dom Luiz I, das 8 às 12h e das 14 às 18h
Dia 05/08
Encerramento da Semana Mundial de Aleitamento Materno no Cinema Olympia, das 09 às 12h, com exposição de fotos: "Amamentação - Fatos e Fotos", das 10 às 22h. Paralelamente acontecerá a visita informativa "Amamentação: Vantagens e Dificuldades" na Maternidade do Povo, entre 8 e 18h

Mozart Lira – Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...