Total de visualizações de página

sexta-feira, julho 08, 2011

Pará leva a força da Amazônia para o Salão do Turismo, em São Paulo

Nada encanta mais um turista no Pará e na Amazônia do que o contato direto com as manifestações culturais, as delícias gastronômicas, a riqueza da natureza e do patrimônio histórico e, claro, a receptividade do povo paraense. Entre os dias 13 e 17 deste mês os cerca de 100 mil participantes do 6º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil vão ter a oportunidade de conhecer um pouco desse Pará, em exposição em um estande que reproduz a Estação das Docas e nos demais espaços promocionais do Salão: Feira de Roteiros, Vitrine Brasil, Área de Comercialização, Núcleo de Conhecimento e Rodada de Negócios.
Nos diversos espaços a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), que coordena a participação institucional do Pará no evento, vai apresentar os principais roteiros turísticos do Estado, que integram os pólos Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu. Os três principais roteiros que vão ser disponibilizados são o "Belém, Cultura, Fé e Natureza", o "Tapajós, Amazônia, Selva e História" e o "Amazônia do Marajó".  O Círio de Nazaré, Ver-o-Peso, Complexo Feliz Lusitânia, em Belém; Alter-do-Chão em Santarém e a força da cultura e da natureza do Marajó são apenas alguns dos atrativos que a equipe que representa o Pará apresenta aos visitantes, agentes de turismo e operadores.
Vitrine Brasil
Queijo do Marajó, licores, bombons e biscoitos de cupuaçu, bacuri e castanha do Pará são algumas das delícias que poderão ser degustadas no estande da Paratur, onde também será distribuído, literalmente, o cheiro do Pará em sachês. O Espaço Gastronômico é uma opção à parte, onde cada região do Brasil vai apresentar seus sabores.
O Pará vai dar um verdadeiro show de carimbó, com apresentações do Grupo de Carimbó Municipal “Os Andirás”, de Curuçá, município do polo Amazônia Atlântica e do Grupo de Tradições Marajoara Cruzeirinho. São mais de 20 artistas mostrando a força da cultura do Pará.
O carimbó é considerado uma das principais manifestações culturais do Estado do Pará. Sua origem não é bem definida, mas acredita-se que os índios mundurucus tenham sido os seus criadores, porém, como diversas outras manifestações culturais brasileiras, miscigenou-se e recebeu outras influências, como a dos portugueses e a dos negros africanos. O próprio batuque do seu ritmo e o movimento cadenciado de sua dança são representativos dos negros e do povo europeu, especificamente dos portugueses, provavelmente herdou os movimentos de braços e os rodopios. Em suas várias nuances envolve música, dança e ritmo e se constitui numa das principais formas de representação do nativo paraense. Os instrumentos que ecoam esse ritmo contagiante são o curimbó, banjo, maracás, mileiro, clarinete sax.
No Núcleo de Conhecimento o Pará também vai estar em evidência, com palestra do empresário Carlos Freire, membro da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), apresentando a temática "Turismo Sustentável e Infância" e as ações preventivas à exploração sexual de crianças e adolescentes. A Paratur, através do Núcleo de Registro e Qualidade (NRQ), vai apresentar a palestra Responsabilidade Social e Ética no Turismo. Será proferida por Clélia Rosely Coroa, no auditório do Espaço do Profissional, dia 13, às 18 horas. Rosely vai falar das estratégias da Paratur na prevenção dessa violação de direitos nos 144 municípios paraenses através do TSI. Também falará sobre a missão do Pará na execução do Cadastur, cadastro obrigatório dos prestadores e empresas de serviços turísticos.
Área de Comercialização
O projeto Tour da Experiência, desenvolvido pelo Sebrae, será o destaque do Pará na Área de Comercialização. Angel Eventos, Famíglia Sicília, Eco Pousada Miriti, Vitória Régia são algumas das empresas de turismo que vão estar na Área de Comercialização do evento. Neste espaço os empresários colocam na vitrine para agentes de viagens, operadores, guias e demais agenciadores os principais produtos do Pará. Fazem parte desses produtos Belém, Santarém, Alter-do-Chão, Marajó, Salinas, e tantos outros.
A novidade desta sexta edição do Salão do Turismo na Rodada de Negócios, encontro entre profissionais do trade, é o espaço aberto para dois segmentos importantes: o de turismo náutico e o LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Transgêneros e Travestis), que aos poucos se fortalecem no Pará. Santarem Tour, Amazon Star Turismo, Rumo Norte Expedições, Viagens e Turismo estão inscritas pela Paratur para representar o turismo náutico. Elas atuam na exploração das inúmeras opções de se fazer turismo aproveitando os rios e mar da Amazônia paraense. A Boeing Viagens e Turismo e a Porto Belo Viagens e Turismo foram inscritas para representar um dos segmentos que mais cresce no Brasil, o turismo LGBT, principalmente depois que Belém entrou no circuito das paradas. O segmento já movimnta R$ US$ 100 bilhões ao ano, segundo o Ministério do Turismo (MTUR), que recentemente fechou parceria com a Associação Brasileira de Turismo GLS (Abrat-GLS).
Como órgão oficial de turismo do Pará, a Paratur desenvolve ações para promover os destinos turísticos do Estado junto a centros emissores nacionais e internacionais. Como uma de suas ações promocionais, a Paratur disponibiliza apoio técnico e financeiro aos principais eventos turísticos dos municípios do Pará.
Serviço
Salão do Turismo
Data: 13 a 17 de julho de 2011
Local: Macro Região Norte – Estande do Pará - Pavilhão de Exposições do Anhembi –São Paulo (SP).
Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo/SP
Informações: Gerência de Comunicação da Paratur +
55 (91)  8360-0506 - PARATUR - FUNCIONAL
+  55 (91) 3223-8193 - PARATUR - FIXO
+ 55 (91) - 8842-8129e
-mail: paraturgecv@gmal.com
Benigna Soares - Ascom Paratur

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...