Total de visualizações de página

quinta-feira, março 29, 2012

Cozinha Amazônia mostra gastronomia e cultura da Região Norte



Estreia nesta sexta-feira, 30, às 19 horas, na TV Cultura do Pará, o programa Cozinha Amazônia, que traz receitas variadas, dicas para quem quer praticidade na cozinha e curiosidades da culinária regional. O acrro-chefe da produção, como não podia deixar de ser, é a rica e exótica gastronomia paraense, que será apresentada por chefs como Ofir Oliveira, Felipe Gemaque (A Casa do Chef), Solange Saboia e Ilca Carmo (Santa Chicória) e Arturzão (Rock'n Roll Circus).
Segundo a diretora do Cozinha Amazônia, Paloma Andrade, o programa já nasce com a marca paraense, “tanto que o nome (Cozinha Amazônia) foi escolhido pelo público, em uma votação feita no Portal Cultura”, frisou. Segundo ela, o programa é uma inovação no Estado, já que não há nenhuma produção local específica nesta área. “A proposta é reforçar essa cultura do comer bem, que é muito forte aqui no nosso estado, reforçando a importância dos nossos ingredientes”, pontuou.
Além de destacar a culinária da região, o programa também vai revelar curiosidades gastronômicas locais, como o hábito tipicamente paraense de tomar tacacá à tarde, com o sol a pino. “Podemos mostrar uma receita inspirada no município de Bragança, mas não vamos focar só a receita, vamos mostrar também o que é a marujada e que influências essa manifestação cultural trouxe para a gastronomia da região. Então, cultura e gastronomia estarão intimamente ligadas”, adianta Paloma.
O Cozinha Amazônia, além de valorizar os nossos condimentos, vai mostrar como a culinária amazônica, e a paraense em particular, dialoga com outras culturas contemporâneas. “Nós temos diversos chefs que fizeram cursos na França, por exemplo, e vamos mostrar de que forma eles adaptam os conhecimentos que trouxeram de fora aos hábitos alimentares do paraense, aos componentes culinários da região, que incluem uma grande variedades de ingredientes”, explica a diretora. O programa não terá um apresentador específico. Os chefs vão se revesar na apresentação e vão chamar as matérias especiais que integram cada edição do programa.
Serviço:

Cozinha Amazônia
Estreia dia 30, às 19h, na TV Cultura do Pará. O progrma vai ao ar quinzenalmente, às sextas-feiras.
Direção: Paloma Andrade
Produção e Reportagem: Lara Lajes e Ana Paula Andrade
Edição: Paloma Andrade/Lara Lajes e Ana Paula Andrade

Texto:
Ronaldo Quadros-Funtelpa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...