Nesta quinta-feira, 29, a proposta final do grande projeto
de mobilidade urbana que será implantado pelo Governo do Estado e prefeitura de
Belém na capital paraense será apresentada para os representantes do Ministério
das Cidades e Ministério do Planejamento, em Belém. A reunião está prevista
para ser realizada às 15h, no Centro Integrado de Governo (CIG) e terá
continuidade na sexta-feira (30).
Nesses encontros também serão definidos os repasses de
verbas para a implantação dos projetos no Pará, através do PAC Mobilidade, o
Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal. “O Governo do Estado
já conta com a disponibilização dos recursos da Jica (agência japonesa de
cooperação internacional)”, informou a diretora executiva do Núcleo de
Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), Marilena Mácola Marques.
O acordo que pôs fim ao impasse entre os projetos Ação
Metrópole e Bus Rapid Transit (BRT) tocados pelo Governo do Pará e Prefeitura
de Belém na capital paraense, respectivamente, foi selado durante reunião na
tarde desta quarta-feira (28), entre as equipes técnicas dos governos municipal
e estadual para ajustar pontos técnicos relativos aos projetos. A reunião foi
realizada no Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), ligado
à Secretaria Especial de Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento
Sustentável (Seinfra), responsável pela implementação do Ação Metrópole.
Ficou acordado entre as equipes técnicas que a melhor
solução para a Região Metropolitana de Belém (RMB) será a execução integrada
dos projetos, ficando sob responsabilidade do Governo do Estado o trecho da
Rodovia BR-316, da saída do município de Marituba até o Entroncamento. A
execução das obras na avenida Augusto Montenegro, desde o centro de Icoaraci,
passando pela Almirante Barroso até o Ver-o-Peso, será de responsabilidade da
prefeitura. Este acordo será selado através de um Termo de Compromisso, que
será firmado entre Governo e prefeitura, para consolidar o que foi negociado
nas reuniões.
“Após o acordo firmado entre o governador e o prefeito nós
estamos analisando o projeto para que este possua todas as características de
implantação e um Sistema BRT, um projeto de infraestrutura que contempla
canaletas, faixas preferenciais, pontos de paradas, permissão de ultrapassagem
dos ônibus nas canaletas, localização das estações de integração no interior
das canaletas, entre outros detalhes para que o projeto tenha todas as
características de um Sistema BRT. Assim, hoje analisamos essas
compatibilidades”, informou Marilena Mácola Marques.
Ela explica que o Ação Metrópole possui todas as
características e princípios necessários a um Sistema BRT, que contempla um
estudo detalhado e minucioso da localização dos terminais de integração, da
localização das estações de integração, de pontos de parada, permissão de
ultrapassagem dentro das canaletas, embarque em nível dos passageiros, entre
outros que compõem o sistema de Bus Rapid Transit, pois se não houver todas as
características, pondera Marilena, o sistema não pode ser considerado um BRT.
No último dia 26, o governador Simão Jatene e o prefeito
Duciomar Costa reuniram-se para solucionar o impasse em torno dos projetos, que
convergiam em uma sobreposição no trecho da avenida Almirante Barroso, quando
fecharam parceria para a implantação do sistema de BRT. O diretor geral do
NGTM, César Meira, disse que essa foi a solução encontrada passar resolver a
questão em torno do impasse. “Governo e prefeitura estão empenhados em para
implantar o melhor projeto não apenas para a população de Belém, mas da região
metropolitana. É nessa linha que estamos trabalhando para que possamos
apresentar a melhor solução e a que deve ser implantada”, concluiu Meira.
Também participaram da reunião Paulo Ribeiro, diretor de Planejamento; Cláudio
Conde, diretor de Obras e pela prefeitura Sueli Pinheiro.
A primeira etapa do Projeto Ação Metrópole foi finalizada
com a construção da avenida Centenário Assembleia de Deus e do elevado Daniel
Berg. A segunda fase contempla a implantação do prolongamento da avenida João
Paulo II, no trecho compreendido entre a passagem Mariano e a rodovia Mário
Covas, uma obra de cerca de 3.800 metros e que também será uma segunda opção de
entrada e saída da capital paraense, que hoje conta apenas com a rodovia BR-316
e a implantação do Sistema BRT (Bus Rapid Transit).
Texto:
Manuela Viana-Ação Metrópole
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