Total de visualizações de página

quinta-feira, março 29, 2012

População de Breves já espera os serviços da Caravana Pro Paz



As equipes da Caravana Pro Paz Cidadania Presença Viva desembarcaram nesta quarta feira (28) no município de Breves, o oitavo contemplado com a ação, que vai oferecer durante cinco dias atendimentos nas áreas de saúde, cidadania e cultura à população local. As ações começam às 8h desta quinta-feira (29), e serão concentradas na Avenida Rio Branco, onde estão estacionadas as unidades móveis, e na Escola Santo Agostinho, onde serão oferecidos os serviços de emissão de documentos.
Desde o início da manhã desta quarta-feira (28) diversas pessoas já começaram a se organizar em filas, para aguardar o atendimento. Onório de Sousa, 49 anos, chegou ao local onde acontecerá a ação às 10h, para conseguir uma consulta com o oftalmogista. “Eu perdi meus óculos há uns dois anos, e não tive condições para voltar ao médico. Vim cedo porque quero voltar para casa amanhã, enxergando tudo”, declarou.
Os trabalhos da coordenação da caravana começaram ainda na terça-feira (27), com a organização dos espaços para receber a estrutura da ação. Segundo Jorge Bittencourt, coordenador da Caravana Pro Paz, a expectativa é que sejam atendidas diariamente cerca de 6 mil pessoas. Além da população da sede do município, moradores da zona rural, ribeirinhos e de municípios próximos também devem usufruir dos serviços. “Recebemos a notícia que dois barcos grandes estão em deslocamento para a cidade de Breves. Algumas pessoas de outros municípios próximos também estão se antecipando”, informou.
Documento - Maria Araújo Góes, 24 anos, é moradora da zona rural de Breves. Ela é uma das primeiras pessoas na fila para a emissão da segunda via do registro civil, para a filha de 4 anos. O documento original se perdeu no alagamento de uma embarcação em que era transportada. “Já tentei tirar por aqui, mas é muito difícil, além de ser pago. Esse serviço de emissão de documentos vai beneficiar muita gente, porque em Breves é muito difícil tirar qualquer documento”, contou Maria.
Para atender a demanda serão distribuídas 600 senhas por dia, 200 a mais que nos municípios pelos quais a caravana passou. O quadro de servidores do serviço de identificação da Polícia Civil também foi ampliado para 20 pessoas, além de 30 voluntários. A área médica foi reforçada com mais dois especialistas e 150 voluntários, entre servidores municipais e do Estado.
No próximo domingo (31) famílias assistidas pelo projeto “Anjo da Guarda”, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), serão deslocadas para o local de atendimento em ônibus fretados, oferecido pela coordenação da caravana. “Nós vamos buscar essas famílias, que moram em um bairro carente de Breves, para que possam também usufruir do atendimento”, informou Jorge Bitencourt.
Melgaço – O balanço final da Caravana Pro Paz Cidadania Presença Viva em Melgaço apontou mais de 50 mil atendimentos, entre consultas médicas, serviços e procedimentos. Ao final da ação foram contabilizados quase 34 mil atendimentos e procedimentos nas clínicas médicas. Em oftalmologia, mais de 4.900 pessoas foram beneficiadas. 2.030 pessoas procuraram os serviços odontológicos e foram realizados também 622 testes rápidos de HIV, além de 226 eletrocardiogramas e 2.228 aferimentos de pressão arterial e dosagem glicêmica.
Uma das maiores demandas observadas pela coordenação da caravana foi na área de Pediatria. Segundo a coordenadora do Programa Presença Viva, Hebe Ripardo, a demanda em Melgaço foi de 150 crianças por dia. “A procura pela Pediatria foi muito grande, o que acaba indicando uma insuficiência nessa área no município. A cidade abriga programas de saúde, mas é preciso identificar porque não atende a demanda da população”, concluiu.

Texto:
Danielle Ferreira-Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...