Total de visualizações de página

segunda-feira, março 12, 2012

Árvores de Belém passam por vistoria e poda


 Semma retira galhos que prejudicam visualização de sinais de trânsito e iluminação pública

Engenheiros e técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Companhia de Transportes de Belém e da Celpa trabalharam na vistoria e poda de árvores localizadas na Avenida Generalíssimo Deodoro, no bairro de Nazaré.  O trânsito precisou ser desviado e a energia elétrica precisou ser desligada em todo o trecho entre Avenida Nazaré e João Balbi, para garantir a segurança dos mais de sessenta trabalhadores envolvidos na ação que durou toda a manhã deste sábado, 10.

De acordo com a diretora do Departamento de Poda da Semma, Arlena Moraes, as ações estão sendo realizadas em vários trechos da cidade. “Os engenheiros florestais estão fazendo vistorias, em seguida, as ações são programadas de acordo com a necessidade de cada área. As podas são realizadas durante a semana, porém, quando essa área é grande, a ação fica para o final de semana, já que é necessário fazer desligamento de energia e o desvio do trânsito”, explica Arlena. Segundo a diretora, o ideal é que as podas sejam feitas uma vez por ano.

Durante a ação foram retirados galhos de árvores que encobriam semáforos, placas de sinalização e luminárias para garantir melhor visibilidade e segurança para a população. Outra atenção especial foi dada à retirada de ‘Fícus bemjamira’, uma espécie de vegetação bastante comum na cidade, mas proibida pela Lei Municipal Nº 8596, de 2007, em logradouros municipais porque as raízes são agressivas e destroem calçadas e tubulações subterrâneas. “Muitas pessoas reclamam da retirada do fícus, pois não sabem o risco que essas árvores representam. Por isso, explicamos os riscos e mostramos a lei. Dessa maneira, contamos com a ajuda da população para não plantar essa espécie”, explica Arlena.

De acordo com levantamento da Semma, a capital paraense tem cerca de 120 mil árvores. Dessas, mais de 12 mil são mangueiras que precisam de atenção especial, principalmente no período de chuvas mais intensas. As vistorias possibilitam analisar a situação de cada uma, verificar a necessidade de poda de levantamento ou de rebaixamento, retiradas de ervas-de-passarinho, de galhos secos e comprometidos, para manter uma árvore saudável e reduzir riscos de quedas.

Serviço: A Semma realiza diariamente a manutenção nas árvores da cidade. Para solicitar a ação basta procurar o protocolo da secretaria e dar entrada no pedido. Mais informações: 3039-8100.
Endereço Semma: Travessa Quintino Bocaiuva, nº 2078. Entre a Rua Mundurucus e Avenida Gentil Bittencourt.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...