Total de visualizações de página

quinta-feira, março 29, 2012

Projeto Cinema Mudo traz o clássico 'Luzes da Cidade'


O Projeto Cinema Mudo, da Fundação Carlos Gomes, exibiu na última quarta-feira, 28, o clássico “Luzes da Cidade” (1931), uma das obras-primas de Charles Chaplin. Por cerca de 80 minutos o público acompanhou as peripécias do genial vagabundo pontuadas pelo talento do pianista Paulo José Campos de Melo, que executou a trilha sonora do filme ao vivo enquanto as cenas se passavam, ora acelerando os acordes, ora abaixando o tom, seguindo o enredo e dando o equilíbrio dramático necessário a cada cena.
Por determinação do Diretor “La Violetera”, o tema principal da florista (personagem) é o único obrigatório a ser executado, ficando o restante da trilha para criação do intérprete, que neste caso foi improvisado sobre temas da época e autores da Broadway, como Kurt Weil, Gershwin e compositores franceses como Camile Saint-Saens. Chaplin foi um dos primeiros diretores a criar filmes mais longos com roteiros elaborados e que ainda hoje se mantêm atuais. Artista completo, ele cuidava de tudo, desde o roteiro até a escolha do elenco, música, cenografia e geralmente representava o principal papel masculino dos seus filmes.
O público acompanhou atento a projeção do filme. A pequena Rafaela, levada pelos pais à Sala Ettore Bosio, da FCG, teve o primeiro contato com a obra de Chaplin e declarou-se encantada com o que viu. “Foi tudo muito lindo”, disse. Rosana Fernandes, embora já familiarizada com a obra, teceu elogios à técnica do pianista: “Ainda não tinha visto 'Luzes da Cidade' com a trilha ao vivo, e sendo ela longa é muito difícil acompanhar. Poucos músicos conseguiriam fazer isso tão bem!”
O Projeto Cinema Mudo vem sendo executado desde o ano passado, dentro de uma perspectiva de ampliação de plateia, inclusive, constituindo-se em uma das ações do Projeto Música e Cidadania, originalmente criado para descentralizar o ensino da música, com polos espalhados pela Região Metropolitana de Belém. A exibição integra a programação organizada pela Fundação Carlos Gomes para recepcionar os novos alunos e marca o início dos recitais de 2012.

Texto:
Maria Christina-FCG

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...