Total de visualizações de página

quinta-feira, março 29, 2012

Transparência e controle social são temas de conferência no Hangar



Começa nesta quinta-feira (29), no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, a 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social no Estado do Pará – Consocial Pará, etapa preparatória à 1ª Conferência Nacional. Cerca de mil pessoas participarão do evento, sendo 555 delegados municipais, com direito a voz e voto. A conferência será encerrada na sexta-feira (30).
O objetivo principal do Consocial Pará é promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para uma participação social mais efetiva e democrática.
As inscrições foram feitas pela internet e terminaramna segunda-feira (26), mas devido à grande procura foram oferecidas mais 150 vagas, como cadastro de reserva, em caso de desistência de algum participante.
A Consocial Pará discutirá as propostas aprovadas durante as Conferências Municipais já realizadas. Segundo o auditor Geral do Estado, Roberto Amoras, as 602 propostas resultantes das conferências municipais foram sistematizadas em 40. "Como são quatro eixos temáticos a serem discutidos, serão 10 propostas para cada eixo", explicou.  Ainda de acordo com Amoras, 20 propostas serão priorizadas e levadas à Conferência Nacional, que acontece no período de 18 a 20 de maio, em Brasília (DF).
Os quatro eixos temáticos da Consocial são a promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; os mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública, e atuação dos conselhos.

Texto:
Marcio Flexa-Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...