Total de visualizações de página

terça-feira, março 13, 2012

Polícia Civil e Bombeiros promovem curso de primeiros socorros em Icoaraci



O curso de primeiros socorros destinado a agentes comunitários, pilotos de mototáxi e comunidade, no distrito de Icoaraci, em Belém, começou nesta segunda-feira (12), numa promoção da Polícia Civil do Pará, por meio da Assessoria de Relações Interinstitucionais (Arin), e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM). As aulas serão realizadas na sede do Rotary Club, na Terceira Rua do distrito. As aulas serão teóricas e práticas, e oferecidas gratuitamente.
Cerca de 70 pessoas participaram da primeira aula do curso, que conta com instrutores do Corpo de Bombeiros. O objetivo do curso, explicou Waldenize Braga, titular da Arin, é capacitar membros das associações comunitárias e condutores de mototáxi que atuam em Icoaraci, para que prestem socorro em casos de convulsão, acidentes domésticos e paradas cardíacas até a chegada de uma ambulância. "Com o curso de capacitação, as pessoas vão aprender a lidar com uma situação de acidente e contribuirão para minimizar o risco de morte", informou.
De acordo com Waldenize Braga, a Polícia Civil firmou parceria com a equipe técnica do Corpo de Bombeiros, para prestar instruções à comunidade até o fim deste ano. O curso terá duração de uma semana, com encerramento na próxima sexta-feira (16), quando serão entregues os certificados aos alunos.
O próximo curso a ser promovido para capacitar a comunidade será o de Brigada de Incêndios, para atender aos bairros do Guamá e Terra Firme, a partir do próximo dia 09 de abril. A meta é capacitar as pessoas em prevenção de incêndios domiciliares, também com aulas teóricas e práticas. São oferecidas 30 vagas para o curso, 15 para cada bairro.
Segundo Waldenize Braga, os bairros foram escolhidos devido aos índices de incêndio e princípios de incêndio em residências registrados nos dois bairros pelo Corpo de Bombeiros Militar. Durante o curso, as pessoas aprenderão a manusear extintores de incêndio.
Outros bairros - O curso de primeiros-socorros será levado, ainda em 2012, ao bairro do Jurunas, em maio; em junho será a vez do Tapanã, no distrito de Icoaraci; em setembro, no bairro da Condor; em outubro, na Pratinha, e em novembro, no Benguí.
Já o curso de Brigada de Incêndios será realizado em agosto, no distrito de Outeiro, em Belém. A parceria conta com apoio do tenente-coronel Heliel Monteiro, diretor de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.
A Assessoria de Relações Interinstitucionais, também conhecida como Assessoria Comunitária, atua em ações voltadas ao relacionamento e à integração da Polícia Civil com outras instituições, órgãos públicos e privados, e com a comunidade em geral. A Arin também promove palestras e campanhas de esclarecimento das atividades desenvolvidas pela instituição e mantém cadastro de comunidades organizadas, além de planejar, coordenar e executar programas e projetos de ações para o exercício da cidadania.
Em janeiro deste ano, cinco pessoas foram beneficiadas com encaminhamento ao mercado de trabalho, nos bairros do Tenoné, Benguí e Terra Firme, e no município de Salinópolis, no nordeste do Estado. A atividade foi realizada em parceria com agentes de vigilância e órgãos públicos.

Texto:                                      

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...