Total de visualizações de página

segunda-feira, março 12, 2012

Sespa realiza primeiro Encontro de Regulação Neonatal



Com o objetivo de treinar e orientar profissionais de saúde para o atendimento do recém-nascido no Estado, o primeiro Encontro Estadual de Regulação Neonatal foi aberto nesta segunda-feira (12), no auditório da Fundação Santa Casa de Misericórdia, em Belém. A atividade é uma realização da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Diretoria de Desenvolvimento e Auditoria de Serviços de Saúde (DDASS).
Círia Pimentel, integrante do Comitê Gestor da Sespa, explica que o Encontro expõe em detalhes como funciona esse tipo de serviço, que é responsável pelas transferências dos recém-nascidos no Estado. “É um treinamento técnico, voltado pra quem está nos municípios, hospitais, servidores da Santa Casa, enfim, pelos que estão inseridos na administração de leitos. É de extrema importância porque ajuda a viabilizar a rapidez no atendimento aos pacientes, considerando as peculiaridades da extensão territorial do nosso Estado”.
Para Círia, a realização do encontro é vinculada a uma série de treinamentos que a Sespa tem feito desde março de 2011, no interior do Estado, com vistas ao aperfeiçoamento da aplicação do Sistema de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). “Na prática, nosso objetivo é facilitar a vida do paciente, de maneira que os profissionais estejam treinados por encontros como este, para agilizar o atendimento na rede pública de saúde”, explica. Além de Círia, abriram também o encontro a presidente da Santa Casa de Misericórdia, Eunice Begot, e a diretora do DDASS da Sespa, Debora Jares.
As orientações repassadas aos profissionais participantes do primeiro Encontro Estadual de Regulação Neonatal partem da Resolução Nº 147, de 20 de agosto de 2010, aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite, formada pela Sespa e pelo Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Pará (Cosems), que contém o Protocolo de Regulação dos Leitos Neonatais do Estado.
Pelo protocolo, os leitos neonatais disponíveis na rede são ofertados para atendimento dos recém nascidos dos municípios do Estado, levando em consideração a região de cobertura e os protocolos clínicos com classificação de prioridade. A rede contabiliza os leitos disponíveis nos serviços públicos, filantrópicos e privados conveniados e contratados ao SUS.
Durante o treinamento, os participantes tiveram acesso aprofundado a essas informações, além de assistir aos seguintes esclarecimentos pertinentes à temática do encontro. Pela manhã foram abordados temas como “Regulação de Acesso”, “Cadastramento de UTI e UCI” e “Dinâmica da Central de Regulação Neonatal”, com Joana Costa, Ivanilde Souza e Vânia Cecília, respectivamente, integrantes do DDASS da Sespa.
Pelo período da tarde, o encontro tem a participação da coordenadora estadual de Saúde da Criança, médica Ana Cristina Guzzo, que falará sobre “Rede Cegonha”. Na sequência virão “Fluxo do Sisreg”, com José Spinelli Filho, coordenador estadual do Sisreg, e “Pactuação de UTI/UCI Neonatal, com Fábio Leite, do DDASS da Sespa. A Regulação Estadual Neonatal da Sespa funciona de segunda a sexta-feira, de 7 às 19 horas, com plantonistas administrativos, além de três médicas neonatalogistas. No horário noturno tem plantão de 19 às 7 horas através do celular da Regulação. Informações pelos fones 4009-7438/ 7439 e 7405.

Texto:
Mozart Lira-Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...