Total de visualizações de página

domingo, julho 03, 2011

Cerest realiza o Encontro Estadual em Saúde do Trabalhador

Nos dias 4 e 5 de julho, o Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest) realiza, no hotel Beira Rio, em Belém, o II Encontro Estadual em Saúde do Trabalhador, com o objetivo de  avaliar, discutir e planejar as ações de implantação e implementação da Política de Saúde do Trabalhador no Estado.
A coordenadora do Cerest no Pará, Sonia Bahia, informa que alguns assuntos estarão em evidência durante o encontro, como os processos produtivos e impactos à saúde do trabalhador; as diretrizes da Política Nacional de Promoção à Saúde do Trabalhador do SUS para a implantação da Vigilância em Saúde do Trabalhador no SUS; o manual da Renast; o projeto de Lei da Política Estadual de Saúde do Trabalhador e a avaliação dos planos de ação dos Cerest's regionais.
Estão previstas as participações do secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco; de representante do Ministério da Saúde e dos Cerest's de Conceição do Araguaia), Santarém, Marabá e de Belém, além de representantes dos Conselhos de Saúde do Estado, dos Centros Regionais de Saúde e de membros da diretoria da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
No período do encontro, entrará também em debate a implantação da Política de Saúde do Trabalhador e a necessidade da construção do Planejamento de ações para o restante de 2011 e para o quadriênio 2012 - 2015, de forma integrada com os Cerest's regionais. Em outras palavras, serão discutidas questões que envolvem os acidentes e doenças profissionais dos trabalhadores da saúde bem como construir ações sindicais concretas que proporcionem o enfrentamento deste problema.
O Encontro Estadual é aberto a enfermeiros, estudantes, demais profissionais da área da saúde e interessados no tema.
Serviço: Mais informações no Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest Pará), situado na avenida Assis de Vasconcelos, 583, praça da República, Centro, Belém - Pará. Fone:(91)4006-0065
 Confira a programação do Encontro:
4 de julho
8 horas: abertura
8h30: Portaria das Diretrizes da Política Nacional de Promoção a Saúde do Trabalhador do SUS (consulta pública), com Roque Veiga, do Ministério da Saúde.
9h30:  As Diretrizes para implantação da Vigilância em Saúde do Trabalhador no SUS, com Roque Veiga, do Ministério da Saúde.
10h: Intervalo.
10h20: Os processos produtivos e impactos à Saúde do Trabalhador e A Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador.  Expositores: representantes do Dieese/PA e do Cerest/PA.
12h: Almoço.
13h30: Ginástica Laboral.
14h: O Manual da Renast, com Roque Veiga, do Ministério da Saúde.
14h45: Programa de Implantação das Instâncias Técnicas e de Controle Social da Renast – Peoinst. Expositor: Cerest/PA.
16h: Projeto de Lei da Política Estadual de Saúde do Trabalhador (Minuta). Expositor: Cerest/PA.
17h30: Cooffe Break.
5 de julho
8h: Execução dos Planos Regionais: identificar ações, dificuldades, desafios e propostas (monitorar o cumprimento das metas físicas e financeiras e avaliação quantitativa e qualitativa das ações planejadas pelos Cerest's. 
Expositores: representantes dos Cerest's Regionais Metropolitano, Baixo Amazonas, Itacaiúnas Tocantins e Araguaia.      
10h: Intervalo.      
10h20: Execução do Plano Estadual: identificar ações, dificuldades, desafios e propostas (monitorar o cumprimento das metas físicas e financeiras e avaliação quantitativa e qualitativa das ações planejadas pelo Cerest e Cist estadual)
Expositor: Cerest Pará e CIST-PA.      
12h: Almoço      
13h30: Ginástica Laboral.      
14h: Análise das dificuldades, desafios e propostas. Facilitadores: Roque Veiga, do Ministério da Saúde, e representante do Cerest Pará. 17h30: Avaliação do evento.      
18h: Coffee Break.  


Mozart Lira - Ascom Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...