Total de visualizações de página

sexta-feira, julho 15, 2011

DICAS DE NOTÍCIAS DE HOJE:


Torneio de Voleibol de Areia e
competição de canoas
movimentam Mosqueiro

A Praia do Chapéu Virado, na Ilha de Mosqueiro, será palco neste domingo (17),  do Torneio de Voleibol de Areia. A competição vai acontecer durante todo o dia, com início às 09h da manhã. Este ano oito equipes femininas e 12 masculinas estão inscritas no evento.
Segundo o Coordenador de Esporte da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Rui Baeta, as equipes formadas por quatro jogadores cada, são de alto nível profissional. “Os atletas são do circuito de areia do Pará e atuam em clubes da região”.
 Os técnicos que atuarão na competição foram cedidos pela Federação Paraense de Voleibol de Areia, parceira no evento. A coordenação do Torneiro premiará a equipe vencedora com R$ 400,00 e R$ 200,00 para a segunda colocada.
 Neste mesmo horário, Agência Distrital de Mosqueiro e Sejel promovem mais edição da Porfia de Canoas, competição entre os riberinhos da região. Com saída do Trapiche da Vila, os riberinhos contornam a baía em canoas, na altura da antiga fábrica de borracha e voltam para o Trapiche.
Sagri entrega equipamentos para
produtores rurais de Bonito
Agricultores familiares do município de Bonito, na região nordeste paraense, receberão nesta sexta-feira (15) equipamentos agrícolas do governo do Estado, para aumentar a produção local. A entrega, que será feita pelo secretário de Estado de Agricultura, Hildegardo Nunes, faz parte do projeto de modernização da agricultura familiar desenvolvido pela Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri).
Cerca de 70 famílias de produtores da Associação Ambiental de Bonito serão beneficiados com uma carreta agrícola, para o transporte da produção; uma roçadeira hidráulica e grade aradora intermediária, que preparam o solo para o plantio, e uma batedeira de cereal.
A base da produção agrícola de Bonito é mandioca, pimenta do reino, feijão caupi e dendê, que alimenta a fábrica de óleo de palma Mejer Agroflorestal, instalada há 10 anos no município.
Dendê – A indústria, que também será visitada pelo secretário Hildegardo Nunes, produziu no ano passado 20 mil toneladas de dendê, numa área de 5 mil hectares. A produção da fábrica é de 70 toneladas de óleo bruto e refinado, que são exportadas para São Paulo, Minas Gerais e Ceará, e também abastecem o mercado paraense.
A Mejer Agroflorestal gera 800 empregos diretos e mais 400 indiretos na época da colheita, absorvendo mão de obra local. É a única indústria processadora de dendê totalmente paraense e com capital próprio.
Leni Sampaio – Sagri
Emater inaugura escritório
regional em São Miguel do Guamá
O secretário estadual de Agricultura, Hildegardo Nunes, representa o governador Simão Jatene na inauguração do novo escritório regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), no município de São Miguel do Guamá, nordeste paraense. A cerimônia acontece nesta sexta-feira (15), com a presença da presidente da Emater, Cleide Amorim. A sede da empresa em São Miguel do Guamá funciona há 35 anos no prédio, que foi totalmente reformado e ocupa uma área de 600 metros quadrados.  O escritório tem nove funcionários e atende cerca de 30 mil famílias de agricultores em 13 municípios da região. As principais atividades são a fruticultura, horticultura e pecuária mista, de corte e leite.
Ascom Sagri
Hospital Ophir Loyola promove
campanha de férias a servidor
Com o tema “Educar e prevenir”, a Diretoria de Ensino e Pesquisa do Hospital Ophir promove programação de férias para os servidores. O programa de Prevenção de Câncer, desenvolvido por meio da Divisão de Educação Continuada, será aplicado mensalmente até dezembro deste ano, em parcerias com demais setores do hospital. Na ocasião, o público pode tirar dúvidas com o oncologista Antenor Madeira sobre comportamentos e hábitos de risco para o câncer.
A programação acontece durante os três turnos, com palestra, dicas de saúde, vídeos explicativos sobre o câncer e medidas preventivas, como a importância do filtro solar, ingestão de líquidos e alimentação saudável. A atividade tem por objetivo a valorização dos funcionários, que, preocupados com as tarefas cotidianas, por muitas vezes deixam de lado o cuidado com a própria saúde.
“Acho importante o hospital ter essa preocupação em nos orientar. É a primeira vez que venho participar e percebo que, apesar de cuidar dos pacientes diariamente, a correria faz com que me esqueça um pouco de mim. Essa é uma maneira de nos alertar sobre nosso comportamento”, analisou a enfermeira Dieyne Sozinho.
Ascom Hospital Ophir Loyola
Pagamento do funcionalismo
estadual começa dia 25
Começa no próximo dia 25 o pagamento dos servidores públicos do Estado. O calendário foi divulgado nesta quinta-feira (14), pela Secretaria de Estado de Administração (Sead). O primeiro grupo a receber é dos pensionistas. Em seguida será a vez dos inativos civis e dos que recebem pensões especiais. Os funcionários da ativa – incluindo os da administração direta – começam a ser pagos dia 27.
O pagamento continua dia 28, pelo grupo dos servidores da segurança pública. No mesmo dia, também poderão retirar seus ordenados os funcionários da administração indireta, que inclui fundações, autarquias e empresas públicas. O calendário é encerrado com a Secretaria de Educação (Seduc), dia 29. Confira abaixo.
Data    Grupo
25/7     Inativos militares e pensionistas civis e militares
26/7     Inativos civis e pensões especiais (Sead)
27/7     Auditoria, Casa Civil, Casa Militar, Consultoria Geral, Defensoria Pública, Gabinete do Vice-Governador, NGPR, Procuradoria Geral do Estado, Segov, Sepe, Sepaq, Seir, Sedect, Sead, Sefa, Sepof, Sagri, Sema, Secult, Sedurb, Seel, Seicom, Sejudh, Seop, Sespa, Seter, Setran e Secom
28/7     Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, CDI, Ceasa, Cohab, CPC Renato Chaves, Detran, EGPA, Emater, Fundação Carlos Gomes, FCPTN, FCV, Funcap, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, Hospital Ophir Loyola, Hemopa, IAP, Imep, Iasep, Igeprev, Ioepa, Iterpa, Jucepa, Paratur, Prodepa, Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor, Idesp e Loterpa
29/7     Seduc
Secom
Jovem de projeto da PMB ganha
bolsa de estudos em Miami

O adolescente Rodrigo de Almeida Soares, de 16 anos, integrante do projeto Conquistando a Cidadania da Prefeitura Municipal de Belém, ganhou uma bolsa de estudos na Miami City Ballet School para este mês de julho. Neste sábado (16), às 11h, o adolescente que sonha em ser bailarino profissional, embarcará para Miami com a professora Clara Pinto e mais algumas alunas particulares da sua companhia de dança.
Rodrigo de Almeida Soares cursa o 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Paes de Carvalho. Desde a sua integração ao projeto, em 2008, chamou a atenção dos professores pelo seu desempenho, principalmente no balé clássico, o que levou a professora Clara Pinto a convidá-lo a participar também das aulas nos outros espaços das escolas.
Em outubro de 2009, no 17º Festival Internacional de Danças da Amazônia (FIDA), o adolescente ganhou dois prêmios pela sua brilhante participação. Uma bolsa de estudos, em janeiro de 2010, na escola de dança da professora Marisa Estrela, no Rio de Janeiro, com duração de um mês, e outra bolsa com duração de 15 dias, em julho, na Miami City Ballet School, grande companhia de dança de Miami, nos Estados Unidos.
Porém, o adolescente não pôde ir a nenhuma das premiações, devido aos poucos recursos financeiros que dispunha. Em outubro de 2010, sua participação no FIDA foi novamente vitoriosa, ganhando pela segunda vez a bolsa de estudos para a Miami City Ballet School, a qual desta vez irá participar.
O projeto Conquistando a Cidadania, iniciado em 2006, é resultado de uma parceria firmada entre a PMB e a Escola de Dança Clara Pinto, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa). O projeto incentiva à dança entre crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, que participam dos programas e serviços da Fundação. Ao todo, mais de 250 alunos já foram formados pelo projeto.
Bombeiro realizará ação preventiva
"Verão na Paz" dia 15 de julho
Portos da Rodovia Bernardo Sayão, Aeroporto Internacional e Terminal Rodoviário de Belém receberão a Campanha "Verão na Paz". A Assessoria de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros distribuirá planfletos de orientação e dicas de segurança aos passageiros que chegam e saem da cidade pelos meios terretres, aereos e fluviais. A Ação será no dia 15 de julho a partir das 8 horas começando pelo Terminal de Belém, no bairro de São Brás.
Cohab retoma obras do
Jaderlândia no início de agosto
A partir de 2 de agosto, a Companhia de Habitação do Pará (Cohab) estará retomando os serviços das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que estavam praticamente paralisadas desde o ano passado. O primeiro empreendimento a ser contemplado com esse reinício é o residencial Jaderlândia, no município de Castanhal.
Antes das obras reiniciarem serão realizadas reuniões com as comissões de fiscalização (Cofis) de cada empreendimento. A Cofis é formada por moradores da área de intervenção do empreendimento que têm a missão de acompanhar e fiscalizar a execução dos serviços. “Como a primeira obra a reiniciar é Jaderlândia, em Castanhal, já foi marcada a reunião com a Comissão de fiscalização  para o dia 26 de julho próximo”, informou  João Manuel Pereira, gerente Estratégico de Urbanização da Cohab.
O empreendimento Jardelândia conta com 450 unidades habitacionais. Apenas 19 faltam ser concluídas. A Cohab também realiza no local projetos de infraestrutura, como sistema viário, de saneamento de esgoto, sistema hidráulico e de energia elétrica. A companhia realiza ainda obras de preservação ambiental ao redor do igarapé Pitemandeua, que corta o conjunto. “O igarapé que passa pelo conjunto foi preservado e contará com algumas pontes, construídas pela Cohab”,  informou também João Manuel.
Confira o calendário para reinício de obras do PAC:
Jaderlândia (Castanhal) - 2 de agosto
Pratinha -  16 de agosto
Fé em Deus - 16 de agosto
Riacho Doce 2 e 3 - 23 de agosto
Providentinos (Castanhal) - 15 de agosto
Rosa Borges - Ascom Cohab
Desafio de Natação em Algodoal
Em Marudá acontecerá o tradicional desafio de natação que será realizado no próximo sábado (16). A largada está prevista para às 13 horas em Algodoal. Esta é a oitava edição do evento com percurso de 10 KM que já chegou a contar com a participação de 27 atletas. O desafio teve a sua primeira edição em 2000 sendo interrompido por quatro anos devido dificuldades da organização.
Detran orienta proprietários
 a licenciarem seus veículos
O proprietário que não quiser engrossar a lista dos quase 150 condutores autuados   nos dois primeiros finais de semana do veraneio por estar com o licenciamento em atraso deve regularizar o veículo, conforme os vencimentos publicados no calendário de licenciamento do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran). Nesta sexta-feira, 15, por exemplo, vence o prazo do licenciamento para veículos com placas que terminam em 06, 16, 26 e 36.
De acordo com o levantamento do Detran, cerca de 18.105 veículos no Pará estão registrados com placas contendo essas terminações. Desse montante, 5.664 são registrados em Belém, 1.132 em Ananindeua, 1.120 em Marabá e 1.110 em Santarém.
As motocicletas e motonetas aparecem com mais frequência entre os veículos com final de placas 06 a 36. No total, há 6.592 motocicletas e 1.147 motonetas nesse grupo. Já a quantidade de automóveis é de 6.642.
Apesar do licenciamento vencido ainda liderar o ranking das infrações registradas no mês de julho até o momento pelos agentes do Detran, a quantidade de autuações diminuiu de um final de semana para o outro. No primeiro, por exemplo, foram 70 autuações em função dessa infração. No posterior, ocorreram 67 flagrantes.
O Detran lembra que o licenciamento em atraso é infração de natureza gravíssima e implica na perda de sete pontos na Carteira de Habilitação, além de multa no valor de R$ 191,54 e remoção do veículo ao parque de retenção.
Serviço: O calendário de licenciamento pode ser conferido na página principal do site www.detran.pa.gov.br

Rose Barbosa - Ascom/Detran
Abertura da exposição de Marc Riboud
O vernissage que abriu a exposição do fotógrafo francês Marc Riboud na Galeria Antônio Parreiras, do Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), na noite do dia 13 de julho, contou com apresentação do grupo musical Quorum, que recebeu os convidados e visitantes no hall de entrada do museu. Na ocasião, foram executadas quatro peças da música popular francesa, entre as quais a conhecida La Vie en Rose e o hino nacional da França, La Marseillaise, aplaudida em pé pelos presentes, entre eles os cônsules dos Estados Unidos e do Japão.
Antes de abrir oficialmente a mostra, o diretor do MHEP, Milton Meira, destacou uma frase do filósofo Plotino que afirmou que “a sabedoria dos deuses não se exprime apenas com palavras, porém com imagens”. O evento contou com pronunciamentos do diretor da Aliança Francesa em Belém, Bruno Stefanin, e do curador da exposição, Yann Lorvo.
O diretor do MHEP, Milton Meira, enfatizou a relação cultural entre a França e a capital paraense, destacando que “no período da Belle Époque, Belém foi considerada a francesinha do Norte. A presença da cultura francesa na arquitetura, na música e em outras manifestações artísticas é evidente. E a data escolhida para abrir a exposição (13 de julho) é significativa, pois está ligada à data histórica da Queda da Bastilha, quando o povo francês se livrou de um jugo com o qual não agüentava mais conviver. Foi um momento histórico”.
Os trabalhos jornalísticos de Marc Riboud impressionam pela sutileza como capta as imagens, em detalhes considerados insignificantes para o olhar comum. Por meio de suas lentes, além das paisagens e das cidades, Riboud registra o calor e a elegância das relações humanas. Fotografias como a que fez em 1956, no Afeganistão, em uma escola destinada a ensinar menores no manuseio de armas; ou a que retrata o espanto dos meninos vietnamitas ao verem pela primeira vez um norte-americano, em 1969; ou ainda cenas de favelas no Rio de Janeiro. Imagens que materializam sua percepção e a linha humanista de seu estilo de ver o mundo.

Nilton Guedes - Ascom/Secult
Pará e China negociam
ampliação da pauta de exportação
Consolidar o investimento iniciado no Pará com a cadeia do dendê e abrir caminhos para outros produtos que não apenas o minério de ferro foram os principais avanços das negociações feitas entre a comitiva paraense, chefiada pelo secretário de Projetos Estratégicos do Estado, Sidney Rosa, e o governo da China, durante viagem àquele país, ocorrida no período de 29 de junho a 9 de julho, com a finalidade de prospectar novos investimentos comerciais entre os dois governos.
"Eles têm grande interesse na compra de carne bovina, grãos - como a soja - e polpas de frutas. Em contrapartida, nos foram ofertados novos produtos, pois é de interesse do país que o Pará se torne um polo importador do que é gerado na cadeia produtiva chinesa", informou disse Sidney Rosa, que considerou bastante positivo o saldo da viagem.
Turismo, indústria e agronegócios também foram tema das negociações feitas junto a instituições chinesas e renderam ao Pará a perspectiva de bons acordos comerciais que podem garantir a diversificação da pauta de exportação e ampliação dos investimentos nos setores produtivos do Estado.
A programação da missão paraense passou por Beijing e Jinan, capital de Shandong, e pelas cidades de Qufu, Liaocheng e Taian, onde foram recebidos por secretários do governo chinês e dirigentes de empresas.
Na opinião de Zhang Jigang, vice-secretário de Relações Internacionais do Governo Popular da Província de Shandong, a visita da comitiva foi bastante proveitosa e aprofundou os conhecimentos bilaterais, fortalecendo os laços de amizade entre os dois governos. "Essas negociações são fundamentais para um futuro intercâmbio e cooperação nas áreas da economia, comércio, cultura e educação entre as duas províncias. Estamos certos de que essa visita estreitará ainda mais as relações e impulsionará o desenvolvimento comum de Pará e China”.
Compuseram a comitiva os deputados estaduais Martinho Carmona, Airton Faleiro, Fernando Coimbra, Eliel Faustino, Hélio Leite e empresários de diversos setores.

Secom
Escola encerra colônia de
férias com passeio no Combu
No proximo sábado, 16, alunos da Escola "Arthur Porto", localizada no bairro do Jurunas, encerram na Ilha do Combu as atividades da primeira Colônia de Férias do Programa Mais Educação. Jogos recreativos e ações esportivas tiveram início desde os primeiro dias das férias escolares. A abertura aconteceu no espaço esportivo "Florentina", no bairro da Cidade Velha, com cerimônia solene com a presença dos pais e responsáveis. Cinquenta alunos que fazem parte do "Mais Educação" estão desenvolvendo atividades lúdicas e de recreação nos locais da cidade como o Mangal das Garças, Igreja de Santo Alexandre, Iate Clube e de futebol de sabão Splach.
Sob orientação dos professores e técnicos da escola, os alunos participam de torneio esportivo de basquetebol, handebol, futebol de botão, concurso de paródias e confecção e concurso de pipas. Para a gestora da 3ª Unidade “Seduc na Escola” (3ª USE), professora Magali Pinto, a realização da Colônia de Férias "é a forma de viabilizar conhecimento, lazer e interação aos alunos".
O encerramento da Colônia acontecerá no próximo sábado, na Ilha do Combu, ocasião em que os alunos vão receber medalhas pela participação nas competições e de tour pela ilha, com direito a banho de rio, apresentação do coral e de danças típicas. A realização da primeira Colônia de Férias do "Arthur Porto" contou com a parceria dos empresários do entorno da escola com a oferta de brindes, medalhas e cessão de espaço para a realização das atividades.

Izabel Cunha - Ascom/Seduc
Delegado ferido por bandidos
está no centro cirúrgico
O delegado Mário Bermejo, presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Pará (Adepol) em exercício, passa neste momento por uma delicada cirurgia em um hospital particular da capital paraense. Ele possui múltiplas fraturas pelo corpo. O delegado foi vítima de uma emboscada no interior de uma casa localizada na rua do Una, no bairro do Umarizal.
Santa Casa realiza seleção
para curso de especialização
A Fundação Santa Casa informa que no período de 15 de Julho a 12 de Agosto de 2011 estarão abertas as inscrições ao processo de seleção, para o preenchimento de 40 vagas do Curso de Especialização em Terapia Intensiva Pediátrica, realizado em parceria com a Sociedade Paraense de Pediatria. O curso de especialização com duração de 18 meses é destinado a médicos pediatras.
A Especialização em Terapia Intensiva Pediátrica será um curso teórico-prático modular, com carga horária de 864 horas distribuída em 432 horas de teoria e 432 horas de prática em UTIs Pediátricas de hospitais parceiros do curso, como o Hospital de Clínicas Gaspar Viana, Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência e Hospital da Restauração em Recife. O curso terá início no dia 26 de agosto de 2011.
Hangar vai sediar debates
de Zootecnia no Brasil
O Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia recebe a 48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, a partir desta segunda-feira (18) e que prossegue até quinta-feira (21), em Belém. O evento promove o intercâmbio entre os profissionais da Zootecnia no Brasil e fortalecer a pecuária do país através de ensino, pesquisa e da extensão.
O presidente do evento, Almir Vieira Silva destaca que “No primeiro dia, teremos palestras via satélites para todos os inscritos. Do segundo dia em diante, serão seis simpósios diários, sendo que dará direito automático à participação em dois simpósios cujos temas obedeçam a dinâmica integrada”.
Sem interromper a programação das palestras, os participantes também terão a oportunidade de conhecer através, de visitas técnicas, uma fazenda de produção de búfalos, uma unidade de preservação de animais silvestres e uma fazenda que pratica há anos a integração lavoura-pecuária-floresta. De acordo com a organização da 48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia o evento é uma oportunidade para fazer contato com a natureza em um momento de reflexão quanto ao posicionamento científico, ético e a respeito da composição dos novos valores a serem contextualizados na Zootecnica do século XXI.
Diversas autoridades são esperadas para a sessão solene de abertura que acontece na segunda-feira (18) a partir das 20 horas. Veja a programação completa do evento e suas palestras no site www.sbz.org.br
Isa Arnour/ Ascom OS Pará 2000
Abaetetuba recebe Festival
Cultura de Verão
O Festival Cultura de Verão chega neste final de semana a Abaetetuba, no nordeste paraense, que receberá a programação na sexta-feira, 15, e no sábado, 16. As atrações do primeiro dia serão o grupo local Os Muiraquitãs e a cantora Viviane Batidão. No sábado, Mestre Curica e as Guitarradas do Pará, e Félix e Los Carozos. Os shows serão realizados na Praia de Beja, sempre a partir de 19h. Toda a programação será transmitida pela Rádio, TV e Portal Cultura (www.portalcultura.com.br).
Sespa lança programação da Semana
Mundial de Aleitamento Materno
O secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, e a enfermeira da Coordenação de Saúde da Criança, Maria Selma Alves concedem entrevista nesta quinta-feira, 14, às 10 horas, no gabinete da Sespa. Na ocasião, será apresentada a programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorrerá de 2 a 7 de agosto, com o tema "Comunique-se! Amamentação: uma experiência em 3D". O titular da Sespa também lançará o Concurso “Conte sua historia de Amamentação”, que faz parte da programação e tem a finalidade de promover a prática da amamentação junto às mães, como forma de combater as práticas inadequadas de alimentação infantil. A Comissão Organizadora será composta por servidores da Sespa e colaboradores voluntários da Associação Amigos da Amamentação (Amamen) e o do Grupo Ishtar. O regulamento e a ficha de inscrição para participar do concurso estão disponíveis no portal da Sespa (www.sespa.pa.gov.br).

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...