Total de visualizações de página

domingo, julho 03, 2011

Ex-presidentes homenageiam Itamar em Juiz de Fora

Senador Fernando Collor deixou a Câmara Municipal sob
vaias, enquanto Lula foi aplaudido
Denise Motta, enviada a Juiz de Fora
Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, José Sarney e Fernando Collor de Mello e o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, chegaram juntos, por volta das 12h15, ao velório do corpo do senador e ex-presidente Itamar Franco, em Juiz de Fora, a 260 quilômetros de Belo Horizonte, neste domingo.
Lula permaneceu cerca de 30 minutos e foi embora do local no mesmo momento em que o vice-presidente Michel Temer deixou a Câmara Municipal de Juiz de Fora, onde ocorre o velório. Enquanto Lula foi aplaudido, o senador Fernando Collor (PTB-AL) saiu sob vaias. Collor chegou a cumprimentar algumas pessoas na fila para dar o último adeus a Itamar.
Para Temer, Itamar Franco deixa um exemplo de dignidade e coerência. "É um exemplo para todos nós que fazemos a vida pública. Ele teve a coragem de lançar o Plano Real, que manteve o Brasil nos trilhos de uma boa economia”, disse. Lula e Collor não deram declarações à imprensa, assim como o presidente do Senado, José Sarney (PMDB).
O senador Magno Malta (PR-ES), ao deixar o salão da Câmara onde o corpo de Itamar está sendo velado, disse que "Itamar teve a coragem de enfrentar a inflação e criar o real". "Deixa um legado de coragem e de determinação. Era um homem público probo neste país, um exemplo para uma juventude que está aí para assumir o País porque a fila anda, afinal de contas", acrescentou.
"É uma perda grande, pois a figura de Itamar marca para nós o fim de uma época em que a gente saía pra comprar leite de manhã e à tarde o preço era outro, com 86% de inflação ao mês." Malta disse esperar que o ex-deputado e presidente do Cruzeiro, José Perrella de Oliveira Costa (PDT), o Zezé Perrella, que ficará com a vaga de Itamar no Senado, "seja honesto".
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT), também esteve no velório de Itamar. Maia disse ter sido “lamentável a forma como o ex-presidente morreu, pois ele demonstrava vitalidade, força e vontade de trabalhar pelo Brasil”.
Ele contou que esteve com Itamar durante o velório do ex-vice-presidente José Alencar (PRB), ocasião em que conversaram sobre projetos a favor do Brasil. “Conversamos muito sobre o Senado, Brasília e o futuro do Brasil. Ele deixa um legado enorme. Ele era um político que amava o Brasil, amava o seu povo. Ele era um nacionalista nato.”
Emocionado, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) ressaltou que Itamar fará falta no Senado. Ele lembrou que o ex-presidente agiu corretamente ao afastar seu então chefe da Casa Civil, Henrique Hargreaves, suspeito de irregularidades. “Quando ficou comprovado que não houve nada de errado, ele voltou com o Hargreaves. Ele como presidente da República fazia as compras dele e pagava as compras dele, não existia como hoje vale não sei o que. Ele sempre pagou todas as contas dele.”
Mineiros homenageiam Itamar
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que transportou o corpo de São Paulo para a cidade mineira pousou às 10h22. As filhas do ex-presidente, Georgiana Surerus Franco, 41, e Fabiana Surerus Franco, 39, desembarcaram em Juiz de Fora pouco antes, às 9h56, em outro avião da FAB. Elas estavam acompanhadas do ex-ministro-chefe da Casa Civil do governo Itamar, Henrique Hargreaves.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...