O prontuário é um documento único, que reúne informações relativas ao paciente. Ao promover uma campanha por um prontuário médico claro e objetivo, o HOL reforça a importância de ter dados confiáveis no acompanhamento de seus pacientes. No lançamento, o tema "A importância do Prontuário para a equipe multiprofissional e paciente" foi destacado nas palestras dos representantes do CRM e Coren, e ainda pelos diretores do HOL.
O prontuário deve reunir todos os documentos, padronizados e organizados, especificando os cuidados profissionais prestados, assim como os documentos relacionados ao atendimento. “Com a campanha do prontuário, a meta é conscientizar profissionais e gestores sobre a importância do preenchimento completo do documento. No caso do HOL, visamos contribuir para a atividade fim do Hospital Ophir Loyola, que é oferecer o melhor atendimento técnico-profissional, ético e humano ao paciente”, ressaltou Graça Jacob, diretora geral da instituição.
Além de oferecer segurança aos próprios médicos e demais profissionais de saúde, o documento deve atender primeiramente às necessidades do paciente, garantir agilidade no atendimento e que a prescrição seja realizada de acordo com o diagnóstico. Um prontuário médico não deve trazer apenas informações básicas, incompletas, e nem ser escrito de forma ilegível, pois falhas no preenchimento podem comprometer a saúde do paciente.
O prontuário começa a ser preenchido desde a entrada do paciente no hospital, a partir da primeira consulta ambulatorial até sua internação. Para a equipe de saúde multidisciplinar, é um importante instrumento de comunicação entre os especialistas sobre a patologia tratada e sua evolução. Pode servir de base para futuros atendimentos, até quando o paciente precisar se tratar em outras instituições.
Conhecimento - Com um prontuário completo, a área de ensino e pesquisa também é beneficiada, ao ter o conhecimento ampliado sobre casos de inúmeras enfermidades, incluindo dados estatísticos de incidência, prevalência e mortalidade. Para o hospital, o prontuário bem elaborado permite maior rotatividade de pacientes. O documento tem ainda grande valor jurídico, tanto para o médico quanto para o paciente, e deve ser guardado pela instituição de saúde por pelo menos 20 anos. Graças ao prontuário é possível comprovar que os cuidados médicos aplicados ao paciente foram adequados.
Segundo a presidente do CRM, Fátima Couceiro, de acordo com o Artigo 87 do Código de Ética Médica, "é vedado ao médico deixar de elaborar prontuário para cada paciente". "O prontuário médico é documento indispensável ao atendimento do paciente, podendo também ser usado como peça de defesa profissional. A maioria das denúncias encaminhadas ao CRM diz respeito a atividades médicas em hospitais e postos de saúde, levando à solicitação dos prontuários médicos e/ou fichas de atendimento. O médico que não preencher corretamente o prontuário de seu paciente infringirá o Código de Ética Médica e estará passível de enquadramento à luz do Código de Ética Médica”, enfatizou Fátima Couceiro.
Esta primeira fase da campanha Prontuário Nota 10 terá, além das palestras, cartazes, banners e seminários internos, que serão promovidos para concretizar as ações do projeto.
Também participaram do lançamento representantes de diversas instituições de saúde, como Fundação Hemopa, Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, Policlínica de Nazaré, Pronto Socorro Mário Pinotti, Hospital Naval de Belém, Hospital do Exército e Hospital da Aeronáutica.
Diane Maués - HOL
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