Total de visualizações de página

sexta-feira, julho 01, 2011

Pará participa da Feira Nacional de Negócios do Artesanato

Começa nesta sexta-feira, 1º, a XII Feira Nacional de Negócios do Artesanato (XII Fenearte). Este ano, o evento, que vai até o dia 10 deste mês, foi buscar inspiração na Literatura de Cordel - um tipo de poema popular, originalmente oral, e depois impresso em folhetos e expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis. Comuns no Nordeste do Brasil, mas nem sempre expostos em barbantes, são escritos em rimas e muitos são ilustrados.
Segundo o site da feira, artesãos de Pernambuco, de outros Estados do Brasil e de mais 35 países vão participar da XII Fenearte, considerada a maior feira do segmento da América Latina. O palco do evento é o Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife, a capital do Estado. Arte, cultura, gastronomia, decoração, moda e música se unem para apresentar a diversidade de estilos e tradições do artesanato em mais de 800 espaços em uma área de 29 mil metros quadrados. O artesanato é a expressão mais genuína da autenticidade popular, o personagem principal da feira. Os visitantes vão poder ver os trabalhos de mais de 5 mil expositores, com um investimento de R$ 3,5 milhões. A organização da feira estima a movimentação de R$ 28 milhões em negócios e cerca de 270 mil pessoas devem passar pelo Centro de Convenções durante os 10 dias do evento.
Participação paraense
E o Pará, por meio da Diretoria de Economia Solidária (Decosol), da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Renda (Seter), também vai participar da XII Fenearte. Este ano, o estande do artesanato paraense vai reunir a produção de mais de 50 artesãos e produtores de diversos municípios do Estado como Muaná, Salinópolis, Oeiras do Pará, além de Belém, Icoaraci e Ananindeua. Quem visitar o estande vai conhecer os diversos tipos de artesanato produzidos no Estado. São objetos decorativos, luminárias, os famosos brinquedos de miriti, objetos confeccionados com palha e galhos secos, cuias, cheiros do Pará, patchouli, colares regionais e, claro que não poderiam faltar as peças em cerâmica marajoara e tapajônica.
A participação do Pará na XII Fenearte tem apoio da Coordenadoria do Artesanato da Diretoria de Economia Solidária, por meio da Seter. A coordenadoria organiza a participação de artesãos e entidades paraenses do setor em feiras e outros eventos, com o objetivo de potencializar o comércio e o intercâmbio com profissionais de outros Estados e países. E a Fenearte é uma grande oportunidade para que esse fim seja alcançado.
Decosol
A Diretoria de Economia Solidária faz parte da estrutura organizacional da Seter. Promove o desenvolvimento socialmente inclusivo e ambientalmente sustentável, com o incentivo e apoio à geração da oferta de oportunidades de trabalho, emprego e renda, por meio de iniciativas de natureza solidária. Ao utilizar a Política Estadual de Fomento à Economia Popular e Solidária no Pará, contribui para o desenvolvimento de grupos organizados por atividades econômicas para integrá-los no mercado de trabalho e tornar suas atividades autosustentáveis. A Decosol fecha parcerias com organizações não governamentais, universidades, agências de fomento e outras instituições para o desenvolvimento de programas de economia solidária, além de assessorar tecnicamente a criação, reativação ou transformação de empreendimentos autogestionários.
Serviço: outras informações sobre os programas de apoio ao artesanato paraense podem ser obtidas na Decosol, que fica na avenida Almirante Barroso, 1982 B, bairro de Nazaré, em Belém. Os telefones são: (91) 3222-2405 e 3225-3361. Ou ainda na homepage da Seter: www.seter.gov.pa.br. E as informações sobre a XII Fenearte estão no site www.fenearte.pe.gov.br/2011/a-feira.

Rusele Mendes - Ascom Seter

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...