Total de visualizações de página

sexta-feira, julho 08, 2011

Plano Diretor de ciência e tecnologia tem foco no desenvolvimento

Depende apenas da aprovação do governador Simão Jatene o Plano Diretor 2011- 2015 da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), apresentado no último dia 27 de junho. Com objetivo integrar as ações em ciência, tecnologia e inovação no Pará, o documento enumera as ações no setor para os próximos quatros anos e representa um grande passo para a consolidação da pesquisa e desenvolvimento como atores principais na economia do Estado.
“A política já está traçada. Estamos investindo não só com recursos do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), como era feito antes, mas também com recursos do Estado, em ações como o Navegapará e a criação do Parque Tecnológico em Belém, que vamos levar também para Santarém e Marabá. Como prevê o Plano, iremos abrir mais investimos ainda nesse setor, com ações concentradas no desenvolvimento”, diz o titular da Sedect, Alex Fiúza de Melo.
Entre as estratégias e ações previstas pelo Plano Diretor, alguns focos são estruturantes. O primeiro é o Programa Paraense de Incentivo ao Uso Sustentável da Biodiversidade, com uso de cadeias produtivas da biodiversidade de apelo comercial. São produtos fitoterápicos (como breu branco, inajá, copaíba, murumuru, semente de cupuaçu, semente de cumaru e leites), alimentos funcionais (como açaí, cacau, castanha, buriti, bacuri, palmito, bacaba, taperebá e cupuaçu) e cosméticos e corantes obtidos a partir desses produtos vegetais.
Outro foco é a criação de um sistema de informação em ciência, tecnologia e inovação para divulgar, incentivar e popularizar a produção setor, por meio das Tecnologias Industriais Básicas (TCI), que são os credenciamentos dos laboratórios para que os produtos regionais desenvolvidos através do Programa de Incentivo ao Uso Sustentável, por exemplo, adquiram selo de qualidade e possam ser comercializados.
As parcerias também devem, além de fomentar a produção, atrair os investimentos e a captação de recursos para a pesquisa e desenvolvimento. Essa será uma ação constante da Sedect. “As negociações já estão sendo feitas junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia e as agências de fomento para a criação dos Parques Tecnológicos em Marabá e Santarém, e não só em Belém, como previa o projeto anterior”, reforça o secretário.
Entre as ações contidas no Plano Diretor apresentado pela Sedect ainda estão ainda a criação e manutenção do Observatório Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e de sete incubadoras de empresas no Estado; a promoção de seminários, cursos e capacitações; a criação e manutenção do Portal Paraense de Inovação (PPI); a implantação de 300 novos telecentros em todo o Pará; e a revisão e encaminhamento da Lei de Inovação do Estado.
Amanda Engelke – Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...