Total de visualizações de página

terça-feira, julho 05, 2011

Pró-paz resgata confiança da comunidade na Terra Firme

 Polícia nas ruas, integrada ao dia a dia da comunidade,
é uma das estratégias para reduzir a criminalidade

 O grupo Sementes da Terra, do bairro da Terra
 Firme, encerrou a solenidade ao som de carimbó

 Cleuma Oliveira, uma das concluintes do curso,
 manifestou sua confiança no trabalho de
 prevenção realizado pelo governo do Estado


 Autoridades da área de segurança pública
 participaram da formatura da primeira
 turma do curso de Polícia Comunitária
A repressão vai dar lugar à prevenção na Terra Firme”. Essa certeza foi manifestada na tarde desta terça-feira (5), na Seccional da Polícia Civil do Guamá, por Cleuma Oliveira, representante da comunidade da Terra Firme, durante a formatura da primeira turma do Curso de Polícia Comunitária. A solenidade contou com a presença do secretário de Estado de Segurança Pública, Luiz Fernandes Rocha, e outras autoridades. Cleuma Oliveira é uma das concluintes do curso, promovido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), em parceria com o Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp) e o programa Pró-Paz.
O curso tem como meta principal aproximar as atividades dos agentes de segurança e a comunidade local. Segundo o coordenador da Polícia Comunitária, coronel Costa Jr., este é um momento de difundir a filosofia da polícia. “O governo está quebrando paradigmas e fazendo políticas públicas de fato. A partir de agora estaremos mais próximos da comunidade para combater os índices de criminalidade”, ressaltou o coordenador.
A primeira turma formou 50 alunos, que atuarão nas Unidades Integradas Pró-Paz (UIPP), a ser implantadas em comunidades escolhidas pelo governo. A primeira unidade será inaugurada até o dia 15 de agosto próximo, na Avenida Celso Malcher com a passagem Ligação, no bairro da Terra Firme. As unidades serão equipadas com veículos rastreados e profissionais capacitados nos cursos, como integrantes da comunidade e selecionados pela coordenação da Polícia Comunitária, além de policiais militares e civis, bombeiros, guardas municipais, agentes da Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe) e Departamento de Trânsito (Detran), e técnicos do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.
Modelo - Para o secretário Luiz Fernandes, este é apenas o começo de um novo modelo de gestão. “O governo do Estado está proporcionando prevenção com a promoção de cursos de polícia comunitária e a implantação da UIPP. Teremos um trabalho integrado com a comunidade, que voltará a ter confiança nos agentes de segurança, que antes estava abalada. O reflexo desta ação será a queda no índice de criminalidade e o incentivo para projetos sociais onde as UIPP estiverem”, afirmou.
A segunda turma iniciará as aulas na primeira semana de agosto. Até o final do ano mais 10 turmas serão formadas para atuar nas UIPP. A meta é que o projeto ultrapasse os limites da capital. “Pretendemos levar as UIPP para o interior do Estado. Regiões de integração, como Marabá e Santarém, estão na nossa lista”, informou o secretário.
Para o concluinte Fábio Oliveira, investigador de polícia da Seccional da Cremação, o curso agregou valores, reciclou o conhecimento e permitiu trocas de experiências e sugestões com a comunidade. “Aprendemos a ter uma gestão de qualidade, fazendo o serviço policial e conquistando a confiança da comunidade”, enfatizou.
A solenidade foi encerrada ao som do carimbó do Grupo Sementes da Terra, composto por 10 jovens da comunidade da Terra Firme.

Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...