Total de visualizações de página

quarta-feira, julho 13, 2011

Belém terá opções de lazer e cultura nas férias

Opções veriadas e gratuitas de lazer e cultura prometem salvar as férias de quem não poderá deixar a capital durante o mês de julho, nem mesmo aos fins de semana. Exposições, filmes em circuitos alternativos, apresentações culturais e passeios estão na lista de oportunidades para que quiser aproveitar os momentos de folgas nesse período.
Todas as sextas-feiras de julho, a Estação das Docas apresenta o projeto Pôr do Som, sempre às 18h, com a participação de grupos folclóricos diferentes a cada dia. Nesta sexta-feira, 15, o público poderá assistir o carimbó do grupo Fogo Fagô. As apresentações ocorrem na orla do Armazém 3, e a programação é gratuita.
Se a intenção é aproveitar a orla da capital e, ao mesmo tempo, curtir um bom som, o público não pode perder o Festival Cultura de Verão. Desde o início do mês, uma série de shows tem animado o Píer das Onze nas noites de terça e quarta-feira. Na semana que vem, no dia 19, quem estará no palco do evento é o Projeto Secreto Macacos, Elder Efe e Cristal Reggae.
No dia 20 o Festival apresenta Mestre Juvenal e Grupo Fogo Fagô, Grupo de Carimbó Mundé e Grupo de Carimbó Som de Pau Oco. Fechando o mês e o Festival, dia 26 tem Almirzinho Gabriel e Trilogia e, na quarta, 27, Laurentino e Os Cascudos (Ulysses Moreira, João Sincera e Elder Efe) e Amazônia Jazz Band. Os shows, promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Rede Cultura de Comunicação, são gratuitos e começam às 19h.
Cinema – A sétima arte tem lugar cativo na programação deste mês. Ainda na Estação das Docas, o público poderá assistir o documentário “Rio Sonata”, uma homenagem do francês Georges Gachot à cantora Nana Caymmi, uma das mais importantes na música brasileira nos últimos 50 anos. O filme volta ao cartaz do projeto Oi Cine Estação a partir desta quarta-feira, 13, e segue até o domingo, 24, com exibições sempre às quintas, sextas e sábados. As sessões ocorrem às 18h e 20h30, com ingressos a R$ 7,00 e com meia-entrada para estudantes.
Para quem gosta de cinema, outras opções estão em cartaz no projeto Cine Clube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP). Abrindo a próxima semana, na segunda (18), o Núcleo de Produção Digital exibirá curtas paraibanos com temática LGBT, um cinema que abre espaço para a diversidade e trata com sensibilidade os dramas humanos vividos em pequenas cidades do interior da Paraíba.
Na última segunda-feira do mês, dia 25, o público terá a oportunidade de assistir os cinco documentários de curta-metragem premiados na edição 2003 do programa Rumos Itaú Cultural Cinema e Vídeo batizada de “Brasil 3x4”, que visa conceituar o contraste social, cultural e étnico do país. Após a exibição dos filmes haverá um bate-papo com a cineasta paraense Jorane Castro, diretora do premiado “Invisíveis prazeres cotidianos”.
Museus garantem férias mais culturais
Fonte de cultura e arte, os museus do Pará, em Belém, apresentam exposições permanentes e outra temporária, como a de fotografias do francês Marc Ribou, que está disponível a partir desta quarta-feira, 13, na galeria Antônio Parreiras, do Museu Histórico do Estado do Pará.
Com mais de 50 anos de carreira, o fotógrafo Marc Ribou registrou intensamente a vida nos mais diversos cantos do mundo. A mostra reúne 60 cliques do francês que influenciou uma geração inteira de fotógrafos em todo o mundo. Uma imagem tirada por Ribou em 21 de outubro de 1967, está na exposição e é uma das mais célebres. Captada em Washington, onde milhares de ativistas anti-guerra tinham se reunido em frente do Pentágono para protestar contra o envolvimento dos Estados Unidos no Vietnã, a imagem mostra uma jovem, Jan Rose Kasmir, com uma flor em suas mãos e um olhar gentil nos seus olhos, em pé na frente de vários rifles em punho de soldados estacionados para bloquear os manifestantes.
Além da exposição do fotógrafo Ribou, quem permanecer na capital pode variar e visitar o Museu do Forte do Presépio (terça a domingo, de 10h às 16h), com relíquias indígenas, e o Museu de Arte Sacra (terça a domingo, de 10h às 16h), que apresenta objetos que remontam a história religiosa da cidade desde a época da colonização européia. Outra opção de Museu é o do Instituto de Gemas e Jóias da Amazônia (segunda a sábado, de 10h às 20h, e domingo de 15h às 20h), onde o visitante pode conhecer o design e os materiais utilizados nas criações contemporâneas dos designers paraenses. 
Mais informações sobre os museus do Pará, os horários de visitação e outros detalhes podem ser consultados no site da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) http://www.secult.pa.gov.br/.
Thiago Melo - Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...