Total de visualizações de página

domingo, julho 10, 2011

Centro de recuperação completa 15 anos em Santarém

A capela do Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura (Crashm) foi palco da cerimônia, nesta sexta-feira (8), que festejou os 15 anos da Casa Penal em Santarém, oeste do Pará. A unidade penal foi inaugurada no di 16 de julho de 1996 e está localizada na comunidade de Cucurunã, área rural de Santarém.
A cerimônia teve a participação da senhora Eunice Imbiriba Correa, coordenadora da Pastoral Carcerária, de pastores evangélicos das Igrejas da Paz, Assembleia de Deus e Batista, além do frei João, da Congregação dos Frades Franciscanos da igreja Católica. O maestro Agostinho da Fonseca foi o responsável pelo acompanhamento musical da cerimônia junto de Bianca Pereira, do ministério São Gabriel.
Na oportunidade, foram entregues aos presentes certificados de “Amigos do Crashm”. “Temos a oportunidade de harmoniosamente celebrar esse dia junto de pessoas e entidades que nos ajudam a administrar essa Casa Penal. O trabalho deles, para nós, representa um instrumento que ajuda a ressocializar o interno”, disse o diretor da unidade penal, coronel Valter dos Santos.
A entrega do certificado, segundo ele, é uma espécie de homenagem e ao mesmo tempo reconhecimento das pessoas e entidades que mantêm trabalhos educativos, religiosos e sociais dentro da Casa Penal. Valter dos Santos destacou ainda que a educação e a profissionalização do interno têm sido os principais pilares usados pela direção do centro na ressocialização dos internos.
“Fazemos esforços e buscamos ajuda para oferecer cursos profissionalizantes, educacionais e de relações humanas aos internos para oferecer a eles oportunidade de uma vida melhor lá fora”, finalizou o diretor, revelando que as igrejas também têm sido parceiras. “É um momento de reflexão e de pedir a Deus que ilumine os caminhos desses homens. Trazemos a palavra de Deus e a paz a eles e que possam, quando saírem daqui, procurar uma vida nova de renovação e paz junto às suas famílias”, disse o pastor Miguel Souza, da Igreja da Paz.
A representante da Pastoral Carcerária, Eunice Correa, disse que a ressocialização dos internos tem sido a principal bandeira da entidade, que tem trabalhado em parceria com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) há vários anos. “Meu pai foi diretor de Casa Penal, então tenho conhecimento dessa realidade. Fazemos esse trabalho com amor e carinho e queremos que esses internos sejam vistos como seres humanos e tem sido assim graças a deus aqui em Santarém”, comentou.
O maestro Agostinho Fonseca elogiou o trabalho da direção da Casa Penal e disse que a música também pode ser um canal para paz e a ressocialização do interno. “Não é diferente tocar para eles. A música pode sim levar a eles a paz e uma vida melhor quando cumprirem as suas penas”, disse. No final, um grupo musical da unidade penal acompanhados por integrantes do Ministério São Gabriel fizeram o encerramento da cerimônia com um vasto repertório musical de louvor.
A Susipe firmou convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Santarém para oferecer cursos profissionalizantes às detentas daquela unidade penal. Em Belém, o superintendente major Francisco Bernardes lembrou o aniversário de 15 anos da unidade penal de Santarém. Ele disse que sua gestão apóia e trabalha para que mais ações sejam implementadas no Crashm para que os internos possam ser qualificados e tenham oportunidade de ter uma vida melhor quando cumprirem suas penas.
Ascom Susipe

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...