Total de visualizações de página

quinta-feira, julho 07, 2011

Colônia de férias do Mabe em plena atividade



As férias escolares chegaram. Para a criançada o período é só de brincadeiras. Quem não  viajou com a família, encontrou um espaço especial em Belém mesmo, no Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura Municipal de Belém. É lá que está acontecendo o projeto Férias no Museu de Arte de Belém - Mabe. Cerca de 30 crianças, entre sete e doze anos, desenvolvem atividades educativas e artísticas e ainda brincam muito.
 O projeto existe há 16 anos, foi idealizado pelo Mabe e acontece sempre na primeira quinzena de julho. É aberto à comunidade, mas conta, também, com a participação de filhos de funcionários. Para a coordenadora de ação educativa do Mabe, Maíra Neves, a colônia de férias desenvolve atividades lúdicas, mas o objetivo é um só. “Aqui as crianças vêm exclusivamente para brincar, uma necessidade para quem está de férias. É claro que seguindo uma orientação planejada, com hora pra tudo. Mas, brincar é o mote principal”, explicou.
 O projeto faz parte do calendário anual do Mabe e traz crianças como Mariana, de dez anos. Ela diz que participar da colônia de férias é prazeroso. “Aqui a gente brinca, conhece novos amiguinhos e ocupa de forma saudável a nossa manhã”. Este ano, Mariana levou a amiga Juliana, de oito anos. Ela diz que não pensou duas vezes em aceitar o convite. “Eu já sabia que aqui era muito legal. Gosto de fazer arte e de brincar também”.
 O Projeto Férias no Mabe conta com o apoio da Fundação Cultural do Município de Belém – Fumbel, que forneceu todo o material didático e o lanche que é servido às crianças, que brincam das 9 às 12h. A colônia vai até o dia 15 de julho, de segunda à sexta-feira.
 Na programação constam dinâmicas lúdicas direcionadas, confecção de pipas, teatro de fantoches com a confecção de cenário e bonecos, construção de porta-retratos com armação de palito de picolé, além das brincadeiras.
 O MABE
 O Museu de Arte de Belém foi instituído a partir de 1991 como um Departamento da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), que por sua vez integra a Prefeitura Municipal de Belém.
Em 1994, com a reinauguração do Palácio Antônio Lemos, passou a acolher as coleções oriundas respectivamente da Pinacoteca Municipal e Museu da Cidade de Belém (Mubel), do qual é originário.
O Museu reúne um conjunto significativo de obras de artistas locais, nacionais e estrangeiros, que referem o período áureo da borracha na cidade e um acervo contemporâneo em expansão.
O acervo possui também peças do mobiliário brasileiro do séculos XIX e início do XX, fotografias, cerâmica, objetos de interior e esculturas.
As salas para exposições homenageiam artistas, que possuem obras no acervo ou são de reconhecido valor no cenário das artes; um auditório para solenidade e uma biblioteca especializada em artes.

Texto: Gilson Faria
Fotos: João Gomes
Edição: Comus

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...