Total de visualizações de página

quinta-feira, julho 07, 2011

Funpapa inicia temporada de Colônia de Férias 2011



Passada a quadra junina, a Fundação Papa João XXIII (Funpapa) monta programação de Colônia de Férias tanto para crianças quanto a idosos. Nesta quarta-feira (06), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Pedreira abriu a temporada com a atividade “Lavando a Alma”, reunindo ações esportivas, de lazer e um banho de piscina, na Escola Salesiana do Trabalho. A atividade teve a supervisão de dois bombeiros, que atuam em parceria com a Funpapa.
 Setenta crianças e adolescentes acompanhados de pais ou responsáveis puderam se exercitar e brincar jogando futebol, basquete, alongamento e corrida, além do banho. A arte educadora do Cras, Ana Beatriz, conta que as crianças estão interagindo uma com as outras e participando ativamente da programação do dia.
A dona de casa, Maria José Santos, mãe de duas crianças que fazem parte das atividades do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e uma adolescente que participa do ProJovem, aprova a iniciativa do Cras. “É muito bom esse momento. Além da diversão, elas entram em contato com outras crianças, trocam experiências. E isso é ótimo para o desenvolvimento social deles”.
Cras Aurá – Também no ritmo de Colônia de Férias, o Cras Aurá montou sua programação, dividido em três partes: para idosos, que já teve início, adolescentes, de 11 à 14 e por último, crianças, de 18 à 21.
Nas atividades do grupo de idosos chamado “Alegria de Viver”, nome escolhido por eles mesmos em 2009, já houve banho de igarapé e passeio ao Bosque Rodrigues Alves com a participação da terapeuta ocupacional da Funpapa realizando atividades de alongamento. Hoje, eles puderam visitar o Parque Ambiental Antonio Danúbio, em Ananindeua, fazer uma trilha, com acompanhamento da Guia do Parque, onde fizeram pausas para relaxamento e reflexão sobre a natureza, além de conhecer espécies de vegetação como pé de Breu Branco e Ananin, que deu origem ao nome da cidade de Ananindeua.  
A assistente social do Cras, Michele Oliveira, resume a atividade de hoje como uma oportunidade de relaxamento, valorização da natureza, além de um momento de lazer e informação. Durante a trilha, os quinze idosos presentes foram unânimes em ressaltar a beleza e tranqüilidade do lugar em meio ao tumulto da BR, onde o Parque é localizado.
Além da trilha, houve uma oficina de educação ambiental, no qual os idosos puderam aprender sobre ecologia doméstica com as dicas dadas pelo oficineiro e fazer uma viseira de garrafa pet.
Francisco Araújo, de 62 anos, está somente há 6 meses no Cras, mas já sente diferença. “A cada momento que caminhamos com o Cras Aurá descobrimos coisas novas”.

Texto: Luana Santos - Ascom Funpapa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...