Total de visualizações de página

sexta-feira, julho 08, 2011

Governo do Estado investe para ampliar inclusão digital no interior

O Governo do Pará está ampliando a oportunidade de acesso da população aos cursos de introdução à informática e internet gratuita aos cidadãos. Até o fim deste ano, 116 novos Infocentros devem ser implantados em 60 cidades do interior, garantindo a inclusão digital para uma parcela considerável - quase 80% - da população do Estado.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Estado, Alex Fiúza de Mello, a expansão do projeto continua a partir de agosto com o apoio do Governo Federal, a partir do programa Telecentros BR, que assegura os recursos necessários para a implantação desses espaços. "Com o auxílio dos Infocentros o cidadão pode ser alfabetizado digitalmente, o que confere à ação do governo um caráter de cidadania, pois dá a pessoas de baixa renda que nunca tiveram contato com computadores a oportunidade de aprender e ter acesso à era digital”, afirma o secretário.
Alex Fiúza ressaltou, ainda, que os benefícios oferecidos pelos Infocentros vão além da inclusão digital: “Os cidadão são incentivados a procurar os seus diretos, buscar informações e conhecimento por meio de pesquisas na rede mundial de computadores”. 
Neste primeiro semestre, quatro Infocentros já foram entregues à população, sendo dois em Belém e outros dois em São João de Pirabas, nordeste paraense. Todos possuem o mesmo padrão, com 11 microcomputadores e dois monitores capacitados, que supervisionam as máquinas e repassam noções de informática básica.
Uma nova unidade em Paragominas já está em fase de instalação. Outros municípios receberão o projeto até o final do ano, com os recurso do Governo Federal. De acordo com Valéria Sousa, coordenadora dos Infocentros pela Sedect, já são 186 as unidades de acesso em todo Pará, e até 2015 a meta é disponibilizar mais 300 centros em todas as regiões parenses.
“O projeto está passando por uma estruturação que permitirá a ampliação do acesso à informática e à internet para toda a população”, garante a coordenadora. Segundo Valéria, com a estruturação dos Infocentros será possível disponibilizar também aos cidadãos serviços públicos como a emissão de documentos, registros de Boletim de Ocorrência e outros.
Melhor conexão – Paralelamente à ampliação dos Infocentros, o Governo do Estado está ampliando e potencializando a rede Navegapará por meio do projeto Novas Redes Metropolitanas (NRM). O novo sistema garantirá a mesma qualidade de internet oferecida na capital, com a instalação de anéis de fibra ótica nas cidades do interior.
A meta é implantar o projeto em Santarém até o final do ano, melhorando o acesso da população à internet. A fase de implantação deve durar cerca de três meses, atendendo ainda os municípios de Marabá, Altamira e Castanhal. A rede oferecerá o mesmo sinal para os municípios vizinhos, otimizando o uso de aplicativos de última geração capazes de fornecer diversos serviços à sociedade como Telemedicina, Ensino à Distância (EAD), videoconferência, internet em banda larga e telefonia sobre internet, entre outros, disponíveis até então somente em Belém.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...