Total de visualizações de página

quarta-feira, julho 13, 2011

Santarém recebe Ação Verão da Sema

I Oficina de Práticas Comunitárias de Educação Ambiental foi o ponto alto da programação realizada no último dia 11, na praia do Maracanã, em Santarém, pela equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). A atividade faz parte do projeto Ação Verão, desenvolvido nos balneários que mais recebem turistas no mês de  julho.
O projeto atua em duas frentes: a primeira é voltada para a comunidade e tem como público-alvo os vendedores ambulantes, donos de barracas e bares situados nas praias. “A idéia é capacitá-los para que se tornem nossos multiplicadores. Com a ajuda desses profissionais podemos intensificar as ações de conscientização dos veranistas”, afirmou a socióloga e coordenadora do projeto Ação Verão em Santarém, Mira Araújo. E a segunda etapa, com previsão para ocorrer em setembro, época de grande concentração de pessoas nas praias da região devido ao Sairé, será destinada aos veranistas.
Os participantes se mostraram entusiasmados com a iniciativa. Zuleide Maia, gerente da Unidade Regional da Sema em Santarém (URE-2), acredita que ações como essa só tendem a fortalecer a economia do município. “Com essa capacitação, a comunidade de Maracanã estará mais preparada para receber os turistas. Isso movimentará a economia não só dos trabalhadores que atuam na praia, mas também o comércio local”, explicou.
A oficina abordou temas como saneamento básico, infraestrutura e turismo receptivo. “O principal ator do desenvolvimento e expansão do turismo em um município é a comunidade. A educação ambiental é prevenção. É o potencial do meio ambiente da região que atrai o turismo até vocês. E, na medida em que vocês repassam o conhecimento adquirido para conservar esse potencial, passam também a serem educadores ambientais”, resumiu o pedagogo da Sema, Clézio Fonseca.
Rosimere Soares, proprietária do Bar da Mere, local em que ocorreu a oficina, é da mesma opinião: “Cada um de nós pode fazer a sua parte e os que estão aqui, na oficina, já têm a consciência de que conservar a natureza é bom pra todo mundo. Pro turista que quer conhecer nossas belezas; pro mundo que vai continuar mais bonito e pra gente que sobrevive desse comércio na praia. Com essa oficina, ganha todo mundo”, endossou. A oficina terá duração de três dias e ocorrerá também nas praias de Ponta de Pedras e Alter do Chão.

Káthia Oliveira - Ascom/Sema

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...