Total de visualizações de página

terça-feira, março 06, 2012

Sespa oferece serviços de saúde em diversos espaços pelo Dia Internacional da Mulher


A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) está participando de uma programação especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher, que será comemorado no dia 8 de março.  As atividades estão inseridas na ação do governo do Estado que juntou órgãos públicos e particulares para levarem à população serviços de saúde, educação, segurança, assistência social, justiça e direitos humanos.

A Sespa iniciou suas atividades nesta terça-feira (6), no Centro de Reeducação Feminino em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB), com atendimento médico clínico e especializado, odontológico e exame preventivo do câncer do colo do útero. Também estão sendo oferecidos os serviços de testes rápidos de HIV, testes de glicemia e verificação de hipertensão arterial.

Segundo a assessora do Grupo de Trabalho de Saúde no Sistema Penitenciário da Sespa, Marcandra Almeida Santos, o intuito é facilitar o acesso dos serviços de saúde voltados para as mulheres do Centro de Reeducação. “Nosso objetivo é expandir as ações de atenção à saúde da mulher. É de suma importância a orientação e prevenção a todas as mulheres privadas de liberdade”, afirmou.

Na sexta-feira (9), a Sespa continuará a programação a partir das 9h, no auditório da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), com uma oficina sobre Patriarcado e Feminismo: Diferentes Perspectivas de Gênero, abordando o fortalecimento das políticas públicas direcionadas aos diferentes gêneros. A ministrante será a socióloga e psicanalista de Brasília, Almira Rodrigues, que também estará no sábado (10), em duas etapas de conversas no Centro de Cuidados de Dependentes Químicos (CCDQ), com a coordenadora estadual de Saúde Mental, Marilda Couto e a diretora de Atenção Primária da Sespa, Jane Neves, discutindo assuntos relacionados aos adolescentes com a temática “As Meninas, os Meninos e os Nossos Nós”.

Já no domingo (11), outra equipe de saúde estará na praça Pedro Teixeira a partir das 8h, em mais uma ação com serviços de saúde para o público presente, especialmente as mulheres. As pessoas atendidas durante a programação serão encaminhas para assistência médica de alta e média complexidade do Sistema Único de Saúde, caso  necessário, incluindo as mulheres do Centro Reeducação Feminino.

As ações de saúde acontecem com apoio da coordenação estadual de Dst/Aids, do 1º Centro Regional de Saúde, da equipe do Presença Viva, da Divisão de Saúde Prisional, da Diretoria de Políticas de Assistências Integral à Saúde da Sespa, e da Direção da Casa Penal.

Texto:
Edna Sidou-Sespa

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...