Total de visualizações de página

sexta-feira, julho 15, 2011

Dezesseis veículos são reprovados pela operação “Despoluir Belém”

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) divulgou, na manhã desta quinta-feira (14), o resultado parcial da operação “Despoluir Belém”. De um total de 97 veículos fiscalizados, 16 foram reprovados por emitirem gases tóxicos elevados. Os veículos fiscalizados são de três empresas, sendo duas de transporte coletivo e uma de transporte de carga.
A operação “Despoluir Belém” foi realizada nos meses de junho e julho com o objetivo de diminuir a poluição do ar proveniente da fumaça preta emitida por veículos, principalmente para os movidos a diesel. Até o final do ano, a Semma deve realizar a fiscalização nas 32 empresas cadastradas.
De acordo com a chefa de fiscalização e monitoramento da Semma, Ivanelma Gomes, o número de veículos reprovados surpreendeu. “Essa quantidade de 16 veículos reprovados é muito elevada, não esperávamos que tantos veículos estivessem nessas condições”, afirma. Ela completa dizendo que com essas fiscalizações a poluição do ar diminuirá, melhorando a qualidade de vida da população e do meio ambiente.
A fiscalização que ocorre nas empresas, garagens e/ou final de linha dos veículos de transporte de passageiros, produtos e serviços, nesse primeiro momento foi com caráter educativo. Nos casos de veículos reprovados, os donos das empresas foram orientados a realizar a manutenção, tendo um prazo de 25 dias para essa adequação. Nesse período os automóveis ficam proibidos de circular.
Se a adequação for realizada antes desse prazo, pode ser solicitada a Semma uma nova vistoria nos veículos. Caso não seja feito a manutenção, a empresa receberá uma multa de R$ 2.131,59 por veículo reprovado. Já para os veículos em boas condições de funcionamento são emitidos Certificados de Índice de Fumaça.
O grau de poluição de um veículo aumenta ou diminui dependendo do combustível utilizado, do tipo de motor, da sua regulagem, do estado de manutenção do veículo e até do modo de dirigir de cada motorista.
Para realizar a fiscalização, os técnicos utilizam o Opacímetro, equipamento que faz a medição da quantidade de material particulado (fumaça preta) emitido por veículos. Uma sonda é colocada na descarga dos veículos, e através da aceleração, os gases emitidos são analisados se estão ou não de acordo com o permitido.
A operação conta com a parceria da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) e do Departamento de Trânsito do Pará (Detran), para que em caso de circulação dos veículos reprovados, os mesmos sejam identificados.
As empresas de transporte coletivo urbano que ainda não tem cadastro na secretaria serão notificadas pela equipe técnica do Departamento de Controle Ambiental (DCA) da Semma, para que iniciem seu processo de certificação ambiental (índice de fumaça).

Texto: Ana Paula Azevedo - Ascom Semma

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...