Total de visualizações de página

quarta-feira, julho 13, 2011

Governo do Estado reforça ações de saúde e saneamento em Bragança

A cidade de Bragança ganha, amanhã, 14, mais infraestrutura em tratamentos hospitalares de média e alta complexidade, com setores de hemodiálise, cuidados intermediários e novas vagas na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital Santo Antônio Maria Zacarias. Os serviços de reestruturação serão apresentados pelo governador do Estado, Simão Jatene, que também visitará as obras de recuperação e ampliação da rede de abastecimento de água no município.
O hospital ganhará o setor de hemodiálise, com 10 máquinas, e a Unidade de Cuidados Intermediários, com monitores cardíacos e incubadoras para o atendimento de recém-nascidos. Além dos novos setores, a UTI ganhará mais 11 vagas, sendo três adultos, seis pediátricas e duas neonatais, totalizando 30 vagas de para o tratamento intensivo. Um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões.
De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Hélio Franco, a ampliação da estrutura no hospital de Bragança irá descentralizar o atendimento na Região, que antes era direcionado para a capital. “Esta é uma política que é desenvolvida pelo governador desde a sua primeira gestão, com a implantação dos hospitais regionais. Agora a estrutura de média e alta complexidade continua sendo ampliada, com o investimento em equipamentos para as cidades do interior”, ressalta.
Hospitais garantem atendimento no interior
O seis hospitais regionais implantados pelo governador Simão Jatene durante a sua primeira gestão, segundo o secretário de saúde, têm garantido a interiorização de serviços que antes só eram possíveis em Belém. Um exemplo é o hospital de Santarém, que atende cerca de 20 municípios vizinhos, e realiza tratamento contra o câncer, de implantação de marcapasso e, em breve, deve iniciar cirurgias cardíacas. Para isso, o governo está ampliando a UTI adulta, que contará com 13 vagas.
O tratamento de hemodiálise também deixou de ser uma dificuldade para milhares de pessoas em todas as regiões paraenses. Em Santarém, já são 27 máquinas. Em Altamira, a população passou a contar com 12, mesma quantidade de máquinas implantadas no setor de hemodiálise de Redenção, no sul do Estado.
Assim como no interior, Belém recebe investimento do governo nos tratamentos de média e alta complexidade. Para evitar que a hemodiálise seja feita na rede ambulatorial, que está superlotada, com mais de 200 pessoas na fila de espera, o Estado inaugura a partir de agosto um centro específico para o serviço no bairro da Batista Campos, além de 10 máquinas a mais na Santa Casa de Misericórdia.  Enquanto essa estrutura não está disponível, 30 equipamentos foram contratados da rede privada a fim de atender a demanda de pacientes.
Mais água potável para os bragantinos
Junto com a inauguração das novas estruturas do hospital Santo Antônio Maria Zacarias, em Bragança, o governador Simão Jatene visita as obras de ampliação e recuperação da rede de distribuição de água da cidade. O serviço vai garantir o aumento da capacidade de distribuição de água potável para cerca de 8 mil domicílios da cidade. Os investimentos totalizam R$ 3.562.960,00.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Regional, Márcio Godoy, explica que as obras da rede de captação e distribuição de Bragança se arrastam desde 2009. De lá até dezembro do ano passado apenas 15% do cronograma havia sido concluído. Nos seis primeiros meses deste ano, o governo Jatene já realizou mais 15% e até fevereiro do ano que vem deverá entregar o novo sistema à população.
Entre os serviços que estão sendo executados está a recuperação e ampliação da unidade de captação superficial de água do Rio Chumucuí e da Estação de Tratamento de Água (ETA), que contará com mais quatro filtros. Com a obra, o governo estima beneficiar 44.628 habitantes.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...