Total de visualizações de página

terça-feira, março 06, 2012

HMUE dá boas vindas aos alunos da Residência Multiprofissional em Saúde


Os alunos aprovados na Residência Multiprofissional em Saúde foram recebidos pela diretoria do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, nesta terça-feira, 6. Eles participaram de uma cerimônia de boas vindas com a presença de coordenadores do hospital e seus preceptores durante a residência, que é uma parceria do HMUE com a Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Durante a programação de acolhimento dos novos residentes, Pedro Anaisse, diretor geral do HMUE, falou sobre o panorama da saúde no Estado e sobre os desafios de se qualificar profissionais nessa área. “Para a realização dessa residência, foi necessário um esforço muito grande da nossa equipe, que se dedicou para levar o projeto adiante. Essa residência registra um fato histórico no Pará, já que é a primeira vez que a área de trauma, objeto de estudo dos nossos alunos, será ofertada. Por isso parabenizo, em primeiro lugar, os nossos profissionais, que foram fundamentais para a realização desse projeto”, disse.

O diretor aproveitou para falar sobre atendimento ao usuário no hospital. “Temos um compromisso com o paciente e por isso procuramos trabalhar com ética e humanização para ter excelência no atendimento. O melhor retorno disso é que a média do índice de satisfação dos nossos usuários é de 95%”, afirmou.

A programação de boas vindas no HMUE continua pela tarde, contando com palestras sobre controle de infecção hospitalar e humanização, entre outras informações. A seleção para a residência, cuja prova prática foi realizada no dia 12 de fevereiro, contou com 381, dos 387 inscritos. A prova teve caráter eliminatório e contou com 50 questões de múltipla escolha. Foram convocados à próxima etapa, que incluiu a análise de currículos, os candidatos que obtiveram pelo menos 50% de acertos na primeira. Foram ofertadas 68 vagas, que serão ocupadas por enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos e fonoaudiólogos.

Resultado de uma parceria entre a UEPA e os hospitais vinculados à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) - Ophir Loyola, Fundação Santa Casa de Misericórdia, Metropolitano de Urgência e Emergência e Hospital de Clínicas Gaspar Vianna -, a Residência Multiprofissional em Saúde foi a que teve, em todo o Brasil, o maior número de vagas aprovadas. As 68 bolsas serão viabilizadas por meio de recursos dos Ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS).

A Residência está dividida em seis áreas de concentração: Estratégia Saúde da Família; Atenção à Saúde Mental; Atenção à Saúde Cardiovascular; Urgência e Emergência no Trauma; Oncologia - Cuidados Paliativos; e Atenção à Saúde da Mulher e da Criança. A duração do programa, cujo conteúdo é 80% voltado para a prática, é de dois anos com carga horária de 5.760 horas, somando 60 por semana.

Leonardo Ramos, coordenador da residência no HMUE, explica que esse é um momento histórico no Estado para os profissionais de saúde, já que é a primeira vez que se oferta uma residência multiprofissional. "Estamos muito felizes com essa conquista. Os alunos terão todo o apoio necessário aqui no HMUE. Ficamos felizes também em saber que tiveram profissionais nossos que foram selecionados, além de alunos também, que já conheciam a rotina do hospital e agora poderão se especializar aqui dentro", disse.

O Programa funcionará em horário e dedicação integral com módulos teóricos e práticos, tendo como maior característica o treinamento em serviço. Portanto a maior carga horária será a de estágio, a da prática. O período do programa é de dois anos.

Texto:
Ana Claudia-Hospital Metropolitano

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...